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Dubasan,
Primeiro, gostaria de parabenizar pela ideia. Muito boa memso..
Sua ideia do carro, está ficando muito bacana.
Esses dias at´ras, vi uma Saveiro, coma s rodas do Gol bola GTi 16v. Ficou linda com aquelas rodas.
Quanrto ao motor..sem comenários...Tema lguma ideia de comando que vai usar? W130? W140? ou W160?
O foda é que não há cópias nacionais desses comandos...
E como o carro vai ser aspirado mesmo, nem compensa gastar com virabrequins gringos, como o FUca-Bala disse!
Rafael, vc reparou que a última foto das Caddy (tenho umas 50 fotos), a de cor laranja, está com as rodas iguais às do nosso GTI 16V bola? Vc acha que já não imaginei a Sava com essas rodas? hehehehe
Pretendo usar um comando 328º, não sei essa classificação W130, W140... sempre quis um carro que embaralhasse em baixa!
Vader, estive hoje falando com meu preparador, ele disse ser imperativo o uso de bloco e cabeçotes Autolinea pra aguentar bem, sem quebrar. Disse que o bloco original é muito fraco pra receber o kit 94mm cursado. Disse também que a temperatura do óleo seria algo difícil de se manter em níveis aceitáveis mesmo com cárter seco, que dificilmente baixa dos 190º numa "botinada" na pista. Não conheço ninguém com motorização parecida pra trocar idéia, por isso recorro a vc. O que vc acha??
O Bloco da autolinea em seus dois modelossurgiram como opção para a montagem dos nossos motores em função do decrescimento de produção do motor a ar, pior ainda agora que a Kombi parou de ser fabricada. Por outro lado muitos que usaram este bloco já comentaram não ser a oitava maravilha do mundo, inclusive com resistência menor em alguns aspectos.
Eu não posso optar pois nunca usei.
O Bloco original sempre foi a base da maioria dos motores montados no Brasil,inclusive com kits de 94mm e vira até maiores que 82mm e duram até quebrar... hehehehe!!!
Logicamente que a vida util de um motor preparado é muito inferior ao de um motor original, mas o que eu sempre me refiro é quebra por falha de componente e preparação indevida.
O calcanhar de Aquiles do Bloco original é a região próxima do volante (parte traseira do Bloco) no cilindro 3. O que se pode fazer é encher com solda esta região antes da usinagem e depois faceá-la de modo a tirar este ponto de fragilidade para kits grandes.
Quanto aos cabeçotes: o Problema é o diâmetro das válvulas, que se cresecerem muito deixarão pouco material entre as sedes deixando esta região frágil. Porém a arquitetura do cabeçote da Auto Línea é a mesma, existindo portanto a mesma limitação.
Muitos motores 2300cm3 foram montados com ótimo desempenho por preparadores renomados no Brasil com base neste bloco e deram Show em várias pistas inclusive em interlagos, dentre eles Ricardo Mlanga, Trimilika, Yastaro, Sandro bruno, Pico, etc... Se esqueci de álguém (com certeza esqueci) não foi minha intenção...
Outroponto... 190º Celsius... Aí teu preparador simplesmente deu uma viajada animal... Muito antes dechegar a 190º Celsius qulauqre motor já travou, pois nenhum óleo ( a não ser da Nasa... hehe!!) consegue manter viscosidade cinemática mínima para evitar engripamneto de componentes.
Desconheço motor corretamente preparado que ultrapasse os 130 graus Celsius.
Quem sabe antes de acertar a troca térmica fiquem em até 150, o que já é um absurdo... agora190º Celsius... Será que ele não tá falando da temperatura do forno para assar uma torta de maçãs... hehehe!!!
desculpe as brincadeiras, mas realmente ele exagerou...
Se um preparador disser que o motor vai ficar trabalhando nesta temperatura, cuidado com a informação...
No caso da Saveiro numa preparação extremamente forte ( com mais de 230cv ), o uso de radiador de óleo passa a ser obrigatório, porém sua grade frontal com certeza ajudará muito na montagem e eficiência do mesmo. Uma bomba de óleo de 30mm com circulação é suficiente, somente sendo necessária a utilização de carter seco caso ela fosse utilizada em provas de longa duração. Numa arrancada... Puro desperdício...
Quem sabe até lá já estarei vendendo as minhas Bombas de óleo de 42mm ( estão em fase de protótipo), assim como a minha injeção eletrônica e a ignição eletrônica com ajuste de avanço variável, tudo no painel do seu carro e em tempo real... pena que tá me faltando tempo para testar tudo e botar pra montar. Com certeza serão bem mais baratas que as MSD,CM racing, etc, e sem a pretensão de serem as melhores e mais fortes, apenas tenho a idéia de ter algo bem melhor e confiável que os carburas, distribuidores e com ótima relação custo benefício.
Sinceramente acho que seu preparador está exagerando um pouco ao ver tantas dificuldades para montar um motor deste nível.
Não é culpa dele, mas às vezes está desatualizado em relação ao que pode ser obtido do motor a ar.
Faça um teste... Pergunte para ele que comando ele colocaria neste motor independentemente do bloco e cabeçote, mas para a ciindrada de 2300cm3 e para girar acima de 7000rpm!!
Comente aqui, e poderemos dar mais alguns "conselhos".
O Bloco da autolinea em seus dois modelossurgiram como opção para a montagem dos nossos motores em função do decrescimento de produção do motor a ar, pior ainda agora que a Kombi parou de ser fabricada. Por outro lado muitos que usaram este bloco já comentaram não ser a oitava maravilha do mundo, inclusive com resistência menor em alguns aspectos.
Eu não posso optar pois nunca usei.
O Bloco original sempre foi a base da maioria dos motores montados no Brasil,inclusive com kits de 94mm e vira até maiores que 82mm e duram até quebrar... hehehehe!!!
Logicamente que a vida util de um motor preparado é muito inferior ao de um motor original, mas o que eu sempre me refiro é quebra por falha de componente e preparação indevida.
O calcanhar de Aquiles do Bloco original é a região próxima do volante (parte traseira do Bloco) no cilindro 3. O que se pode fazer é encher com solda esta região antes da usinagem e depois faceá-la de modo a tirar este ponto de fragilidade para kits grandes.
Quanto aos cabeçotes: o Problema é o diâmetro das válvulas, que se cresecerem muito deixarão pouco material entre as sedes deixando esta região frágil. Porém a arquitetura do cabeçote da Auto Línea é a mesma, existindo portanto a mesma limitação.
Muitos motores 2300cm3 foram montados com ótimo desempenho por preparadores renomados no Brasil com base neste bloco e deram Show em várias pistas inclusive em interlagos, dentre eles Ricardo Mlanga, Trimilika, Yastaro, Sandro bruno, Pico, etc... Se esqueci de álguém (com certeza esqueci) não foi minha intenção...
Outroponto... 190º Celsius... Aí teu preparador simplesmente deu uma viajada animal... Muito antes dechegar a 190º Celsius qulauqre motor já travou, pois nenhum óleo ( a não ser da Nasa... hehe!!) consegue manter viscosidade cinemática mínima para evitar engripamneto de componentes.
Desconheço motor corretamente preparado que ultrapasse os 130 graus Celsius.
Quem sabe antes de acertar a troca térmica fiquem em até 150, o que já é um absurdo... agora190º Celsius... Será que ele não tá falando da temperatura do forno para assar uma torta de maçãs... hehehe!!!
desculpe as brincadeiras, mas realmente ele exagerou...
Se um preparador disser que o motor vai ficar trabalhando nesta temperatura, cuidado com a informação...
No caso da Saveiro numa preparação extremamente forte ( com mais de 230cv ), o uso de radiador de óleo passa a ser obrigatório, porém sua grade frontal com certeza ajudará muito na montagem e eficiência do mesmo. Uma bomba de óleo de 30mm com circulação é suficiente, somente sendo necessária a utilização de carter seco caso ela fosse utilizada em provas de longa duração. Numa arrancada... Puro desperdício...
Quem sabe até lá já estarei vendendo as minhas Bombas de óleo de 42mm ( estão em fase de protótipo), assim como a minha injeção eletrônica e a ignição eletrônica com ajuste de avanço variável, tudo no painel do seu carro e em tempo real... pena que tá me faltando tempo para testar tudo e botar pra montar. Com certeza serão bem mais baratas que as MSD,CM racing, etc, e sem a pretensão de serem as melhores e mais fortes, apenas tenho a idéia de ter algo bem melhor e confiável que os carburas, distribuidores e com ótima relação custo benefício.
Sinceramente acho que seu preparador está exagerando um pouco ao ver tantas dificuldades para montar um motor deste nível.
Não é culpa dele, mas às vezes está desatualizado em relação ao que pode ser obtido do motor a ar.
Faça um teste... Pergunte para ele que comando ele colocaria neste motor independentemente do bloco e cabeçote, mas para a ciindrada de 2300cm3 e para girar acima de 7000rpm!!
Comente aqui, e poderemos dar mais alguns "conselhos".
[]s, e boa sorte,
Master Vader.
Olá, Vader. Quanto ao óleo ele disse que usava o Motul na época em Interlagos, cárter seco com reservatório de 25 litros. Mas provavelmente pode ter exagerado um pouco, ele "quase não é" exagerado hehehe
Quanto o comando ele achou que eu iria optar por um Crane, com pratinhos e tudo mais da marca, mas descartei a marca pelo preço, devemos ter cópias mais em conta aqui. A graduação de 318º ele curtiu, disse que viraria tudo de ponta cabeça que na linguagem dele quer dizer que fica bom pra cara&%# hehehe
Em relação à refrigeração, tem algum bloco que tem mais canais de óleo ou maiores, Kombi por exemplo??
Eu já sofri com 2 quebras com meu ex-turbo mas as 2 por cagada minha: a primeira por excesso de pressão e ponto, a 2a. por estar num circuito e o carro sem catch-tank, quando baixou o combustível (álcool) as bombas "cavitaram" numa curva longa e deu falta, aí já viu, furei pistão... Mas não é por isso q agora opto por aspirado, é por tesão mesmo, já q o Ibiza vai receber o kit que era do Gol (mas com "ups").
Depois passe informações a respeito do seu gerenciador de injeção, eu ia bandear pra um HIS aspro ou FuelTech, mas...
Olá, Vader. Quanto ao óleo ele disse que usava o Motul na época em Interlagos, cárter seco com reservatório de 25 litros. Mas provavelmente pode ter exagerado um pouco, ele "quase não é" exagerado hehehe
Quanto o comando ele achou que eu iria optar por um Crane, com pratinhos e tudo mais da marca, mas descartei a marca pelo preço, devemos ter cópias mais em conta aqui. A graduação de 318º ele curtiu, disse que viraria tudo de ponta cabeça que na linguagem dele quer dizer que fica bom pra cara&%# hehehe
Em relação à refrigeração, tem algum bloco que tem mais canais de óleo ou maiores, Kombi por exemplo??
Eu já sofri com 2 quebras com meu ex-turbo mas as 2 por cagada minha: a primeira por excesso de pressão e ponto, a 2a. por estar num circuito e o carro sem catch-tank, quando baixou o combustível (álcool) as bombas "cavitaram" numa curva longa e deu falta, aí já viu, furei pistão... Mas não é por isso q agora opto por aspirado, é por tesão mesmo, já q o Ibiza vai receber o kit que era do Gol (mas com "ups").
Depois passe informações a respeito do seu gerenciador de injeção, eu ia bandear pra um HIS aspro ou FuelTech, mas...
Os blocos nacoonais disponíveis tem sempre a mesma cnfiguração. O que se costuma fazer é melhorar o fluxo por exmplo para as bielas, com furos adicionais nas bronzinas.
Quanto ao meu módulo, ainda está como protótipo... Ainda vai demorar um pouco hehe!!
Quanto ao comando eu (sugestão apenas) eu opto sempre pelos da Engle.
Num motor deste nível, masis de 300 graus serão coerentes, portanto um W140, W160, FK87, FK89, VZ35, etc serão algumas das opções a serem avaliadas. Molas duplas e varetas de aço para não virarem um "s".
Os blocos nacoonais disponíveis tem sempre a mesma cnfiguração. O que se costuma fazer é melhorar o fluxo por exmplo para as bielas, com furos adicionais nas bronzinas.
Quanto ao meu módulo, ainda está como protótipo... Ainda vai demorar um pouco hehe!!
Quanto ao comando eu (sugestão apenas) eu opto sempre pelos da Engle.
Num motor deste nível, masis de 300 graus serão coerentes, portanto um W140, W160, FK87, FK89, VZ35, etc serão algumas das opções a serem avaliadas. Molas duplas e varetas de aço para não virarem um "s".
[]s,
Master Vader.
Molas e varetas OK!
Mas o que são esses códigos (W140, W160...) ? Tem alguma tabela deles aqui no fórum??
Se precisar de um beta-tester por módulo dá um toque ;) .
Mas o que são esses códigos (W140, W160...) ? Tem alguma tabela deles aqui no fórum??
Se precisar de um beta-tester por módulo dá um toque ;) .
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Esses códigos são dos comando da engle. A linha W é pra aspirado, a linha VZ é pra aspirado com alto levante de valvula, a linha FK tb é pra aspirado alto levante com uso de balancins especiais, a linha TCS é pra turbo.
lá no dragsterbrasil tem um cara vendendo várias peças pra vw ar... dentre elas bloco AS41 trabalhado, vira da CB de 84mm forjado, jg de bielas forjadas da Bugpack, kit Mahle de 94mm... não tem o preço lá, mas acho q vale a pena perguntar
Amigos, vocês têm alguma idéia de como colocar um câmbio 5 marchas num motor de Gol BX (refrig. ar) ???
Amigo,
Sem dúvida, é uma excelente idéia essa também! hehehe
Acho que seja simples, precisando de uma flange para "casar" o cambio com o motor. Talvez dê para se basear nas flanges usadas para colocar motor AP no Fusca. Mas não tenho certeza.
Acredito que seja fácil usar os suportes originais dos cambios de AP(da família caixeta) e colocá-las no seu carro, como no original. Assim, só teria o trabalho de adaptar o motor no cambio.
Abraço e boa sorte!
Aos que não atualizaram ...
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Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!
VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!
Amigo,
Sem dúvida, é uma excelente idéia essa também! hehehe
Acho que seja simples, precisando de uma flange para "casar" o cambio com o motor. Talvez dê para se basear nas flanges usadas para colocar motor AP no Fusca. Mas não tenho certeza.
Acredito que seja fácil usar os suportes originais dos cambios de AP(da família caixeta) e colocá-las no seu carro, como no original. Assim, só teria o trabalho de adaptar o motor no cambio.
Abraço e boa sorte!
Vlw Rafael_MO !!
A idéia de achar uma Saveiro a ar já está na gaveta, simplesmente todos os carros com preço "coerente" pra iniciar o projeto que imagino simplesmente estão com a estrutura comprometida, algumas têm a coluna A praticamente feitas em massa plástica !! Essas picapes são muito sambadas, é muita coisa que já foi carregada, muito desaforo por parte dos (maus) proprietários.
A saída vai ser começar o projeto com um Gol a ar.
Só que tem o seguinte, até onde conheço a mecânica dos Fuscas e do Gol a ar, o motor é suportado apenas pelo câmbio que por sua vez está ancorado às longarinas. Trocando-se o câmbio não haverá mais onde ancorar, já que os suportes são diferentes nos carros com motores "AP". Mas até aí tudo bem, ancorar o câmbio não deve ser um bicho muito complicado. Mas pra casar o câmbio 5 marchas (de motor AP) com o motor a ar é que não estou conseguindo pensar.
agora que vi teu topico camarada! retomando o projeto entao!! maior tempao sem noticias!!
conta ai a quantos anda!!
E pra arrumar uma sava a ar ajeitada? Por isso a coisa ainda não tinha andado. Mas as idéias nunca pararam, tenho alguns megas de fotos de internet pra ilustrar tudo que vou precisar. E mudei uma coisa, antes pensava no motor aspirado injetado forjado e com kit de cilindrada. Quase tudo vai ser assim, exceto que ao invés de 4 cornetas aspirando o ar vai ter uma turba (provavelmente .50) sugando o ar.
Opa, projeto muito massa, era um sonho meu comprar uma sava a ar para dar um talento, procurei, procurei mas não achei nenhuma que tivesse uma estrutura interessante para restauro, ai peguei um gol bx a ar 1980, e começando a montar um motor na bancada para ele, por inquanto vou rodando de 1300 mesmo hehe, mais boa sorte em seu projeto que diga-se de passage é um belo de um projeto.....
Opa, projeto muito massa, era um sonho meu comprar uma sava a ar para dar um talento, procurei, procurei mas não achei nenhuma que tivesse uma estrutura interessante para restauro, ai peguei um gol bx a ar 1980, e começando a montar um motor na bancada para ele, por inquanto vou rodando de 1300 mesmo hehe, mais boa sorte em seu projeto que diga-se de passage é um belo de um projeto.....
Camylo, pois é, pelo visto não foi eu quem procurou mal, é difícil mesmo achar uma sava inteira e com bom preço, as que vi sinceramente era pra ir pro lixo pq nem pra desmanche serviria.
Legal saber que tem mais gente fuçando nos BX. Meu entrave agora é descobrir como colocar um câmbio de 5 marchas no motor a ar. Há "200" anos atrás vi um VW TL com motor boxer e câmbio de 5 marchas, então sei que é possível fazê-lo, só não sei como.
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