Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

Postado originalmente por Ernesto
    Esclarecendo as dúvidas:

Um sensor VR é algo parecido com um "captador de guitarra", ou seja, uma grande bobina que vai gerar uma corrente elétrica variável conforme o movimento de um núcleo FERROSO (na guitarra, cordas, na roda fônica, dentes). Então, a roda fônica pra VR tem que ter alguma coisa ferrosa.

O sensor HALL é um transístor especial sensível a variações de CAMPO MAGNÉTICO, o que significa que pra ele funcionar você precisa de um (ou mais) magnetos rodando. A ligação do transístor fará com que ele deixe passar corrente ou não de acordo com a variação do campo magnético.

A polia EMPI com imãs incrustados serviria tanto para o HALL quanto para o VR (muito provavelmente). E o efeito de um ou outro para a megasquirt é exatamente o mesmo, uma vez que a V3 já tem ambas opções previstas no circuito.

O ideal seria usar magnetos de neodímio ('terras raras') que apesar de mais caros são um pouco mais resistentes a quebra e muito mais intensos (absurdamente intensos)...

Farei um protótipo disso muito em breve. O André (torneiro) já disse que pode tornear a roda pra encaixar os imãs.

Usar uma roda menor atrás da polia fica esteticamente bom, mas impede de usar uma sobre polia, que no meu caso não adianta porque pretendo instalar um ar condicionado em breve.

Abraços a todos
    Esclareceu bastante.
    Pensava que o sensor indutivo(VR) que precisasse de magnetismo.
    E se a V3 ja tem as 2 opções então não preciso me preocupar com nada.

Colocar a fonica atras acho que vai ser mais facil no meu caso.
    Tem a fonica usada na polia pequena dos APs que tem 13cm .. ficaria
    devidamente escondida.

[]s
    Dum
    Fusca 65
    Fusca 80

Comment

Vocês estão falando em colocar sensor VR, cuidado com a escolha!! É necessário ter um osciloscópio pra calibrar este sensor com a Mega V3.
      Já o fiz e digo uma: é bastante trabalhoso até achar o "ponto", perde sinal fácil-fácil.
      Com VR não é tão fácil assim, apenas fazer o jumper na V3 e sair girando 8KRPM.

O hall é a melhor opção, ainda mais que o projeto ainda está em andamento. Fica mais barato porque pode-se usar uma V2.2 ou Mini-MS e menos trabalhoso, sem calibração com equipamento não acessível a todos(osciloscópio).

Muita gente afirma em conversas comigo: -Vou comprar uma MS-II V3 porque é melhor!
      Pergunto: -Porque é melhor? Por ser mais cara?

Não é bem assim, cada Mega com sua aplicação, se o cara tem um carro já injetado que tem bobinas sem drivers internos e com sensor VR e ainda vai girar 10KRPM vá de MS-II V3 que terá o lugar dos drivers de ignição na placa, condicionador de VR e resolução no mapa de injeção e ignição pra girar os 10KRPM.
      Se tem um carro que era carburado e vai colocar uma injeção e tem a opção de usar bobinas com drivers internos de fábrica- que é blindada ao ruído eletromagnético- e pode comprar um sensor do tipo hall que é plug-and-play sem perigo de perder sinal em altas rotações porque fazer de outra maneira??

Existe uma enorme gama de aplicações, só pra ilustrar a existência de tantas placas, lá no fórum dos gringos está em andamento um projeto que usa dois processadores, um Mega-I e outro Mega-II, juntamente com uma expansion board que tem 12 outputs. Parece exagero tantas saidas , mas é necessidade pra se implantar injeção DIY em um carro que tem rede CAN e a central controla injeção, ignição, ABS, passando pelos vidros, travas, etc. Podemos usar uma destasnum projeto bem Dark!

Analisem a aplicação antes de efetuar a compra do kit MS.

Abraço!
      MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
      Ignition: COP(Coil On Plug)
      AFR controller: JAW Wideband
      Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Fala Paulo!!
        Realmente, a melhor opção, em vários aspectos, é o sensor hall, que já gera um sinal digital.

As principais vantagens da V3 são o driver de bobina interno e os circuitos de proteção extra, mas realmente pra um fusca não tem necessidade de uma MS-II. Eu comprei uma porque realmente gostaria de, futuramente, explorar outros recursos como o GPIO. E no fim das contas a diferença de preço (uma vez que uma amiga trouxe na mala pra mim) não ficou muito grande. Mas pra importar, já fica uma diferença considerável de preço.

Grande abraço!
        Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

Comment

Caramba.. esse tópico de roda fonica ta rendendo pra mim..

Por isso que a decisão de qual ECU comprar vai ficar por ultimo.. preciso
          aprender muito ainda. Nem sei se vou de MS.

So sei que vai ser injetado com roda fonica, sentelha perdida e knock sensor..

[]s
          Dum
          Fusca 65
          Fusca 80

Comment

Postado originalmente por marzano
            Caramba.. esse tópico de roda fonica ta rendendo pra mim..

Por isso que a decisão de qual ECU comprar vai ficar por ultimo.. preciso
            aprender muito ainda. Nem sei se vou de MS.

So sei que vai ser injetado com roda fonica, sentelha perdida e knock sensor..

[]s

Marzano,
            Sim, este é um excelente tópico! Penso em fazer roda fônica baseada nessa foto, dos imãs de neodímio encrustrados na polia de alumínio e usar sensor Hall.

Quanto ao knock, sensor, cuidado!!! Para Fusca, eu recomendaria apenas com o uso de tucho hidráulico(importado, meio caro, e limita um pouco a performance em motores mexidos).... Tem que ser bem havaliada essa questão!

Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Continuo no aguardo dos profs pardais de plantão! To pra vender meu distribuidor. Na pior das hipóteses, vou esperar a sportsystem voltar a produzir! mas é fato q vou usar 4 bobinas de ap mi e RF!
              2100 aspro

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                Marzano,
                Sim, este é um excelente tópico! Penso em fazer roda fônica baseada nessa foto, dos imãs de neodímio encrustrados na polia de alumínio e usar sensor Hall.

Quanto ao knock, sensor, cuidado!!! Para Fusca, eu recomendaria apenas com o uso de tucho hidráulico(importado, meio caro, e limita um pouco a performance em motores mexidos).... Tem que ser bem havaliada essa questão!

Abraço!
                É, podia ter uma seção so pra Fuel Injection .

Qto ao knock sense eu ja dei uma pesquisada e no shop talk tem uns caras usando nos motores sem tucho hidraulico e dizem que funciona bem.
                O que entendi é que o fato do motor ser barulhento não é problema, pois o sensor detecta ondas de choque e não por barulho.

Tem uma outra tecnologia que ainda esta distante da minha realidade, que é por Ion sense. É interessante pois a leitura é feita pelo proprio cabo da vela e da pra detectar muita coisa alem de batida de pino.

[]s
                Dum
                Fusca 65
                Fusca 80

Comment

É, podia ter uma seção so pra Fuel Injection .

Qto ao knock sense eu ja dei uma pesquisada e no shop talk tem uns caras usando nos motores sem tucho hidraulico e dizem que funciona bem.
                  O que entendi é que o fato do motor ser barulhento não é problema, pois o sensor detecta ondas de choque e não por barulho.

Tem uma outra tecnologia que ainda esta distante da minha realidade, que é por Ion sense. É interessante pois a leitura é feita pelo proprio cabo da vela e da pra detectar muita coisa alem de batida de pino.

[]s
                  Marzano,

Em Darkside, tem uns tópicos interessantes sorbe suspensão. Estamos tentando condensar o máximo de informação que dá neles e talz..Dá uma olhada lá.

Sei que o sensor knock capta ondas de choque. E isso ocorre no sistema de tucho mecanico! Por ter folga entre o regulador(no balancim) e a válvula, quando acionada, haverá uma onda de choque, que é a causadora do barulho... E por isso digo, que enganará o sensor knock. Já vi na net pessoas usando esse sensor com motores a ar de tucho mecânico, mas com uam borracha entre o sensor e o bloco, o que acho que seja uma solção não muito aconselhável...Eu não faria...

Quanto aos ion sensor, bom saber, nunca tinha ouvido falar. Se tiver algum material, coloca lá no tópico de injeção na seção Dark Side!

Abraço!

Quanto a polia, alguma novidade pessoal?
                  Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Amigos,

Ressuscitando o tópico apenas para falar o seguinte, já adaptei uma roda fônica de uno na minha polia original por solda, definitivamente não é a melhor forma de fazê-lo, depois vi o post do Bugtec mostrando a roda fônica o tempra, que é fixada a polia atravéz de parafusos, eu disse, "Opa, tá melhor de fazer", foi então que descobri que existem várias rodas fônicas que são fixadas por parafusos, a do vectra gls 2000, por exemplo, é fixada com parafusos ao virabrequim... e por aí vai. estou com uma dessas da GM para adaptar na polia original do virabrequim no meu motor, basta alinhá-las, fazer a furação com bastante cuidado e parafusar, em desmanches, essas rodas fônicas são razoavelmente baratas...

Na minha opinião é a melhor forma de realizar a adaptação (com parafusos), o trabalho fica limpo e com cara de original. sem soldas e coisas do genero.

Abs.

Comment

Postado originalmente por celojr
                      Na minha opinião é a melhor forma de realizar a adaptação (com parafusos), o trabalho fica limpo e com cara de original. sem soldas e coisas do genero.
                      Qual roda vou adaptar ainda não sei, mas usar parafusos pra prender sempre foi meu pensamento...

Qdo adaptar manda umas fótênhas ai pra gente copiar.. heheh...

[]s
                      Dum
                      Fusca 65
                      Fusca 80

Comment

Qual roda vou adaptar ainda não sei, mas usar parafusos pra prender sempre foi meu pensamento...

Qdo adaptar manda umas fótênhas ai pra gente copiar.. heheh...

[]s
                        Essa ainda não é a com parafusos e sim a de uno que citei antes, use qualquer outra, menos essa!!! É fiaxda com solda, eu já tinha feito o serviço quando soube da roda fônica de tempra e tal.

abs.

Arquivos Anexos

Comment

Só a titulo de informação, estes dias vendo uns códigos de sensores de rotação e seus tipos de acionamento, encontrei um sensor da linha VW, mais precisamente em um Gol Power 1.6, que é feita a leitura por imãs incrustados na polia e ainda é do tipo hall. Pode ser uma boa para usar o esquema de imãs na polia que foi citado anteriormente. Caso alguém queira arriscar .

Abraço!
                          MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                          Ignition: COP(Coil On Plug)
                          AFR controller: JAW Wideband
                          Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
                            Só a titulo de informação, estes dias vendo uns códigos de sensores de rotação e seus tipos de acionamento, encontrei um sensor da linha VW, mais precisamente em um Gol Power 1.6, que é feita a leitura por imãs incrustados na polia e ainda é do tipo hall. Pode ser uma boa para usar o esquema de imãs na polia que foi citado anteriormente. Caso alguém queira arriscar .

Abraço!
                            É pobrema, negão...é pobrema...!!!
                            2100 aspro

Comment

olha lá pessoal...

conforme prometido a roda fônica adaptada por parafusos.

Maiores detalhes do projeto completo em: http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5299

Abraço.
                              Arquivos Anexos

Comment

Não da pra fazer esse mesmo esquema com a fonica do uno? Achei que a de uno ficou melhor. Pelo menos estaticamente, so fazer os furos e parafusar ao
                                inves de soldar.

É impressão minha ou seu bloco é de aluminio?

[]s
                                Dum
                                Fusca 65
                                Fusca 80

Comment

Working...
                                X