Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cold air intake(C.A.I) for double solex

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • cold air intake(C.A.I) for double solex

    tudo bom pessoal
    hoje eu tive uma grande idéia.voltava feliz das compras de mes e satisfeito com o sucesso do meu venturi suplementar e da forma como o fusca se portou e por ele estar trabalhando numa temperatura segura por causa das melhorias que fiz .Cheguei em casa inspirado e resolvi fazer um mexe no layout do meu motor .Ou seja não estava satisfeito com a posição da minha bobina.Ela já estava numa posição boa ,mas estava estragando o visual do motor,já quemeu gosto pessoal é por um visuaql de motor bem limpo quanto ao número de informações visuais que ele pode me proporcionar a mim e a quem estiver vendo.Confeccionei um outro cabo accell um pouco maiore coloquei a bobina ali pór tras da capela onde calculei ter bastante fluxo de ar pra manter a temperatura da bobina baixa ,pois quanto mais quente ela trabalhar,menor será a potencia.É que o calor causa uma maior resistência.montado isso e depois de tudo limpo e organizado veio o estalo:´´que tal eu instalar um c.a.i.``.Olhei para o lado da garagem e vi um tubo galvanizado que eu guardei e que é da medida da boca do solex.Os meus filtros não ficavam bem encaixados e naquela região dos carburas o ar é bem denso e complementando meus coletores são curtos.As cornetas que eu fiz são altas ,mas não posso ficar com elas o tempo todo.Vai que engole uma pedra:shock: .Tirei umas medidas e fui para os cortes .coloquei no limite ,só fique limitado pela tampa .Pra ficar mais da hora escovei e lixei pra cromar com aquele aspécto de aço escovado que e adoro.Encaixei por cima e coloquei os filtros nos dutos.De longe o visual é outro.Amanha vou comprar umas borrachas pra poder fixar tudo nas boca das solex.Fechando o capu fica muito lindo os filtros aparecendo pelas entradas de ar da tampa e deve pegar um pouco de pressão posiiva em alta velocidade .Depois de pronto colocarei as fotos e postarei os resultados de avaliação deste produto.abraços atodos
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

  • #2
    Falae blz?
    Coloca logo essas fotos pro pessoal poder opinar!!! Estou ansioso pra ver!
    Um bom tempo atraz, andei fazendo uns estudos de como melhorar a captação do ar no fusca, tanto para arrefecimento quanto para admissão.
    Já vou te adiantando que pressão positiva nos coletores você só vai ter se coloca-los com a "boca" na direção do movimento do carro ou se coloca-los ligados na caixa da ventuinha, que dependendo da rotação, pode chegar próximo dos 0,1Kg de pressão (+-7Cv) num motor 1600 original. Antes de melhorar a captação de ar para os carburadores, é imprecindivel que sejam feitas melhoras na captação de ar do motor que no caso do fusca é ruim (acho que só perde pra kombi). Pode-se confimar o que eu estou falando quando se dirige em qualquer velocidade constante em 4ª marcha entre 60 e 90Km/h que a temperatura do óleo do motor quase não muda pois nessa faixa de velocidades, maiores RPMs do motor são compensadas com mais massa de ar admitida. Acima dessas velocidades, com o aumento das RPMs, o motor passa a admitir massas de ar proporcionalemente menores devido ao vácuo formado na traseira ao ponto de que quando se dirige em velocidades superiores a 130Km/h por muito tempo, a temperatura atinge facilmente os 130ºC e passa disso se a velocidade for mantida. Tais aferições foram feitas em meu fusca com termometro de óleo.
    Agora, o que realmente melhorou o arrefecimento e a admissão do meu motor foi andar com a tampa aberta em cima; dava até pra colocar a mão na carcaça sem se queimar depois de um longo tempo com o motor ligado e a temperatura dificilmente passava dos 90ºC no transito.
    Outra ideia que tive foi de fazer os carburadores aspirarem ar de dentro do carro (poderiamos usar cornetas sem filtros!!!), seria um ar bem frio, mas o problema seria o ruido, então abandonei essa ideia, pelo menos por enquanto.

    Desculpe se fugi um pouco do assunto original, mas ao meu ver, antes de melhorar a admissão, deveriamos ver também a captação de ar do cofre do motor, que dependendo da velocidade, é péssima e isso pode prejudicar ou anular os efeitos do sistema que voce criou!

    Um abraço e Feliz ano novo!

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Antonio carlos
      ......veio o estalo:´´que tal eu instalar um c.a.i.``.
      Olhei para o lado da garagem e vi um tubo galvanizado que eu guardei e que é da medida da boca do solex.
      Tirei umas medidas e fui para os cortes .coloquei no limite ,só fique limitado pela tampa .
      Pra ficar mais da hora escovei e lixei pra cromar com aquele aspécto de aço escovado que e adoro.
      Encaixei por cima e coloquei os filtros nos dutos.
      Amanha vou comprar umas borrachas pra poder fixar tudo nas boca das solex.
      Era exatamente isso que eu quis dizer no tópico "cornetas para solex 32", porem minha idéia é usar uma corneta "by Vader" devido as características de fluxo proporcionadas pela geometria de sua superfície interna. A fôrma de pizza furada seria afixada sobre a corneta (com uma junta de borracha) para servir de base para um elemento filtrante redondo comum de papel. O conjunto receberia uma tampa em forma de panela com a boca voltada para baixo para proteção contra chuva (que no meu caso é vital). O respiro do carter seria tambem afixado nesta tampa.

      Para voce afixar o tubo no carburador não precisa borracha, basta abrir 4 chanfros (feito um cinzeiro) na ponta do tubo e aperta-lo com abraçadeira na boca do carburador.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por JamesTKirk
        .... Antes de melhorar a captação de ar para os carburadores, é imprecindivel que sejam feitas melhoras na captação de ar do motor...
        Agora, o que realmente melhorou o arrefecimento e a admissão do meu motor foi andar com a tampa aberta em cima....
        Existia uns acessórios feitos em plástico preto, um longo horizontalmente que era colocado pelo lado de fora na entrada de ar acima da tampa do motor. E outros menores colocados nas entradas de ar da tampa do motor. Eram chamados de bigode e cavanhaques baianos respectivamente. Não sei se ainda existem e se realmente funcionavam, mas o princípio é o mesmo de andar com a tampa do motor aberta em cima.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por ricardo groetaers
          Existia uns acessórios feitos em plástico preto, um longo horizontalmente que era colocado pelo lado de fora na entrada de ar acima da tampa do motor. E outros menores colocados nas entradas de ar da tampa do motor. Eram chamados de bigode e cavanhaques baianos respectivamente. Não sei se ainda existem e se realmente funcionavam, mas o princípio é o mesmo de andar com a tampa do motor aberta em cima.
          Sei de que acesórios você esta falando! Pelo menos aquele que vinha no 1600S que ficava na tampa do motor só serviu pra gastar dinheiro porque diferença de captação de ar não houve nenhuma! O outro possivelmente não deve fazer tanta diferença! O que realmente fez uma diferença absurda como eu havia dito antes foi a tampa aberta em cima. Também já pensei em fazer uma passagem de ar do interior do carro para o motor, diretamente na entrada da boca da ventuinha, mas teriamos o problema do ruido no interior do carro. Tava pensando em bolar um caixa acustica e passagem de ar para poder resolver esse problema!

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por JamesTKirk
            Falae blz?
            Coloca logo essas fotos pro pessoal poder opinar!!! Estou ansioso pra ver!
            Um bom tempo atraz, andei fazendo uns estudos de como melhorar a captação do ar no fusca, tanto para arrefecimento quanto para admissão.
            Já vou te adiantando que pressão positiva nos coletores você só vai ter se coloca-los com a "boca" na direção do movimento do carro ou se coloca-los ligados na caixa da ventuinha, que dependendo da rotação, pode chegar próximo dos 0,1Kg de pressão (+-7Cv) num motor 1600 original. Antes de melhorar a captação de ar para os carburadores, é imprecindivel que sejam feitas melhoras na captação de ar do motor que no caso do fusca é ruim (acho que só perde pra kombi). Pode-se confimar o que eu estou falando quando se dirige em qualquer velocidade constante em 4ª marcha entre 60 e 90Km/h que a temperatura do óleo do motor quase não muda pois nessa faixa de velocidades, maiores RPMs do motor são compensadas com mais massa de ar admitida. Acima dessas velocidades, com o aumento das RPMs, o motor passa a admitir massas de ar proporcionalemente menores devido ao vácuo formado na traseira ao ponto de que quando se dirige em velocidades superiores a 130Km/h por muito tempo, a temperatura atinge facilmente os 130ºC e passa disso se a velocidade for mantida. Tais aferições foram feitas em meu fusca com termometro de óleo.
            Agora, o que realmente melhorou o arrefecimento e a admissão do meu motor foi andar com a tampa aberta em cima; dava até pra colocar a mão na carcaça sem se queimar depois de um longo tempo com o motor ligado e a temperatura dificilmente passava dos 90ºC no transito.
            Outra ideia que tive foi de fazer os carburadores aspirarem ar de dentro do carro (poderiamos usar cornetas sem filtros!!!), seria um ar bem frio, mas o problema seria o ruido, então abandonei essa ideia, pelo menos por enquanto.

            Desculpe se fugi um pouco do assunto original, mas ao meu ver, antes de melhorar a admissão, deveriamos ver também a captação de ar do cofre do motor, que dependendo da velocidade, é péssima e isso pode prejudicar ou anular os efeitos do sistema que voce criou!

            Um abraço e Feliz ano novo!
            blz james
            eu terminei o C.A.I. e mais tarde farei as fotos os testes e devidas correções pra um melhor rendimento.Quanto a captação eu retirei o algodão que fica socado no duto de ar que passa pelas laterais do teto do carro e pelas bananas laterais e saem pelo vidro traseiro e terminam no motor.Minha tampa já é aletada e uso uma borracha maior que fica perto do trico da tampa pra ela ficar com uma fresta bem generosa e só é percebida bem de perto.Não uso a lata dianteira do motor e a que fica atras da capela.Tirei a grade que fica na frente do radiador.Não uso borracha na frente do chapéu de napoleão.Dá pra fazer mais coisas mas sou contra um tuning moderno no fuca ,somente o de época como se pode notar. Mas ainda estou trabalhando nisso.Um abraço
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Era exatamente isso que eu quis dizer no tópico "cornetas para solex 32", porem minha idéia é usar uma corneta "by Vader" devido as características de fluxo proporcionadas pela geometria de sua superfície interna. A fôrma de pizza furada seria afixada sobre a corneta (com uma junta de borracha) para servir de base para um elemento filtrante redondo comum de papel. O conjunto receberia uma tampa em forma de panela com a boca voltada para baixo para proteção contra chuva (que no meu caso é vital). O respiro do carter seria tambem afixado nesta tampa.

              Para voce afixar o tubo no carburador não precisa borracha, basta abrir 4 chanfros (feito um cinzeiro) na ponta do tubo e aperta-lo com abraçadeira na boca do carburador.
              blz ricardo
              o projeto das cornetas não morreu não e posso também usa-las no meu C.A.I ,ou sem tampa ou com ela deslocada no estilo inglês .Vou fazer todas as brincadeiras possíveis e imaginaveis.Deixa comigo,que eu to muito animado.abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por JamesTKirk
                Também já pensei em fazer uma passagem de ar do interior do carro para o motor, diretamente na entrada da boca da ventuinha, mas teriamos o problema do ruido no interior do carro. Tava pensando em bolar um caixa acustica e passagem de ar para poder resolver esse problema!
                Amigo, não sou muito a favor de ligar o interior do carro ao compartimento do motor. Em dias frios com os vidros quase fechados, principalmente em viagens longas, o ar no interior do carro pode se tornar muito viciado e voce não perceber, a coisa começa com uma ligeira sensação de sonolência. Cuidado.

                Comment


                • #9
                  blz galera
                  as fotos desse projeto já estão no meu orkut.Uma pena as fotos não entrarem aqui.abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Antonio carlos
                    .... e uso uma borracha maior que fica perto do trico da tampa pra ela ficar com uma fresta bem generosa e só é percebida bem de perto.
                    Acho que a tampa do compartimento do motor não deve ter abertura em baixo pois parte do ar fresco capitado pode sair por ela assim como os gases do escapamento e o ar quente que arrefece os cilindros podem entrar, curto-circuitando o sistema. O ar que entra no compartimento do motor só deve ter 2 saidas. Uma delas sugada pelo carburador e outra pela ventoinha. Observe que no compartimento do motor só encontramos componentes anexos (alternador, carburador, bobina, bomba de combustível etc), o "núcleo" do motor (cilindros, cabeçotes etc) ficam por baixo, separados do compartimento por chapas.

                    Comment


                    • #11
                      Estive Pensando Nisso Tbm...

                      O Arrefecimento Pelo Ar Que Passa Pelo Carro.

                      Encontrei Duas Soluções:

                      1 - Abertura Ao Lado Dos Pára Lamas Traseiros E Na 'caixa De Roda' De Maneira A Direcionar O Ar Que Passa Pela Lateral Inferior Do Purga Pro 'cofre Do Motor';

                      2 - Na Entrada Superior Da Coluna 'c' Do Fuke, A Meia Lua Que Existe Nos Mais Modernos. Abrí-la Um Pouquinho Mais A Fim De Captar O Ar Que Passa Pela Lateral Superior Do Purga Pra Parte Superior Do Cofre Do Motor.

                      A Maneira De Direcioná-los, Além De Abrir A Captação De Ar De Maneira Discreta (pra Num Ficar Baiano), Seria Feita Através De Aletas Feitas De Plástico Usinado, Estilo O Acabamento Das Caixas De Roda Dos Carros Mais Modernos...

                      Só Pra Uma Idéia, Tipo, No Filme 'herbie, Meu Fusca Turbinado' No Pára-lamas Traseiro Tem Uma Abertura Que Chegou A Ficar Bonita Ao Meu Ver... Daria Pra Fazer Em Fibra E Encaixá-la Em Uma Abertura No Pára-lamas Feita Por Um Funileiro... Com Acabamento Com O Debrum E Tudo Acho Que Vai Ficar Massa...

                      Pretendo Fazer No Meu 'purga-renegade'...

                      à Propósito. Uma Abertura Na Parte Superior Do Capô Traseiro, Facilitaria O Ar Quente Subir...

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por JRBENTO
                        Estive Pensando Nisso Tbm...

                        O Arrefecimento Pelo Ar Que Passa Pelo Carro.

                        Encontrei Duas Soluções:

                        1 - Abertura Ao Lado Dos Pára Lamas Traseiros E Na 'caixa De Roda' De Maneira A Direcionar O Ar Que Passa Pela Lateral Inferior Do Purga Pro 'cofre Do Motor';

                        2 - Na Entrada Superior Da Coluna 'c' Do Fuke, A Meia Lua Que Existe Nos Mais Modernos. Abrí-la Um Pouquinho Mais A Fim De Captar O Ar Que Passa Pela Lateral Superior Do Purga Pra Parte Superior Do Cofre Do Motor.

                        A Maneira De Direcioná-los, Além De Abrir A Captação De Ar De Maneira Discreta (pra Num Ficar Baiano), Seria Feita Através De Aletas Feitas De Plástico Usinado, Estilo O Acabamento Das Caixas De Roda Dos Carros Mais Modernos...

                        Só Pra Uma Idéia, Tipo, No Filme 'herbie, Meu Fusca Turbinado' No Pára-lamas Traseiro Tem Uma Abertura Que Chegou A Ficar Bonita Ao Meu Ver... Daria Pra Fazer Em Fibra E Encaixá-la Em Uma Abertura No Pára-lamas Feita Por Um Funileiro... Com Acabamento Com O Debrum E Tudo Acho Que Vai Ficar Massa...

                        Pretendo Fazer No Meu 'purga-renegade'...

                        à Propósito. Uma Abertura Na Parte Superior Do Capô Traseiro, Facilitaria O Ar Quente Subir...
                        parado sim ,mas em movimento não.para um dia de caça ap use e abuse ,até sem tampa ,mas o negócio é estar somente com uma fresta na parte de baixo pra pegar os desavisados de surpresa e moer eles hehehe.Com a tampa aberta em cima o tempo todo fica sem graça desafiar os medalhoes.um abraço
                        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por JRBENTO
                          Estive Pensando Nisso Tbm...

                          ......O Arrefecimento Pelo Ar Que Passa Pelo Carro.

                          ...... Uma Abertura Na Parte Superior Do Capô Traseiro, Facilitaria O Ar Quente Subir...
                          Não dá para avaliar as sugestões apresentadas pois não conheço os pormenores das passagens de ar por dentro das "colunas e caixas" da carroceria do fusca.

                          Quanto a abertura na parte superior do capô traseiro "By JamesTKirk" não é para sair e sim para entrar mais ar com o veículo em movimento. O ar que está no compartimento do motor seja quente ou frio só deve sair pela ventoinha arrefecendo os cilindros e o radiador de oleo (ou sugado pelo carburador). Qualquer outra saida (significativa) pode diminuir a eficiência do sistema, ainda que discretamente.

                          Comment


                          • #14
                            blz pessoal.
                            como prometi fiz um teste real ,pois tinha que buscar a minha esposa na casa da avó dela.Um trajeto de 10km.Como tinha acabado de instalar e bater as fotos ,estava sem a tampa e com as cornetas.então pensei o primeiro teste será assim.Fui lá e quando embalava o carrinho ficava esperto e chamando muito a atenção .Desta vez foi moido um motoqueiro que quando eu passei por ele apertou o acelerador e quando ele viu o motorzão que mais parecia um bólido de arrancada desistiu ali mesmo de me pegar .Ninguém queria brincar com o fusca .Com a devida calibração na carburação por causa da maior entrada de ar com certeza ficará animal porque senti que estava dando sinais de falta.testarei com filtro e a tampa no lugar e postarei os resultados.abraços
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Antonio carlos
                              blz pessoal.
                              como prometi fiz um teste real ,pois tinha que buscar a minha esposa na casa da avó dela.Um trajeto de 10km.Como tinha acabado de instalar e bater as fotos ,estava sem a tampa e com as cornetas.então pensei o primeiro teste será assim.Fui lá e quando embalava o carrinho ficava esperto e chamando muito a atenção .Desta vez foi moido um motoqueiro que quando eu passei por ele apertou o acelerador e quando ele viu o motorzão que mais parecia um bólido de arrancada desistiu ali mesmo de me pegar .Ninguém queria brincar com o fusca .Com a devida calibração na carburação por causa da maior entrada de ar com certeza ficará animal porque senti que estava dando sinais de falta.testarei com filtro e a tampa no lugar e postarei os resultados.abraços
                              HAHAHAHAHA

                              É POR AÍ!!!! PSICOPATAS COM O DARKSIDE NA MÃO DÁ NISSO... DEIXA OS MININO COM MEDO...

                              MAS TEM QUE DAR UM JEITO DE DIRECIONAR O AR DA LATERAL PRA DENTRO, JÁ QUE DA FRENTE, SÓ POR BAIXO E OLHE LÁ...

                              E TEM MAIS... TIPO, ESTOU PENSANDO SERIAMENTE (INCLUSIVE JÁ FIZ MOLDES DE PAPELÃO PRA VER COMO VAI FICAR... VOU ABRIR A PARTE DA FRENTE DO PÁRA-LAMAS TRASEIRO E A PARTE DE TRÁS DO PÁRA LAMAS DIANTEIRO... VOU FAZER TUDO NA COR DO CARRO E DA MANEIRA MAIS DISCRETA POSSÍVEL...

                              ATÉ PENSEI EM PINTAR DE PRETO FOSCO PRA GALERA PENSAR QUE É UMA "BICHERA" E TALS... SÓ IAM DESCOBRIR A HORA QUE EU ACELERASSE...

                              VOU TIRAR UMAS FOTOS E COLOCÁ-AS AKI PRA VCS ENTENDEREM MINHA 'PIRA'...

                              AP1.9, FORJADO, FUELTECH, SUSPENSÃO TRASEIRA E DIANTEIRA, FREIOS, TIPO, COISA BOUA DE DEUS PRA DECEPAR UNS BICHOS PAPÕES... DEPOIS AINDA VIRÁ UM KITZINHO TURBO... TÔ QUERENDO DAR UNS 230KM/H... SERÁ QUE ROLA? HUAHUAHUAHUA

                              Comment

                              Working...
                              X