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refrigeraçao eletrica

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  • refrigeraçao eletrica


    vi esse motor mais nao tem nada explicando mais gostei da idéia
    com esse sistema o vira trabalharia mais livre e os cilindros seriam refrigerados constantemente e igualmente...

    mais como eu faria isso?
    nao intendo muito de elétrica, como seria a instalação?
    o radiador de oleo nao seria refrigerado como solucionar esse problema?
    ond encontrar esses exaustores/ventiladores (sei lah oq eh isso)?

    jah agradecido
    axo q so o lado negro pode me ajudar agora

  • #2
    Re: refrigeraçao eletrica

    esse tipo de refrigeração é mais utilizada em motores de arrancada que utilizam tbém grandes quants de óleo, e funcionam por pouco tempo só no momento da arrancada ,eles ligam essas "ventoinhas" quando o motor esta desligado p/ atingir um Gº térmico menor, desligando a mesma na hora de funcionar o motor...p/ rua eu acredito que não faria tanto efeito positivo ...

    mais um motor com a mesma refrigeração...
    Last edited by sedan74turbo; 28-08-2008, 03:42 PM.
    Fernando / German Look 74
    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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    • #3
      Re: refrigeraçao eletrica

      intao vc axa q essa refrigeração e menos eficiente q a original?
      e o caso do vira nao precisar mover aquela pesada ventoinha não faria o giro subir mais rápido?

      Comment


      • #4
        Re: refrigeraçao eletrica

        Postado originalmente por skillo
        intao vc axa q essa refrigeração e menos eficiente q a original?
        e o caso do vira nao precisar mover aquela pesada ventoinha não faria o giro subir mais rápido?
        Fala Skillo!
        Então, com as ventoinhas elétricas, o vira fica livre de girar a ventoinha..blz.... Mas e pra girar o alternador que trebalhará mais pesado, apra alimentar as ventoinhas?
        Então, tem que estudar bem esse sistema, dimencuionar bem as ventoinhas para não haver superaquecimento...e claro, dimensionar bme o sistema elétrico para você não ficar na mão por causa de bateria arriada.....
        MAs a idéia é interessante sim!

        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

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        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

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        284º

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        • #5
          Re: refrigeraçao eletrica

          O maior problema do arrefecimento elétrico é o volume de ar necessário para o arrefecimento do motor. Da uma olhada nesse link que tem algumas medidas que fiz na época: http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1042

          Andar em baixas rotações seria tranquilo com ventiladores elétricos, mas acho difícil um ventilador elétrico fazer efeito em alta rotação!

          Eu já tive umas ideias ousadas mas me falta tempo para testar, tipo, uma ventuinha elétrica de motores a agua em cada par de cilindros, montadas na horizontal, sem carenagem e o radiador de óleo montado em outro local; e ainda, a ventuinha original usada como "supercharger" com a completa modificação da carcaça da mesma, gerando uma pequena pressão na admissão.

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          • #6
            Re: refrigeraçao eletrica

            pensava q qualquer motor desse tipo teria rotaçao e fluxo de ar maior q aquela ventoinha original aquilo deve rodas ah oq?! 400rmp?
            enquanto as eletricas nao sei qto gira mais pelo q vi no site tem vazao de 600m³/h a 1300m³/h isso 1 ventilador

            jah o problema da alimentação seria solucionado colocando uma bateria suplementar e um alternador de maior eficiencia tb poderia por um termostato ligando as ventoinhas so qdo o motor passasse da temperatura de estaqueidade(so nao sei ond ficaria o termostato(no oleo?) )

            minha cabeça ta ''fervilhando'' com essa ideia
            kkkkkk

            Comment


            • #7
              Re: refrigeraçao eletrica

              Talvez possa colocar a ventuinha do 1200 com certeza a perda sera menor mas tera que usar um radiador de oleo externo..
              Abrços
              Luby
              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

              Rio de Janeiro - RJ

              Comment


              • #8
                Re: refrigeraçao eletrica

                Postado originalmente por skillo
                intao vc axa q essa refrigeração e menos eficiente q a original?
                e o caso do vira nao precisar mover aquela pesada ventoinha não faria o giro subir mais rápido?
                essa é a principal diferença de carros de rua p/ carros de arrancada, num carro de arrancada a durabilidade é um fator importante p/ não causar acidentes, já num carro de rua ou seja p/ pessoas menos abonadas "eu por exemplo" me preocupo sim com performance mas durabilidade é o principal...e nesse motores p/ arrancada o volume de óleo e pressão de óleo são bem maiores ou seja na minha opinião esse grande volume de óleo p/ um motor que funciona por poucos segundos mesmo que quase no seu limite max de rotação já ajuda e bastante na troca de calor..
                ;-)
                Fernando / German Look 74
                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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                • #9
                  Re: refrigeraçao eletrica

                  Um carro que andasse a maior parte do tempo no transito não teria problemas de superaquecimento pois o motor não seria exigido em altas RPM e a ventuinha elétrica daria vazão sem problemas; o problema seria em altas RPM mantidas por muito tempo.
                  Repare que nos meus calculos do link que referenciei, em altas rotações, o motor precisaria de +-1,2m3/h de ar por segundo, razoavelmente mais do que duas ventuinhas do modelo mais potente que voce citou dariam juntas: +-0,72m3/h.
                  Mas poderia ser imaginado também algum artificio para direcionar o ar diretamente para os cilindros em altas velocidades o que dispensaria as ventuinhas em altas rotações (atraves de termostato). O Fusca dos Fitipaldi tinha 2 motores e não tinha ventuinha!!! Era arrefecido apenas com o ar em movimento e nunca quebrou por superaquecimento.

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                  • #10
                    Re: refrigeraçao eletrica

                    Com certeza o carro iria bem em baixas rotações e transito mas e alta daria problemas mas acho q o grande lema seria realmente como mantar a bateria com carga. Afinal de contas o alternador necessita de correias e não haveria forma de vc captar rotação para o alternador sem que ela seja pelo giro do motor. Acho q ao invés de criar refrigeração elétrica. O certo para carros de rua seria criar alternadores em que a força para girá-lo fosse algo bem facil ao ponto do motor quase não sentir essa força "emprestada" para o alternador.

                    Comment


                    • #11
                      Re: refrigeraçao eletrica

                      mais no caso do motor original alem do alternador ele tem q girar a ventoinha som a elétrica ele iria girar so o alternador ai eh ver se pra gerar a energia o motor iria fazer tanta força qto se tivesse com a ventoinha pq se for a msm força nao compensaria.

                      jah o caso das altas velocidades era so fazer uns buracos com uns canos pra em alta o ar ir pra os cilindros podia fazer igual aos fuscas com motor de porsche q tinha entradas aletadas nas laterais.

                      e meu projeto eh pra baixas rotações no maxino 6600rpm gosto eh de deixar carro japones comer poeira no sinal, por isso q quero aliviar o vira pra subir de giro mais rapido

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                      • #12
                        Re: refrigeraçao eletrica

                        Postado originalmente por JamesTKirk
                        O Fusca dos Fitipaldi tinha 2 motores e não tinha ventuinha!!! Era arrefecido apenas com o ar em movimento e nunca quebrou por superaquecimento.
                        O Sr. José Ricardo "Confraria do Fusca/SP" que montou aqui em SP a réplica do fusca do Fittipaldi, recebeu um conselho do próprio p/ não usar a refrigeração "natural" a mesma trás muitos problemas...apesar que a réplica que ele montou foi a de 1 motor só e na speed mesmo nos altos tempos, quando utilizavam a malandragem de deixar a correia bem frouxa p/ que nas alts rotações ela pulasse fora ....ganhava-se alguns cavalinhos e as vezes até a corrida, mas era terminar a mesma e jogar o motor fora !!! depoimento do meu camarada Sr. Armando da equipe HS RACING que correu muitos anos de speed...
                        mas eu acho que se realmente trouxesse bons resultados acho que até montadoras usariam esse sistema de ventoinha elétrica, porsche, Vw e até a Gm que arriscou com o corvair um 6c aircooled usam ou usaram o sistema com correia...



                        só p/ completar o tópico...
                        ;-)
                        Last edited by sedan74turbo; 02-09-2008, 02:33 PM.
                        Fernando / German Look 74
                        2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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                        • #13
                          Re: refrigeraçao eletrica

                          É preferivel a ventuinha elétrica a acionada por correias quando o assunto é motores arrefecidos a agua; mas quando o assunto é "ar", como é necessário 4 vezes mais ar, inviabiliza quase que completamente o uso de ventuinhas elétricas em motores desse genero.
                          Para não perder tanta potência, o preferivel seria utilizar relações diferentes de polias para acionamento do alternador/ventuinha; ou ainda, retirar algumas aletas do ventilador.

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                          • #14
                            Re: refrigeraçao eletrica

                            James falou uma coisa que me lembrou um antigo preparado aqui do Rio na epoca eraum dos melhores caras para regular motores o nome dele era o Gil tinha uma oficina em Vila Isabal e ele falava neste detalhe e fazia muito nos 1300 da rapaziada, colocava uma dupla e retirava umas aletas da ventuinha.
                            Abrços
                            Luby
                            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                            Rio de Janeiro - RJ

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                            • #15
                              Re: refrigeraçao eletrica

                              http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1839

                              ESSE TÓPICO É BEM BACANA TAMBEM. A MINHA IDEIA FOI DE USAR UMA POLIA MAGNETICA, UM AMIGO MEU DISSE QUE O ROUBO DE POTENCIA DO ALTERNADO E PROPORCIONAL A CARGA QUE ESTA SENDO CONSUMIDA, ENTÃO SERIA POSSIVEL INSTALAR UMA POLIA UM POUCO MENOR NO ALTERNADOR, ACELERANDO A CARGA. VISITEM O TOPICO ACIMA.
                              http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

                              (o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

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