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1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

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  • #16
    Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

    Para quem tem a mão de obra (quem já detém o conhecimento de montar o VW a ar) e está de posse de um 1300 não precisa se arrastar por aí a 100 Km por hora de ponteiro e se enervar ao bater de frente com aclives e sentir o motor ir murchando até pedir 3ª marcha.
    Agora afirmo a todos que nenhuma das alegrias que se tem ao volante se compara a de ver a cara dos felizes proprietários de 1600, carrinhos modernos de 1000 cilindradas e outros com potências de até 80 CV e pesos ao redor de 1000 Kg ao se depararem com o fato que não conseguem acompanhar um fusca 1300 montado quase sem nenhuma peça de performance. (no meu caso o carro possui W100 e bomba de óleo com engrenagens de 30mm, mais nada!).
    Já fui acusado até de ser "gato" (1300 com Kit de 1600).
    Para que busca até 60 CV o 1300 dá e sobra. Para mim, um 1600 com menos de 80 CV é manco.
    Na Speed 1600 o regulamento proibia quase tudo que conhecemos em termos de componentes de performance e mesmo assim a cavalaria vinha. (fala-se em mais de 115 e menos de 140 CV, mistério...).
    Sem regulamentos que nos limite, não vejo motivo para um motor 1600bem preparado ficar muito abaixo dos 90 CV e mesmo assim ser um carro de uso diário.
    Posso falar porque fiz, um 1300 modernizado é suficiente como carro de uso diário (entre 60 e 80 CV).

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    • #17
      Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

      É, na verdade tudo depende do que se quer. No meu caso, que estou sempre com a esposa e o filho de 3 anos, ando na manha nunca passando de 120. Antes já subia a serra. Agora com o motor zerado e um comandinho melhor, já é suficiente pra mim. Mais adiante penso em aumentar a cilindrada, mas por enquanto está bom.
      Clube do fusca de Canoas\RS
      IVC - Independente Volks Clube
      http://independevolksclub.blogspot.com

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      • #18
        Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

        Bem, como vc já abriu o motor, menos mal!
        Apenas quis dizer o seguinte: se vai gastar com mdo, é melhor montar um 1600. Se não vai montar kit novo nem nada, da o 1300 e pega um 1600, abre e faz o serviço!
        Pense, um comando de kombi não vai te dar nada além de uns 5cv, creio eu!
        A questão é: o fusca é um carro leve e com torque naturalmente alto, por isso da pra acompanhar os 1.0. Mas dizer que um 1300 acompanha um agile da vida...pegou pesado!
        Se vc espera gastar 100 reais e ter um carro bom, bicho...n sei como vc vai fazer isso. Um 1300 original tem 46cv. Se vc coloca comando, mexe em cabeçote, coloca escape, ignição, dupla...ele não vai chegar a 70cv! Como diria a máxima: nada substitui as cilindradas!!! Além do mais, o cabeçote do 1300 é extremamente deficiente!
        Mas bem, se o que vc quer é mexer no seu 1300, !

        Minha opinião: a diferença entre um 1300 original e outro com um comando é ínfima, considerando que as demais peças serão mantidas. Logo, espera um tantinho e mexe de uma vez só!
        2100 aspro

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        • #19
          Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

          obrigado a todos pelas respostas, vou refletir sobre o que eu faço
          sobre a troca de motor, eu até pensei nisto, porém por enquanto o unico motor que eu tenho noticia é de um 1500 de bx por R$1500,00, dai complica ;x

          outra duvida, alguém sabe onde encontro os comandos da samcams e se eles são de qualidade?

          obrigado

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          • #20
            Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

            Olha, só sei que na planilha do vader um 1300 com comando da kombi tem 44 cv e um 1500 original tem 47 cv. Se esse 1500 é bom, esse 1300 não deve ser tão ruim.
            Clube do fusca de Canoas\RS
            IVC - Independente Volks Clube
            http://independevolksclub.blogspot.com

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            • #21
              Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

              A questão da cilindrada está na elasticidade... Quanto maior a cilindrada, melhor distribuído fica o torque!

              Pode-se ter um 1300 e um 1600, ambos com 60cvs por exemplo. coloca um do lado do outro pra ver quem chega primeiro, apesar da mesma cavalaria (não preciso dizer o resultado). A questão é quando (rotação) se consegue tirar os 60 cvs...

              Os comandos da Samcams, já vi gente reclamando deles, que arredondam os cames muito rapidamente, e já ouvi falar de quebra também
              abs
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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              • #22
                Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                Bom, ai já foge do meu básico conhecimento. Até agora pra mim 60 cv era 60 cv, independente de o motor ser 1300, 1500 ou 1600.

                Por isso este forum é bom. Quando a gente acha que sabe, aprende mais.
                Clube do fusca de Canoas\RS
                IVC - Independente Volks Clube
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                • #23
                  Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                  Postado originalmente por FILIPE A
                  Bem, como vc já abriu o motor, menos mal!
                  Apenas quis dizer o seguinte: se vai gastar com mdo, é melhor montar um 1600. Se não vai montar kit novo nem nada, da o 1300 e pega um 1600, abre e faz o serviço!
                  Pense, um comando de kombi não vai te dar nada além de uns 5cv, creio eu!
                  A questão é: o fusca é um carro leve e com torque naturalmente alto, por isso da pra acompanhar os 1.0. Mas dizer que um 1300 acompanha um agile da vida...pegou pesado!
                  Se vc espera gastar 100 reais e ter um carro bom, bicho...n sei como vc vai fazer isso. Um 1300 original tem 46cv. Se vc coloca comando, mexe em cabeçote, coloca escape, ignição, dupla...ele não vai chegar a 70cv! Como diria a máxima: nada substitui as cilindradas!!! Além do mais, o cabeçote do 1300 é extremamente deficiente!
                  Mas bem, se o que vc quer é mexer no seu 1300, !

                  Minha opinião: a diferença entre um 1300 original e outro com um comando é ínfima, considerando que as demais peças serão mantidas. Logo, espera um tantinho e mexe de uma vez só!
                  Para falar a verdade FILIPE A, o meu 1300 tem algo em torno de 80CV e eu nem taxei o motor como deveria.
                  Obviamente não arranca de 0 a 80 como meu velho 1600, mas o 0 a 100 é igual e hoje disponho de um motor bem mais girador que meu bom e velho 1600 com comando P2.
                  A principal diferença ficou por conta de que andando civilizadamente o consumo ficou muito bom, mesmo com o álcool, e quando eu deixo o giro passar de 3000 RPM a potência vem.
                  Se for para encarar ma subida de serra, um 1600 com a mesma faixa de potência ou até um pouco menos leva bastante vantagem, pois exige menos trocas de marcha e vai subir com 1 marcha acima.
                  No plano a coisa muda de figura, os 1600 tem pulado na frente, mas depois eu busco com uma certa facilidade até.
                  Minha esposa tem um Honda Fit 1.4 e posso afirmar que os dois carros acabam se equivalendo. O Fit parece um trator, mas morre aos 5500 RPM.
                  O 1300 não tem o mesmo torque do Honda, mas continua rendendo bem após os 5500, chegando até uns 6300, mas eu troco as marchas pouco antes dos 6000 RPM no fusca.
                  A terceira marcha do fusca eu já puxei até 5000, mas aí eu ponho a quarta e respeito minha suspensão sem preparo (...e minha integridade física!)
                  Verdade seja dita, seu quando eu comprei o Kit do motor tivesse comprado um 1600 teria gasto absolutamente a mesma coisa e teria um motor bem mais potente sem dúvida, mas o fusca não era para mim, era para minha esposa aprender a dirigir.
                  A questão é que eu aprendi a gostar do comportamento do 1300 girador, menos explosivo que meu velho 1600 de guerra e com uma faixa de giro maior.
                  Quem sabe não aparece um Agile para que eu descubra o resultado da comparação na prática?
                  O corsa 1.4 deu trabalho mas ficou...

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                  • #24
                    Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                    Pessoal, quero aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida.
                    Um besouro da década de 70 e motor 1500 ou 1600 tem motor com prisioneiro grosso?

                    Caso sim, quer dizer que posso colocar um desses kits no meu 1300 83 sem me preocupar?
                    Clube do fusca de Canoas\RS
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                    • #25
                      Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                      somente após 84 que fusca e kombis(gol) tem o prisioneiro fino

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                      • #26
                        Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                        Bom, então como o JeferJ disse, se eu mudar meu motor prisioneiro grosso, de 1300 pra 1600 com comando da kombi cabeçote entrada dupla e dupla solex, provavelmente não vou ter problema de solta de cabeçote em alguma esticada.

                        O que acham?
                        Prisioneiro grosso aguenta 1600 cabeçote de 1600 com comando da kombi e dupla solex 32?
                        Clube do fusca de Canoas\RS
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                        • #27
                          Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                          o ideal é o prisioneiro fino para uma preparação, ele acompanha melhor a dilatação dos materiais evitando vazamentos...

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                          • #28
                            Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                            Ah, mas ai vocês me confundem mais ainda.
                            Dizem que os 1500/1600 da década de 70 são todos com prisioneiro gro sso, mas não acham seguro tranformar um 1300 para 1500/1600 se for prisioneiro grosso.

                            Ja não entendi mais nada.
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                            • #29
                              Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                              Se não for taxado, e os prisioneiros estiverem muito bem fixos na carcaça, creio que aguenta, mas não é o ideal!!

                              Bom, na década de 70 por exemplo, existiam somente os prisioneiros grossos, então que tipo de prisioneiros o pessoal usava nos motores preparados??? Viajavam para o futuro pra buscar prisioneiros finos?? Acho que não...

                              Tavez tinha alguma 'treta' como algum reforço ali na carcaça para o prisioneiro não escapar, mas já não sei se usavam...
                              Jéferson S.
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                              • #30
                                Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                                Bom, tb agora é tarde hehe.
                                Meu mecânico ja está montando o motor.
                                Mas fica a lição pra quando for mexer no motor.
                                Pelo menos agora posso comprar as peças comando, pistões, com calma.
                                Clube do fusca de Canoas\RS
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