Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

Pronto! Está aí a minha RF, feita em uma polia tipo "EMPI". Esta Roda fônica foi colocada em uma polia "genérica" comprada na Beep Turbo.
    A foto foi retirada com a polia ainda no torno quando passei lá pela seção e com celular(não reparem a qualidade).

Aproveitei que o pessoal lá da companhia estava à caminho de Goiânia levando uns rotores para balancear e já mandei a polia pra aferir se afetou o seu balanceamento.
    Depois colocarei no meu post(abandonado por motivos pessoais ) umas imagens de um balanceamento dinâmico feito na máquina da Wattécnica e o certificado emitido, mas isto é outra história.
    Qualquer dúvidas ou encomendas estamos aqui.
    Abraço!
    Last edited by bugtec; 19-10-2009, 10:28 PM. Razão: Foto maior
    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
    Ignition: COP(Coil On Plug)
    AFR controller: JAW Wideband
    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Paulo, ficou FODA.
      Fixou como? interferência dimensional?

Grande abraço!
      Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

Comment

Ficou muito bonita. Parabens!

[]s
        Dum
        Fusca 65
        Fusca 80

Comment

Postado originalmente por Ernesto
          Paulo, ficou FODA.
          Fixou como? interferência dimensional?

Grande abraço!
          Fizemos uma rosca bem fina nas bordas das polias. No final da rosca a ferramenta foi aliviada para ficar com mais pressão e colada com Loctite. Era uma opção colocar sobre pressão também, mas preferí não esquentar as polias.
          Abraço!

Comment

Bugtec,

Tira umas fotos detalhadas de como ficou a Roda Fônica nessa polia cara. Tô muito curioso....Tire uma de perfil da polia, pra vermos como ficou a parte onde vai a correia(o V) e a Roda Fônica.

A Roda Fônica vai ficar entre a correia e o bloco do motor, né? Muito massa. Vai deixar um visual bem clean!

Qual Roda Fônica você usou pra fazer essa adaptação mesmo?

Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Quando você começar a vender, estou na fila.
              []s

Comment

Bugtec,

se tiver interesse em fazer para venda eu tambem pego a fila. Senha 2
                trabalho de primeira. Parabéns.

Comment

Pessoal, conversei com o torneiro aqui e ele topou fazer algumas polias com RF pro pessoal aqui do fórum que se interessar, porém a idéia é fazer a polia em alumínio, do zero, ao invés de compra-la já confeccionada, tendo em vista que estas vendidas na Crestana, SportSystem, Mercadolivre etc são a maioria confeccionadas por aqui mesmo e não são EMPI. Isto é para tentar diminuir o custo. Vou cotar o material e fazer uma primeira aqui pra ver se a idéia cola.
                  Com o tempo que temos disponível por aqui não é possivel já confeccionar a polia com os dentes, se fosse CNC facilitaria, então o esquema é o mesmo da minha: rosquear uma roda fônica FIAT na polia de alumínio.
                  Três pessoas já se manifestaram: Filipe(que me encheu o saco pra terminar esta polia ), Ernesto e Yurisat.
                  Tomara que dê certo!
                  Abraço!

Comment

Fazer a polia com os dentes não poderia ser em alumínio, teria que ser em metal ferroso. O esquema que você usou fica bom. e ganha uns gramas na polia... Eu preferia a polia empi só pela gradação... eu sei que não tem utilidade nenhuma com uma RF, mas que fica show, isso fica... vou ter que arrumar um adesivo de gradação SCAT depois.

Vê com o torneiro se dá pra usinar buracos na polia (sabe a polia com 5 furos pra aliviar peso?)

EDIT: ops, a polia que você usou tem os furos!

Aguardo o orçamento.

abração!
                    Last edited by Ernesto; 28-10-2009, 11:14 AM.

Comment

Postado originalmente por Ernesto
                      Fazer a polia com os dentes não poderia ser em alumínio, teria que ser em metal ferroso. O esquema que você usou fica bom. e ganha uns gramas na polia... Eu preferia a polia empi só pela gradação... eu sei que não tem utilidade nenhuma com uma RF, mas que fica show, isso fica... vou ter que arrumar um adesivo de gradação SCAT depois.

Vê com o torneiro se dá pra usinar buracos na polia (sabe a polia com 5 furos pra aliviar peso?)

EDIT: ops, a polia que você usou tem os furos!

Aguardo o orçamento.

abração!
                      Conversei com o torneiro hoje, até mesmo antes de ver seu post sobre a confecção das polias e uma coisa que ele lembrou foi dos 5 furos.
                      Esta polia foi comprada da Beep Turbo e já vêio com os furos. Um problema pra nós na confecção por prejudicar no balanceamento. Como relatei, mandei esta polia para aferir o balanceamento, junto com uns equipamentos a 200Km daqui, só para aferir o processo de junção das polias mesmo, porque depois que fiz um balanceamento dinâmico com precisão de 3 casas decimais colocar uma polia com RF desbalanceada seria um "crime".
                      O jeito seria fazer a polia "cega" como esta da Scat:

Outro ponto para avaliar -mas que já achamos uma solução- foi o local do TDC em relação à chaveta da polia. Nem lembrava deste detalhe, mas ontem conversando com o Miguel Orsolete(não sei o usuário ou se ele é cadastrado aqui) que usa Fueltech, me lembrou sobre a correção de ponto da mesma, que vai até 20°, então os tooth missing(menos 2 dentes no caso da nossa polia 60-2) tem que ficar até o 15 dente em relação ao sensor. Na minha polia que está pronta nem lembrei disto porque no caso da MegaSquirt-I tem uma planilha do Excel para situar a posição do sensor seja qual for o dente e na Mega-II é uma regrinha de 3 pra informar o ângulo do sensor. Então fazemos as polias com o TDC até o 15 dente, assim todos podem usa-la independente do sistema de injeção.
                      Sábado vou atrás do material pra fazer um protótipo e apreciar-mos.

Comment

Bugtec, tenho interesse também. Tava a muito tempo longe do fórum, tô começando a voltar de novo!

Abraço!

Comment

Parabéns, Bugtec.

Andei afastado do forum e quando volto dou de cara com uma beleza dessa...Nossa!!!

Sucesso nas vendas.

Abraço.

Comment

Pessoal, nao sei se alguem ainda esta interessado em imãs para a construcao da polia de sensor hall, mas conheço um lugar que vende bem baratinho e com frete gratis!!

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.13518

Vem 100 e custa US$ 5,96 com frete gratis!!!!

Tem varios modelos no site.

Podem comprar sussegados, pois esses chineses sao gente boa, e nao furam uma venda sequer.

Abraços!!!
                            Ex-fusca 1300L 1978.

Comment

Lucas,
                              Eu tinha procurado os imãs antes no dealextreame, mas eles não tinham um modelo adequado (tamanho)... E depois dessa roda do Paulo, acho que o imã não vai mais ser necessário...

Mas a loja dos chineses é boa mesmo... frete grátis, chega rapidinho...

[]s

Comment

Fala pessoal!
                                Comprei uma polia de alumínio e 36 imãs de neodímio(3mm de diâmetro por 3mm de espessura). Seuem fotos ilustrativas.

O problema: Pedi a polia tamanho STD(original). Acabei de conferir, me mandaram um apequena.....Estou com medo de comprometer a refrigeração e a função do alternador...Complicado...

Pensei em comprar uma polia menor para o alternador, mas não gosto muito dessa idéia, por perder a "autonomia" de regular a tensão na correia....

Já entrei em contato com a loja, para realizarmos a troca. Mas é esperar para ver.

Ah...alguém sabe me informar o tamanho real da polia original? Tá complicado de medir ela montada no motor...

Abraço a todos!

PS: A ultima foto é da polia que comprei sobre a original.
                                Arquivos Anexos
                                Last edited by Rafael_MO; 20-12-2009, 10:01 PM.
                                Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Working...
                                X