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Motor 2.5cc

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  • Motor 2.5cc

    Amigos, sou novo aqui. Tenho o projeto de montar uma Saveiro 82/84 refrigerada a ar aspirada injetada com cilindrada por volta de 2.500cc (não quero o 2.3). Quero usar álcool como combustível, 2 borboletas, 4 bicos e "HIS".

    Alguém tem as características e medidas deste motor para passar? Comandos de válvulas interessantes pra usar com esse motor?? Potência estimada, será que chega aos 210cv??? Não penso em arrancadas por conta do baixo peso no eixo dianteiro, mas "brincadeiras" tipo categoria desafio poderão rolar.

    Obrigado.

  • #2
    Du ! Acho que vc vai ter que usar vira de 90mm com pistões 94mm que vai dar quase 2500cc, só que vc terá que alimentar melhor o motor, não só com 2 borboletas e sim com 4 borboletas e 4 ou 8 bicos(talvez por ser aspirada 4 bicos sejam suficientes), comandos acima de 300°, módulo de injeção que vc achar melhor,válvulas gigantes etc. Não vejo problemas pelo motor a ar ser mais leve que o a àgua, pois normalmente se alivia todo o peso possível do carro para competir e os amortecedotes dianteiros são especiais para a frente quase não levantar e os traseiros também são especiais, isso quando não são travados. Para incremento de tração alguns colocam pesos na dianteira.As peças vc encontra na Sportsystem.com.br de São Paulo só que mexer em motor de fusca neste nível custa muito dinheiro. Para vc ter idéia, só o vira custa +- 2600,00 e o kit 94 +- 1100,00 fora o resto, pois vc vai precisar de um bloco "zero" para montar tudo isso por +- 1500,00, refrigeração tb têm que ser especial. Acho que se gasta mais de 10.000,00 só de mecânica, fora suspensão e equipamentos. Se vc está "peludão" isto é com cascalho sobrando, vá em frente, senão repense a mecânica.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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    • #3
      Postado originalmente por Dubasan
      Amigos, sou novo aqui. Tenho o projeto de montar uma Saveiro 82/84 refrigerada a ar aspirada injetada com cilindrada por volta de 2.500cc (não quero o 2.3). Quero usar álcool como combustível, 2 borboletas, 4 bicos e "HIS".

      Alguém tem as características e medidas deste motor para passar? Comandos de válvulas interessantes pra usar com esse motor?? Potência estimada, será que chega aos 210cv??? Não penso em arrancadas por conta do baixo peso no eixo dianteiro, mas "brincadeiras" tipo categoria desafio poderão rolar.

      Obrigado.
      Com um 2.3 vc chega em 210cv traquilamente tb, com a vantagem de poder utilizar componentes nacionais, como o vira de 82mm (LEPE) e pistões 94mm (Mahle).

      []'s

      Lucas

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      • #4
        Postado originalmente por maurilio
        Du ! Acho que vc vai ter que usar vira de 90mm com pistões 94mm que vai dar quase 2500cc, só que vc terá que alimentar melhor o motor, não só com 2 borboletas e sim com 4 borboletas e 4 ou 8 bicos(talvez por ser aspirada 4 bicos sejam suficientes), comandos acima de 300°, módulo de injeção que vc achar melhor,válvulas gigantes etc. Não vejo problemas pelo motor a ar ser mais leve que o a àgua, pois normalmente se alivia todo o peso possível do carro para competir e os amortecedotes dianteiros são especiais para a frente quase não levantar e os traseiros também são especiais, isso quando não são travados. Para incremento de tração alguns colocam pesos na dianteira.As peças vc encontra na Sportsystem.com.br de São Paulo só que mexer em motor de fusca neste nível custa muito dinheiro. Para vc ter idéia, só o vira custa +- 2600,00 e o kit 94 +- 1100,00 fora o resto, pois vc vai precisar de um bloco "zero" para montar tudo isso por +- 1500,00, refrigeração tb têm que ser especial. Acho que se gasta mais de 10.000,00 só de mecânica, fora suspensão e equipamentos. Se vc está "peludão" isto é com cascalho sobrando, vá em frente, senão repense a mecânica.
        Olá, Maurilio. Realmente vou repensar o projeto quanto à cilindrada, achei que dava pra chegar nos 2.5 usando o vira original do 1.6 e, aproveitando vou usar taxa de compressão que deverá ficar entre 11:1 e 12:1 pra aproveitamento máximo do "poder" do álcool.

        Numa primeira fase ficará mesmo com 2 borboletas e 4 bicos. O comandão nervoso está no projeto, não será carro pro dia-a-dia. A bateria será mudada lá pra frente do motor (mesma posição usada nos Golf) para aumentar o peso antes do eixo e melhorar a tração (junto de radiador de óleo e o que mais puder ser "puxado" pra lá), junto das barras de tração. Mas como disse, as arrancadas serão só uma brincadeira, não é o propósito da montagem do carro. A refrigeração, se não for por cárter seco, será feita por bomba com 4 estágios.

        Como vc montou a ventuinha no seu motor (foto do avatar)? É de Porsche?

        Vlw aí, ainda estou engatinhando no motor a ar e o mundo dos aspros ainda não explorei, apenas os turbos refrig. a água.

        Se tiver mais alguma informação importante me passe por favor.

        Abraços.
        Last edited by Dubasan; 21-02-2007, 01:45 PM.

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        • #5
          Postado originalmente por fucabala
          Com um 2.3 vc chega em 210cv traquilamente tb, com a vantagem de poder utilizar componentes nacionais, como o vira de 82mm (LEPE) e pistões 94mm (Mahle).

          []'s

          Lucas
          Fala Lucas, blz?

          Qual o vira original do 1.6, não é 82mm? Por que LEPE?

          Qual a "patada" (torque) dum motor desses? Por isso eu queria 2.5, pra mais torque, mas já descartei por causa do vira especial, vou de 2.3 mesmo.

          Vlw.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Dubasan
            Fala Lucas, blz?

            Qual o vira original do 1.6, não é 82mm? Por que LEPE?

            Qual a "patada" (torque) dum motor desses? Por isso eu queria 2.5, pra mais torque, mas já descartei por causa do vira especial, vou de 2.3 mesmo.

            Vlw.

            O vira original é de 69mm!!

            Os de 74mm; 76mm; 78,4mm e 82mm são especiais de curso maior.

            Com o vira original de 69mm do 1300; 1500; 1600 e 1700cm3 pode-se chegar no máximo (com peças nacionais) a 1915cm3 com kits de 94mm de diâmetro.

            Para se chegar a 2300cm3 além do kit de 94mm usa-se o vira de curso maior (82mm da LEPE por exemplo) chegando a 2276cm3.

            Em geral um motor bem preparado gera 9 a 10kgf.m de torque por litro de cilindrada, ou seja considerando 9kgf.m, teremos:

            Motor 1.6 mínimo de 14,2kgf.m
            Motor 1.9 mínimo de 17,2 kgf.m
            Motor 2.3 mínimo de 20,5 kgf.m

            comparando-se com o original 1600cm3 que possui no máximo 12,6 kgf.m dá para se ter uma noção do que se ganha numa aceleração.

            Se utilzarmos um comando na casa dos 300 a 328 graus, pode-se esperar rotações de 7500rpm pelo menos, e se a alimentação for feita com webers duplos 44 ou 48 ou 4 trotles de 44mm ou ainda 2 trotles de mais de 50mm, podemos esperar potências da seguinte ordem (logicamente muitos detalhes devem ser lembrados, como válvulas maiores, trabalho nos dutos, etc):

            Motor 1.6 mínimo de 150cv
            Motor 1.9 mínimo de 180 cv
            Motor 2.3 mínimo de 215 cv

            O que comparado aos 60cv do 1600 cm3 mostra até onde se chega!!!

            []s,

            Master Vader.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

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            • #7
              Postado originalmente por Dubasan
              Fala Lucas, blz?

              Qual o vira original do 1.6, não é 82mm? Por que LEPE?

              Qual a "patada" (torque) dum motor desses? Por isso eu queria 2.5, pra mais torque, mas já descartei por causa do vira especial, vou de 2.3 mesmo.

              Vlw.
              LEPE é o fabricante do virabrequim nacional. www.lepe.com.br.

              heheh, acho que o Vader ja respondeu sua pergunta, qto ao torque e td mais.
              Mto bem respondida por sinal!! vlw Master...

              Se vc precisar de lojas para comprar peças para sua Saveiro tem umas indicações na seção Lojas do forum.

              Qto a minha ventoinha (foto do avatar), é a mesma utilizada no Gol BX e Saveiro motor a ar.

              []'s

              Lucas

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              • #8
                Postado originalmente por Master Vader
                O vira original é de 69mm!!

                Os de 74mm; 76mm; 78,4mm e 82mm são especiais de curso maior.

                Com o vira original de 69mm do 1300; 1500; 1600 e 1700cm3 pode-se chegar no máximo (com peças nacionais) a 1915cm3 com kits de 94mm de diâmetro.

                Para se chegar a 2300cm3 além do kit de 94mm usa-se o vira de curso maior (82mm da LEPE por exemplo) chegando a 2276cm3.

                Em geral um motor bem preparado gera 9 a 10kgf.m de torque por litro de cilindrada, ou seja considerando 9kgf.m, teremos:

                Motor 1.6 mínimo de 14,2kgf.m
                Motor 1.9 mínimo de 17,2 kgf.m
                Motor 2.3 mínimo de 20,5 kgf.m

                comparando-se com o original 1600cm3 que possui no máximo 12,6 kgf.m dá para se ter uma noção do que se ganha numa aceleração.

                Se utilzarmos um comando na casa dos 300 a 328 graus, pode-se esperar rotações de 7500rpm pelo menos, e se a alimentação for feita com webers duplos 44 ou 48 ou 4 trotles de 44mm ou ainda 2 trotles de mais de 50mm, podemos esperar potências da seguinte ordem (logicamente muitos detalhes devem ser lembrados, como válvulas maiores, trabalho nos dutos, etc):

                Motor 1.6 mínimo de 150cv
                Motor 1.9 mínimo de 180 cv
                Motor 2.3 mínimo de 215 cv

                O que comparado aos 60cv do 1600 cm3 mostra até onde se chega!!!

                []s,

                Master Vader.
                Huuuuummm, blz. Como estava achando que com o vira origi chegava aos 2.3 já vi que terei que gastar mais do que pensava. Fico tentado a fazer um 1.9 turbo pela facilidade, mas dessa vez quero montar um aspro fortinho.

                Quanto sai um vira de 82mm?? E o de 84mm ?? Nacionais ou importados??

                E quanto aos cilindros? Dá pra encamisar os "origi" ou tem que ser adquirido novos já com maior diâmetro??

                Pretendo usar 2 corpos de borboleta de 50mm aproximadamente. Mas 2 corpos do Gol GTI quadrado (1º "estágio" pequeno e o outro bem maior) estão nos planos como forma a conseguir uma saída "esperta".

                O site da LEPE está em manutenção...

                Estou reunindo o máximo possível de informações a respeito deste motor para definir o projeto da Sava.

                Já vi que o Vader é o Vamp (do fórum do Gol turbo) daqui deste fórum !!
                Last edited by Dubasan; 21-02-2007, 01:49 PM.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por fucabala
                  LEPE é o fabricante do virabrequim nacional. www.lepe.com.br.

                  heheh, acho que o Vader ja respondeu sua pergunta, qto ao torque e td mais.
                  Mto bem respondida por sinal!! vlw Master...

                  Se vc precisar de lojas para comprar peças para sua Saveiro tem umas indicações na seção Lojas do forum.

                  Qto a minha ventoinha (foto do avatar), é a mesma utilizada no Gol BX e Saveiro motor a ar.

                  []'s

                  Lucas
                  O site está em manutenção, mas irei tentar por esses dias até que consiga acessar.

                  A ventoinha parece maior que as dos BX, mas deve ser por estar dentro do cofre (apertado) do Fusca...

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                  • #10
                    Postado originalmente por Dubasan
                    Huuuuummm, blz. Como estava achando que com o vira origi chegava aos 2.3 já vi que terei que gastar mais do que pensava. Fico tentado a fazer um 1.9 turbo pela facilidade, mas dessa vez quero montar um aspro fortinho.

                    Quanto sai um vira de 82mm?? E o de 84mm ?? Nacionais ou importados??

                    E quanto aos cilindros? Dá pra encamisar os "origi" ou tem que ser adquirido novos já com maior diâmetro??

                    Pretendo usar 2 corpos de borboleta de 50mm aproximadamente. Mas 2 corpos do Gol GTI quadrado (1º "estágio" pequeno e o outro bem maior) estão nos planos como forma a conseguir uma saída "esperta".

                    O site da LEPE está em manutenção...

                    Estou reunindo o máximo possível de informações a respeito deste motor para definir o projeto da Sava.

                    Já vi que o Vader é o Vamp (do fórum do Gol turbo) daqui deste fórum !!

                    O kit do motor a ar já vem com novas camisas (cilindros aletados), pistões, anéis e pinos.
                    Para sua montagem , devem ser usinados bloco e cabeçotes, aumentando "os furos" dos mesmos, sem o qual fica impossível o "encaixe" destas peças novas.
                    As duas borboletas d Gol GTi são bem interessantes, pois possibilitam em baixa alta velocidade de ar no sistema de admissão gerando respostas em baixa bem rápidase alto fluxo quando abrem as grandes, como se fossem carburadores progressivos, porém de dimensões suficientes para alimentar um motor 2300cm3 sem problemas.

                    Esta pessoa que você citou, o "Vamp", deve ser algum parente distante meu. hehehe!!!


                    E damos o maior apoio para você preparar sua SAVA, mantendo o motor a ar...
                    parabens pela escolha e determinação de manter o motor. Muitos na sua posição já teriam se "bandeado" para o AP.
                    []s,

                    Master Vader.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Dubasan
                      Huuuuummm, blz. Como estava achando que com o vira origi chegava aos 2.3 já vi que terei que gastar mais do que pensava. Fico tentado a fazer um 1.9 turbo pela facilidade, mas dessa vez quero montar um aspro fortinho.

                      Quanto sai um vira de 82mm?? E o de 84mm ?? Nacionais ou importados??

                      E quanto aos cilindros? Dá pra encamisar os "origi" ou tem que ser adquirido novos já com maior diâmetro??

                      Pretendo usar 2 corpos de borboleta de 50mm aproximadamente. Mas 2 corpos do Gol GTI quadrado (1º "estágio" pequeno e o outro bem maior) estão nos planos como forma a conseguir uma saída "esperta".

                      O site da LEPE está em manutenção...

                      Estou reunindo o máximo possível de informações a respeito deste motor para definir o projeto da Sava.

                      Já vi que o Vader é o Vamp (do fórum do Gol turbo) daqui deste fórum !!

                      O vira de 84mm não é fabricado mais pela LEPE, o de 82mm custa R$ 700,00
                      Um kit de camisa e pistão 94 custa R$1100,00. Virabrequim importado nem sei o preço atualmente, mas o ultimo que vi o preço custava mais de R$3000,00 o de 84 mm.

                      []'s

                      Lucas

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                      • #12
                        Postado originalmente por Master Vader
                        O kit do motor a ar já vem com novas camisas (cilindros aletados), pistões, anéis e pinos.
                        Para sua montagem , devem ser usinados bloco e cabeçotes, aumentando "os furos" dos mesmos, sem o qual fica impossível o "encaixe" destas peças novas.
                        As duas borboletas d Gol GTi são bem interessantes, pois possibilitam em baixa alta velocidade de ar no sistema de admissão gerando respostas em baixa bem rápidase alto fluxo quando abrem as grandes, como se fossem carburadores progressivos, porém de dimensões suficientes para alimentar um motor 2300cm3 sem problemas.

                        Esta pessoa que você citou, o "Vamp", deve ser algum parente distante meu. hehehe!!!


                        E damos o maior apoio para você preparar sua SAVA, mantendo o motor a ar...
                        parabens pela escolha e determinação de manter o motor. Muitos na sua posição já teriam se "bandeado" para o AP.
                        []s,

                        Master Vader.
                        Legal a informação de que o kit já acompanha os cilindros com camisas, achei que teria que encamisá-los. Estive pesquisando e notei que os cilindros mexicanos têm mais aletas, mas como o motor receberá ar frontal em muito mais abundância que no Fusca creio que não farão falta, seria uma "frescura" cara.

                        A idéia do corpo de borboletas de GTI partiu quando ainda tinha meu Gol 1.0 16V turbinado (http://www.cardomain.com/ride/594886), queria implementar nele essa solução, porém não deu tempo, vendi-o antes. Como retirei o coletor de adimissão original de plástico que tem dutos bem finos (substitui pelo coletor de alumínio do turbo de fábrica) o carro ficou meio manco de saída e esse TBI de GTI viria resolver em parte essa deficiência. Os dutos do coletor do turbo são bem mais curtos e de maior diâmetro, perfeitos para altos giros e bastante pressão, porém em baixa rpm era uma "apatia só" pra subir de giro até 3000 rpm.

                        O Vamp é o "fundador" do Clube do Gol Turbo (www.golturbo.com.br) e o dono de uma Parati 1.0 16V turbo que faz muitos dividarem que ainda é 1.0 (mas é!!!) pelo tanto que rende o motor (por favor, não quero polemizar aqui o que já é polêmico lá, aqui só trataremos dos boxer). Ele divide com a galera muitas receitas por ele mesmo experimentadas e que deram certo, seus macetes pessoais na regulagem (menos os secretos, claro) e tudo o mais em que ele puder ajudar, ou seja, é um VERDADEIRO parente seu, do "mal" mas que quer fazer o "bem" hehehehehe, afinal Vader ou Vamp é tudo com "V" e do lado obscuro da "força" hehehehehehe...

                        E esse lance de fazer a Sava "a ar" é, na verdade, um fator complicador e eu adoro desafios, afinal é mais fácil fazer um "AP" do que um boxer (ou transformar de boxer pra AP), é mais fácil encotrar uma boa carroceria de Saveiro 1.8 a partir de 88 do que uma 83 ou 84 (aliás, até agora não encontrei nada que prestasse nem pra recuperação), é infinitamente mais fácil e barato colocar um "soprador de ar" no motor mas eu quero um aspro (estou montando um Ibiza com o "caracol") que me dará tantas alegrias quanto o turbinado, fora a notoriedade de ter um carro sem igual: incomum por ser uma Sava a ar, boxer VW injetado "em casa", aspirado e... forte! E ainda será mais fácil documentar o carro com as alterações que, embora permitidas as regulamentações pela Lei, aqui na minha cidade o delegado é um pé no saco e tudo o que ele puder fazer pra dificultar ou impedir a legalização do turbo, ele faz (meu outro carro não posso legalizar por conta da seguradora então estou cag... e andando pro delega), mas a Sava eu quero legalizar pra poder viajar para encontros e eventos, ela nunca mais carregará nem uma folha de papel na caçamba! O visual será totalmente euro-style... A cor? Laranja perolizado semelhante ao dos "Lambo" e capota (estilo targa) preta laqueada, escape 4x2 até atrás centralizado... O restante tá dentro da cabeça só esperando a hora certa hehehehe

                        O lance da minha fixação no motor a ar vem desde o dia que vi o motor de um Fusca na preparadora que trabalha no meu carro, um 2.1 a metanol que respondia que nem gente grande, sem hesitação nenhuma subia de giro em picos alucinantes, marcha-lenta embaralhada que parecia música e ele conseguia encobrir até o "som" do Maveko V8 do preparador (com Holley super-flow 750cfm, aranha 8x2, comandão...) !!! Desse dia em diante passei a rever meus conceitos hehehehe Mas como não quero um Fusca só tinha 2 opções: Gol BX ou Sava a ar. Gol tem aos montes e eu fui encanar justo com o mais difícil hehehehe.. e olha que eu nunca terei uma pick-up, independente da marca ou tamanho, pra andar no dia-a-dia (não consigo não ter um porta-malas atrás de mim!) e como a esposa "pede as contas" se eu comprar moto de novo então já viu né?? Sava na cabeça!

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                        • #13
                          Postado originalmente por fucabala
                          O vira de 84mm não é fabricado mais pela LEPE, o de 82mm custa R$ 700,00
                          Um kit de camisa e pistão 94 custa R$1100,00. Virabrequim importado nem sei o preço atualmente, mas o ultimo que vi o preço custava mais de R$3000,00 o de 84 mm.

                          []'s

                          Lucas
                          Vlw, Lucas. Vou de 94mm x 82mm mesmo, 2.3 !! Afinal é carro só de "brincadeira", não vale a pena investir o mundo só pra passear... mas ainda sonharei com o de 90mm.

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                          • #14
                            Dubasan,

                            Vai fica muito boa sua SAVA... ja consigo imaginá-la pelas suas descrições!!

                            Os cilindros Mexicanos tem mais aletas pq os cabeçotes tem aletas de menos!! hehehe!!

                            []'s e boa sorte na sua preparação... espero que poste os resultados dps pra galera do forum.

                            Lucas

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                            • #15
                              Postado originalmente por Dubasan
                              Legal a informação de que o kit já acompanha os cilindros com camisas, achei que teria que encamisá-los. Estive pesquisando e notei que os cilindros mexicanos têm mais aletas, mas como o motor receberá ar frontal em muito mais abundância que no Fusca creio que não farão falta, seria uma "frescura" cara.

                              A idéia do corpo de borboletas de GTI partiu quando ainda tinha meu Gol 1.0 16V turbinado (http://www.cardomain.com/ride/594886), queria implementar nele essa solução, porém não deu tempo, vendi-o antes. Como retirei o coletor de adimissão original de plástico que tem dutos bem finos (substitui pelo coletor de alumínio do turbo de fábrica) o carro ficou meio manco de saída e esse TBI de GTI viria resolver em parte essa deficiência. Os dutos do coletor do turbo são bem mais curtos e de maior diâmetro, perfeitos para altos giros e bastante pressão, porém em baixa rpm era uma "apatia só" pra subir de giro até 3000 rpm.

                              O Vamp é o "fundador" do Clube do Gol Turbo (www.golturbo.com.br) e o dono de uma Parati 1.0 16V turbo que faz muitos dividarem que ainda é 1.0 (mas é!!!) pelo tanto que rende o motor (por favor, não quero polemizar aqui o que já é polêmico lá, aqui só trataremos dos boxer). Ele divide com a galera muitas receitas por ele mesmo experimentadas e que deram certo, seus macetes pessoais na regulagem (menos os secretos, claro) e tudo o mais em que ele puder ajudar, ou seja, é um VERDADEIRO parente seu, do "mal" mas que quer fazer o "bem" hehehehehe, afinal Vader ou Vamp é tudo com "V" e do lado obscuro da "força" hehehehehehe...

                              E esse lance de fazer a Sava "a ar" é, na verdade, um fator complicador e eu adoro desafios, afinal é mais fácil fazer um "AP" do que um boxer (ou transformar de boxer pra AP), é mais fácil encotrar uma boa carroceria de Saveiro 1.8 a partir de 88 do que uma 83 ou 84 (aliás, até agora não encontrei nada que prestasse nem pra recuperação), é infinitamente mais fácil e barato colocar um "soprador de ar" no motor mas eu quero um aspro (estou montando um Ibiza com o "caracol") que me dará tantas alegrias quanto o turbinado, fora a notoriedade de ter um carro sem igual: incomum por ser uma Sava a ar, boxer VW injetado "em casa", aspirado e... forte! E ainda será mais fácil documentar o carro com as alterações que, embora permitidas as regulamentações pela Lei, aqui na minha cidade o delegado é um pé no saco e tudo o que ele puder fazer pra dificultar ou impedir a legalização do turbo, ele faz (meu outro carro não posso legalizar por conta da seguradora então estou cag... e andando pro delega), mas a Sava eu quero legalizar pra poder viajar para encontros e eventos, ela nunca mais carregará nem uma folha de papel na caçamba! O visual será totalmente euro-style... A cor? Laranja perolizado semelhante ao dos "Lambo" e capota (estilo targa) preta laqueada, escape 4x2 até atrás centralizado... O restante tá dentro da cabeça só esperando a hora certa hehehehe

                              O lance da minha fixação no motor a ar vem desde o dia que vi o motor de um Fusca na preparadora que trabalha no meu carro, um 2.1 a metanol que respondia que nem gente grande, sem hesitação nenhuma subia de giro em picos alucinantes, marcha-lenta embaralhada que parecia música e ele conseguia encobrir até o "som" do Maveko V8 do preparador (com Holley super-flow 750cfm, aranha 8x2, comandão...) !!! Desse dia em diante passei a rever meus conceitos hehehehe Mas como não quero um Fusca só tinha 2 opções: Gol BX ou Sava a ar. Gol tem aos montes e eu fui encanar justo com o mais difícil hehehehe.. e olha que eu nunca terei uma pick-up, independente da marca ou tamanho, pra andar no dia-a-dia (não consigo não ter um porta-malas atrás de mim!) e como a esposa "pede as contas" se eu comprar moto de novo então já viu né?? Sava na cabeça!
                              Isto tudo é o virus do motor a ar.
                              Só um detalhe motor mexicano que você se refere é muito parecido com o nosso, sendo identico nas camisas e número de aletas da mesma quando comparamos com os motores a partir de 1984. Por outro lado o número de aletas no cabeçote cai de 8 para 6 nesta configuração.
                              de qualquer forma numa preparação, utilizamos geralmente os cabeçotes do modelo antigo (8aletas), e os kits com a configuração do antigo (até 1983).
                              Mas não se preocupe, quando comprar o kit 94mm somente existem duas versões, uma para vira original (ou até 78,4mm numa montagem ideal) ou kit para vira de 82mm cujo pino dos pistões é deslocado na direção da cabeça do pistão.

                              []s,

                              Master Vader
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

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