Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalação do Alternador

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Instalação do Alternador

    Olá Pessoal,

    Por favor, preciso de uma ajuda.

    Eu acabei de instalar o alternador no meu Fusca, 1300.

    Ele é um CINAP de 52 Amp.

    Bem, liguei ele e fiz uma ligação do B+ no positivo do motor de arranque e o D+ liguei sem querer no fio 61 (luz do painel), em resumo, quando desligava ele na chave ele ficava com o motor ligado... risos...

    Desliguei o D+ que havia ligado no fio da luz do painel (61) e voltou ao normal, liga e desliga pela chave.

    Pergunta, posso ficar com esse fio D+ desligado? Ou preciso ligar ele de alguma forma?

    Valeu pessoal.

    Ricardo
    Ricardo Zampolli
    Fusca - Ano 1965
    Motor 1300
    Pertronix Ignitor I
    São Paulo - SP

  • #2
    Re: Instalação do Alternador

    ola zampollir nao sei se ja solucionou seu problema mas o d+ deve ir direto para lampada piloto que fica no velocimetro, vc tem que tirar o regulador de tensao do sistema apos ligue o fio verde no azul o marrom vc aterra e o vermelho no positivo da bateria. Sua lampada deve ligar ao girar a ignicao e apos a primeira acelerada apagar e nao acender mais. E e claro desligar espero ter ajudado

    Comment


    • #3
      Re: Instalação do Alternador

      Postado originalmente por henrique.and
      ola zampollir nao sei se ja solucionou seu problema mas o d+ deve ir direto para lampada piloto que fica no velocimetro, vc tem que tirar o regulador de tensao do sistema apos ligue o fio verde no azul o marrom vc aterra e o vermelho no positivo da bateria. Sua lampada deve ligar ao girar a ignicao e apos a primeira acelerada apagar e nao acender mais. E e claro desligar espero ter ajudado
      Olá Henrique,
      Valeu, eu já tinha resolvido com este procedimento que vc me falou agora. Mas uma outra coisa, o meu alternador ao ligar o carro sem acelerar não carrega a bateria, somente começa a corregar depois que eu acelero ele bem. É isso mesmo?

      Valeu.
      Ricardo Zampolli
      Fusca - Ano 1965
      Motor 1300
      Pertronix Ignitor I
      São Paulo - SP

      Comment


      • #4
        Re: Instalação do Alternador

        A luz de carga deve apagar com uma leve aceleração, +/- 1000 rpm. Ou com a aceleração que vc usa para fazer o caro andar em 1°. E não acender novamente como ja falado pelo colega.

        Para vc tem um melhor rendimento do seu alternador deve também verificar a bitola do cabo que sai do alternador, pois se vc tinha um de menor amperagem provavelmente o mesmo será de menor resistência que 52A que vc colocou agora. Isto poderá fazer o cabo esquentar e vc perderá energia com isto.
        Mesmo que o cabo não esquente muito, uma leve aquecida, quase impreceptível, fará que o alternador não de o rendimento total. E se realmente aquecer poderá romper e causar danos ou seu sistema elétrico.

        Comment


        • #5
          Re: Instalação do Alternador

          Postado originalmente por aisser
          A luz de carga deve apagar com uma leve aceleração, +/- 1000 rpm. Ou com a aceleração que vc usa para fazer o caro andar em 1°. E não acender novamente como ja falado pelo colega.

          Para vc tem um melhor rendimento do seu alternador deve também verificar a bitola do cabo que sai do alternador, pois se vc tinha um de menor amperagem provavelmente o mesmo será de menor resistência que 52A que vc colocou agora. Isto poderá fazer o cabo esquentar e vc perderá energia com isto.
          Mesmo que o cabo não esquente muito, uma leve aquecida, quase impreceptível, fará que o alternador não de o rendimento total. E se realmente aquecer poderá romper e causar danos ou seu sistema elétrico.
          Obrigado Asser,

          Eu coloquei no alternador um cabo de 10mm, e o cabo que vai do motor de arranque para a bateria é de 25mm.

          Será que atende?

          Ricardo
          Ricardo Zampolli
          Fusca - Ano 1965
          Motor 1300
          Pertronix Ignitor I
          São Paulo - SP

          Comment


          • #6
            Re: Instalação do Alternador

            Postado originalmente por Zampollir
            Obrigado Asser,

            Eu coloquei no alternador um cabo de 10mm, e o cabo que vai do motor de arranque para a bateria é de 25mm.

            Será que atende?

            Ricardo

            deixo aqui uma tabela básica:

            http://www.fusca4ever.com.br/attachm...1&d=1306525941

            Lembrando que estas bitolas estão para 1 metro cabo, se não me engano.

            Provavelmente se eu estiver errado outro corrigirá, mas que eu me lembre é isto.

            Faça a aferição de quantos amperes o alternador esta gerando e use uma cabo com no mínimo uns 10% maior.

            Quanto ao cabo do motor de partida dependerá de quanto o mesmo demanda de energia, não da potencia do alternador nem da bateria.

            tem outra tabela aqui.

            http://www.isoquip.com.br/pdf/TABELA...OS_E_CABOS.pdf
            Arquivos Anexos

            Comment


            • #7
              Re: Instalação do Alternador

              Postado originalmente por Zampollir
              Olá Henrique,
              Valeu, eu já tinha resolvido com este procedimento que vc me falou agora. Mas uma outra coisa, o meu alternador ao ligar o carro sem acelerar não carrega a bateria, somente começa a corregar depois que eu acelero ele bem. É isso mesmo?

              Valeu.

              Faz o seguinte teste no alternador para descobrir o por que da lâmpada piloto continuar aceso logo depois da partida:

              -Dêe partida no motor e deixe-o na marcha-lenta sem acelerar para forçar o alternador a carregar.
              -No alternador desconecte o cabo do terminal D+ que envia sinal para lâmpada piloto e que deve apagar, mas ainda não é sinal que está carregando.
              -Com um pedaço de cabo de + ou - um palmo, decape as duas pontas.
              -Com o pedaço do cabo em mãos, faça uma ponte entre os dois terminais, B+ e D+.
              -É apenas uma encostada rápida e a marcha-lenta deve cair levemente indicando que está carregando e pra conferir conecte de volta no terminal D+ o cabo que envia sinal pra lâmpada piloto que deve permanecer apagada.

              Se funcionar é porque deve realizar uma alteração na lâmpada piloto, acrescentando um diodo(1N4002) e um resistor de 50 ohms/5W. Já vi "profissionais" de auto-elétrica colocar uma lâmpada de 5W no lugar do resitor, não faça isso!!!

              Estas informações do diodo e resistor peguei neste link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...lternador.html

              Abraço!
              Last edited by ernest0h; 29-05-2011, 10:20 PM.

              Comment


              • #8
                Re: Instalação do Alternador

                Amigo, perguntinha basica.... voce ISOLOU o regulador de voltagem do dinamo que fica embaixo do banco de passageiros?

                Comment


                • #9
                  Re: Instalação do Alternador

                  Um guia para vc!!! Boa sorte!!!!

                  http://neotti.blogspot.com/2009/04/f...e-ignicao.html

                  http://vw-beetle.me.uk/alternator.html
                  Arquivos Anexos
                  Last edited by welson.as; 30-05-2011, 09:48 AM.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Instalação do Alternador

                    uma duvida o fio qeu vai para a lampada ele sai positivo ou negativo e isto e padrao a polaridade?
                    grato

                    Comment


                    • #11
                      Re: Instalação do Alternador

                      Postado originalmente por jmoreira1 Ver Post
                      uma duvida o fio qeu vai para a lampada ele sai positivo ou negativo e isto e padrao a polaridade?
                      grato
                      No alternador tem um terminal de encaixe, que vc liga o fio que vai para a lampada(minimo 3watts) piloto de carga, no painel ela é ligada na saída pós-chave, que é positivo, pois se não tiver esse positivo no alternador, não carrega.
                      Anor Mecânico

                      Reparação Automotiva
                      Instalação de Acessórios
                      Personalização de Motores
                      Adaptação de Equipamentos
                      Especializado em Antigos e VW ar

                      Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                      e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                      Comment


                      • #12
                        Re: Instalação do Alternador

                        HUm blz ,na verdade Anor eu to montando um motor de subaru ,e ai o fio e do proprio alternador subaru ,so que nao sabia se ele saia positivo ou negativo, entao para que o alternador carregue ele tem que ter esta lampada , mais um aprendizado,e agora vou ligar os reles que tem 4 nao sei porque, que na verdade e tambem do subaru que ja tem a caixa dele,a cada dia eu aprendo um pouco ,pois gosto de mexer em carro mais a parte eletrica sou meio fraco ,mais to aprendendo muito com as dicas da turma .valeu ai pela dica.
                        abraço
                        JM

                        - - - Updated - - -

                        HUm blz ,na verdade Anor eu to montando um motor de subaru ,e ai o fio e do proprio alternador subaru ,so que nao sabia se ele saia positivo ou negativo, entao para que o alternador carregue ele tem que ter esta lampada , mais um aprendizado,e agora vou ligar os reles que tem 4 nao sei porque, que na verdade e tambem do subaru que ja tem a caixa dele,a cada dia eu aprendo um pouco ,pois gosto de mexer em carro mais a parte eletrica sou meio fraco ,mais to aprendendo muito com as dicas da turma .valeu ai pela dica.
                        abraço
                        JM

                        Comment

                        Working...
                        X