Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bobina MI com platinado

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bobina MI com platinado

    Olá pessoal , sou novato aqui no forum e com motores a ar tambem ,alguen já colocou bobina mi no distribuidor com platinado ,será que colocando uma resistencia o platinado aguentaria?
    Qual resistencia ?
    Outra coisa, sabem me informar a potencia dessa bobina e da bobina ACCEL quadrada ?

    Obs. estou começando a levar minha puma para o lado negro da força, com a ajuda de voces 110km/h em 3º
    Abraços

    Alexandre

    Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta




  • #2
    Olá Alexandre

    Eu coloquei, de bobeira, a bobina do gol quando ainda estava com platinado no puma. Acho que durou uma semana o platinado. Fez um buraco em um dos contatos. Guardei a bobina e só voltei a instalar no carro quando estava com o restante das peças para a ignção eletrônica.

    Não sei te dizer se a resistência resolve, no entanto, colocar uma bobina mais forte e depois colocar uma resistência para amansar a faísca me parece uma solução controversa. Posso estar errado.

    Têm vários tópicos aqui no fusca4ever que tratam desse assunto, dê uma navegada que vc vai descobrir um monte de dicas e técnicas.

    Eu rodei muito tempo com a ignição original no puma. Fora o trabalho de regular a folga e trocar o condensador a cada 5000 km, que para mim é um hobby, nunca incomodou.

    Notei diferença com a ignição eletrônica em alta rotação, quando coloquei 100km/h em 3ª, com o motor original.

    Na lenta não posso aformar nada, pq a lenta do puma tá uma droga (devido a uma entrada de ar no pé do carb, identificada na quinta feira).

    Tem outro ponto positivo em trocar bobina e o sistema de ignição. Toda vez que vc abre o capô alguém arregala o olho. Aquela bobina quadrada, peladona, dá um ar mas agressivo no motor. (imagina qdo eu conseguir duas weber 44 com cornetas para colocar ali). hehehe

    Não vou dar boas vindas ao lado negro, pois acho que isso cabe a quem realmente entende do assunto e está sempre partilhando o conhecimento aqui no fórum.

    Vou apenas dizer que, para quem gosta de mecânica, é muito divertido e também gratificante participar desta comunidade. Poder trocar idéias aqui, mexer no motor do carro, ver os resultados, depois voltar a discutir e manter a roda girando.

    Abraços
    --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

    Comment


    • #3
      Obrigado Paulo pela dica, vou ficar com a ignição original mesmo que até agora não me deu dor de cabeça.
      Abraços
      Last edited by Alexandre; 10-02-2007, 09:20 PM.
      Abraços

      Alexandre

      Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



      Comment


      • #4
        Fala cara.
        Ah, não poderei te informar ao certo, mas o Marcelo Tonella tinha desenvolvido um módulo gerenciador da faísca, do qual mantinha o platidado(que só mandava um sinal para esse módulo) e o modulo mandava a faísca pras velas...Pelo menos foi o que eu entendi.
        A galera masi das antigas deve ter visto, então, ajudem nosso amigo.
        Ah, o Tonella estava comercializando o módulo no mercadolivre, era uns 60 reais na época. Vale a pena.
        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          olha o link do módulo do Tonella:

          http://produto.mercadolivre.com.br/M...eletronica-_JM
          "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
          Juan Manoel Fangio.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Thiago - H.Codorna®
            Com esse módulo pode utilizar a bobina do MI tranquilo, pois o platinado trabalha somente como acionador do transistor, ou seja, com uma corrente muito baixa, e seus contatos duram muito, mais muito mais tempo mesmo.

            ABS,

            Cristiano.
            Cristiano A. C. Zank

            (o\_!_/o) 74 - O primeiro
            |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
            (o\_!_/o) 68 - Jepo
            PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
            http://fuscami16.blogspot.com
            Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

            Comment


            • #7
              Esta é uma solução interessante, pois que essa bobina dá diferença no desempenho, dá.

              De qualquer forma, se não instalá-la agora, vá comprando as peças para a ignição eletrônica (distribuidor, módulo, tampa do dist, cabos de vela da Kombi). Quando tiver tudo na mão, monte o monstrinho.

              Abraços
              --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por fusca_74
                Com esse módulo pode utilizar a bobina do MI tranquilo, pois o platinado trabalha somente como acionador do transistor, ou seja, com uma corrente muito baixa, e seus contatos duram muito, mais muito mais tempo mesmo.

                ABS,

                Cristiano.
                O amigo tem certeza que pode ser usada a bobina do mi com o modulo do Marcelo?
                Abrços
                Luby
                http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                Rio de Janeiro - RJ

                Comment


                • #9
                  Pessoal,
                  podem usar tranquilos a bobina do gol Mi com o módulo; essa bobina consome em torno de 6 Amperes, e o transistor que uso suporta 30A; e essa ainda não é a bobina recordista de consumo, o recorde pertence a uma bobina BERU, que vinha em alguns logus; é uma bobina quadrada, com suporte de aluminio. No teste que fiz, essa bobina consumiu quase 8A; mas a melhor que usei até agora é mesmo a do gol mi, tem um nucleo excelente, não é refrigerada a oléo ( é toda resinada) e acredito que supere as bobinas "comuns" com nucleo simples.
                  Para o pessoal da fusca4ever que tiver interesse no módulo, basta me mandar um email; dou 10% de desconto no preço do ML, e garantia total de satisfação ( devolvo a grana se não gostar do módulo)

                  Um abraço
                  Marcelo Tonella
                  Last edited by Tonella; 12-02-2007, 07:38 PM.

                  Comment


                  • #10
                    OLÁ MARCElO fiquei intereçado no modulo, quanto voçe faz um modulo com led sem o interuptor para colocar na puma gte, e quanto fica o frete p/o cep 13212-409.
                    E quanto a negociação faremos aqui mesmo no forum ou voce tem um outro email


                    Abraços


                    Alexandre
                    Abraços

                    Alexandre

                    Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



                    Comment


                    • #11
                      me manda um email: mtonella@gmail.com
                      um abraço
                      marcelo

                      Comment


                      • #12
                        igniçao

                        Fala moçada!
                        tenho uma igniçao eletronica no meu fusca herdada de um gol a ar, certa epoca o motor esquentava demais e parava, instalei uma pre resistencia mas nem lembro se resolveu, acho que sim...se colocar a bobina do MI nessa ign. fica bom....e a pre resistencia....o q eh esse tal de avanço HALL...tenho que por o modulo do gol tb...todo modulo tipo aquelas bosch de aluminio sao iguais....falo isso pq um modulo de um motor diferente(MI)
                        se adaptaria a um motor(AR) de regimes diferentes...
                        Desculpa pela perguntaçao, mas eh o combustivel do forum!!!!(heheheheh)
                        Abraços a todos!

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Eugenio Morais
                          Fala moçada!
                          tenho uma igniçao eletronica no meu fusca herdada de um gol a ar, certa epoca o motor esquentava demais e parava, instalei uma pre resistencia mas nem lembro se resolveu, acho que sim...se colocar a bobina do MI nessa ign. fica bom....e a pre resistencia....o q eh esse tal de avanço HALL...tenho que por o modulo do gol tb...todo modulo tipo aquelas bosch de aluminio sao iguais....falo isso pq um modulo de um motor diferente(MI)
                          se adaptaria a um motor(AR) de regimes diferentes...
                          Desculpa pela perguntaçao, mas eh o combustivel do forum!!!!(heheheheh)
                          Abraços a todos!

                          Eugênio,

                          De uma forma geral podemos utilizar uma bobina de um veículo em outro sem problemas e sem a necessidade de utilizar o módulo correspondente. A bobina do MI dá para ser utilizada com o platinado inclusive, porém a durabilidade do platinado cai bastante.
                          O uso da pré resistência é necessário para que a bobina trabalhe com tensão menor (aprox. 9 Volts) que os 12 Volts costumeiros, por questão de projeto da mesma.
                          Assim se deixarmos de instalá-lo, poderemos danificar a bobina ou no mínimo reduzir sua vida útil.
                          Não se trata de avanço Hall, mas de sensor Hall, quye nada mais é que um sensor magnético que envia pulsos ao módulo de controle eletrõnico da ignição. è o susbtituto do platinado.
                          Independente do distribuidor ter um sensor Hall ou platinado, ele terá o sistema de avanço centrífugo e/ou a vácuo, ambos com funcionamneto puramente mecãnico.
                          O centrífugo com pesos e molas que geram um giro relativo do eixo do cachimbo em relação ao pinhão de acionamneto do distribuidor em função da rotaçaõ do motor e o a vácuo, com um diafragma atuando sobre amesa do distribuidor (suporte do platinado ou sensor Hall) variandop sua posição conforme o Vácuo gerado no coletor de admissão.

                          []s,

                          Master Vader.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            sensor hall

                            Master Vader,
                            se eu entendi este meu distribuidor tem sensor hall para os pulsos, logo posso colocar a bobina MI sem problemas; mas nao usarei a pre resistencia*certo*
                            Agora me falta saber trabalhar os cabeçotes para otimizar o futuro 1600, estojo grosso com bucha, w110, alivio de volante 2kg max., esse sistema eletrico acima citado, duas carb 32/34, bomba de oleo "dupla" caixa 33/8, escape de puma...
                            alem de polir os dutos, o q eh mudar grau de valvulas...isso eu nem imagino!!!!e pra variar, onde ta explicando como "fazer" a polia do comando (w110)

                            Obrigado a todos e ao Ferdinand(hehehehehe)eternamente, ou como diz: 4ever!!!!!

                            Comment


                            • #15
                              Para os que gostam de eletrônica segue o link para fabricar uma ignição assitida, igual a que é vendida no mercado livre:
                              http://www.planetabuggy.com.br/eletr.../platinado.gif

                              Comment

                              Working...
                              X