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Bomba de combustível original com pressão variável???

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  • #16
    Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Valeu Anor. Conclusão: (ver fig. anexa ao post n° 6)

    1- A pressão da bomba é determinada pela "dureza" da mola do diafragma (11). A pressão do turbo ajudando a mola (11) a empurrar o diafragma (10) para cima pode realmente aumentar a pressão da bomba.

    2- O volume de combustivel bombeado depende do curso da haste (25) que é regulado pela espessura (ou quantidade) de junta (26). O curso da haste (25) tem alguma influência (pequena) na pressão da bomba, pois um curso grande da haste (25) provoca um curso maior da mola (11).

    3- Aumentar indiscriminadamente o curso da haste (25) pode gerar sobrecarga no diafragma (10), na mola (11) e no balancim (5).

    4- Não entendo porque aumentar tanto a pressão da bomba. Alguem vai colocar o carburador a 3 metros ou mais acima do carro? Muita pressão na bomba pode provocar afogamento do carburador e aumento do consumo de combustível.
    Bom dia, Ricardo.

    Já vi sistema originais onde foram feitos ajustes no curso da haste. Muitas vezes, por conta de afogamento, é necessário, ou encurtar a haste, ou usar mais juntas. Ou em casos contrários, é lixado o baquelite (24 da imagem do post 6) que fica embaixo da bomba, para aumentar o curso.

    Está plenamente correto o que você escreveu. Quanto ao item 4, esse aumento da pressão da bomba se justifica justamente pelo uso de sobrealimentação no motor das fotos que postei. Nesse caso se torna obrigatório esse implemento na pressão do combustível, para que o combustível consiga vencer essa contrapressão que existe dentro do carburador.

    Em um sistema original, certamente pressão excessiva gerará afogamento e consumo elevado.

    Valeu, Ricardo. Obrigado pela explicação.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

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    • #17
      Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

      Postado originalmente por Marco.Grings
      .... Quanto ao item 4, esse aumento da pressão da bomba se justifica justamente pelo uso de sobrealimentação no motor das fotos que postei. Nesse caso se torna obrigatório esse implemento na pressão do combustível, para que o combustível consiga vencer essa contrapressão que existe dentro do carburador.........
      Desculpe mas não concordo. O termo "sobrealimentação" provavelmente se refere a um turbo que permite melhor enchimento dos cilindros em relação a um motor aspirado.

      O carburador é um elemento passivo, não injeta nada (salvo o circuito de aceleração rápida) e não tem que vencer contrapressão nenhuma, o combustível é sugado do pulverizador principal (não confundir com gicleur principal) pelo fluxo de ar que passa pelo venturi. Que contrapressão misteriosa é essa dentro do carburador?

      Se por acaso a maior massa de ar fornecida ao motor pelo turbo necessitar de mais combustível para uma mistura ideal, esse combustivel adicional é conseguido pelo aumento do gicleur principal (ou opcionalmente pela diminuição do gicleur corretor de ar ou redimensionamento dos furos e ou diâmetro do tubo de emulsão). Não entendo o que a pressão da bomba tem a ver com isso.

      Maior pressão na bomba só vai "quebrar" prematuramente a estanquidade do conjunto boia estilete podendo provocar nivel alto ou transbordamento do combustível da cuba. Não é necessario aumentar a pressão da bomba para aumentar o nivel do combustivel na cuba, basta regular a altura da boia ou da válvula estilete. Tambem não entendo porque aumentar o nivel do combustível na cuba alem da conta.

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      • #18
        Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

        Postado originalmente por ricardo groetaers
        Desculpe mas não concordo. O termo "sobrealimentação" provavelmente se refere a um turbo que permite melhor enchimento dos cilindros em relação a um motor aspirado.

        O carburador é um elemento passivo, não injeta nada (salvo o circuito de aceleração rápida) e não tem que vencer contrapressão nenhuma, o combustível é sugado do pulverizador principal (não confundir com gicleur principal) pelo fluxo de ar que passa pelo venturi. Que contrapressão misteriosa é essa dentro do carburador?

        Se por acaso a maior massa de ar fornecida ao motor pelo turbo necessitar de mais combustível para uma mistura ideal, esse combustivel adicional é conseguido pelo aumento do gicleur principal (ou opcionalmente pela diminuição do gicleur corretor de ar ou redimensionamento dos furos e ou diâmetro do tubo de emulsão). Não entendo o que a pressão da bomba tem a ver com isso.

        Maior pressão na bomba só vai "quebrar" prematuramente a estanquidade do conjunto boia estilete podendo provocar nivel alto ou transbordamento do combustível da cuba. Não é necessario aumentar a pressão da bomba para aumentar o nivel do combustivel na cuba, basta regular a altura da boia ou da válvula estilete. Tambem não entendo porque aumentar o nivel do combustível na cuba alem da conta.
        Ricardo. Vou tentar explicar melhor.

        Primeiro, TODO turbo gera um melhor enchimento dos cilindros, através de pressão. Em um motor aspirado, o movimento do cilindro suga o ar para dentro da câmara. No motor turbo, quando a válvula de admissão se abre, a própria pressão faz esse trabalho, tirando a perda de potência gerada pela sucção que o cilindro precisa exercer. E ainda haverá muito mais ar entrando pela maior pressão existente (por isso a OBRIGATORIEDADE de se usar gicleurs principais maiores que um motor equivalente aspirado).

        Segundo, você está pensando só em fluxo, quando na verdade existe pressão gerando o fluxo carburador abaixo. Continuará tendo fluxo sim, pela passagem do ar nessa região, sugando a mistura gerada pelo carburador. Mas esse fluxo será bem maior, porque, novamente, teremos uma pressão exercendo força para a passagem através do carburador. Eu fiz um desenho meio grosseiro no paint para explicar o porquê dessa contrapressão na entrada de combustível.



        (Não se trata do mesmo carburador que uso, escolhi essa imagem pois a comunicação a qual me referi está mais visível)



        Imagine a região do turbina até o carburador (e passando por ele) como um pneu. Veja que na imagem, assim como no carburador real, fiz uma comunicação entre a região do venturi e a cuba do combustível. E a entrada de combustível como sendo um compressor, que será usado para inflar o pneu.

        Para que o desejado aconteça, a pressão contida no compressor terá que ser maior que a pressão dentro do pneu. Se o compressor tiver somente 30 lb/pol³, você não irá conseguir inflar o pneu a mais dessas 30 lb...

        Se no compressor tivermos 20 lb/pol³, o no pneu tivermos 35 lb/pol³, o ar do pneu irá ser transferido para o compressor...

        Por isso que temos o uso do dosador, este interligado ao circuito de pressão do turbo. Na parte de cima do dosador, temos um parafuso para a regulagem inicial da pressão. Quando apertamos o parafuso, o diafragma interno restringe a passagem direta do combustível, que retorna ao tanque, aumentando a pressão de vai até a válvula-agulha do carburador.

        Da mesma forma, na parte de cima, junto ao parafuso, temos um nípel de entrada de pressão, que complementará o trabalho do parafuso, empurrando o diafragma, e da mesma forma, fazendo com que mais combustível vá até o carburador.

        E pra dar um exemplo, já aconteceu no meu motor, dessa mangueira que leva pressão até o dosador escapar, e aconteceu o que não pode acontecer. Aumentava a pressão de sobrealimentação, e faltava combustível dentro da cuba...

        Espero ter sido claro. Se sobrar mais alguma dúvida, espero poder ajudar.

        Um abraço.
        Arquivos Anexos
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        • #19
          Re: Bomba de combustível original com pressão variável???

          resumindo ricardo ,quando se prepara motores,esses carburadores normais tem a cuba pequena ,não são como as webers feitas para competição que tem umas cuba enorme.Então pra usar os mesmos carburadores e a cuba não secar,term que dar um grau na bomba pra deixar a cuba cheia pois os gigles maiores vão secar a cuba mais rapido,isso porque o numero de explosoes aumewntará e quem anda de turbo ,não anda de mansinho .Abraços
          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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