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A ferramenta já deu no fundo das câmaras, continuar rebaixando pode ser um risco. Já se foram 3,7mm dos acentos dos cilindros e tive de comer as faces dos cabeçotes até a última aleta virar uma folha de papel alumínio, caso contrário os cilindros não vedariam nos acentos....
Azeitona,
Vc comprou o kit do motor a álcool, mas ele roda com o cabeçote razo ou fundo? Pode ser que não estás conseguindo combinar ambos. O pistão que tens é cabeçudo ou plano? Isto também interfere na taxa.
São cabeçotes do motor gasolina com Kit do motor a álcool.
Quase impossível achar cabeçotoes para motor 1300 a álcool...
Master Vader e o Chico biela apontaram o caminho da preservação da taxa como a melhor saída para o meu caso específico.
Os pistões tem apenas 77 mm de diâmetro e o incremento na velocidade dos gases em expansão não seria obviamente o mesmo que se obteria com uma massa (deslocamento) maior.
Vou apenas "limpar", equalizar e polir as câmaras, maximizando assim a taxa de compressão.
São cabeçotes do motor gasolina com Kit do motor a álcool.
Quase impossível achar cabeçotoes para motor 1300 a álcool...
Master Vader e o Chico biela apontaram o caminho da preservação da taxa como a melhor saída para o meu caso específico.
Os pistões tem apenas 77 mm de diâmetro e o incremento na velocidade dos gases em expansão não seria obviamente o mesmo que se obteria com uma massa (deslocamento) maior.
Vou apenas "limpar", equalizar e polir as câmaras, maximizando assim a taxa de compressão.
Vai ficar bom demais!! O meu que é a gasolina eu uso só 7,7 de taxa, e ficou muito bom.
... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...
Agora fechado, faltando apenas instalar os periféricos.
A configuração final do motor ficou:
- Cilindrada => 1285 cc (motor 1300!);
- Pistões 1300 a álcool (cabeça plana, 77mm de diâmetro) com massas equalizadas em balança com 1g de resolução + travas de teflon (travas de fabricação própria);
- Eixo virabrequim de 1600 antigo (2 furos de lubrificação/ forjado, 69mm de curso);
- Volante motriz do 1300 original (por enquanto...);
- Conjunto rotativo (virabrequim + volante motor) balanceado dinamicamente para 8000 RPM (aprox. 6500 + 20%)
- Bielas originais forjadas balanceadas (com massas equalizadas em balança com 1g de resolução);
- Carcaça de estojos finos (AS 21), preparada para usar retentor na polía do virabrequim;
- Casquilhos de fixo foram retrabalhados para melhor lubrificação e agora possuem 6 furos equidistantes
- Balancins retrabalhados, com canais para condução de óleo até os pontos de maior solicitação
- Bomba de óleo Schadek com engrenagens de 30mm;
- Radiador de óleo deslocado (...da kombi tork);
- Caixa de ventoinha da kombi tork;
- Ventoinha original dos 1300/1600 ano 1980;
- Chapa/ lata traseira (do flange do motor) removida;
- Cabeçotes entrada simples extensamente retrabalhados com válvulas da Brasília 1600 (Adm=> 35,5 x Desc=> 32 mm) sedes 45º X válvulas 44° e entrada Saquare Deck/ "D" port, com 9,7:1 de taxa para queimar álcool (3/4 de álcool em volúme e 1/4 de gasolina para compensar a taxa abaixo de 10:1);
- Comando SamCames 276° X 107 de lob, 9,7mm de levante;
- Balancins originais (1:1)
- Molas de válvulas da Kombi Tork novas calçadas em 1,2mm (Quaaase fechou as espiras!);
- Varetas originais novas;
- Tuchos originais novos;
- Coletores de admissão feitos sob medida;
- Alimentação com Dupla carburação Solex 32;
- Bomba de combustível da Kombi tork a álcool (original, mas com a base de baquelite desbastada em 1mm);
- Descarga 4X1 dimensionada (tipo cacho de banana, sem abafador, por enquanto...);
- Ignição eletrônica indutiva Bosch modelo TSZ-I (distribuidor "aranha" do motor VW AP600 a álcool, torneado para servir nos motores VW refrigerados a ar);
- Bobina de ignição do Gol MI de 2 pinos;
- Velas NGK BP7HS com 0,95mm entre eletrodos (0.95 de gap);
- Cabos de velas NGK originais.
Algumas pessoas me questionaram dizendo que para o uso racional e diário a dirigibilidade ficaria inferior até a de a de um fusca 1300 original.
Resolvi então traçar um comparativo entre um motor 1300 original, um 1600 também original e a versão que estou montando, por intermédio da planilha elaborada pelo amigo "Marcelo" Master Vader para sanar qualquer dúvida.
Os Resultados:
Comparativo de dirigibilidade
Fusca 1300 original (42 CV@ 4200RPM)
1000 RPM = 5,4 kgf X m
1500 RPM = 6,5 kgf X m
2100 RPM = 8,5 kgf X m
2500 RPM = 8,8 kgf X m
3000 RPM = 9,0 kgf X m
(…e não passa disso!)
Fusca 1600 original (56 CV@ 4200RPM)
1000 RPM = 7,6 kgf X m
1500 RPM = 9,7 kgf X m
2100 RPM = 11,8 kgf X m
2500 RPM = 12,5 kgf X m
3000 RPM = 12,6 kgf X m
(…bom, mas pára aqui!)
Fusca 1300 Preparado (+ ou - 84 CV @ 6000RPM)
1000 RPM = 5,4 kgf X m
1500 RPM = 6,5 kgf X m
2100 RPM = 9,7 kgf X m
2500 RPM = 10,9 kgf X m
3000 RPM = 11,8 kgf X m
3500 RPM = 12,5 kgf X m
(…e continua subindo até 4200RPM, com 12.8 Kgf X m)
Gostei!
Agora é verificar na prática, mas eu estou apostando no fato de que para o mesmo nível de cabeçote (diâmetro das válvulas, área dos dutos, acabamento e comprimento dos dutos, fluxo...) o índice de March será mais alto quão maior a cilindrada do motor, logo, se os cabeçotes de entrada simples penalizam os 1300, os prejuizos para um 1600 seriam percentualmente bem maiores.
Ainda me baseando na planílha do Master Vader, meu projeto de 1300 chega a cerca de 170 Km/h e faz de 0 a 100 em pouco mais de 10 segundos.
Já um 1600 com o mesmo comando (W100) chega a 173 Km/h e acelera de 0 a 100 em 10,1 segundos caso não sejam feitas outras alterações.
Como se pode ver, mais cilindrada pede mais fluxo, portanto, é mais fácil atender a necessidade de um motor menor.
O preço a pagar com um motor de menor cilindrada é um pouco menos de elasticidade e portanto ter de girar mais para gerar os mesmo valores de torque/ potência (mas, já que o fluxo disponível atende bem a tão pouca cilindrada, vamos curtir o som do 4X1 a 6000 giros... )
Vou contar minha experiencia, eu pude comparar perfeitamente um 1600 original com um 1600 com W100.
O que o meu 1600 tem de diferente do original:
*Comando 276º samcams (cópia do W100);
*Aumento da taxa para 7,7:1 com uso do kit 1600 alcool pré 83;
*Cabeçotes 1600 gasolina pré 83 (entrada dupla), somente alterei o ângulo das válvulas, 43º admissão e 44º escape;
*4x1 dimensionado;
*Furação extra nas bronzinas;
*Radiador deslocado;
*Bomba de 32mm com filtro;
*Dupla solex com alterações nas flautas e gigles;
*Ignição eletronica original....basicamente isso.
Como ficou este novo motor em relação ao 1600 original? A lenta ficou perfeita (igual); em baixas rotações, até cerca de 2000rpm, ele é um pouco mais lento que o original, entre 2000 e 3000 é bem parecido, apartir disso ficou melhor. De 3ª já deu 130, creio que deve ter dado até uns 6000rpm (uso 31x.
Vc irá usar o 276º, que não perde muito em baixa (mais perde), aumentou as válvulas e dutos, então é praticamente certo que vc irá perder dirigibilidade em baixas rotações, o fato de ter aumentado as válvulas e comando vai melhorar muito em alta, mas perde em baixa, é quase certo q vc sinta maior diferença em alta do que o meu, mas acho que em baixa tbm (por causa das maiores alterações feitas).
Mas resumindo, acho que o seu motor ainda sim ficará muito bom em baixa pq este comando não prejudica muito em baixa (eu vi isso), seu motor ficará sim um pouco mais lento em baixa mas ficará delicioso quando levantar um pouco mais o giro, mas nem vai precisar tanto, na hora que quiser andar de boa vai ser tranquilo, o meu ficou assim, com cara de original mais quando mostra o pé os outros até assustam....hehehe.. isso não tem preço.
Abraço.
... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...
Creio que o simulador apontou a paridade de torque entre o motor 1300 original e o preparado, mesmo abaixo de 1500 RPM, por conta da diferença entre as taxas de compressão, de 6,6:1 para 9,7:1 (mais de 3 pontos!)
Taxa sim é algo que melhora muito o comportamento do carro em baixa (melhora em tudo para falar a verdade).
Não vejo a hora...
O 1300 vai ficar animal de lente. Como o Daniel disse, em lenta vai ficar perto do original, talvez com um pouco de perda.
Minha dica é aliviar o volante, coisa de 1,5kg, pra ele subir de giro mais rapidamente, em relação ao original, para você usar ele com um regime de rotação mais alto!
Parabéns pelo projeto e pelo pioneirismo de mexer num 1300!
Abraço!
Aos que não atualizaram ...
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Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!
VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!
Para que serve esse debastada na baquelite? Aumenta o volume de combustível bombeado?
Esse motorzinho vai ficar show!!!
Desbastando o baquelite o deslocamento da bomba melhora um pouco, mas tem que atentar para as medidas para não empenar a haste de acionamento por desbaste excessivo (topar à bomba como se costuma dizer).
O ideal é girar o motor até a vareta chegar em seu ponto morto superior e apertar a bomba devagar, verificando se ela não enforcou.
Rsrsrsrsr
Ainda não. Terminei de regular as folgas de válvulas ontem a noite e fiz uma premontagem do conjunto (latas de refrigeração, coletores/carburadores e filtros de ar).
Fiz os coletoresde forma a jogar os carburadores a apenas 4mm da lata de refrigeração , ganhando espaço para as mãos na hora de regular a carburação e isso pediu ajustes na capela com um "compactador de moléculas", pois o filtro do lado direito ficou batendo na capela.
Falta instalar o motor no câmbio e montar os periféricos (Alternador, distribuidor, bomba de combustível, descarga...) Aí, o bicho vai roncar!
A data mais provável é próximo Sábado, mas só devo partir para o acerto fino da carburação uns 10 dias depois, na minha próxima folga do trabalho.
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