Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Distribuidor original e 4 bobinas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Distribuidor original e 4 bobinas

    Pessoal,
    tava pensado agora a pouco se era possível usar 4 bobinas diretos nas velas. Até ai tudo bem, isso existe, e usam uma roda fônica como sensor de rotação e PMS.
    Mas eu estava pensando em um sistema usando o próprio distribuidor do carro como acionador das bobinas.
    Onde cada cabo do distribuidor passa corrente pra a bobina do seu determinado cilindro, acionando ela e centelhando a vela na hora certa.
    Será que funciona???
    Posso ta falando muita besteira, mas eu acabei de acordar e to viajando ainda...

    Abraços
    Gustavo Pedrosa

  • #2
    Re: Distribuidor original e 4 bobinas

    Faz tempo que tenho pensado na mesma coisa...

    a minha ideia é fazer passar corrente de 12v pelos cabos do distribuidor e fazer essa corrente acionar um sistema de igniçao com 4 bobinas.

    Como as bobinas dao a centelha quando "corta" a corrente, tendo que ficarem sempre ligadas, teria que ter um relé eletronico em cada bobina, pra quando chegasse a corrente de 12v vinda dos cabos do distribuidor, ela, através do relé eletronico, cortasse a corrente, gerando a faisca...

    Teria alguns problemas.. pois como falam.. uma bobina que fica "induzindo" muito tempo antes da faisca, acaba aquecendo e pode queimar.

    Outra coisa seria: será que vale a pena o custo dessa adaptaçao?? quanto de potencia a gente ganharia com tudo isso??

    Acho que vale mais a pena comprar balancins 1,4:1 (meu próximo passo)

    Comment


    • #3
      Re: Distribuidor original e 4 bobinas

      Postado originalmente por Guga Pedrosa
      Pessoal,
      tava pensado agora a pouco se era possível usar 4 bobinas diretos nas velas. Até ai tudo bem, isso existe, e usam uma roda fônica como sensor de rotação e PMS.
      Mas eu estava pensando em um sistema usando o próprio distribuidor do carro como acionador das bobinas.
      Onde cada cabo do distribuidor passa corrente pra a bobina do seu determinado cilindro, acionando ela e centelhando a vela na hora certa.
      Será que funciona???
      Posso ta falando muita besteira, mas eu acabei de acordar e to viajando ainda...

      Abraços
      Gustavo Pedrosa
      Você não tá viajando não, até existe uma ignição chamada Compu Fire.



      O negócio agora é você saber como controlar o sinal pra carregar a bobina quadrupla. Pretendo fazer no meu com a injeção MEGASQUIRT controlando a ignição. Na Sportsystem vende a polia pronta com os dentes da roda e aqui um exemplo de um Fusca injetado com a ignição tipo centelha perdida com uma roda fônica adaptada de um carro original.

      MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
      Ignition: COP(Coil On Plug)
      AFR controller: JAW Wideband
      Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

      Comment


      • #4
        Re: Distribuidor original e 4 bobinas

        É bom saber que existem outros loucos como eu hehehehe

        Postado originalmente por Roberto_o_o
        a minha ideia é fazer passar corrente de 12v pelos cabos do distribuidor e fazer essa corrente acionar um sistema de igniçao com 4 bobinas.
        é exatamente isso que eu pensei...

        Postado originalmente por Roberto_o_o
        Teria alguns problemas.. pois como falam.. uma bobina que fica "induzindo" muito tempo antes da faisca, acaba aquecendo e pode queimar.
        Com certeza ela iria esquentar muito mais, ficaria "induzindo" umas 3 vezes a mais que em um sistema normal...
        talvez se usase um platinado pra cortar a correte, algo assim. Vou ficar refletindo sobre isso...

        Postado originalmente por Roberto_o_o
        Outra coisa seria: será que vale a pena o custo dessa adaptaçao?? quanto de potencia a gente ganharia com tudo isso??
        O ideal seria gastar apenas com as outras 3 bobinas, e com poucas peças.
        Ou seja, fazer uma adaptação gastando o mínimo possivel, e aproveitando o máximo de peças da ignição convencional. Algo insano!
        Acho que para um motor standart, ou com leve preparação não irá valer a pena, mas pra um mais forte talvez seja necessário.

        Abraços
        Gustavo Pedrosa

        Comment


        • #5
          Re: Distribuidor original e 4 bobinas

          Bugtec,
          essas bobinas prescisam de um cabo pra ir para a vela, existe algum sistema onde a bobina fica ligada "em cima" da vela?
          Eu pensava que o do Marea da Fiat era assim.
          Mas agora fiquei na duvida se é direto na vela, ou se tem algum cabo

          Li sobre sua injeção programavel, meus parabéns! Se um dia meu buggy virar injetado, já sei quem procurar.

          Abraços
          Gustavo Pedrosa

          Comment


          • #6
            Re: Distribuidor original e 4 bobinas

            Postado originalmente por Guga Pedrosa
            Bugtec,
            essas bobinas prescisam de um cabo pra ir para a vela, existe algum sistema onde a bobina fica ligada "em cima" da vela?
            Eu pensava que o do Marea da Fiat era assim.
            Mas agora fiquei na duvida se é direto na vela, ou se tem algum cabo

            Li sobre sua injeção programavel, meus parabéns! Se um dia meu buggy virar injetado, já sei quem procurar.

            Abraços
            Gustavo Pedrosa
            Isto a bobinado Marea fica sobre a vela! O negócio agora é usar a imaginação aí



            Obrigado!!
            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
            Ignition: COP(Coil On Plug)
            AFR controller: JAW Wideband
            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

            Comment


            • #7
              Re: Distribuidor original e 4 bobinas

              Postado originalmente por Roberto_o_o
              Faz tempo que tenho pensado na mesma coisa...

              a minha ideia é fazer passar corrente de 12v pelos cabos do distribuidor e fazer essa corrente acionar um sistema de igniçao com 4 bobinas.
              Rapaz, isso que nós pensamos ta errado.
              Para a bobina induzir ela tinha que estar ligada direta. Se a alimentação de 12v dela fosse pelo distribuidor não iria funcionar, pq o circuito só iria fechar quadno o rotor passase pelo cabo de vela dela.

              Talvez se ligase as bobinas direto em 12v, e usase o distribuidor para roubar a corrente (um curto-circuito), no momento em que o rotor passase por um cabo, iria tirar os 12v de uma das bobinas, fazendo ela centelhar.

              Mas o problema do superaquecimento ainda continua...

              Abraços
              Gustavo Pedrosa

              Comment


              • #8
                Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                Existe um distribuidor para aviação experimental que tem saida para 4 bobinas, devo ter foto aki em casa se alguem quiser eu posto.

                Comment


                • #9
                  Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                  Postado originalmente por Guga Pedrosa
                  Rapaz, isso que nós pensamos ta errado.
                  Para a bobina induzir ela tinha que estar ligada direta. Se a alimentação de 12v dela fosse pelo distribuidor não iria funcionar, pq o circuito só iria fechar quadno o rotor passase pelo cabo de vela dela.

                  Talvez se ligase as bobinas direto em 12v, e usase o distribuidor para roubar a corrente (um curto-circuito), no momento em que o rotor passase por um cabo, iria tirar os 12v de uma das bobinas, fazendo ela centelhar.

                  Mas o problema do superaquecimento ainda continua...

                  Abraços
                  Gustavo Pedrosa
                  Acho que não seria tão dificil a sim, estas bobinas trabalhão com pulso negativo, então não seria só pegar o pulso negativo do distribuido para caixinha ou o da propria caixinha?
                  Digão Osasco S.P

                  Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

                  Comment


                  • #10
                    Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                    Postado originalmente por danadinho
                    Existe um distribuidor para aviação experimental que tem saida para 4 bobinas, devo ter foto aki em casa se alguem quiser eu posto.

                    posta pra gente ver.
                    black hot metal

                    http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                    Comment


                    • #11
                      Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                      Isso ja existe mas não é igual ao motorspice. O distribuidor serve só pra captar o sinal com o sensor hall ele vira um sensor de fase, aí usa-se duas bobina dupla de fiat. amigo meu do RS fez em casa pro Maverick dele, funcionou e vc não mata o ponto de ignição de fabrica, sei q modulos como motorspice vc acaba matando algo do ponto, ah é a curva de ignição q mata, ja com o distribuidor pegando sinal e mandando pras bobinas não. Esse sistema é carinho.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                        Bom dia.

                        Mciola, o DIS não "mata" o mapa de ignição, ao contrário, ele é preservado. O DIS ainda tem o recurso de modificar o mapa original.

                        Desde dezembro de 2008 existe o DD (Distribuidor Digital), que faz todas as funçÕes elétricas do distribuidor. Em outras palavras, nada mais é usado do distribuidor (tampa, platinado, aranha, rotor etc) nem do módulo de ignição original. O sistema permite configurar o mapa original ou um personalizado. A versão básica do DD não tem ajuste do avanço a vácuo, apenas do estático e do 'centrífugo'. A outra versão tem os três.

                        Abraço!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                          vi o tópico meio por cima, e depois vou ler mais a fundo.

                          Mas creio que o conceito da idéia é legal, porém inviável.

                          Mantendo um sistema de ignição analógico (distribuidor e platinado) seria o mesmo que dizer quero "fritar minha bobina".

                          Adotando 4 bobinas, só se consegue quadriplicar o tempo de permanencia e como consequencia 4 vezes + aquecimento.

                          talvez se no distribuidor houvesem 4 platinados ficaria mais fácil acho eu.


                          se quer usar 4 bobinas o caminho correto é migrar pro sistema de ignição microprocessado (E.C.U)

                          Comment


                          • #14
                            Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                            Olá a todos.

                            Manter o distribuidor em funcionamento (parte dele) e ter mais de 1 bobina em uso não só é possível como já existe há tempos produtos para isso. O DIS da Motor Spice é um exemplo disso, desde agosto de 2007. Em novembro de 2008 surgiu o DD, dispensando o distribuidor todo. Tanto em um como outro é possível ter 1 bobina por cilindro, mas a configuração default é 1 bobina para cada 2 cilindros.

                            Colocar 1 platinado para cada cilindro é tecnicamente viável e no passado este tipo de solução já foi usada. Se alguém pelo menos ouviu falar do DKW (Belcar, Vemaguet, Fissore...), talvez lembre-se de que o motor dele era de três cilindros e usava três bobinas de ignição, cada uma comandada por um platinado! Porém, consultem alguém que já teve a experiência de ajustar estes platinados o trabalho que isso dá, ou ao menos imaginem isso. Em outras palavras, isso significa que cada cilindro trabalha com uma mapa de ignição independente, cabendo ao ajustador de platinado a missão de fazer os três iguais. Uma abertura maior de um platinado em relação ao outro significa um adiantamento da ignição, reciprocamente para uma abertura menor.
                            Bem, se três platinados dão trabalho, quatro então...

                            Abraço!

                            Comment


                            • #15
                              Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                              dei uma olhada no teu site!
                              mas parece tudo muito igual pra mim! vç pode dizer qual é o produto que vç vende que serviria pra esse fim que estamos discutindo no topico!
                              da uma explicada sobre teus produtos ai! aproveita o espaço. hehehee!!

                              Comment

                              Working...
                              X