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Queima de rotor [motivos]

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  • #16
    Re: Queima de rotor [motivos]

    Eu sempre soube que tem um 'porquê' desta resistência no rotor, não me lembro exatamente qual é. Só sei que não é devido a interferências em equipamentos eletrônicos...

    Marco, tô com um rotor AP (da Bosch) na minha mão. Número: 1234332300.08
    pode ser que sirva pra comparar...

    abs
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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    • #17
      Re: Queima de rotor [motivos]

      Postado originalmente por JeferJ
      Eu sempre soube que tem um 'porquê' desta resistência no rotor, não me lembro exatamente qual é. Só sei que não é devido a interferências em equipamentos eletrônicos...

      Marco, tô com um rotor AP (da Bosch) na minha mão. Número: 1234332300.08
      pode ser que sirva pra comparar...

      abs
      Que coincidência. É exatamente esse o número desse da foto

      Então é o do AP que estava montado. Será esse o motivo dele ter queimado?

      Postado originalmente por fernando ferro
      Olá Pessoal.

      gsotaria de deixar meu comentário.

      ...
      Pois é, Fernando, como o Jeferson postou esse rotor então é de AP. Precisaria conseguir um original para comparar.

      Quanto ao fator resistência dos componentes, acho que seria interessante mesmo comparar. Mas acho também que ficaria muito difícil seguir as especificações de fábrica, principalmente em motores modificados. Eu uso cabos e velas que não são originais, (e acima descobri que o rotor também não era, rsrs) e realmente nunca comparei os valores atuais com os especificados. As velas que uso são resistivas, de Iridium, não sei se as originais são. E os cabos também, se ouve tanto em usar cabos de 8, 8.5, 10 mm, e creio que não todos atendam a mesma utilização.

      Enfim, são muitas variáveis que podem ocasionam anomalias. Como o pessoal comentou que até certo ponto é comum a queima dessa peça, por enquanto vou ver como a ignição vai se comportar, e se acontecer de me incomodar novamente, vou dar uma geral.

      Abraço.

      Agora off-topic, estou querendo passar pro papel umas idéias que me ocorreram nessa ocasião. Envolve eliminação de distribuidor e uso de bobinas duplas em motores carburados. Quando estiver organizado eu posto .
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
      1976 1600 Turbo

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      • #18
        Re: Queima de rotor [motivos]

        Postado originalmente por JeferJ
        Eu sempre soube que tem um 'porquê' desta resistência no rotor, não me lembro exatamente qual é. Só sei que não é devido a interferências em equipamentos eletrônicos...

        Marco, tô com um rotor AP (da Bosch) na minha mão. Número: 1234332300.08
        pode ser que sirva pra comparar...

        abs
        Pois é somente para isso, evitar interferências em equipamentos eletrônicos, inicialmente nos sistemas de som. Não há qualquer relação entre a introdução de resistência nos cabos de vela e rotores com o objetivo de melhorar o desempenho, pelo contrário, a dita resistência acaba diminuindo a tensão e a corrente enviada para as velas.
        Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

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        • #19
          Re: Queima de rotor [motivos]

          Informação de quem fabrica é melhor:

          http://www.bosch.com.br/br/autopecas...stribuidor.asp
          Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

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          • #20
            Re: Queima de rotor [motivos]

            Isso aí, Celso.

            Eu cheguei a entrar nesse site da Bosch, pra ver se achava a indicação do rotor pelo código que está nele, mas não consegui, só tem catálogo PDF das bobinas. Até achei interessante que no final mostra como conferir a resistência do primário e secundário da bobina. Vale a pena conferir. É nessa mesma página.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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            1976 1600 Turbo

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            • #21
              Re: Queima de rotor [motivos]

              Postado originalmente por Celso Soares
              Pois é somente para isso, evitar interferências em equipamentos eletrônicos, inicialmente nos sistemas de som. Não há qualquer relação entre a introdução de resistência nos cabos de vela e rotores com o objetivo de melhorar o desempenho, pelo contrário, a dita resistência acaba diminuindo a tensão e a corrente enviada para as velas.
              ah bom, tá ok então! Me falaram algo incerto então, há anos atrás...

              Se é só isso então, é só deixar assim mesmo, com o "remendo"
              Não sei se por ser de AP, poderia dar este problema, creio que não, mas não sei!

              abs
              Jéferson S.
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              • #22
                Re: Queima de rotor [motivos]

                Postado originalmente por JeferJ
                ah bom, tá ok então! Me falaram algo incerto então, há anos atrás...

                Se é só isso então, é só deixar assim mesmo, com o "remendo"
                Não sei se por ser de AP, poderia dar este problema, creio que não, mas não sei!

                abs
                Amigos. se foi identificado, que o rotor é AP, tá explicado o porque do furo, fazer remendo pode comprometer outra peça, queimar fios, sobre aquecer cabos de vela ou A bobina. Se procurarem bem, nos catalogos da boch vão encontrar o numero de resistencia, E inclusive a cada vez que muda o tipo de bobina (E, K, KW) e ignição (Hall, Platinado, Transistorizado), alteram-se as resistencia do Rotor. Isso é fato, a resistencia esta diretamente amarrado, a tensão da corrente. Quando for a uma auto-peças é só pedir pra ver o catálogo da Bosch deles lá vai ter as especificações do rotor.


                (obs: oas cabos de vela 8,10 ou quantos milimetros forem, não afetam em nada o sistema, POis essa medida é da expessura da proteção de silicone, a resistencia vem descrita em Ohms)

                Os

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                • #23
                  Re: Queima de rotor [motivos]

                  Boa noite a todos.

                  Dei uma passada só para informar que o rotor aguentou bem a última viagem. Viagem tradicional, 400 km de ida e mais 400 de volta. Não sei se o conserto poderá ser considerado definitivo, mas não notei nenhuma diferença no funcionamento de todo conjunto.

                  Passei por um aperto por conta do câmbio que em certa altura desistiu de me fornecer 1ª e 2ª, mas isso não é pra esse tópico.

                  Por enquanto vou continuar andando desse jeito, apesar de concordar com o amigo Fernando sobre as definições específicas das partes...

                  Vamos ver no que vai dar. Era isso.
                  Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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                  • #24
                    Re: Queima de rotor [motivos]

                    Nunca tive problemas com rotor, troco-o quando troco a tampa (quando esta perde o brilho e começa a ficar áspera) mas apenas por precaução.

                    O rotor em questão (1.234.332.300) é usado em uma gama muito grande de distribuidores, inclusive de veículos injetados de várias marcas.

                    Para tentar uma opinião mais precisa solicito informar:
                    1- O distribuidor é eletrônico ou a platinado? Qual o código dele?
                    2- Que bobina está usando?

                    Existe a hipótese do rotor ter sofrido alguma avaria mecânica ou mesmo defeito de fabricação. Nos anos 80 as velas Bosch deram muitos problemas, hoje não sei, nunca mais usei.

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                    • #25
                      Re: Queima de rotor [motivos]

                      Blz, Ricardo.

                      Uso ignição hall. Distribuidor travado, bobina (KW) e a central da ignição são as originais ainda, nunca precisei mexer, a tampa do distribuidor coloquei da Empi, transparente e sem pino, cabos não lembro a marca, mas são 8mm, e são supressivos, mas pretendo trocar em breve, velas NGK BKR9EIX Iridium. Não sei agora o código do distribuidor, mas é o original da série UG.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                      1976 1600 Turbo

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                      • #26
                        Re: Queima de rotor [motivos]

                        Foi dito anteriormente que a função desta resistência era de apenas impedir interferências no rádio... E realmente isso é verdade (pode existir outra função tb, não sei). Estes dias coloquei um rotor sem resistência que tenho aqui... páá, simplesmente não conseguia escutar rádio, uma interferência incrível, que nunca tinha visto igual...

                        off tópic: acho que foi aqui no fórum mesmo que vi a tempos atrás alguém falando sobre o uso do distribuidor travado, quando se usa turbo. O melhor é deixar o avanaço funcionando (já usou assim??), só que tem que saber mexer ali nos contra-pesos da mesa, e limitar o avanço tb... Fica bem mais 'canhão' o motor! seria questão de achar quem entende do assunto cara, provavelmente está perdendo us cvs aí. só uma sugestão...

                        abraço
                        Jéferson S.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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                        • #27
                          Re: Queima de rotor [motivos]

                          galera, acho que isso ajuda !!

                          http://www.bosch.com.br/br/autopecas...omponentes.pdf
                          Daniel Capua
                          Pelotas - RS

                          fase final de montagem

                          http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7199

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                          • #28
                            Re: Queima de rotor [motivos]

                            Postado originalmente por Marco.Grings
                            ...Uso ignição hall. Distribuidor travado, bobina (KW) e a central da ignição são as originais ainda,...., a tampa do distribuidor .. da Empi, ..sem pino, cabos não lembro a marca, mas são 8mm, e são supressivos, ..., velas NGK BKR9EIX Iridium. Não sei agora o código do distribuidor, mas é o original da série UG.
                            Realmente o seu sistema de ignição está um tanto "salada", fica dificil opinar. Pode acontecer da alta tensão gerada ser muito grande ou mesmo uma fatalidade. Consulte o catálogo postado pelo Daniel. Anexo valores da resistência de alguns rotores.
                            Arquivos Anexos

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                            • #29
                              Re: Queima de rotor [motivos]

                              Postado originalmente por JeferJ
                              Foi dito anteriormente que a função desta resistência era de apenas impedir interferências no rádio...

                              abraço
                              Pois é, tanto que coloquei um amplificador que consegui nessas férias, e ficou dando um pouco de interferência. Só com o cd-player não tinha isso. Mas, testei com o rotor Marflex que tenho na caixinha de primeiros socorros, e não mudou. Vou apostar nos cabos, daí tenho mais um motivo para trocá-los.

                              Quanto ao ponto, já ouvi isso também, tanto que o Jader me disse que usa no dele inicial de 18 e final 23, 5 graus de avanço. Porém, todos os meus "gurus", preparadores daqui, me indicaram deixar travado. A pressão vai em sentido contrário ao ponto, e quanto maior o giro, maior a pressão do turbo, então... Foi isso que me explicaram, e a turma tem uma grande experiência em opalas, chevettes... E acho que esse ítem até tá bom, .

                              Postado originalmente por danielcapua
                              Bela dica, Daniel. Já baixei e vou deixar guardado no PC...

                              Vlw.

                              Postado originalmente por ricardo groetaers
                              Realmente o seu sistema de ignição está um tanto "salada", fica dificil opinar. Pode acontecer da alta tensão gerada ser muito grande ou mesmo uma fatalidade. Consulte o catálogo postado pelo Daniel. Anexo valores da resistência de alguns rotores.
                              Então, Ricardo. Realmente o que tem de original é só o módulo e a bobina. Mas como não tenho como andar com velas originais, e o distribuidor "original", vou ter que me contentar em eventualmente substituir o dito cujo. Até já tem um de reserva, junto com o cabo do acelerador, chave de fenda, alicate...

                              E partindo desse princípio, no quesito alta tensão, se fosse o caso da falta de resistor, que é indicado ter antes da bobina, estou ganhando pontos sem ele, pois consigo uma carga maior da bobina, sem que ele tenha se danificado ao longo de tanto tempo... Melhor deixar assim também, né...

                              Agradeço muito as dicas dos amigos. E vamo tocando o barco. Novidades eu posto pra vcs.

                              Grande abraço a todos.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
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                              • #30
                                Re: Queima de rotor [motivos]

                                Sou da mesma opinião do Ricardo.

                                Difícil opinar sobre esta "mistureba", porém fato é que ela está em mau funcionamento.

                                Indicar um Rotor com maior resistência resolveria seu problema, no que tange a suprimir a tensão no rotor para que ele não aqueça e consequentemente não fure. Contudo como você misturou muita coisa, é complicado chavear o sistema. Por isso talvez a troca do rotor, por um com maior resistência possa danificar outra parte da ignição, o módulo ou a bobina por exemplo

                                Se continuar com problema, ou estragar outra peça do sistema, o mais indicado seria utilizar uma ignição toda original, ou colocar outro tipo de ignição caso queira melhor performance da mesma.

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