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Capelinha "Original" + Eletroventilador???

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  • #16
    Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

    Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
    Cara, sinceramente, essa ventoinha sozinha não vai dar conta.
    Até seria uma boa idéia pra ganhar uns cavalinhos, mas...
    Mas porque voce diz isso?

    Ela tem mais volume que a original e que pode ser usado eletronicamente em qualquer situação... diferente da original que em baixa não ventila.
    Hamilton Nicoletti
    Santo André - SP
    1969 EFI 5 speed
    1915T
    1968 RAT Coming...

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    • #17
      Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

      Postado originalmente por fdcagro
      E se eu tirar o radiador original e por um desse https://sportsystem.com.br/loja/prod...lgissnj3spujf1 , junto com um cebolão para armar , será que ele dá conta sozinho?
      Veja, meu problema não é refrigerar o óleo e sim o motor. Para o óleo eu ja tenho um kit semelhante a esse da SS.
      Hamilton Nicoletti
      Santo André - SP
      1969 EFI 5 speed
      1915T
      1968 RAT Coming...

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      • #18
        Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

        Postado originalmente por hjn
        Mas porque voce diz isso?

        Ela tem mais volume que a original e que pode ser usado eletronicamente em qualquer situação... diferente da original que em baixa não ventila.
        Sei lá, a original é violenta pra caramba, mesmo em lenta.
        Uma vez eu tava funcionando o motor na bancada, fui passar o relógio
        de pressão do óleo por trás da capela pra mostrar pra um amigo,
        a ventoinha simplesmente sugou o manômetro pra dentro da capela!
        Dúvido essa ai ter força pra isso.
        Por favor!! quem for funcionar o motor em bancada!! não experimente por a mão perto da ventoinha!!! nem de longe!

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        • #19
          Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

          Postado originalmente por fcm
          Minha FT marca 62 oC no ar admitido.
          Isso que meu motor está com todas as latas completas.

          []s
          Fernando.
          Justamente, o motor em funcionamento irradia calor por todo habitaculo do motor.

          Vou fazer duas caixas isoladas para tentar chegar proximo da temperatura ambiente.

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          • #20
            Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

            Postado originalmente por hjn
            Acredito baseado nos carros modernos que o barulho até não seja muito incomodo.
            O problema do barulho é que como o motor fica mais quente mais rápido que a agua no radiador montado na frente do carro, pode ser que ela ligue na velocidade máxima a cada 5 minutos.

            Mais não sei, tudo isso é teorico, eu te aconselho a montar
            Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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            • #21
              Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

              Postado originalmente por hjn
              Mas porque voce diz isso?

              Ela tem mais volume que a original e que pode ser usado eletronicamente em qualquer situação... diferente da original que em baixa não ventila.
              Olá,

              Acho que o formato da turbina original tem mais a ver com a sua capacidade de refrigeração que simplesmente sua velocidade.
              A ventoinha que você está propondo terá que "empurrar" o ar por dentro da capela original.
              Em principio ela empurrará o ar perpendicular ao fundo (frente) da capela e daí circulando lateralmente.
              Não sei, talvez montar fora e verificar a circulação de ar dentro da capela seria interessante. Se fosse possível montar a turbina original acoplada a um motor elétrico e comparar os resultados a charada estaria resolvida.

              []s
              Fernando.
              Fusca - 1968
              1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
              123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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              • #22
                Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                Postado originalmente por fcm
                Olá,

                Acho que o formato da turbina original tem mais a ver com a sua capacidade de refrigeração que simplesmente sua velocidade.
                A ventoinha que você está propondo terá que "empurrar" o ar por dentro da capela original.
                Em principio ela empurrará o ar perpendicular ao fundo (frente) da capela e daí circulando lateralmente.
                Não sei, talvez montar fora e verificar a circulação de ar dentro da capela seria interessante. Se fosse possível montar a turbina original acoplada a um motor elétrico e comparar os resultados a charada estaria resolvida.

                []s
                Fernando.
                Primeira boa ideia !!!
                Hamilton Nicoletti
                Santo André - SP
                1969 EFI 5 speed
                1915T
                1968 RAT Coming...

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                • #23
                  Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                  Postado originalmente por Museu
                  Justamente, o motor em funcionamento irradia calor por todo habitaculo do motor.

                  Vou fazer duas caixas isoladas para tentar chegar proximo da temperatura ambiente.
                  Pensei no meu fusca em fazer um CAI ligando a entrada de ar diretamente até as borboletas, mas fiquei com medo de rodar sem filtro ...

                  Boa sorte na sua ideia.

                  []s
                  Fernando.
                  Fusca - 1968
                  1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                  123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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                  • #24
                    Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                    Postado originalmente por fcm
                    Pensei no meu fusca em fazer um CAI ligando a entrada de ar diretamente até as borboletas, mas fiquei com medo de rodar sem filtro ...

                    Boa sorte na sua ideia.

                    []s
                    Fernando.
                    Usarei o filtro original do kit 42mm... penso em fazer uma caixa sobre ele e uma tomada de ar via o Naca.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                      li tudo e o que vai dar mais certo é esquecer a capela e colocar o ventilador deitado.Quanto ao colega que perguntou se só o radiador extyerno com ventoinha resolve ,pergunta pro maurício de queiroz o que quase aconteceu com o motor dele,por pouco não derreteu .Se bem feito vai ficar lindo,algo inspirador é o do chevrolet covair,lá é com correias ,mas já dá uma noção.Abraços
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                      • #26
                        Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                        Postado originalmente por fcm
                        Olá,

                        Acho que o formato da turbina original tem mais a ver com a sua capacidade de refrigeração que simplesmente sua velocidade.
                        A ventoinha que você está propondo terá que "empurrar" o ar por dentro da capela original.
                        Em principio ela empurrará o ar perpendicular ao fundo (frente) da capela e daí circulando lateralmente.
                        Não sei, talvez montar fora e verificar a circulação de ar dentro da capela seria interessante. Se fosse possível montar a turbina original acoplada a um motor elétrico e comparar os resultados a charada estaria resolvida.

                        []s
                        Fernando.
                        no caso um volume maior de fluido não é suficiente pra refrigerar o motor e sim em uma area maior de trocade calor.isso se consegue com mais um radiador,carter seco,filtro de oleo e até pelas mangueiras expostas.abraços
                        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                        • #27
                          Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                          Pessoal da pra montar a capela do gol bx invertida com um esquema desse com ventoinha?
                          Fusca 85 1600 Alcool Original

                          Comment


                          • #28
                            Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                            Postado originalmente por julio.g5
                            Pessoal da pra montar a capela do gol bx invertida com um esquema desse com ventoinha?
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                            • #29
                              Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                              Postado originalmente por fcm
                              Olá,

                              Acho que o formato da turbina original tem mais a ver com a sua capacidade de refrigeração que simplesmente sua velocidade.
                              A ventoinha que você está propondo terá que "empurrar" o ar por dentro da capela original.
                              Em principio ela empurrará o ar perpendicular ao fundo (frente) da capela e daí circulando lateralmente.
                              Não sei, talvez montar fora e verificar a circulação de ar dentro da capela seria interessante. Se fosse possível montar a turbina original acoplada a um motor elétrico e comparar os resultados a charada estaria resolvida.

                              []s
                              Fernando.
                              Fernando,

                              Concordo contigo. Para quem está desenvolvendo um pojeto desses porte em casa, nada melhor que ir comparando com o que saiu originalmente nos nossos carros.


                              Hamilton,

                              A idéia pode funcionar sim. Mas tenha em mente as diferenças entre os tipos das ventoinhas. A original, manda fluxo no sentido "radial"(não é exatamente radial...). A que você pretende usar, manda o fluxo no sentido axial. Assim, o fluxo iria bater "de frente" na parede(lado oposto da capela), gerando muita turbulência e perda de carga(pressão).

                              Se for usar a ventoinha que você tem, coloque dentro da capela uma espécie de cone, com uma curvatura externa bem suave. Esse cone deverá se "encontrar" com o círculo base da ventoinha(a parte de onde começam as aletas), e abrindo em uma curvatura suave, para passar o fluxo axial para algo mais próximo do radial(das ventoinhas originais).

                              Repare que na capela original, existem vários "defletores" para direcionar o fluxo de ar para a região sobre as camisas e cabeçotes. a capela não é uma "caixa" na quando o fluxo entra de qualquer jeito e pronto. Com a idéia que disse, talvez terá que planejar novos defletores, para direcionar da menor maneira possível o fluxo para os cilindros. Dê uma lida aqui: http://fusca4ever.com.br/showpost.ph...&postcount=116

                              Mas sinceramente, eu não tentaria algo do tipo. Tentaria bolar uma capela nova(talvez a horizontal) ou trocaria a ventoinha por outro modelo.

                              A ventoinha horizontal ficaria legal. Fazendo uma parede no qual o fluxo de ar seria dividido igualmente entre dois lados, direcionando cada uma para as latas que recobrem os cilindros(originais mesmo). Mantendo sempre a idéia de simetria, com dutos com mesma área e comprimento, garantindo uam refrigeração sempre igual para os dois lados.

                              Outra hipótese seria usar ventoinhas desse tipo:



                              Link interessante: http://www.reocities.com/Athens/Troy/8084/Vent_exa.html

                              Assim, daria para usar duas, indo uma sobre cada lata(que recobre os cabeçotes e camisas), ficando mais fácil de se adaptar todo o sistema, e liberando bastante espaço. Cada uma teria que ter metade da vazão que você pretende usar. acredito que assim seja mais simples. Já ví algo assim em carros de arrancada(logo, não serve como base para um projeto de rua), mas seria interessante colocar aqui para um "brain storm" legal. Pena que não estou conseguindo achar a foto....

                              Lembrando que existem muitas outras coisas a se levarem em consideração. Tem-se que pensar na corrente de trabalho de cada ventilador, reprojetar o sistema elétrico para suprir isso, e ver se vale a pena esse tipo de investimento.

                              Outra coisa que é importante levar em consideração, para quem irá desenvolver esse tipo de projeto é ter instrumento de medição da temperatura dos cabeçotes. Se guiar só pela temperatura do óleo nesse caso é meio arriscado. Seria interessante ter parâmetros do motor original para servir como base para o seu e assim, te ajudar no projeto da ventoinha elétrica.

                              Abraço e boa sorte! vou acompanhar de perto!
                              Last edited by Rafael_MO; 02-05-2012, 11:28 PM.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

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                              • #30
                                Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                                colocando a capela do gol bx normal ai não daria pra fazer o jogo com as polias né? acho que com a do gol bx iria funcionar melhor
                                Fusca 85 1600 Alcool Original

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