Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bomba de combustível original com pressão variável???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bomba de combustível original com pressão variável???

    Encontrei esse post por acaso, procurando informações sobre o Solex 31 PICT.

    Alguém já tinha visto algo parecido antes?

    Achei muito interessante a solução.

    Foi feito um furo na parte de baixo da bomba de combustível, e inserido um níple nesse local. Quando há pressão no sistema de alimentação (motor turbo) essa pressão é direcionada por uma mangueira na posição citada, com a intenção de aumentar a pressão de combustível. Fato que é necessário em motores sobrealimentados com carburador, pois a mesma pressão no sistema faria com que a cuba "secasse". Até hoje sempre ouvi falar ser necessário a adoção de bomba elétrica em motores turbo, mas isso aí, se funcionar, tornaria o negócio um pouco mais simples.

    Bom, vamos às fotos (extraídas do fórum gringo):

    http://www.shoptalkforums.com/viewto...&view=previous











    Fiquei realmente curioso. Aguardo opiniões
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

  • #2
    Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

    faz sentido isso,utilizei em alguns kit gnv turbo algo parecido para que na pressão maxima ocorresse uma alimentação correta.Com isso aumernta-se a vazão.Ideia valida pra ir aguentando até a chegada da bomba eletrica.Abraços
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

    Comment


    • #3
      Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

      Hummmmmmmmm....idéia chegando rsrssrrsrsrrs
      SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

      Comment


      • #4
        Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

        teoricamente tem logica, pois a pressão da turbina vai impulsionar o diafragma como se fosse a mola da bomba, mas não acho que teria a eficiência de aumentar o volume de combustível mantendo a cuba cheia, pois não e a pressão que faz isso e sim o volume de envio de combustível que não deixa dar falta de alimentação para o motor.

        mas não custa fazer o teste de rendimento com esse material, que não custa muito e e viável pra todos aqui do fórum que tem motor com turbo ..

        testemos pois e uma ideia de custo relativamente baixo e se tiver uma bomba usada pra fazer os testes,melhor ainda !!!!
        Anor Mecânico

        Reparação Automotiva
        Instalação de Acessórios
        Personalização de Motores
        Adaptação de Equipamentos
        Especializado em Antigos e VW ar

        Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
        e-mail: anor-mecanico@outlook.com

        Comment


        • #5
          Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

          Postado originalmente por Anor
          teoricamente tem logica, pois a pressão da turbina vai impulsionar o diafragma como se fosse a mola da bomba, mas não acho que teria a eficiência de aumentar o volume de combustível mantendo a cuba cheia, pois não e a pressão que faz isso e sim o volume de envio de combustível que não deixa dar falta de alimentação para o motor.

          mas não custa fazer o teste de rendimento com esse material, que não custa muito e e viável pra todos aqui do fórum que tem motor com turbo ..

          testemos pois e uma ideia de custo relativamente baixo e se tiver uma bomba usada pra fazer os testes,melhor ainda !!!!
          isso é uma tomada de vácuo,como ocorre nos dosadores.Abraços
          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

          Comment


          • #6
            Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

            Postado originalmente por Antonio carlos
            isso é uma tomada de vácuo,como ocorre nos dosadores.Abraços
            como que vai ser empurrado o diafragma então???
            se for por vácuo não vai funcionar, pois a mola empurra o diafragma que e puxado pelo acionamento que e empurrado pela haste que fica em baixo da bomba.
            Last edited by Anor; 09-06-2012, 08:13 PM.
            Anor Mecânico

            Reparação Automotiva
            Instalação de Acessórios
            Personalização de Motores
            Adaptação de Equipamentos
            Especializado em Antigos e VW ar

            Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
            e-mail: anor-mecanico@outlook.com

            Comment


            • #7
              Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

              Exatamente, ali em cima só vai ter pressão. Vácuo seria só abaixo da borboleta do carburador.

              O que eu não consegui entender ainda, é como isso vai melhorar a pressão, pois a bomba funciona com "pulsos", gerados pela haste que vai lá pro pinhão, e esse encaixado no virabrequim... E a pressão gerada pela turbina é contínua.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
              1976 1600 Turbo

              Comment


              • #8
                Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

                estava atualizando o comentário anterior, da uma olhada na ilustração.
                se for pressão que entrar no furo,e provável que funcione.
                que ao contrario da mola fazer pressão vai ser a turbina que vai empurrar o diafragma, periga de a válvula de agulha não segurar a pressão,ideal seria medir pra ver como fica, tem de dar no máximo 0,4bar de pressão.
                Last edited by Anor; 09-06-2012, 08:20 PM.
                Anor Mecânico

                Reparação Automotiva
                Instalação de Acessórios
                Personalização de Motores
                Adaptação de Equipamentos
                Especializado em Antigos e VW ar

                Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                Comment


                • #9
                  Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

                  Bom, aí é o seguinte. Quando tem pressão entrando nesse buraco feito na bomba, vai ter pressão entrando na cuba do carburador. A cuba tem comunicação com a garganta do carburador, fazendo com que o combustível gere uma contrapressão na agulha. Por isso que é necessário essa pressão maior de combustível quando se tem turbo. E isso o dosador faz quando se usa bomba elétrica. No meu motor turbo, tenho manômetro de pressão de combustível, e de turbo. De combustível aumentando proporcionalmente ao turbo, sempre na casa de 60% a mais, sem que nunca tenha ocorrido problema nas agulhas. Faz muito tempo que rodo sem ter trocado.

                  Muitos acham que a bomba elétrica é necessária em motores turbo por conta da maior demanda de combustível, mas na verdade é somente para se ter uma maior pressão de combustível quando a turbina empurra ar pra dentro do carburador. Se a pressão de combustível não aumentasse, a cuba secaria, pois essa pressão da turbina expulsaria o combustível.

                  Exemplo, se desligarmos a tomada de pressão do dosador acontecerá isso, pois ele não fará seu papel.

                  Outro exemplo, nos sistemas que o carburador fica antes da turbina, como não há pressão entrando no carburador, também não é necessário bomba elétrica, e mesmo assim o suprimento de combustível é o suficiente (em certos casos, já vi usarem bomba original nesse layout).

                  É por aí.
                  Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                  1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                  1976 1600 Turbo

                  Comment


                  • #10
                    Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

                    amigos olhando o esquema realmente comparar com dosador ou o redutor de gnv não teve nada a ver.Bomba é bomba e valvula é valvula.No gnv era tomando o vácuo do terceiro estágio,forçava o baslancim e aumentava muito a vazão.Em alguns casos a gente colocava as molas de estagio de kits supermajorados,pra não faltar gnv pra v8 bravo.Na bomba fica a alteração ,é como se aumentassse a pressão da mola,ocasionanso um esmagamento do volume e aumentando a pressão ,mas a vazão será a mesma.E no dosador o vácuo libera mais a passagem da valvula.Vlw anor,abraços
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                    Comment


                    • #11
                      Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

                      de nada.

                      como eu havia postado antes, esse niple não vai aumentar o volume de combustível, mas se a pressão da turbina não for maior de 0,6bar e possível que funcione a contento, por via das duvidas vou montar no meu com bomba elétrica sem dosador(retorno direto) e pressão de 0,8bar na turbina no maximo 1,0bar
                      Anor Mecânico

                      Reparação Automotiva
                      Instalação de Acessórios
                      Personalização de Motores
                      Adaptação de Equipamentos
                      Especializado em Antigos e VW ar

                      Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                      e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                      Comment


                      • #12
                        Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

                        Postado originalmente por Anor
                        de nada.

                        como eu havia postado antes, esse niple não vai aumentar o volume de combustível, mas se a pressão da turbina não for maior de 0,6bar e possível que funcione a contento, por via das duvidas vou montar no meu com bomba elétrica sem dosador(retorno direto) e pressão de 0,8bar na turbina no maximo 1,0bar
                        melhor coisa anor,tb estou adorando bomba eletri caz.Ainda mais se usdar o kit ba´sico pra turbo onde o coletor passa na frente do motor.Quanto mais limpo o vuisual melhor.Trocar a bomba mecanica com tubos na frentre deve ser legal
                        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                        Comment


                        • #13
                          Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

                          Então, AC. Eu tenho bomba elétrica já a muito tempo. Instalei antes do turbo. Acho o sistema muito confiável, nunca me incomodei com nada, nem mangueira, nem dosador, muito menos a própria bomba. E nunca tive problemas com falta de combustível, sempre manteve a cuba cheia.

                          Eu só compartilhei a "ideia", pois achei muito curiosa a solução adotada. Bem coisa de gringo mesmo . A intenção era só entender se funciona mesmo ou não. E de qualquer forma, na minha opinião, prevalece a bomba elétrica.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                          1976 1600 Turbo

                          Comment


                          • #14
                            Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

                            Postado originalmente por Marco.Grings
                            Então, AC. Eu tenho bomba elétrica já a muito tempo. Instalei antes do turbo. Acho o sistema muito confiável, nunca me incomodei com nada, nem mangueira, nem dosador, muito menos a própria bomba. E nunca tive problemas com falta de combustível, sempre manteve a cuba cheia.

                            Eu só compartilhei a "ideia", pois achei muito curiosa a solução adotada. Bem coisa de gringo mesmo . A intenção era só entender se funciona mesmo ou não. E de qualquer forma, na minha opinião, prevalece a bomba elétrica.
                            MG a ideia é valida sim,pois se refere a preparação das antigas.Como hj temos coisa mais avançada,é o que nós usamos.Mas na preparação,em termos financeiros,isso ae dá uma bela ajuda,pois brincar de fusca sai caro .Mas tem brinquedo mais caro,isso eu garanto .Abraços
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                            Comment


                            • #15
                              Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

                              Valeu Anor. Conclusão: (ver fig. anexa ao post n° 6)

                              1- A pressão da bomba é determinada pela "dureza" da mola do diafragma (11). A pressão do turbo ajudando a mola (11) a empurrar o diafragma (10) para cima pode realmente aumentar a pressão da bomba.

                              2- O volume de combustivel bombeado depende do curso da haste (25) que é regulado pela espessura (ou quantidade) de junta (26). O curso da haste (25) tem alguma influência (pequena) na pressão da bomba, pois um curso grande da haste (25) provoca um curso maior da mola (11).

                              3- Aumentar indiscriminadamente o curso da haste (25) pode gerar sobrecarga no diafragma (10), na mola (11) e no balancim (5).

                              4- Não entendo porque aumentar tanto a pressão da bomba. Alguem vai colocar o carburador a 3 metros ou mais acima do carro? Muita pressão na bomba pode provocar afogamento do carburador e aumento do consumo de combustível.

                              Comment

                              Working...
                              X