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Iniciando o projeto

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  • #46
    Re: Iniciando o projeto

    Atualizando...

    descobri que quando usamos a bomba de óleo com engrenagens de 30mm + comando de válvulas montado na engrenagem por parafusos (para quem não sabe ainda, é o eixo de comando que aciona a bomba diretamete por acoplamento de chaveta), o mancal da engrenagem movida da bomba interfere na passagem da cabeça dos parafusos que fixam o eixo de comando a sua engrenagem de acionamento.
    O jeito foi desbastar o mancal da bomba de óleo até que os parafusos do eixo de comando passassem livremente.
    Sabendo disso, da próxima vez farei rebaixos na engrenagem do comando para abrigar as cabeças dos parafusos e evitar tamanho desbaste no mancal da bomba
    ...eu é que não iria abrir a carcaça depois de tudo fechado! Dei meus pulos, mas da próxima já estarei preparado.

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    • #47
      Re: Iniciando o projeto

      Fiz exatamente a mesma coisa que vc. Eu tbm montei a engrenagem no comando com parafusos e não desbastei a cabeça deles, e só acordei para isso depois que fechei a carcaça e fui colocar uma bomba de 32mm, e os parafusos do comando ficaram pegando na bomba. Para não abrir denovo, desbastei a parte da bomba onde os parafusos pegavam e aí ficou ok e não afetou muito a peça.
      Mas acho que é melhor fazer isso do que desbastar a região dos parafusos do comando pq esta região é um pouco fraca e faz maior esforço.
      ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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      • #48
        Re: Iniciando o projeto

        Postado originalmente por DanielRS
        Fiz exatamente a mesma coisa que vc. Eu tbm montei a engrenagem no comando com parafusos e não desbastei a cabeça deles, e só acordei para isso depois que fechei a carcaça e fui colocar uma bomba de 32mm, e os parafusos do comando ficaram pegando na bomba. Para não abrir denovo, desbastei a parte da bomba onde os parafusos pegavam e aí ficou ok e não afetou muito a peça.
        Mas acho que é melhor fazer isso do que desbastar a região dos parafusos do comando pq esta região é um pouco fraca e faz maior esforço.
        Acho que se forem feitos rebaixos na engrenagem do comando de no máximo 1/4 da espessura da mesma e com diâmetro que gere um ajuste deslizante em relação as cabeças dos parafusos e sem esquecer que o fundo de tais alojamentos deve ser plano para reduzir a concentração de tensão atraz das cabeças dos parafusos, abraçaremos menos riscos que reduzindo a área de engastamento do eixo da engrenagem movida da bomba, posto que ambos eixos da bomba não dispõem de mancal na tampa.
        Eu mesmo preferi desbastar o mancal em meia-lua, já que as cabeças dos parafusos são convexas (abauladas, tipo "panela") e passavam quase na linha de centro do mancal da bomba.
        Tirei apenas o "extritamente necessário". Fui desbastando e testando sem a junta, vendo a marca de onde e quanto estava pegando e quando parou de interferir instalei a junta e pronto.
        O curiosos é que já troco informações em foruns a alguns anos e nunca ninguém atentou para este tipo de problema (...que deve ser bem comum inclusive)
        Fica aí o alerta para os demais.

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        • #49
          Re: Iniciando o projeto

          Já haviam alertado aqui no fórum da necessidade de desbastar a cabeça dos parafusos do comando por causa disso, eu é que não lembrei na hora e acabei fechando a carcaça sei alterar nada. Eu achei que seria melhor mexer na bomba porque os parafusos do comando fazem um esforço maior porque movem todas as válvulas que são pesadas e a própria bomba de óleo, ainda mais que se acorrer problemas no comando, precisa abrir o motor todo.

          Mas acho que sua solução pode ser melhor mesmo, porque acho que os arrebites do comando original devam ser mais fracos do que os parafusos que tem uma cabeça maior, e aguentam muito bem.

          Pretendo uma hora retirar minha bomba para vedar ela melhor com silicone, porque só coloquei ela com a junta, aí vou ver a situação dela.
          Qual óleo vc usa e qual a configuração de seu motor?
          ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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          • #50
            Re: Iniciando o projeto

            Óleo eu uso 20W50 Lubrax SJ, mas troco com 2500 KM.

            Minha configuração vai ficar assim:

            - Pistões 1300 a álcool (cabeça plana);
            - Cabeçotes entrada simples extensamente retrabalhados com válvulas da Brasília 1600 sede 45º X válvulas 44° e entrada "Saquareport" com 11:1 de taxa para queimar álcool;
            - Comando SamCames 276° X 107 de lob;
            - Varetas originais novas;
            - Tuchos originais novos;
            - Molas de válvulas da Kombi Tork novas;
            - Coletores de admissão feitos sob medida (foto acima);
            - Dupla de Solex 32;
            - Descarga 4X1 dimensionada (semelhante a silen-pró);
            - Ignição eletrônica indutiva (distribuidor "aranha") com bobina do Gol MI de 2 pinos;
            - Casquilhos de fixo foram retrabalhados para melhor lubrificação e agora possuem 6 furos equidistantes;
            - Carcaça de estojos finos preparada para usar retentor na polía do virabrequim;
            - Eixo virabrequim de 1600 antigo (dois furos de lubrificação/ forjado);
            - Bielas originais forjadas;
            - Bomba de óleo com engrenagens de 30mm;
            - Radiador de óleo e a caixa de ventoinha serão (são) da kombi tork;
            - Volante motriz do 1300 original (por enquanto...);
            - Conjunto rotativo balanceado dinamicamente para 8000 RPM (aprox. 6500 + 20%)
            - Pistões e bielas balanceados (massas equalizadas) em balança com 1g de resolução.

            Objetivo: Algo entre 75 e 80 CV @ 6000 RPM e 11,5 KgXm @ 3800 RPM com pretensão de fazer 11 ou 12 :1 na estrada a 95 Km/h.
            Last edited by azeitona; 16-06-2009, 06:28 PM.

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            • #51
              Re: Iniciando o projeto

              Postado originalmente por azeitona
              Rsrsrsrs...

              vou facear os acentos dos coletores na frezadora para usar junta de velumoide no lugar da vedação por anel dos 1300 com carburação simples.
              Isso vai me permitir um bom aumento na área de passagem na interface coletores/cabeçote.
              o desenho dos pórticos de admissão será no estilo "square port" para além de maximizar a área dos dutos permitir a suavisação das curvas, melhorando muito o desenho dos dutos e permitindo ao cabeçote gerar fluxo suficiente para possibilitar uns 6500 RPM (pelomenos em minha configuração que é de baixa cilindrada).
              Mostra ae depois de pronto pois pretendo fazer igual no cabeçote do meu 1500!!
              Como não tenho ferramental pesado para ir mexendo e testando, é mais fácil ver teu trabalho pronto e copiar hehe!
              Bom trabalho! ;)

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              • #52
                Re: Iniciando o projeto

                Muito legal!!! Ouvir um vw a ar girando a mais de 6000 rpm não tem preço!!

                Só acho que vc irá precisar de molas de válvulas de maior carga, tipo as de opala ou então usar calços sob elas pra aumentar a carga. Coloque tbm uma bomba de óleo de circulação externa com filtro, eu uso no meu e é excelente, conserva mais o óleo e mantem o motor mais limpo, eu faço as trocas com 4000km e o óleo ainda fica claro, mas dá pra trocar com 5000~6000km tranquilamente com sobra. Outra vantagem é que o óleo irá trabalhar mais bem refrigerado por causa da circulação externa e pela maior quantidade.

                Abraço.
                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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                • #53
                  Re: Iniciando o projeto

                  Então meu caro Daniel,

                  A obra está andando!
                  Reparem que agora os estojos são de 8mm e encontram-se com uma distância entre centros de 60 mm contra a configuração original de estojos de 6 mm com 55 mm entre centros.
                  Na terceira foto podemos ver ainda um dos coletores que estou fabricando.
                  Arquivos Anexos
                  Last edited by azeitona; 17-06-2009, 08:11 PM.

                  Comment


                  • #54
                    Re: Iniciando o projeto

                    Aqui nestes 2 posts fica a comparação entre o orifício original após o faceamento (diâmetro ainda original de 28mm => área de 6,16 cm²) e depois do trabalho do duto (orifício com área de 9,02 cm²)
                    Se o orifício fosse mantido circular sua área seria 8,04 cm² para um diâmetro de 32 mm.
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #55
                      Re: Iniciando o projeto

                      Muito bom o trabalho nos cabeçotes!!!!
                      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                      Comment


                      • #56
                        Re: Iniciando o projeto

                        Obrigado alambique,

                        Comecei hoje no final da tarde e não houve tempo para tratar os dois cabeçotes.
                        Depois de trabalhar os dutos vou reinstalar as guias da admissão e montar as válvulas para poder buretar as câmaras e definir quantos milímetros de material vão sair no faceamento.
                        Estamos apenas no começo. Despois de trebalhados os dutos e câmaras vem o acabamento e a conclusão dos coletores de admissão.
                        Acho que para semana que vem estarei fechando este "militrezentinho".
                        Posto que trata-se de um motor de baixa cilindradae que as borboletas serão de 32 mm (dupla de Solex 32), não haveria vantagem em um trabalho mais extenso que este nos cabeçotes para chegar aos 6250 ou 6500 giros nas 3 primeiras marchas e aos 5500 na 4ª.
                        Last edited by azeitona; 17-06-2009, 10:34 PM.

                        Comment


                        • #57
                          Re: Iniciando o projeto

                          Simplesmente ducaralho seus cabeçotes!
                          Podia aproveitar e dar um trato nas câmaras tb, não?
                          2100 aspro

                          Comment


                          • #58
                            Re: Iniciando o projeto

                            Postado originalmente por FILIPE A
                            Simplesmente ducaralho seus cabeçotes!
                            Podia aproveitar e dar um trato nas câmaras tb, não?
                            Rsrsrsrs

                            Antes de fazer o trabalho das câmaras tenho que reinstalar as guias das válvulas de admissão para poder havaliar em quantos milímetros terei de facear os acentos dos cilindros, cubicando as câmaras.
                            não sei ainda se será possível copiar fielmente as câmaras de AP (técnica consagrada para motores de rua...), pois pretendo trabalhar com 11:1 de taxa, mas pode ficar tranquilo que as câmaras vão melhorar no que diz respeito a desenho e serão equalizadas em volume e polidas.
                            Trabalhos de cabeçote consomem um bom tempo e devem respeitar certas etapas para um melhor resultado. Fiquei das 18:00 até agora pouco só lixando e polindo os dutos de admissão e descarga...

                            Comment


                            • #59
                              Re: Iniciando o projeto

                              Que coisa mais linda!!!!!! Mas diz ae.. a parte plana onde estão instalados os prisioneiros do coletor também não deveriam ser rebaixadas não, pra ficar faceada com o duto?
                              Parabéeeeeeeeensss!! :P

                              Comment


                              • #60
                                Re: Iniciando o projeto

                                Eu preferi deixar o "square Deck" rebaixado, pois o plano de vedação era mais baixo no motor 1300 original a álcool.
                                os coletores terão as "orelhas" 6 mm mais altas que as áreas de vedação.
                                Agora, vamos à retífica reinstalar as guias de válvulas para poder cubicar as câmaras e partir para o preparo das mesmas.
                                Acabei o polimento final dos dutos agora a pouco, vejam:
                                Arquivos Anexos
                                Last edited by azeitona; 19-06-2009, 11:55 AM.

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