E ae Pessoal!!!
É incrível como esses motores a ar nos proporcionam oportunidades; principalmente quando voce sai do arroz c/ feijão.
Meu projeto de motor caminha a passos muito lentos em razão das dificuldades encontradas; mata-se um leão e aparecem mais 10... hehehe. Mas finalmente estou decidido a alcançar meu objetivo desde o inicio que seria ter um motor a ar com um legitimo Kompressor bem instalado.
Se fosse fácil, seria pardal né...hehehe, e a maior razão de não existirem tantos com essa configuração é o espaço limitado do cofre no nosso querido Käfer, alem de outras que eu poderia falar aqui o dia todo.
Dessa forma estou trabalhando pra que tudo possa caber la dentro com a tampa devidamente fechada sem maiores danos a aparência a lataria do veiculo mas ja sabemos que haverão perdas...
A ideia inicial baseada em meus desenho altamente tecnicos seria mais ou menos assim:
Fazer um pequeno rebaixo na capelinha para acomodar o SC e boa...
Mas.... na pratica, como o motor dentro do cofre percebemos que não é tao simples, ja que na realidade a tampa do motor passa a apenas uns 20mm do parafuso do alternador. Sendo assim o SC deve descer muito mais pra dentro da capela para ocupar uma posição semelhante a do alternador. Como esse tipo de capela já é deficiente, somando a utilização da hélice antiga (menor) que também é deficiente, somando ainda a tomada de ar muito deficiente (hélice exposta) e finalmente ao corte derradeiro na capela; podemos concluir baseado no nas informações do site baixo, que seus 150CFM aos 800RPM e 950CFM aos 6000RPM´s não seriam suficientes para refrigerar os 1915CC com seus 9:1 de taxa + 1BAR de pressão (de ar quente).
http://www.offroadvw.net/tech/wes/fan.html
Novo corte sugerido:
Insanidade:
Procurei, estudei e li algumas coisas a respeito mas tudo pouco conclusivo e muitos comentarios negativos, nenhuma imagem além das meia duzia que hja rodaram por aqui.
A ideia seria substituir a helice original por um eletroventilador, que pode ser controlado pela injecao ou por um conjunto de sensores de temperatura.
Assim como no Kit horizontal da Rojao Racing, o sistema podeira ter duas velocidades uma pra temps. de até 70º e outra maxima para acima dessa temperatura. Seria feito uma abertura na parte de traz da capela com tamanho semelhante a da chapa do alternador para acomodar um kit de 9 ou 10". Originalmente esse eletroventilador tem fluxo maximo de 2253 m3/H que gracas a uma calculadora online (http://www.convert-me.com) cheguei ao valor de 1326CFM. Muito Bom !!!
Conclusão:
Acredito que a capelinha possa funcionar como um condutor desse fluxo até a partes importantes como Cil.3 e cabeçotes ja que a helice axial perderia muita eficiência no meu sistema. Mesmo entendendo que o fluxo gerado pelo novo sistema teria ali uma parede a uns 10cm da helice, acredito que o fluxo tentederia a procurar um caminho oposto a entrada, passando pelas partes importantes e fazendo a função desejada.
Fotos da ideia: (Usei uma capela de 1200 e o eletroventilador do radiador Empi)
Agradeço a ajuda de todos.
Abraço
É incrível como esses motores a ar nos proporcionam oportunidades; principalmente quando voce sai do arroz c/ feijão.
Meu projeto de motor caminha a passos muito lentos em razão das dificuldades encontradas; mata-se um leão e aparecem mais 10... hehehe. Mas finalmente estou decidido a alcançar meu objetivo desde o inicio que seria ter um motor a ar com um legitimo Kompressor bem instalado.
Se fosse fácil, seria pardal né...hehehe, e a maior razão de não existirem tantos com essa configuração é o espaço limitado do cofre no nosso querido Käfer, alem de outras que eu poderia falar aqui o dia todo.
Dessa forma estou trabalhando pra que tudo possa caber la dentro com a tampa devidamente fechada sem maiores danos a aparência a lataria do veiculo mas ja sabemos que haverão perdas...
A ideia inicial baseada em meus desenho altamente tecnicos seria mais ou menos assim:
Fazer um pequeno rebaixo na capelinha para acomodar o SC e boa...
Mas.... na pratica, como o motor dentro do cofre percebemos que não é tao simples, ja que na realidade a tampa do motor passa a apenas uns 20mm do parafuso do alternador. Sendo assim o SC deve descer muito mais pra dentro da capela para ocupar uma posição semelhante a do alternador. Como esse tipo de capela já é deficiente, somando a utilização da hélice antiga (menor) que também é deficiente, somando ainda a tomada de ar muito deficiente (hélice exposta) e finalmente ao corte derradeiro na capela; podemos concluir baseado no nas informações do site baixo, que seus 150CFM aos 800RPM e 950CFM aos 6000RPM´s não seriam suficientes para refrigerar os 1915CC com seus 9:1 de taxa + 1BAR de pressão (de ar quente).
http://www.offroadvw.net/tech/wes/fan.html
Novo corte sugerido:
Insanidade:
Procurei, estudei e li algumas coisas a respeito mas tudo pouco conclusivo e muitos comentarios negativos, nenhuma imagem além das meia duzia que hja rodaram por aqui.
A ideia seria substituir a helice original por um eletroventilador, que pode ser controlado pela injecao ou por um conjunto de sensores de temperatura.
Assim como no Kit horizontal da Rojao Racing, o sistema podeira ter duas velocidades uma pra temps. de até 70º e outra maxima para acima dessa temperatura. Seria feito uma abertura na parte de traz da capela com tamanho semelhante a da chapa do alternador para acomodar um kit de 9 ou 10". Originalmente esse eletroventilador tem fluxo maximo de 2253 m3/H que gracas a uma calculadora online (http://www.convert-me.com) cheguei ao valor de 1326CFM. Muito Bom !!!
Conclusão:
Acredito que a capelinha possa funcionar como um condutor desse fluxo até a partes importantes como Cil.3 e cabeçotes ja que a helice axial perderia muita eficiência no meu sistema. Mesmo entendendo que o fluxo gerado pelo novo sistema teria ali uma parede a uns 10cm da helice, acredito que o fluxo tentederia a procurar um caminho oposto a entrada, passando pelas partes importantes e fazendo a função desejada.
Fotos da ideia: (Usei uma capela de 1200 e o eletroventilador do radiador Empi)
Agradeço a ajuda de todos.
Abraço
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