A algum tempo um amigo me disse que para tirar os "ferrugens" dos cromados e deixa-los como novos o macete era Coca Cola aplicada com aquela esponja de cozinha que tem um dos lados áspero.
Nunca fiz isso, não por causa da Coca Cola, que se não removida direito, no máximo só iria juntar muita formiga pelo veículo, mas sim pela esponja cujo lado áspero arranha e muito. Um bombril não arranha tanto e esse papo de Coca Cola era lenda.
Neste sábado resolvi limpar o carburador que estava funcionando bem.
Como é de praxe, aquele maldito pino que fica dentro do canal que vai para o injetor de aceleração rápida prende devido ao alto teor de álcool (e outras coisas na nossa gasolina). Nas outras vezes a injeção de óleo doméstico, WD 40 (ou similar) ou mesmo gasolina com uma seringa acabava por soltar o maldito pino. Mas dessa vez a coisa ficou braba.
Tentei com uma seringa injetar gasolina, oleo King, WD-40 e afins, aerosol específico para limpeza de carburadores, tanto pela ponta do injetor (uma retro lavagem) como pelo orifício da tampa do carburador que leva ao canal do injetor e nada. O êmbolo da seringa, que é de plástico, chegou a entortar de tanta força que eu fazia mas não passava nada.
Já comentei esse assunto do pino e seus problemas aqui no Forum, inclusive que um amigo recomendou retira-lo. Só que para retirar o pino é necessário perfurar com broca os tampões da tubulação, que são prensados de fábrica na carcaça. O problema é fazer tampões novos, coisa para um torneiro mecânico, que só irá destruir os tampões se efetivamente puder fazer outros novos e colocá-los na carcaça.
O problema sério é que era sábado, quase 22 horas, não há torneiro mecânico funcionando nem haveria no domingo e na 2ª feira é dia de trabalho e eu não tenho tempo de correr atrás disso. Também estou duro e não tenho dinheiro para comprar um carburador novo. E esse carburador, um Solex H-35 PDSIT é "mosca branca" e caro. Também estou de viagem marcada e planejada a 1 ano para a 1ª semana de março e vou com esse veículo. Estava eu FMP!
Pedi então a minha filha para comprar, ali na loja de conveniência do posto, 2l de Coca Cola, antes que a loja também fechasse.
Coloquei um pouco de Coca Cola num pirex de vidro, mergulhei a tampa do carburador nele, enchi uma seringa e injetei o "líquido" pela ponta do injetor (retro lavagem). O resultado foi instantâneo, o líquido espumando saiu pelo orificio do outro lado da tubulação e o êmbolo da seringa se deslocou macio que nem manteiga. Repeti cerca de 3 vezes essa operação e depois injetei a Coca pelo orificio do outro lado e um jato bonito e preciso saiu pela ponta do injetor. Problema resolvido!
Depois mergulhei a tampa do carburador em água limpa e corrente para tirar os vestígios da Coca Cola.
Não estou de forma nenhuma recomendando que alguem limpe o carburador com Coca Cola, quem o fizer, será por sua conta e risco. Mas fica aqui a dica,que pode ser tentada como último recurso, quando os métodos convencionais não surtiram efeito e não se tem mais nada a perder. Se não fizer bem, mal não faz. Recomendo apenas que depois do procedimento se lave o carburador com água e não deixar passar muito tempo (dias) para recolocá-lo no veículo. Água enferruja.
Nunca fiz isso, não por causa da Coca Cola, que se não removida direito, no máximo só iria juntar muita formiga pelo veículo, mas sim pela esponja cujo lado áspero arranha e muito. Um bombril não arranha tanto e esse papo de Coca Cola era lenda.
Neste sábado resolvi limpar o carburador que estava funcionando bem.
Como é de praxe, aquele maldito pino que fica dentro do canal que vai para o injetor de aceleração rápida prende devido ao alto teor de álcool (e outras coisas na nossa gasolina). Nas outras vezes a injeção de óleo doméstico, WD 40 (ou similar) ou mesmo gasolina com uma seringa acabava por soltar o maldito pino. Mas dessa vez a coisa ficou braba.
Tentei com uma seringa injetar gasolina, oleo King, WD-40 e afins, aerosol específico para limpeza de carburadores, tanto pela ponta do injetor (uma retro lavagem) como pelo orifício da tampa do carburador que leva ao canal do injetor e nada. O êmbolo da seringa, que é de plástico, chegou a entortar de tanta força que eu fazia mas não passava nada.
Já comentei esse assunto do pino e seus problemas aqui no Forum, inclusive que um amigo recomendou retira-lo. Só que para retirar o pino é necessário perfurar com broca os tampões da tubulação, que são prensados de fábrica na carcaça. O problema é fazer tampões novos, coisa para um torneiro mecânico, que só irá destruir os tampões se efetivamente puder fazer outros novos e colocá-los na carcaça.
O problema sério é que era sábado, quase 22 horas, não há torneiro mecânico funcionando nem haveria no domingo e na 2ª feira é dia de trabalho e eu não tenho tempo de correr atrás disso. Também estou duro e não tenho dinheiro para comprar um carburador novo. E esse carburador, um Solex H-35 PDSIT é "mosca branca" e caro. Também estou de viagem marcada e planejada a 1 ano para a 1ª semana de março e vou com esse veículo. Estava eu FMP!
Pedi então a minha filha para comprar, ali na loja de conveniência do posto, 2l de Coca Cola, antes que a loja também fechasse.
Coloquei um pouco de Coca Cola num pirex de vidro, mergulhei a tampa do carburador nele, enchi uma seringa e injetei o "líquido" pela ponta do injetor (retro lavagem). O resultado foi instantâneo, o líquido espumando saiu pelo orificio do outro lado da tubulação e o êmbolo da seringa se deslocou macio que nem manteiga. Repeti cerca de 3 vezes essa operação e depois injetei a Coca pelo orificio do outro lado e um jato bonito e preciso saiu pela ponta do injetor. Problema resolvido!
Depois mergulhei a tampa do carburador em água limpa e corrente para tirar os vestígios da Coca Cola.
Não estou de forma nenhuma recomendando que alguem limpe o carburador com Coca Cola, quem o fizer, será por sua conta e risco. Mas fica aqui a dica,que pode ser tentada como último recurso, quando os métodos convencionais não surtiram efeito e não se tem mais nada a perder. Se não fizer bem, mal não faz. Recomendo apenas que depois do procedimento se lave o carburador com água e não deixar passar muito tempo (dias) para recolocá-lo no veículo. Água enferruja.
Comment