Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com elétrica.

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Ajuda com elétrica.

Amigos do F4E,

gostaria da ajuda de vcs, tenho o projeto de refazer toda a parte elétrica do meu fuska e quero fazer isso eu msmo. Não pela economia (apesar de ser bom), mas sim por saber q qndo queremos algo bem feito temos q botar a mão na massa.

Esse projeto é para daqui a uns 3 ou 4 meses. Antes tenho q trocar minha caixa de câmbio q é 8x35 (1300) em um motor 1600, vou pôr uma 8x31. Mas quanto antes começar a juntar informações melhor!

Quando abro o capô dianteiro e vejo aquela bagunça de fios fico puto de raiva, parece q embolaram os fios por qrer, não eh possível q os fukas vinham assim de fábrica.

Então vamos lá:

Estou pensando em fazer uma extensão abaixo do painel (12 a 15cm) ligando com um console no centro. Passarei toda a fiação por dentro desta extensão, eliminado assim os fios de dentro do capô. Idéia essa inspirada (roubada) de carros aki do fórum, segue as fotos:

Carro do Fabricio Vergetti.

Carro de Fusca_76

Qro melhorar um pouco o sistema elétrico, farol melhor, caixa de fusíveis mais moderna e q tenha espaço para fusíveis de acessórios tais como vidro elétrico, trava, alarme, som, farol de milha etc.

Agora q apresentei meu projeto gostaria de opiniões e dicas. Tenho uma boa noção de elétrica porém pouca experiência com elétrica de automóveis.

Minhas principais dúvidas:
    - Qual lâmpada usar no farol e no farol de milha para melhorá-lo?
    - Qual caixa de fusível usar?
    - Q tipo de fios usar, bitolas indicadas para cada ligação?
    - O q mais fazer para melhorar o sistema elétrico?

Meu carro é 1976 modelo 1300L (um pouco modificado). Tem alternador e a bateria eh uma Heliar 60 Ah (nova).

Imagem compactada do sistema elétrico original 1976 1300L:
    Arquivos Anexos
    IVAN BH

Re: Ajuda com elétrica.

É, acho q ninguém aqui gosta muito da parte elétrica!
    Vou fazer o projeto, e na medida q for fazendo vou postando aqui. Quem sabe pode ajudar alguns amigos no futuro.
    IVAN BH

Comment

e ai ivam como vai vou acompanhar pois preciso de refazer a eletrica do meu tambem, se precisar de uma forca estamos ai?

Comment

Postado originalmente por henrique.and
        e ai ivam como vai vou acompanhar pois preciso de refazer a eletrica do meu tambem, se precisar de uma forca estamos ai?
        Iaê Henrique, estou muito afim de refazer a elétrica do meu, ele jah pegou fogo duas vezes (uma culpa minha e a outra foi serviço mal feito por terceiros), por isso fico muito inseguro com ele. Tah cheio de gambiarra no sistema elétrico, muitas eu jah melhorei mas algumas não adianta nem mexer.

Mas como disse anteriormente, financeiramente vou ter q esperar uns 3 a 4 meses, mas acho q soh vou ter tempo nas férias de julho da facu. De julho não passa! Comecei esse tópico agora, pra tentar ir juntando informações úteis!

Até começar a mexer pretendo fazer um projeto, esse deve sair mais rápido, e vou postar aki tbm!

Isso aí, vlw... t+

<Edit>
        Não pegou fogo de labareda, apenas fritou o chicote! enfumaçou tudo!
        Last edited by VAN-1976; 24-01-2011, 09:36 PM.
        IVAN BH

Comment

salve ivan, parabens pelo fusca, muito bonito.

cara to refazendo a parte eletrica do meu tbem.

a partir do esquema eletrico do ano de fabricaçao dele 1975.

sempre ha duvidas, mais esse esquema acima me ajudo bastante.

vai postando as evolucoes.

abraço.

Comment

Postado originalmente por Tomarock
            salve ivan, parabens pelo fusca, muito bonito.

cara to refazendo a parte eletrica do meu tbem.

a partir do esquema eletrico do ano de fabricaçao dele 1975.

sempre ha duvidas, mais esse esquema acima me ajudo bastante.

vai postando as evolucoes.

abraço.
            Oi Tomarock, encontrei um esquema elétrico do meu modelo (1976 - 1300 L), está bem completo, adicionei ele em um .zip no primeiro post desse tópico. Com ele tirei muitas dúvidas porém não todas. Vlw pela força e pode deixar q vou postar tudo q eu fizer. Abraço.
            IVAN BH

Comment

opa van agora que vi o tópico,sou apaixonado por eletrica,já deve ter ouvido falar da eletrica by A.carlos.Quanto ao console se vc for um cara grande vai bater com as pernas ali.Fica apertado ali na frente com ele.Quanto a caixa de fuzíveis a do opala é uma boa opção pois tem bastante fuzíveis pra colocar.Eu no meu caso e nos inúmerós projetos dou um trato na original e toda melhoria extra fica com um eletrica separada ,mantendo a originalidade e organização.Quanto aos fios o material usado atualmente é muito superior no quesito isolamento.Uma boa casa de material de eletrica vc vai encontrar de várias cores com um preço melhor.Pra organizar tb faça o uso dos diversos meios como conrugado,cintas plasticas e conduite pra dar acabamento,mas nesse caso tem de ter o soprador termico..Uma dica é quando vc fizer a eletrica passe o chicote pelas extremidades e não no meio do caminho.Para isso vai gastar um pouco mais de fio.Abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Postado originalmente por Antonio carlos
                opa van agora que vi o tópico,sou apaixonado por eletrica,já deve ter ouvido falar da eletrica by A.carlos.Quanto ao console se vc for um cara grande vai bater com as pernas ali.Fica apertado ali na frente com ele.Quanto a caixa de fuzíveis a do opala é uma boa opção pois tem bastante fuzíveis pra colocar.Eu no meu caso e nos inúmerós projetos dou um trato na original e toda melhoria extra fica com um eletrica separada ,mantendo a originalidade e organização.Quanto aos fios o material usado atualmente é muito superior no quesito isolamento.Uma boa casa de material de eletrica vc vai encontrar de várias cores com um preço melhor.Pra organizar tb faça o uso dos diversos meios como conrugado,cintas plasticas e conduite pra dar acabamento,mas nesse caso tem de ter o soprador termico..Uma dica é quando vc fizer a eletrica passe o chicote pelas extremidades e não no meio do caminho.Para isso vai gastar um pouco mais de fio.Abraços
                AC, já vi seus projetos de elétrica sim e foi um dos motivos para qrer refazer a minha! Quanto ao console não terei problemas graças aos meus 1,72 m. Valew a dica da caixa de fusíveis de opala, mas as q achei tem apenas 9 fusíveis, a minha tem 12, então não será vantagem. Sobre os fios tem q ser de algum tipo especial? Tem algum q seja melhor, mais resistente a calor, ante chamas ou algo aissim? Porque passar os chicotes pelas extremidades, tem algum motivo especial?

Cara, valew mesmo pelas dicas! E parabéns por todas as suas ajudas pelo fórum!
                IVAN BH

Comment

o n° do fio acho que é 3 ,pra ficar legal aumente em 1 mm a espessura original dos fios.Material como disse os atuais são de qualidade superior.Quanto ao passar pelas extremidades ,a dica é visando tirar a fiação do perimetro central ,passando pelas extremidades .Repara nas fotos do projeto 69 (fusca saia e blusa ) de como isso é possível.è a mesma coisa de uma roupa comprada em loja e uma feita no alfaiate.Na segunda opção é feita personalizada,o que vai encaixar bem melhor.Abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

fala ivan um amigo meu fez um console em fusca gostei do servico se quiser dar uma olhada com ele, te passo o endereco da loja.

Comment

Postado originalmente por henrique.and
                      fala ivan um amigo meu fez um console em fusca gostei do servico se quiser dar uma olhada com ele, te passo o endereco da loja.
                      Qro sim cara, eh em BH ou Contagem? Já até vi um na Av. Pedro II, mas era MUITO mal feito. Vlw...
                      IVAN BH

Comment

fala ivan, desculpa a demora a loja fica no gutierres na rua almirante alexandrino n 40, indo pela contorno assim que vc virar na almirante e na esquina do 1 quarteirao chegando la procura o leonardo, que ele ja ta sabendo mais ou menos o tel de la e 32863505, valeu abracos

Comment

Working...
                        X