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Fusca com motor V8, digo B8

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  • Fusca com motor V8, digo B8

    Pera aí!!! Esse tópico não deveria estar no renegade place?


    Muita calma nessa hora... Fusca com dois motores ainda é fusca.


    Deixem-me estabelecer a linha histórica:

    1º - se não me engano foram os irmãos fittipaldi que correram um tempo com um fusca com dois motores em tandem, mas deixaram a idéia de lado devido a dificuldade de regulagem e acerto.

    2º - meio motor de fusca traz muita dor de cabeça, uma vez que cortar um bloco no lugar certo e depois fazer uma virabrequim adequado dá um trabalho danado que pede especialistas (MO).

    Pensei então que, um motor de 6 cilindros é mais difícil de fazer que um motor de 8 cilindros.

    Pensei também na possibilidade de "linkar" dois motores sem ter que intervir em seus blocos.

    Aí comecei a viajar: com o sistema de injeção e ignição eletrônica, pode-se mapear um programa para o motor que permita orquestrar o trabalho dos dois em harmonia. Certamente a turma dos Fittipaldi teria feito um motor com 16 cilindros se tivessem esta tecnologia à mão. Um motor teria que estar 90º defasado do outro, acho, para que um motor aja no momento em que o outro esteja entre os tempos, assim poderiamos usar um comando bem forte, cilindros menores e ainda assim teriamos um bom torque.

    Dá-se um jeito de emendar (rígida ou flexível) a ponta do eixo onde fica a polia de um motor com a ponta onde ficava o volante do outro.

    Um B8 de 3000cc é praticamente um motor de ferrari (exceto pela refrigeração).

    E então? O que os senhores acham?

    Abraços
    --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

  • #2
    Postado originalmente por paulofornari
    Pera aí!!! Esse tópico não deveria estar no renegade place?


    Muita calma nessa hora... Fusca com dois motores ainda é fusca.


    Deixem-me estabelecer a linha histórica:

    1º - se não me engano foram os irmãos fittipaldi que correram um tempo com um fusca com dois motores em tandem, mas deixaram a idéia de lado devido a dificuldade de regulagem e acerto.

    2º - meio motor de fusca traz muita dor de cabeça, uma vez que cortar um bloco no lugar certo e depois fazer uma virabrequim adequado dá um trabalho danado que pede especialistas (MO).

    Pensei então que, um motor de 6 cilindros é mais difícil de fazer que um motor de 8 cilindros.

    Pensei também na possibilidade de "linkar" dois motores sem ter que intervir em seus blocos.

    Aí comecei a viajar: com o sistema de injeção e ignição eletrônica, pode-se mapear um programa para o motor que permita orquestrar o trabalho dos dois em harmonia. Certamente a turma dos Fittipaldi teria feito um motor com 16 cilindros se tivessem esta tecnologia à mão. Um motor teria que estar 90º defasado do outro, acho, para que um motor aja no momento em que o outro esteja entre os tempos, assim poderiamos usar um comando bem forte, cilindros menores e ainda assim teriamos um bom torque.

    Dá-se um jeito de emendar (rígida ou flexível) a ponta do eixo onde fica a polia de um motor com a ponta onde ficava o volante do outro.

    Um B8 de 3000cc é praticamente um motor de ferrari (exceto pela refrigeração).

    E então? O que os senhores acham?

    Abraços
    Só para entortar um pouco mais o virabrequim... heheheh!!!

    Sabem que um motor boxer às vezes é erronemanete chamado de motor em V a 180 graus?
    Porém que existem motores em V a 180 graus....

    Deixa eu clarear a idéia.

    Virabrequins simétricos em aplicações onde se quer o máximo de suavidade do motor (ciclos simétricos e a tempos iguais), tem que ter a seguinte diferença de Ângulo entre dois cilindros cuja queima seja consecutiva: 720 graus/ nº de cilindros 720 por que o ciclo de um motor 4 tempos se dá a cada duas voltas (2 x 360 graus = 720 graus), se fossemos avaliar um dois tempos utilizariamos 360 graus.

    Assim:
    Um motor 4 cilindros tem que ter entre o colo de um cilindro e do próximo, 720/4 = 180 graus, ou seja meia volta.

    Um motor 6 cilindros tem que ter entre o colo de um cilindro e do próximo, 720/6 = 120 graus, ou seja 1 terço de volta.

    Um motor 8 cilindros tem que ter entre o colo de um cilindro e do próximo, 720/8 = 90 graus, ou seja 1 quarto de volta.

    Um motor 12 cilindros tem que ter entre o colo de um cilindro e do próximo, 720/12 = 60 graus, ou 1 sexto de volta.

    E assim por diante para qualquer número de cilindros seja para ou ímpar.

    Outra cisa é interessante.

    Todo motor 4 tempos deve ter seus cilindros dispostos em duas bancadas no exato ângulo calculado (ou multiplo dele), sob pena de não conseguirmos a melhor condição de balanceamento dinâmico (não se trata de balancear as peças, mas de vibrações devidas as peças alternativas em posições assimétricas), o que gera a necessidade de eixo de balanceamento no meio do V6 por exemplo (muito usam isto para reduzir esta vibração normal de seu projeto).

    Assim um 4 cilindros, deve ter suas banacadas a 180 graus. Ou seja o modelo matmático do motor do Fusca é a primeira solução óbvia para projetos de motor 4 cilindros, ou se formos utilizar multiplos 180 x 2 = 360 graus que na prática se torna 0 graus que é o motor em linha. Assim é mais intuitivo dinamicamente o 4 cilindros contrapostos que o 4 cilindros em linha.

    Um 6 cilindros, dveria ser um v a 120 graus, 240 graus (estranhíssimo né) ou 360 (linha) e nunca um V6 a 60 graus, V6 a 90 graus ou outros valores aí inventados ao bel prazer do projetista.

    Um 8 cilindros deve ser a 90 graus ( e praticamente todos são), ou 180 (boxer), 270 (90 de ponta cabeça ou 360 em linha...

    Um 12 cilindros deve ser a 60 graus, a 120 a 180 (boxer),.... ou 360 graus


    Como todos estes modelos poderiam ter a possibilidade de ter o V entre as bancadas senmdo de por exemplo 180 graus, convencionou-se que se isto ocorre-se o nome dado seria de motor em V a 180 graus, por outro lado o nome de motor Boxer é mais aceito mundialmente, aí surgiram vertentes que adotaram uma eoutra visão.
    Na prática o que diferencia é o seguinte. Se temos motores com cilindros opostos a 180 graus, chamamos ele de V a 180 graus, se os colos de virabreu]quim montarem bielas gêmeas (duas bielas em cada moente) (como algumas Ferraris 12 cilindros) e chamamos de Boxer à queles que adotam um colo de virabrequim para cada moente como o Fuisca e os Porsches.


    Assim o Motor do Fiti 3200 (originalmente montado com dois VW a ar 1600cm3) e depois com dois Vw 2200cm3 ou seja era sim o Fiti 4400cm3! era um verdadeiro Boxer 12 4.4 com algo do motor do Porsche 917 que também era um Boxer 12 cilindros só que 4.5 litros.

    Absurdo né!
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

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    • #3
      Interessantíssimo.

      Já pensei muito sobre construção de motores (mesmo sendo engenheiro civil), li bastante sobre o assunto e não havia me tocado dessa relação. Dá um desconto, tá. eheheh.

      Trabalhei uma época em uma fundição (a Tupy de Joinville), instalando sensores no solo. Tive a oportunidade de conhecer a seção de produção de blocos de motor, onde são feitos blocos para V8 que vão para os USA. Na época achei injusto haver só o bloco por aqui e depois fiquei sonhando em como fazer um super motor usando um bloco daqueles. Depois caiu a ficha de que não era viável.

      A propósito, são V8 a 90º.

      Tenho uma Ranger V6, acho que o motor é a 90º tb. Vai ver por isso que o motor é tão manco, além do GNV, é lógico.

      Não sabia que os Fittipaldi haviam chegado a usar 12 cilindros (3 motores). Devia ser algo impressionante. Procurei na internet mas não encontrei referências. Já pensou na ginástica para equalizar? É barbaro.

      Dias atrás, quando surgiu o assunto de emendar motores, discuti com colegas sobre os motores das motos esportivas, até porque um deles falou que leu sobre um esportivo compacto que usava 1 motor de moto. Ao ver a curva de torque desses motores não tive muita fé no sucesso, pq o torque começa a aparecer pra lá dos 4000 rpm.

      Mas eu vou recolher-me a minha insignificância e vou limpar todo o óleo coagulado do motor de fusca que eu desmontei semana passada pra ver se ressucito o infeliz. Assim aprendo alguma coisa nova. Aliás, tenho questões, mas vou postar lá no "dark side".

      Abraços
      --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

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      • #4
        Vader, mas 2 VW 2200 nao seria um Boxer 8 4.4

        vc disse Boxer 12
        1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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        • #5
          Vader, mas 2 VW 2200 nao seria um Boxer 8 4.4

          vc disse Boxer 12

          acho que foi apenas um engano , seria um boxer 8 mesmo.
          black hot metal

          http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por fabricio.vergetti
            Vader, mas 2 VW 2200 nao seria um Boxer 8 4.4

            vc disse Boxer 12

            acho que foi apenas um engano , seria um boxer 8 mesmo.
            realmente...
            Errei nos cilindros.
            Era um 4.4 porém 8 boxer.
            excesso de Metanol na cabeça...
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
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