Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cold air intake(C.A.I) for double solex

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Não dá para avaliar as sugestões apresentadas pois não conheço os pormenores das passagens de ar por dentro das "colunas e caixas" da carroceria do fusca.

    Quanto a abertura na parte superior do capô traseiro "By JamesTKirk" não é para sair e sim para entrar mais ar com o veículo em movimento. O ar que está no compartimento do motor seja quente ou frio só deve sair pela ventoinha arrefecendo os cilindros e o radiador de oleo (ou sugado pelo carburador). Qualquer outra saida (significativa) pode diminuir a eficiência do sistema, ainda que discretamente.
    AH, ESQUECI...

    MEW, TÔ QUERENDO PEGAR UM DIA SEM VENTO, SÓ PRA TER NOÇÃO DO QUE ROLA...

    VOU AMARRAR UMAS FITAS (ACHO QUE CETIM... TIPO GINÁSTICA RÍTMICA) NOS PRINCIPAIS CONTORNOS DO PURGA... SÓ PRA VER COMO SE COMPORTAM AS "VIAGENS AERODINÂMICAS" QUE COLOQUEI. TIPO, EU ACREDITO QUE ELAS SE COMPORTARÃO COMO AS LINHAS DE FUMAÇA OU ALGO PARECIDO... É MTA VIAGEM, MAS É SÓ PRA TER UMA IDÉIA...

    VOU ARRUMAR ALGUM DOIDO PRA FILMAR O RESULTADO E POSTO AKI O LINK...
    Last edited by JRBENTO; 30-12-2007, 10:20 PM.

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por ricardo groetaers
      Amigo, não sou muito a favor de ligar o interior do carro ao compartimento do motor. Em dias frios com os vidros quase fechados, principalmente em viagens longas, o ar no interior do carro pode se tornar muito viciado e voce não perceber, a coisa começa com uma ligeira sensação de sonolência. Cuidado.
      Ar viciado? Você que dizer rarefeito não?

      Sim, poderia haver essa possibilidade se o carro fosse hermeticamente fechado, mas como esta muito longe disso, pelo menos no meu fusca, até ajudaria a circular ar dentro do habitáculo!
      Já fui mecânico de carros de combate e vi que alguns deles aspiram ar de dentro do habitáculo (opcionalmente) para diminuir a quantidade de impurezas absorvidas pelo filtro de ar dependendo do terreno em que se dirige; e como são hermeticamente fechados (em teoria) e caso as condições de condução fossem essas que citei anteriormente, o motor era desligado caso fossem fechadas todas as escotilhas para evitar que a tripulação fosse sufocada.
      Como o fusca esta muuuuiiiiito longe de ser hermeticamente fechado (a maioria), acho que esse não seria o problema.

      Comment


      • #18
        abrir a tampa em baixo acho que só piora.

        a tendencia é o ar quente subir (por isso que os balões voam) então se a tampa estiver aberta na parte de baixo o ar quente do escapemento e da parte de baixo do motor irão subir e o ar frio do cofre do motor irá sair por baixo.

        abrir em cima com o carro em velocidades altas vira um para-quedas... se o suporte que segura a tampa não for original entorta rapidinho
        Felipe Mori
        Osasco - SP
        --------------------------------------------------------

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por felipedmori
          abrir a tampa em baixo acho que só piora.

          a tendencia é o ar quente subir (por isso que os balões voam) então se a tampa estiver aberta na parte de baixo o ar quente do escapemento e da parte de baixo do motor irão subir e o ar frio do cofre do motor irá sair por baixo.

          abrir em cima com o carro em velocidades altas vira um para-quedas... se o suporte que segura a tampa não for original entorta rapidinho
          Se a chapa que cobre a descarga for retirada, há um aumento da temperatura do cofre do motor, pequeno mas há, com a mão da pra sentir os componentes do motor mais quentes: bobina, bomba, alternador, etc.

          Quanto a abrir a tampa em cima, não senti diferença, pelo menos na velocidade final e acho difícil os adaptadores da tampa quebrarem, foram feitos com chapas de ferro 5/16", infinitamente mais resistentes que as originais:
          link da peça industrializada: http://www.empius.com/2006_catalog/empi2006_pg193.html
          Desenho da peça, com os devidos creditos ao fucabala:
          Last edited by JamesTKirk; 31-12-2007, 09:11 AM.

          Comment


          • #20
            o que entorta não é o adaptador sim o suporte do carro, se ele foi trocado algumdia por um paralelo. o original aguenta.
            Felipe Mori
            Osasco - SP
            --------------------------------------------------------

            Comment


            • #21
              Postado originalmente por JRBENTO
              HAHAHAHAHA

              É POR AÍ!!!! PSICOPATAS COM O DARKSIDE NA MÃO DÁ NISSO... DEIXA OS MININO COM MEDO...

              MAS TEM QUE DAR UM JEITO DE DIRECIONAR O AR DA LATERAL PRA DENTRO, JÁ QUE DA FRENTE, SÓ POR BAIXO E OLHE LÁ...
              =>sem descaracterizar o carro ,como é a minha proposta não dá.Nas corridas é colocado um cano captando ar por ali.


              E TEM MAIS... TIPO, ESTOU PENSANDO SERIAMENTE (INCLUSIVE JÁ FIZ MOLDES DE PAPELÃO PRA VER COMO VAI FICAR... VOU ABRIR A PARTE DA FRENTE DO PÁRA-LAMAS TRASEIRO E A PARTE DE TRÁS DO PÁRA LAMAS DIANTEIRO... VOU FAZER TUDO NA COR DO CARRO E DA MANEIRA MAIS DISCRETA POSSÍVEL...
              =>Se vc reparar na copa fusca que é feita lá fora o melhor ponto para a captação de ar no paralama traseiro é na curva em cima ,transformando ali num scoop.


              ATÉ PENSEI EM PINTAR DE PRETO FOSCO PRA GALERA PENSAR QUE É UMA "BICHERA" E TALS... SÓ IAM DESCOBRIR A HORA QUE EU ACELERASSE...

              VOU TIRAR UMAS FOTOS E COLOCÁ-AS AKI PRA VCS ENTENDEREM MINHA 'PIRA'...
              =>deve ser algo parecido do filme se meu fusca falasse


              AP1.9, FORJADO, FUELTECH, SUSPENSÃO TRASEIRA E DIANTEIRA, FREIOS, TIPO, COISA BOUA DE DEUS PRA DECEPAR UNS BICHOS PAPÕES... DEPOIS AINDA VIRÁ UM KITZINHO TURBO... TÔ QUERENDO DAR UNS 230KM/H... SERÁ QUE ROLA? HUAHUAHUAHUA
              um abraço e feliz 2008
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por JRBENTO
                AH, ESQUECI...

                MEW, TÔ QUERENDO PEGAR UM DIA SEM VENTO, SÓ PRA TER NOÇÃO DO QUE ROLA...

                VOU AMARRAR UMAS FITAS (ACHO QUE CETIM... TIPO GINÁSTICA RÍTMICA) NOS PRINCIPAIS CONTORNOS DO PURGA... SÓ PRA VER COMO SE COMPORTAM AS "VIAGENS AERODINÂMICAS" QUE COLOQUEI. TIPO, EU ACREDITO QUE ELAS SE COMPORTARÃO COMO AS LINHAS DE FUMAÇA OU ALGO PARECIDO... É MTA VIAGEM, MAS É SÓ PRA TER UMA IDÉIA...

                VOU ARRUMAR ALGUM DOIDO PRA FILMAR O RESULTADO E POSTO AKI O LINK...
                faça isso em menor escala com verntilador ,fitas e fumaça que também dará certo.abraços
                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por JamesTKirk
                  Ar viciado? Você que dizer rarefeito não?

                  Sim, poderia haver essa possibilidade se o carro fosse hermeticamente fechado, mas como esta muito longe disso, pelo menos no meu fusca, até ajudaria a circular ar dentro do habitáculo!
                  =>james eu faria isso e passaria por dentro do carro umas mangueiras(pode ser de aspirador de piscina)que viriam de coletores em forma de cone na dianteira e sairiam lá no xiqueirinho pra que não ficasse rarefeito o ar e suprisse com ar fresco e pressurizado conforme a velocidade

                  Já fui mecânico de carros de combate e vi que alguns deles aspiram ar de dentro do habitáculo (opcionalmente) para diminuir a quantidade de impurezas absorvidas pelo filtro de ar dependendo do terreno em que se dirige; e como são hermeticamente fechados (em teoria) e caso as condições de condução fossem essas que citei anteriormente, o motor era desligado caso fossem fechadas todas as escotilhas para evitar que a tripulação fosse sufocada.
                  =>eu sei o que vc tá falando.Na infantaria éramos transportados por CLANF(carro lagarta anfíbio) e o M113.Ale´m do barulho do motor e do calor ,as vezes o fiel ligava o turbo fun para o grupo de combate não fritar sem ar fresco.

                  Como o fusca esta muuuuiiiiito longe de ser hermeticamente fechado (a maioria), acho que esse não seria o problema.
                  feliz 2008 e vamos concretizar este projeto.abraços
                  Last edited by Antonio carlos; 31-12-2007, 02:57 PM.
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por felipedmori
                    abrir a tampa em baixo acho que só piora.

                    a tendencia é o ar quente subir (por isso que os balões voam) então se a tampa estiver aberta na parte de baixo o ar quente do escapemento e da parte de baixo do motor irão subir e o ar frio do cofre do motor irá sair por baixo.
                    =>a tendencia da tampa aberta em baixo é servir de um extrator de ar suplementar,porque o que o motor precisa será sugado pela turbina.O que estamos fazendo é melhorar o ar que está sendo sugado.Repare nos fusca de arrancada ,no aparato da traseira (uma caixa com um aerofólio).Os melhores carros de aerodinamica são os modelos hatch(ex.:kadett).Esse pequeno pedaço de traseira ajuda muito.


                    abrir em cima com o carro em velocidades altas vira um para-quedas... se o suporte que segura a tampa não for original entorta rapidinho
                    este é o lado negativo da tampa aberta em cima e que eu constatei nos testes que fiz .Senti um arrasto maior com o carro.É como se tivesse colocado um aerofólio com uma inclinação exagerada.por isso que quando quero andar mais forte prefiro ir sem a tampa ,mas no aspécto velocidade final,aerodinamica,aspecto visual,autoridades e leis uso a tampa desse jeito com um calço de borracha um pouco mais excentrico.um abraço e feliz 2008
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                    Comment


                    • #25
                      Postado originalmente por JamesTKirk
                      Se a chapa que cobre a descarga for retirada, há um aumento da temperatura do cofre do motor, pequeno mas há, com a mão da pra sentir os componentes do motor mais quentes: bobina, bomba, alternador, etc.
                      =>há um erro de projeto quanto a esta chapa,que deveria ser de uma espessura maior .sem ela em movimento o ar quente será levado para fora(por convecção) .E sem ela elimina-se o efeito de transmissão de calor por condução e ficando somente o que já existia ,por irradiação


                      Quanto a abrir a tampa em cima, não senti diferença, pelo menos na velocidade final e acho difícil os adaptadores da tampa quebrarem, foram feitos com chapas de ferro 5/16", infinitamente mais resistentes que as originais:
                      =>mas a partir de 110km/h foi mais difícil chegar a final ,pelo efeito aerofólio que a tampa aberta fez
                      link da peça industrializada: http://www.empius.com/2006_catalog/empi2006_pg193.html
                      Desenho da peça, com os devidos creditos ao fucabala:
                      vlw e abraços
                      Last edited by Antonio carlos; 02-01-2008, 10:42 PM.
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                      Comment


                      • #26
                        Postado originalmente por felipedmori
                        o que entorta não é o adaptador sim o suporte do carro, se ele foi trocado algumdia por um paralelo. o original aguenta.
                        EM RELAÇÃO AO EFEITO "PÁRA-QUEDAS":

                        PÁRA LAMAS DIANTEIROS: IREI ABRIR A PARTE DE TRÁS DELES (QUE FICAM PRÓXIMO À PORTA), COLOCANDO UM PÁRA-BARROS INTERNO DE PLÁSTICO PARA NÃO EMPORCALHAR A PORTA... A ABERTURA VAI SER DISCRETA.

                        PÁRA LAMAS TRASEIROS: IREI ABRIR A PARTE ANTERIOR (PRÓXIMO À PORTA) E A PARTE TRASEIRA (LOGO AO LADO DA SAIA TRASEIRA). NA ABERTURA ANTERIOR, VOU DIRECIONAR O AR PARA DENTRO DO COFRE ATRAVÉS DE ALETAS DE PLÁSTICO INJETADO. ATRÁS, A SAIA TRASEIA SAI E DÁ LUGAR A UMA TELA; AO LADO, NO PÁRA-LAMAS, UMA FENDA JUNTO À CARROCERIA VAI AUMENTAR A FLUIDEZ DE AR PELO PÁRA-LAMAS.

                        EU ACREDITO, É SÓ ANALISAR OS DESENHOS DO FUSCA (E É ÓBVIO QUE SERIA LEGAL UM TÚNEL DE VENTO PARA TER MAIOR PRECISÃO NO MONTE DE ABOBRINHAS QUE ESTOU FALANDO; MAS SE VCS OBSERVAREM AS MARCAS DE ÁGUA QUANDO CHOVE VCS JÁ TERÃO UMA IDÉIA QUE NÃO É TÃO VIAGEM ASSIM...) PARA VVER ONDE HÁ RESISTÊNCIA DE AR NA CARROCERIA...

                        EM RELAÇÃO AO AR QUENTE SUBIR, TEVE UMA RESPOSTA ANTERIOR DIZENDO QUE "PARADO SIM". EU AFIRMO ENTÃO: COM AS DEFICIÊNCIAS E FALTA DE FLUIDEZ AERODINÂMICAS QUE O FUSCA TEM, ANDANDO TAMBÉM. BASTA OBSERVAR O TESTE QUE O OUTRO COLEGA FEZ COM OS TERMÔMETROS. AINDA, SE EU CONSEGUIR AUMENTAR A FLUIDEZ DO AR QUE PASSA PELO MEU FUKE, ATÉ MESMO AS TREPIDAÇÕES E OS RUÍDOS, ALÉM DA SENSAÇÃO DE FLUTUAR EM ALTA VÃO ACABAR...

                        PRA QUEM TEM FUKE, SABE O QUE É CRUZAR UM CAMINHÃO NA ESTRADA EM SENTIDO CONTRÁRIO QUANDO SE ESTÁ A 90KM/H...

                        Comment


                        • #27
                          Postado originalmente por felipedmori
                          ...........
                          abrir em cima com o carro em velocidades altas vira um para-quedas... se o suporte que segura a tampa não for original entorta rapidinho
                          Abrir só um pouquinho, sem exageros.
                          Eu, se tivesse um fusca, tentaria isso como tambem uns discretos bigodes e cavanhaques baianos, se não fizesse diferença simplesmente reverteria tudo. Sou um cara um tanto reversível.

                          Comment


                          • #28
                            blz pessoal
                            hoje foi feito o teste com a tampa aberta em baixo e os filtros conicos esportivos race crome de aço e meu maravilhoso C.A.I.
                            Muito bom o resultado ,um carro bem melhor do que somente com os filtros diretos no carburador(que eu estou apelidando de solebber=solex+webber hehehe,por causa da cópia da configuração das canetas ,venturi eventuri suplementar).O carbura capta um ar fresco e isso se reflete na disposição dele na estrada.Os filtros e o carburador ficavam um pouco quentes por estarem pegando ar quente .Ao por a mão estava fresco e um ronquinho de sucção do carbura bem agradável.Com as cornetas o ronco é percebido mais e deve dar mais um pouco de performace,mesmo com a tampa no lugar.Aprovado .abraços a todos
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por ricardo groetaers
                              Abrir só um pouquinho, sem exageros.
                              Eu, se tivesse um fusca, tentaria isso como tambem uns discretos bigodes e cavanhaques baianos, se não fizesse diferença simplesmente reverteria tudo. Sou um cara um tanto reversível.
                              ricardo pesquisando me disseram que esse bigode,que é afixado na entrada de ar superior ,quando em velocidade tem uma boa eficácia.Nessa região ,onde ele está é onde o fluido de ar começa o turbilhonamento .Existem vários modelos,inclusive imitando um aerofólio de porsche.Não gostei esteticamente falando.Acho que um radiador vai ficar mais fácil de fazer e detalhe vai ficar inperceptível.Vou comprar uma bomba mais potente e fazer a bomba de circulação caseira que o chico biela ensina no fotoblog dele.O radiador eu já tenho com conexões,fica faltando as mangueiras e as conexões para furar a bomba e a carcaça.um abraço
                              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                              Comment


                              • #30
                                Olá Antonio !!! Um ótimo 2008 a vc e a todos os camaradas do fórum.....

                                Não querendo distorcer o assunto de sua criação o C.A.I. , vc chegou a fazer algum teste com a tampa traseira aberta na parte superior ???
                                Minha duvida é ref. a temperatura do ar, é que como todos nós sabemos os fucas equipados com turbo convêncional ou seja aquele baita coletor e saida de escape amontoados alí no cofre, sofrem um pouco no trânsito lento por causa da má circulação de ar !!!!
                                Eu penso em fazer um alongador igual a esse p/ andar com a tampa aberta tbém melhorando a captação de ar tanto p/ arrefecimento e p/ melhor captação na turbina...vc acha que daria resultado, vai me ajudar a baixar a temperatura alí do cofre !!!!???

                                absssss
                                Fernando / German Look 74
                                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                                Comment

                                Working...
                                X