Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor roletado

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    deixando meu testemunho: gol 1.0 16v power (AT) usa comando roletado... :P

    Comment


    • #32
      Postado originalmente por lgtmelo
      deixando meu testemunho: gol 1.0 16v power (AT) usa comando roletado... :P
      Os roletes dos comandos roletados sao somente nos bracos de acionamento das válvulas, bem na área de contato com o came do comando. O comando em si vira sobre sobre mancais de deslizamento, em alguns casos, nem bronzina tem; o comando vira direto sobre o material do cabecote.
      schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
      ( em breve de volta a Santo André - SP ),

      Edkäfer,

      OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

      Comment


      • #33
        Re: Motor roletado

        Eu já ouvi um "causo" de que os alunos de engenharia mecânica da UnB tinham substituido por rolamentos em um motor AP tudo quanto é canto que era possível. Resultado é que o motor superava os 12000 rpm e quebrava direto e o projeto foi engavetado.
        Quem me contou isso foi meu preparador, pois o primo dele estudava na UnB nessa época. Vou apurar se é praxe ou lenda.
        Jorge Costa
        Kombi 96 AP 2.0
        Brasília - DF

        Comment


        • #34
          Re: Motor roletado

          Eu fiz Curso Técnico em Manutenção Automotiva no SENAI de Caxias do Sul/RS e acreditem, lá tinha 2 motores 1500 com rolamentos no virabrequim.
          Um era de uma kombi que só sobrou motor e cÂmbio, esse foi injetado com a injeção da Kombi e ficou o CÃO, subia o giro que era uma loucura.
          O outro ainda está no FUSCA original, um 74 azul Niágara acho, carburação simples e tudo de fábrica. Diziam que ganhou de muitos opalas ss nos anos 80 quando andava pelas ruas da cidade. Hoje, o fusca é patrimônio do SENAI e só é mexido com autorização do coordenador de cursos. Eu já dirigi esse fusca(desligado né). Mas é um motor muito tremedor, mais que o original, já que tem vira próprio, comando próprio e erdem de ignição diferente. Original 1-4-3-2 e o dele é 1-3-4-2 igual a maioria dos 4cl.
          Os motores foram projetados segundo meu professor a pedido da VW do Brasil para uma empresa chamada SUSIN e FRANCISCUTTI de Caxias.
          Como não atingiu os níveis de poluição estimulados pela época, o projeto foi engavetado.
          E como projeto de uma turma, o motor da kombi foi injetado com a injeção da Kombi injetada. Não sei como resolveram a ordem de ignição diferente.
          É lindo ver o motor ligado.
          Tem um som perfeito, diferente dos fuscas, um som encorpado tipo UNO sem escape. Brincadeira.
          O melhor, foi atingido o nível de emissões esperado para os dias de Hoje.
          Bom, era isso, qualquer coisa, pesso para um amigo meu que ainda está fazendo o curso tirar umas fotos da bandada e do fusca.

          Comment


          • #35
            Re: Motor roletado

            Postado originalmente por tiago gti
            Eu fiz Curso Técnico em Manutenção Automotiva no SENAI de Caxias do Sul/RS e acreditem, lá tinha 2 motores 1500 com rolamentos no virabrequim.
            Um era de uma kombi que só sobrou motor e cÂmbio, esse foi injetado com a injeção da Kombi e ficou o CÃO, subia o giro que era uma loucura.
            O outro ainda está no FUSCA original, um 74 azul Niágara acho, carburação simples e tudo de fábrica. Diziam que ganhou de muitos opalas ss nos anos 80 quando andava pelas ruas da cidade. Hoje, o fusca é patrimônio do SENAI e só é mexido com autorização do coordenador de cursos. Eu já dirigi esse fusca(desligado né). Mas é um motor muito tremedor, mais que o original, já que tem vira próprio, comando próprio e erdem de ignição diferente. Original 1-4-3-2 e o dele é 1-3-4-2 igual a maioria dos 4cl.
            Os motores foram projetados segundo meu professor a pedido da VW do Brasil para uma empresa chamada SUSIN e FRANCISCUTTI de Caxias.
            Como não atingiu os níveis de poluição estimulados pela época, o projeto foi engavetado.
            E como projeto de uma turma, o motor da kombi foi injetado com a injeção da Kombi injetada. Não sei como resolveram a ordem de ignição diferente.
            É lindo ver o motor ligado.
            Tem um som perfeito, diferente dos fuscas, um som encorpado tipo UNO sem escape. Brincadeira.
            O melhor, foi atingido o nível de emissões esperado para os dias de Hoje.
            Bom, era isso, qualquer coisa, pesso para um amigo meu que ainda está fazendo o curso tirar umas fotos da bandada e do fusca.
            Tem como "roubar" umas fotos

            Comment


            • #36
              Re: Motor roletado

              Os motores do antigo DKW eram roletados e a antiga D 3 se não me engano andou usando tambem, inclusive a puma vendia estes eixos roletados na decada de 70 no link abaixo.
              http://pumaslubisomem.blogspot.com/2...otores-ar.html
              Abrços
              Luby
              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

              Rio de Janeiro - RJ

              Comment


              • #37
                Re: Motor roletado

                Postado originalmente por tiago gti
                ...SUSIN e FRANCISCUTTI...
                Tiago,

                Já ouvi falar que essa empresa fazia virabrequins para vários carros, inclusive pro Fusca. Não me recordo se faziam com maior curso.

                Quanto ao vira roletado, como o Lubisomen disse, a Puma vendia aqui. Era comum na gringa, a marca mais famosa era a SPG alemâ. Coisa fina. Vinha todo montado, já com as bielas(que não eram bi-partidas, como de costume), pois eram montadas junto com o vira e os rolamentos.

                Arrume umas votos pra gente, ou ins vídeos. seria interessante ver isso funcionando!

                Abraço!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #38
                  Re: Motor roletado

                  Claro, já amanhã vou falar para meu amigo tirar umas fotos. Os vídeos só quando eles ligarem, mas já vou deixar comunicado também. BREVE as fotos.

                  Comment


                  • #39
                    Re: Motor roletado

                    olha só o que tem no ML:

                    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-sp2-kombi-_JM
                    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                    Comment


                    • #40
                      Re: Motor roletado

                      Postado originalmente por alanbique

                      Eita!
                      Mosca branquíssima! hahahahaha
                      O complicado vai ser achar alguma retífica com experiência neles, pra deixar tudo zero. hahaha

                      Abraço.
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • #41
                        Re: Motor roletado

                        Postado originalmente por jorgecosta
                        Eu já ouvi um "causo" de que os alunos de engenharia mecânica da UnB tinham substituido por rolamentos em um motor AP tudo quanto é canto que era possível. Resultado é que o motor superava os 12000 rpm e quebrava direto e o projeto foi engavetado.
                        Quem me contou isso foi meu preparador, pois o primo dele estudava na UnB nessa época. Vou apurar se é praxe ou lenda.
                        Prezado amigo
                        Trabalhei na maravilhosa VWB onde tudo que é de mais de avançado no mundo existe na VWB em matéria de veiculo. Só para vc ver em 1990 já existia na VW da Alemanha um carro que estacionava sozinho, ou seja o carro media a distancia da vaga que vc quer estacionar e avisava no painel: OK! Vc saía fora do carro, dava as costas, levando a chave e o carro fazia tudo sozinho! Principio de robotica. Agora chegou no Brasil o VW Tiguan, que não faz nem a metade que o seu irmão alemão fazia em 1990. Mas sem resenha...rsrsrs O rolamento oferece inúmeras vantagens dependendo da aplicação, mas tem que levar em consideração a carga e as forças resultantes que incide sobre o mesmo, e principalmente o alinhamento dos componentes nele instalados e a lubrificação e a precisão dos colos e alojamentos com as respectivas folgas e levando em consideração quando todo esse conjunto estiver sob temperatura. Só com maquinas de extrema precisão para usinar dentro das caracteristicas peculiares a cada tipo de rolamento. A parte de projeto de MOTOR exige muito conhecimento de Engenharia, termodinamica, materiais (balanceamento e caracteristicas moleculares) e principalmente o Know how, e isso só se consegue com muito conhecimento, experiencia, materia prima nobre e maquinario de alta precisão e testes. O amigo pode ver que até hoje e nunca aparecerá um carro como o VW Fusca e dizem que ele nasceu perfeito... vlw. e desculpe a resenha... vlw

                        Comment


                        • #42
                          Re: Motor roletado

                          Amigo? Queria dirimir uma duvida! Em mecanica industrial quando se usa a expressão `´roletado``é que algum componente mecanico está equipado com rolamento de roletes tipo Agulha, (INA). Tambem existe a aplicação de rolamento de roletes que infere-se a Rolamento de roletes cilindricos, E estes resistem maior carga, porem com velocidade menor. Tive motocicletas Yamaha RD 350 e RD 400, e elas chegavam a 12 mil rpms com 62 HP (DIN) e as bielas eram montadas com rolamentos de roletes de agulha (tipo INA)e com pino, este ultimo feito de material e acabamento retificado com dureza 62 HRC. Na realidade quando um motor funciona as forças resultantes leva o virabrequim e tudo que nele esta acoplado a uma direção. As folgas laterais é justamente para manter esse conjunto em equilibrio, levando em consideração a temperatura e a dilatação de todos os componentes que estão em atrito. Acredito que pode dimensionar um rolamento para servir de escora, mas teria que revisar todo o projeto principalmente das folgas axiais necessarias para o perfeito movimento e suportar todas as forças em varias direções que o virabrequim ocasiona quando está em funcionamento, vlw



                          Postado originalmente por JamesTKirk
                          Obrigado pelas opiniões pessoal!

                          Meu mecânico comentou de fazer um motor desses aproveitando uma carcaça fora de medida que tenho sobrando, e ele acha que o maior problema seria uma retífica capaz de fazer o serviço.
                          Ele também comentou sobre o mancal traseiro, que a montagem em roletes acabaria com a folga axial, que ao meu ver é o maior problema do fusca (um motor meu e outro do meu pai se acabaram por folga no mancal traseiro mas o resto tava tudo OK).
                          Esse mesmo mecânico quando monta motores a ar, as vezes faz um segundo furo na bronzina do mancal traseiro e outro na carcaça e coloca um segundo pino na bronzina e segundo as experiencias dele, aumenta um pouco a resistencia do conjunto em relação a folga axial.
                          Caso eu monte esse motor, seria mais uma experiencia pra ele, seria meio que na amizade, e como eu iria utilizar uma carcaça condenada, acho q tenho pouco a perder.

                          Por enquanto é só um estudo que estou fazendo.

                          Comment


                          • #43
                            Re: Motor roletado

                            Postado originalmente por alanbique
                            será q vale a pena???? por R$1500,00 dilmas????? barato ou caro???
                            IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

                            Comment


                            • #44
                              Re: Motor roletado

                              Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
                              será q vale a pena???? por R$1500,00 dilmas????? barato ou caro???
                              Antes de adquirir um `´vira``desses, seria bom consultar quem faz a manutenção do mesmo, e se encontra as peças de reposição; como os rolamentos por exemplo.

                              Comment


                              • #45
                                Re: Motor roletado

                                Postado originalmente por lubisomem01
                                Os motores do antigo DKW eram roletados e a antiga D 3 se não me engano andou usando tambem, inclusive a puma vendia estes eixos roletados na decada de 70 no link abaixo.
                                http://pumaslubisomem.blogspot.com/2...otores-ar.html
                                Essa receitinha de CR$8.000,00 de um 2.2 gerando 180cv no aspro é tentadora.
                                Jorge Costa
                                Kombi 96 AP 2.0
                                Brasília - DF

                                Comment

                                Working...
                                X