Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fusca a álcool com 1 carburador

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Fusca a álcool com 1 carburador

    Faz tempo que quero adaptar meu fusca 1300,com 1 carburador pic 30,para uso de álcool. algumas experiências já compartilhei com o pessoal daqui,e foram boas,principalmente o consumo. O problema é que o álcool deixa o coletor muito gelado,e logo começa a deixar de funcionar direito. As experiências feitas com o coletor bem aquecido,tipo ,após uns 20 minutos usando GNV,provam que o carro funciona bem,desde que o coletor esteje aquecido.

    Bem,como alternativa,pretendo furar o coletor no lado esquerdo e direito,próximo aos cabeçotes,mais ou menos na altura onde seriam usados os coletores de dupla carburação, e nesse furo encaixar aquele injetor bengalinha,no caso,um de cada lado.

    No injetor bengalinha seria soldado um tubo de cobre,vendido em lojas de refrigeração,daquele fino,chamado de capilar,existem vários diâmetros,não deve ser muito fino para evitar entupimentos .

    cada tubo será soldado ao injetor bengalinha do carburador,mas antes,deve ser cortada a ponta,onde tem o furo do injetor,para evitar entupimentos que seriam impossíveis de reparar.
    Fusca 75 1300 gasolina/GNV
    Diferencial 8 X 33
    Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
    Bancos do Gol

    VENDIDO

  • #2
    Re: Fusca a álcool com 1 carburador

    os tubos capilares podem descer por trás do carburador,ficando próximo as latas do motor,ajudando até a aquecer o combustível. Um cuidado interessante será proteger os tubos com um pedacinho de mangueira de borracha no trecho onde tem a tampa do filtro,para que não sejam danificados por ela. No mais,a borboleta do pic 30 fará o controle do fluxo de ar,que só vai encontrar o álcool lá embaixo,próximo ao ponto onde se usa a dupla carburação,ficando,assim,livre do problema do álcool gelar o coletor em excesso.

    Apesar de usar GNV,em certos casos,faço pequenos percursos de 2 ou 3 km perto de casa,e nesses casos,ficaria livre de usar gasolina,pois é recomendável usar gnv só após rodar uns 5 minutos no combustível líquido,e a idéia podeajudar aos que não tem gnv,pois aqui no RJ o álcool está entre R$ 1,49 a 1,70 o gás em torno de R$ 1,57 e vai aumentar
    Fusca 75 1300 gasolina/GNV
    Diferencial 8 X 33
    Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
    Bancos do Gol

    VENDIDO

    Comment


    • #3
      Re: Fusca a álcool com 1 carburador

      Postado originalmente por maridoideal
      os tubos capilares podem descer por trás do carburador,ficando próximo as latas do motor,ajudando até a aquecer o combustível. Um cuidado interessante será proteger os tubos com um pedacinho de mangueira de borracha no trecho onde tem a tampa do filtro,para que não sejam danificados por ela. No mais,a borboleta do pic 30 fará o controle do fluxo de ar,que só vai encontrar o álcool lá embaixo,próximo ao ponto onde se usa a dupla carburação,ficando,assim,livre do problema do álcool gelar o coletor em excesso.

      Apesar de usar GNV,em certos casos,faço pequenos percursos de 2 ou 3 km perto de casa,e nesses casos,ficaria livre de usar gasolina,pois é recomendável usar gnv só após rodar uns 5 minutos no combustível líquido,e a idéia podeajudar aos que não tem gnv,pois aqui no RJ o álcool está entre R$ 1,49 a 1,70 o gás em torno de R$ 1,57 e vai aumentar
      Velhinho...vc sabe que eu não sou fã de GNV não apenas pelo desempenho pior, mas principalmente pelos estragos que ele faz ao motor em médio prazo. Já ví motor zero ira para quase 1,00mm de retífica rodando de 2 a 3 anos com esse combustível, além disso o motor era refrigerado a àgua o que em tese sempre têm uma vida útil maior que os nossos originais sem acessórios como filtro de óleo e radiador externo. O maior problema que vejo no seu projeto é que o álcool não possui a mesma capacidade de lubrificação da gasolina, ele só refrigera o motor quando existe algum excesso de combustível, pois ele fará a refrigeração dos cilindros. Já com a gasolina é diferente, pois ela possui aditivos que refrigeram e lubrificam os pistões(o álcool é secão). Apesar do motor a álcool com taxa de álcool render mais e melhor do que com taxa de gasolina e rodando no GNV, acredito que se usado dessa forma estaríamos diminuindo ainda mais a vida útil do motor, só compensando dependendo da quilometragem rodada para que essa economia seja usada na recuperação ou troca do motor e ainda sobre uma boa margem de lucro. Quanto ao seu projeto, se vc me permite um comentário, dê uma olhada no seu coletor de admissão....ele possui a tubagem que leva a mistura ar combustível para os cilindros, e outra paralela, que normalmente é desligada por não haver necessidade de aquecer a tubagem usando gasolina como combustível. Nessa tubagem, se você fizer uma adaptação e unindo as duas pontas aos coletores de escape, fazendo o ar quente do escape circular dentro desses coletores você estará aquecendo e bastante o coletor de admissão. Acredito que se vc interromper a circulação total de gases nesse circuito de aquecimento bem no meio em frente ao carburador, soldando, cortando e encrustando um ferro redondo e depois soldando ou qq outro tipo de vedação que funcione, o aquecimento poderá ser maior ainda o que tornará viável o uso de álcool da maneira que vc quer e se quiser incrementar ainda mais, revista todo o coletor de admissão e o de aquecimento com thermotape, para que o calor não se dissipe facilmente vc vai matar o problema a pau. Problema que pode ocorrer...com o coletor aquecido o carburador aquecerá também e o álcool vai dilatar, causando aquelas temíveis afogadas, o que pode ser contornado instalando um desborbulhador. estou falando isso tudo pois tive de fazer um sistema de aquecimento para o meu Gol e usei esses capilares de cobre tb mas o que mais deu certo foi isso que eu te falei.
      Last edited by maurilio; 02-08-2008, 11:50 PM.
      Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
      Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
      Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
      Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
      Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
      volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

      VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
      Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

      Comment


      • #4
        Re: Fusca a álcool com 1 carburador

        Valeu,Maurílio.

        Meu projeto se deve a uma possível troca de combustível,pois o gnv demanda vistoria,que custou R$ 90,00,e em grandes viagens existem locais que não existem postos de gnv por mais de 100km,o que inviabiliza o uso,nessas horas utilizaria o álcool como combustível.

        Se tiver tempo,farei os furos nessa semana,e postarei os resultados.

        Valeu pelas dicas,abraços
        Fusca 75 1300 gasolina/GNV
        Diferencial 8 X 33
        Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
        Bancos do Gol

        VENDIDO

        Comment


        • #5
          Re: Fusca a álcool com 1 carburador

          O meu coletor possui o aquecimento,mas foi cortado,a parte de baixo colaram com durepoxi,dá pra remover,mas a de cima,uns 3 centimetros após o furo,está entupido não sei com quê,já tentei enfiar arame,não passa nada...Não sei o que colocaram,mas é difícil de remover...
          Fusca 75 1300 gasolina/GNV
          Diferencial 8 X 33
          Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
          Bancos do Gol

          VENDIDO

          Comment


          • #6
            Re: Fusca a álcool com 1 carburador

            Postado originalmente por maridoideal
            O meu coletor possui o aquecimento,mas foi cortado,a parte de baixo colaram com durepoxi,dá pra remover,mas a de cima,uns 3 centimetros após o furo,está entupido não sei com quê,já tentei enfiar arame,não passa nada...Não sei o que colocaram,mas é difícil de remover...
            Quanto custa um coletor desses novo, talvez vc até ache em ferro-velho, Mercado Livre etc. Vai adiantar seu lado pra caramba. Ou retire o coletor e retire o pedaço entupido e solde outro cano no lugar. As fotos do que eu fiz estão loga abaixo, é quase a mesma coisa só que eu tive de adpatar no coletor de dupla entrada da Brasília, e ele não existe com aquecimento. Ficou ótimo, mas deu um pouco de trabalho, iniciei o trampo tentando usar o cobre para trasferir calor, já que não dava pra soldar ferro fundido no coletor de aquecimento, não deu certo porque a transferência de calor foi pequena, depois resolvi soldar com estanho e unir coletor de aquecimento com o de admissão, mesmo que não totalmente, mas a área de contato aumentou e o calor tb aumentou bastante, depois foi só revestir de thermothape para garantir que o calor não se alterasse devido ao fluxo de ar na dianteira, no caso do meu Gol , mas no seu caso por ser um carburador só acho que seria viável.
            Arquivos Anexos
            Last edited by maurilio; 02-08-2008, 11:46 PM.
            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

            VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
            Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

            Comment


            • #7
              Re: Fusca a álcool com 1 carburador

              Postado originalmente por maridoideal
              ....... o carro funciona bem (com alcool),desde que o coletor esteje aquecido.

              ...........,pretendo furar o coletor no lado esquerdo e direito,próximo aos cabeçotes,mais ou menos na altura onde seriam usados os coletores de dupla carburação, e nesse furo encaixar aquele injetor bengalinha,no caso,um de cada lado.

              No injetor bengalinha seria soldado um tubo de cobre........

              cada tubo será soldado ao injetor bengalinha do carburador........

              No mais,a borboleta do pic 30 fará o controle do fluxo de ar,que só vai encontrar o álcool lá embaixo,próximo ao ponto onde se usa a dupla carburação.............

              Se tiver tempo,farei os furos nessa semana...........

              O meu coletor possui o aquecimento,mas foi cortado.........
              GNV a parte, não manjo nada dessa tecnologia ainda mais em motor carburado, considere que a mistura ar+combustível (gasolina ou álcool) se processa no carburador, passa pelo coletor de admissão e já chega pronta aos cilindros.

              O carburador não injeta nada, exceto um jato adicional de combustível quando pressionamos o acelerador. Dessa forma o seu sistema, caso consiga montá-lo, se mostrará completamente inócuo em todos os regimes de trabalho do motor, exceto durante o movimento do pedal do acelerador quando pressionado.

              Voce provavelmente está confundido o injetor da "bomba de aceleração" (aquela bengalinha de latão) com o pulverizador principal (aquela tromba grossa do mesmo material do carburador) pela qual o combustível é sugado pela corrente de ar.

              Considere que os tubos de cobre para serem soldados à bengalinha dentro do carburador, devem nele adentrar; por onde? Voce vai furar o carburador ou a carcaça do filtro de ar? Veja que o conjunto a ser confeccionado é muito delicado, não podendo ficar balançando dependurado ou manuseado constantemente.

              Recomendo que voce enfoque o aquecimento do coletor de admissão, subtitua-o por um em bom estado ou melhor, novo. Use junta de orificio grande, a mesma do escapamento (não aquela com furo pequeno de 6 mm) na união do tubo de aquecimento do coletor de admissão com o escape. Se necessário use os arames de cobre enrolados como fez o Maurilio.

              Ressalto tambem que os compenentes que entram em contato direto com o álcool devem ser próprios para ele (tanque, bomba, carburador) sob pena de serem danificados pela corrosão. Lembre-se que excesso de economia é a base da porcaria.

              De uma olhada no tópico "Fusca Flex", onde o Antonio Carlos está testanto um sistema para mistura de alcool com gasolina, não para alcool puro.
              Last edited by ricardo groetaers; 03-08-2008, 06:41 AM.

              Comment


              • #8
                Re: Fusca a álcool com 1 carburador

                Postado originalmente por maridoideal
                Faz tempo que quero adaptar meu fusca 1300,com 1 carburador pic 30,para uso de álcool. algumas experiências já compartilhei com o pessoal daqui,e foram boas,principalmente o consumo. O problema é que o álcool deixa o coletor muito gelado,e logo começa a deixar de funcionar direito. As experiências feitas com o coletor bem aquecido,tipo ,após uns 20 minutos usando GNV,provam que o carro funciona bem,desde que o coletor esteje aquecido.

                Bem,como alternativa,pretendo furar o coletor no lado esquerdo e direito,próximo aos cabeçotes,mais ou menos na altura onde seriam usados os coletores de dupla carburação, e nesse furo encaixar aquele injetor bengalinha,no caso,um de cada lado.

                No injetor bengalinha seria soldado um tubo de cobre,vendido em lojas de refrigeração,daquele fino,chamado de capilar,existem vários diâmetros,não deve ser muito fino para evitar entupimentos .

                cada tubo será soldado ao injetor bengalinha do carburador,mas antes,deve ser cortada a ponta,onde tem o furo do injetor,para evitar entupimentos que seriam impossíveis de reparar.
                Eu não faria este tipo de trabalho, pois ao meu ver poderia piorar ainda mais a situação.

                O que ocorre no motor a álcool é a condensação de parte do combustível nas paredes do coletor, o qual escorre pelos dutos até cabeçotes, válvulas de admissão, etc.
                Nesta situação temos mistura nada homogênea, sendo pobre em algumas regiões da câmara e extremamente rica em outras.
                A injeção de combustível na proximidade das entradas dos cabeçotes poderá inclusive piorar a situação.
                O correto é conseguir evitar que o álcool condense!
                Isto poderá ser feito através de aquecimento do coletor!

                Duas alternativas me parecem adequadas.

                a) Otimizar o aquecimento original do coletor de carburação simples, fazendo com que gás de escape circule numa serpentina ao redor do "pescoço" logo abaixo do carburador, onde poderia ser utilizado tubos de cobre enrolados ao redor desta região do coletor.

                b) Aquecer o coletor nesta mesma região com resistências elétricas algo ao redor de 50W de aquecimento devem ser suficientes.
                Para isto 5 resistores de 15 ohms x 20 Watts ligados todos em paralelo e pos sua vez ligados ao 12Volts via chave de ignição devem ser suficientes.

                Eu prefiro esta segunda alternativa!
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW
                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                My email -> vaderthemaster@gmail.com

                Comment


                • #9
                  Re: Fusca a álcool com 1 carburador

                  Gostei da idéia do Maurílio,um belo sistema de aquecimento,bem planejado.


                  Agradeço as considerações técnicas do Ricardo,sem dúvida,a corrosão é algo que causaria prejuizos maiores que os lucros,mas como penso em usar esse sistema,trocaria o tanque e outros componentes quando se danificassem ,isso seria inevitável.

                  Quanto a última idéia para o aquecimento,do Mestre Vader,sem querer ser puxa-saco...Achei interessante a idéia de usar resistores,terão que ser fixados firmemente e envolvidos com termo-tape,o ideal seria que fossem feitos especialmente para esse fim,com formato que encaixasse no coletor,mas no meu caso específico,gostei da idéia pois poderia desligar o sistema quando comutasse para GNV ,que esquenta pacas.

                  Vou adquirir os resistores e ver no que dá,postarei aqui os resultados. As vezes quero por fotos como vocês,mas não sei como fazer,se alguem puder colocar um tutorial,sou meio tapado com isso
                  Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                  Diferencial 8 X 33
                  Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                  Bancos do Gol

                  VENDIDO

                  Comment


                  • #10
                    Re: Fusca a álcool com 1 carburador

                    Postado originalmente por maridoideal
                    ...Achei interessante a idéia de usar resistores,...... gostei da idéia pois poderia desligar o sistema quando comutasse para GNV ,que esquenta pacas.

                    O meu coletor possui o aquecimento,mas foi cortado,a parte de baixo colaram com durepoxi,dá pra remover,mas a de cima,uns 3 centimetros após o furo,está entupido não sei com quê,já tentei enfiar arame,não passa nada...
                    Como disse anteriormente, não conheço a tecnologia do GNV, mas será que o corte do aquecimento do coletor não foi obra da Convertedora? Voce relatou problemas com GNV em http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=172.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Fusca a álcool com 1 carburador

                      Aquecimento do coletor se resolve da seguinte forma:

                      Primeiro tirar ele, depois levar para alguem que tenha maçarico e ir esquentando e batendo de leve nele ate que a sujeira saia.

                      Funciona que é uma beleza!

                      Abrços
                      Ex-fusca 1300L 1978.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Fusca a álcool com 1 carburador

                        Lucas,minha idéia é de não retirar o coletor,pois no momento estou com pouco tempo disponível e preciso do carro todo dia.Eu mesmo sei fazer a soldagem,mas como está obstruido,atrapalhou meus planos,embora,como eu já disse,esse aquecimento adicional não é bem vindo quando se usa gnv,pois já esquenta pra cacete,o próprio carburador fica bem quente.

                        Ricardo,quem obstruiu eu sei que não foi a convertedora,pois o carro era do meu sogro,já veio assim pra minha mão.

                        Notícia boa: O distraido aqui havia se esquecido de trocar giglê para usar o álcool,na gasolina uso 120,no álcool 160,ontem à tarde eu coloquei e foi o suficiente pra mudar o comportamento do carro,só dá umas engasgadas em retomada de velocidade,mesmo assim,basta acelerar mais e pronto,ele normaliza. Ontem procurei os resistores ,mas não achei nesses valores,mas vou em outras lojas,hoje em dia esses tipos de resistores tem pouca demanda nas lojas,mas vou encontrar. Instalarei um relê para o acionamento ficar seguro
                        Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                        Diferencial 8 X 33
                        Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                        Bancos do Gol

                        VENDIDO

                        Comment


                        • #13
                          Re: Fusca a álcool com 1 carburador

                          Consegui os resistores,aqueles de cerâmica tubular,queria os de louça branca,pois são retangulares,mas não encontrei. Esse ,teri um pequeno espaçamento,pois é redondo,sem encostar no coletor,algotalvez em torno de 0,3 mm,vou colocar pasta térmica,talvez ajude. Para fixar ,arame não deu certo,por serem tubulares,não se prendem firmemente,terei que conseguir uma abraçadeira. Ainda estou meio sem tempo,mas fiz um teste fora do coletor,esquentam bem.Depois posto os resultados aqui. Outra dúvida: Fiz a preparação na flauta do carburador pic 30, ela é nº 120,não será conveniente trocar por numeração maior? Mesmo aquecido o coletor,ele tem uma falha de aceleração em baixas rotações,calculo em menos de 1500rpm ,aproximadamente,que desaparece ao atingir rotações maiores .
                          Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                          Diferencial 8 X 33
                          Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                          Bancos do Gol

                          VENDIDO

                          Comment


                          • #14
                            Re: Fusca a álcool com 1 carburador

                            Postado originalmente por maridoideal
                            Consegui os resistores,aqueles de cerâmica tubular,queria os de louça branca,pois são retangulares,mas não encontrei. Esse ,teri um pequeno espaçamento,pois é redondo,sem encostar no coletor,algotalvez em torno de 0,3 mm,vou colocar pasta térmica,talvez ajude. Para fixar ,arame não deu certo,por serem tubulares,não se prendem firmemente,terei que conseguir uma abraçadeira. Ainda estou meio sem tempo,mas fiz um teste fora do coletor,esquentam bem.Depois posto os resultados aqui. Outra dúvida: Fiz a preparação na flauta do carburador pic 30, ela é nº 120,não será conveniente trocar por numeração maior? Mesmo aquecido o coletor,ele tem uma falha de aceleração em baixas rotações,calculo em menos de 1500rpm ,aproximadamente,que desaparece ao atingir rotações maiores .
                            A diferença gira em torno de 40% a mais no de álcool,mas vc precisa ver se na hora em que ele injeta mais o coletor não esfria junto, porque álcool é "geladérrimo" e complica se o calor do coletor não compensar essa diferença. Outra coisa é que pode estar dando até um certo excesso, supondo que seu carburador e coletor esteja bem aquecido, o calor do sistema é tranferido para o carburador o que pode ocorrer é um aumento no nível da cuba, porque o álcool aquecido expande e gera excesso, principalmente em baixa rotação. Para resolver vc teria que regular a altura da cuba pouca coisa mais baixa do que antes.
                            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                            VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                            Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                            Comment


                            • #15
                              Re: Fusca a álcool com 1 carburador

                              Obrigado,Maurílio,vou verificar isto.Hoje deixei a preguiça de lado e aproveitei para completar o nível de óleo da caixa de marchas,comoé proveniente do ferro-velho,recomendaram óleo sae140 [ela já está com pequeno desgaste nos anéis sincronizadores da 2ª,se não passar na hora certa,arranha de leve.].
                              óleo grosso,viscoso demais,para facilitar,fiz um furo na tampa,e encaixei um pedaço de mangueira ,tipo de jardim,acho que é 3/8",depois tampei o frasco e fui apertando com força,a ponta da mangueira dentro do orifício da caixa,assim,foi um serviço limpo,e sem riscos de cair areia no óleo,pois usando funil sempre se corre esse risco,pois ele escoa muito lentamnte,fica a dica pro pessoal,quem usar óleo 90 vai ser bem mais fácil.
                              Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                              Diferencial 8 X 33
                              Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                              Bancos do Gol

                              VENDIDO

                              Comment

                              Working...
                              X