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Distribuidor original e 4 bobinas

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  • #16
    Re: Distribuidor original e 4 bobinas

    Olá, Kafinski.

    Sim, existem muitas semelhanças entre os produtos, mas há diferenças também rsrs.

    Os que podem atender a esse projeto de bobinas múltiplas são o DIS e o DD. A versão padrão comanda bobinas ligadas a dois cilindros, mas os aparelhos poderiam ser especificados para uma bobina por cilindro. Considerando o uso em motores originais, entendo que o investimento nesta configuração diferente*** não *** vale o investimento. Em outras palavras, gastaria-se (bem) mais para obter o mesmo resultado prático. Bem, se a motivação for estética, aí entra o gosto e a imaginação de cada um!

    Booster, DIS e DD são potencializadores de ignição e permitem configurar um mapa de ignição especial, o que é especialmente útil para motores antigos e/ou importados por causa da gasolina brasileira atual, com 26% (oficialmente) de etanol.
    Booster ainda fornece 2 centelhas por cilindro. Ele tem seu melhor desempenho com bobina plástica (bobina plástica deve ser acionada apropriadamente e o Booster faz isso).
    DIS e DD, por não utilizar a parte de alta tensão do distribuidor, acabam com a manutenção de tampa e rotor e ainda proporciona imunidade à água. Já o DD, por fazer todas as funções elétrica do distribuidor, termina de vez com a manutenção do distribuidor todo.

    Espero ter conseguido ser claro. Em caso de dúvida, não deixe de mandar mensagem!

    Abraço!

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    • #17
      Re: Distribuidor original e 4 bobinas

      só pra complemento dois exemplos de carros que usam bobinas diretas :Renaut clio e Renaut senic 1.6 e pegeot 1.8 206 e mercedes classe a.Inclusive o mercedes classe a aceita a adptaçãol das bobinas de fiat caso não queira gastar com a original .Outro grande exemplo é o gurgel supermini que usa duas bobinas vermelhas bosch,já li sobre gurgels que estão parados por falta de ignição,é mosca branca(não de olhos azuis) quem conserte o módulo .Outra coisa bacana seria poder trabalhar com centelha perdida com o uso das bobinas individuais.Seria uma boa pois nossos motores tem deficiencia de queima completa de combustível.Abraços
      Last edited by Antonio carlos; 19-06-2010, 06:06 PM.
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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      • #18
        Re: Distribuidor original e 4 bobinas

        Sim, Antônio. Há como fazer adaptação de bobina de modo tecnicamente correto para muitos carros, se todos.

        Com relação ao Gurgel, certa vez contactei um grupo mas o assunto não prosperou. O DD seria uma saída vantajosa para estes carros pois o mapa de ignição deles é praticamente fixo.

        Abraço!

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        • #19
          Re: Distribuidor original e 4 bobinas

          Tudo começa com uma idéia!

          Há que se lembrar que as bobinas tem um tempo de carregamento que se chama dwell, nos sistemas eletronicos o distribuidor informa com um sinal o momento da descarga da bobina, e o módulo controla o tempo de "carregamento" da bobina, alguns módulos conseguem manter o tempo de carga até os 11000 rpm, adaptando-se um sistema mecânico esse tempo vai variar podendo torrar as bobinas em baixa e não carrega-las em alta.

          Pelo mesmo preço das quatro bobinas pode-se comprar uma accel amarela com resistor para usar com platinado ou uma bosch azul se são alternativas para melhorar a faisca no sistema de platinado, ou usar um rotor sem resistência e cabos de baixa resistividade também.

          Ou uma MSD 6al.

          Abraço

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          • #20
            Re: Distribuidor original e 4 bobinas

            MSD DIS4 #62152 Cód: 1341
            Em meados dos anos 80 se deu o início do fim dos distribuidores nos carros novos.
            A Buick foi a primeira fabricante a usar a tecnologia de bobina individual, enquanto
            os outros carros da GM utilizava uma bobina para cada 2 cilindros. A Ford adotou esse
            sistema apenas em 1996, quando os primeiros Mustang´s saíram de fábrica com um sistema de
            1 bobina integrada para cada 2 cilindros, depois vieram os Mitsubishi e os Chrysler.
            O módulo MSD DIS4 #62152 Cód: 1341 foi projetado para ser usado em carros que usam esse
            sistema. O módulo DIS2 tem 2 canais e pode ser usado em carros de 4 cilindros com 2 bobinas
            integradas, o módulo MSD DIS4 #62152 Cód: 1341 é para ser usado em carros que tenham ou 4
            bobinas individuais ou 4 duplas, ou seja 4 e 8 cilindros respectivamente.
            Cada um dos controles garante um significativo ganho de potência da faísca, desde a marcha
            lenta até em corridas em altas rotações. A baixo dos 3000 RPM ou até 20º de avanço
            o módulo dispara multiplas séries de faíscas para melhorar a marcha lenta, partida e
            as primiras acelerações. O sistema de ajuste do módulo MSD DIS4 #62152 Cód: 1341 é feito
            nos seletores de rotação, permitindo uma grande gama de possibilidades de ajustes.
            Adicionalmente temos ainda 2 limitadores de giro ( overrev limiter and the holeshot rev ) e
            conta ainda com um retardo que pode ser usado em conjunto com o sistema de NITRO.
            Peso (Kg) 2.56


            http://produto.mercadolivre.com.br/M...2-cod-1341-_JM
            Arquivos Anexos

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            • #21
              Re: Distribuidor original e 4 bobinas

              Excelências,

              Acredito que a idéia inicial do tópico é usar o distribuidor original do carro para comandar múltiplas bobinas e não artefatos (parecidos com distribuidor) fabricados especificamente para essa finalidade, que são raros e provavelmente caros.

              O que está passando desapercebido é que não há contato físico entre a ponta do rotor (cachimbo) e os respectivos terminais de cada "cilindro" na tampa do distribuidor. A "eletricidade" salta da ponta do rotor para o respectivo terminal da tampa do distribuidor devido a alta tensão (na ordem de milhares de volts).

              Não é possivel esperar que isso aconteça sob uma tensão de 12 volts.

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              • #22
                Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                O que o Ricardo acabou de comentar procede. Talvez algumas pessoas pensem que a ponta do rotor encosta momentaneamente nos contatos da tampa do distribuidor. O único contato elétrico que existe entre rotor e tampa é na parte central da tampa, aquilo que o pessoal costuma chamar de "carvão", na verdade, grafite ou algo que tenha grafite na sua composição (possivelmente um grafite de grande dureza).

                O DIS foi desenvolvido para ser uma solução menos custosa do que o aparelho que veio depois, o DD. O DIS usa parte do distribuidor e normalmente usa uma bobina por cilindro, podendo ser também uma por cilindro, mas não isso não representa nenhuma vantagem para um motor original.

                Abraço!

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                • #23
                  Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                  Postado originalmente por FelipeCobu
                  Tudo começa com uma idéia!

                  Há que se lembrar que as bobinas tem um tempo de carregamento que se chama dwell, nos sistemas eletronicos o distribuidor informa com um sinal o momento da descarga da bobina, e o módulo controla o tempo de "carregamento" da bobina, alguns módulos conseguem manter o tempo de carga até os 11000 rpm, adaptando-se um sistema mecânico esse tempo vai variar podendo torrar as bobinas em baixa e não carrega-las em alta.

                  Pelo mesmo preço das quatro bobinas pode-se comprar uma accel amarela com resistor para usar com platinado ou uma bosch azul se são alternativas para melhorar a faisca no sistema de platinado, ou usar um rotor sem resistência e cabos de baixa resistividade também.

                  Ou uma MSD 6al.

                  Abraço
                  Vc acertou em cheio. Já pensou, ter que regular 4 dwell. Sistema mecanico com quatro bobinas acho inviável.

                  Melhor comprar ou contruir uma Ignição de Descarga Capacitiva como foi falado acima.

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                  • #24
                    Re: Distribuidor original e 4 bobinas

                    Se eu tivesse uma dessas!!!Teria de andar de havainas para não ser Eletrocutado
                    Por enquanto uma bosch Original (MI)
                    [IMG][/IMG
                    Tuning é exibição preparação é emoção!!!

                    www.youtube.com/dani0058

                    São Bento do Sul-SC

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