Re: Tbi de Yamaha R1 no VW a ar
Porca da sonda lambda soldada
Hoje deitei debaixo do carro pra ver onde ficaria legal. No local onde pensava não daria para colocar pois a sonda ficaria pegando na lata. Então pensei em outros lugares possíveis.
O local "menos pior" que encontrei foi na parte de trás, entre o escape e o motor, onde há um belo vão livre. Assim a sonda ir[a ler o gás de escape um pouco antes desse se direcionar para a saída. Claro que esse pode não ser o melhor local para se colocar a sonda no escape, mas é o que possibilitava a montagem com todas as latas de fechamento do cofre.
Meu projeto está sendo feito com o que tenho, não necessariamente como eu queria e como o carro merece. Mas esse é apenas o Estágio 1. Upgrades estão previstos, incluindo uma mudança radical no setup. :P
Fui soldar a porca, e o cara que fez o serviço comentou da dificuldade que teria, pois a chapa do escape é bem fina. Então, ele deu a idéia de soldar a porca numa chapa mais grossa, e soldar essa chapa no escape. E assim foi feito. O doador da chapa foi um cárter de F250 (as com motor MWM Sprint) condenado. Interessante que o retorno da turbina não é simplesmente jogado dentro do cárter. Um tubo metálico leva o óleo da turbina até a parte mais baixa do cárter, uma espécie de "catch tahnk"(que é separado por uma espécie de chapa defletora) para o pescador do óleo.
É isso. Falta ligar o map, o sensor de temp. do ar, a lambda, passar pra speed density e fazer um acerto melhor. Cenas do próximo capítulo! hahahaha
Forte abraço!
Porca da sonda lambda soldada
Hoje deitei debaixo do carro pra ver onde ficaria legal. No local onde pensava não daria para colocar pois a sonda ficaria pegando na lata. Então pensei em outros lugares possíveis.
O local "menos pior" que encontrei foi na parte de trás, entre o escape e o motor, onde há um belo vão livre. Assim a sonda ir[a ler o gás de escape um pouco antes desse se direcionar para a saída. Claro que esse pode não ser o melhor local para se colocar a sonda no escape, mas é o que possibilitava a montagem com todas as latas de fechamento do cofre.
Meu projeto está sendo feito com o que tenho, não necessariamente como eu queria e como o carro merece. Mas esse é apenas o Estágio 1. Upgrades estão previstos, incluindo uma mudança radical no setup. :P
Fui soldar a porca, e o cara que fez o serviço comentou da dificuldade que teria, pois a chapa do escape é bem fina. Então, ele deu a idéia de soldar a porca numa chapa mais grossa, e soldar essa chapa no escape. E assim foi feito. O doador da chapa foi um cárter de F250 (as com motor MWM Sprint) condenado. Interessante que o retorno da turbina não é simplesmente jogado dentro do cárter. Um tubo metálico leva o óleo da turbina até a parte mais baixa do cárter, uma espécie de "catch tahnk"(que é separado por uma espécie de chapa defletora) para o pescador do óleo.
É isso. Falta ligar o map, o sensor de temp. do ar, a lambda, passar pra speed density e fazer um acerto melhor. Cenas do próximo capítulo! hahahaha
Forte abraço!
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