Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Construindo uma roda fônica com uma polia "EMPI"

Postado originalmente por marzano
    Não da pra fazer esse mesmo esquema com a fonica do uno? Achei que a de uno ficou melhor. Pelo menos estaticamente, so fazer os furos e parafusar ao
    inves de soldar.

É impressão minha ou seu bloco é de aluminio?

[]s
    Marzano,

Que dá pra fazer esse esquema com a roda fônica do uno, até dá, mas como ela é bem mais estreita, fica muito mais trabalhoso do que uní-la por solda.

Descobrimos que a roda fônica do vectra estava empenada e retornamos ao esquema da roda fônica do uno... após algumas conversas com o torneiro, optamos por fazer a junção por solda de novo que dá bem menos trabalho.

A vantagem de utilizar a roda fônica do uno é que ela não esconde as furações de encaixe do saca-polia, daí pode ser por solda mesmo, porque uma vez colocada, ela nunca mais sairá de lá... já a outra... como tinhamos posto loctite nos parafusos dela, deu um baita dum trabalho para retirá-la, tudo bem quem sem loctite daria menos trabalho, mas sempre que precisarmos retirar a polia, tem que tirar ela primeiro.

Sobre o bloco, na verdade não sei se ele é de alumínio, ele é da autolínea para Kombi injetada a ar... deve ser de alumínio sim.

Abraço.

Comment

to com uma duvida sobre a localização do sensor, se eu uso um modulo de injecao programavel (mega squirt), eu posso colocar o sensor num local mais comodo e não em cima como nas fotos q eu vi???

vlw
      Fusca 1985 - iniciado

http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5380

Fortaleza - Ce

Comment

Postado originalmente por celojr
        Marzano,

Que dá pra fazer esse esquema com a roda fônica do uno, até dá, mas como ela é bem mais estreita, fica muito mais trabalhoso do que uní-la por solda.

Descobrimos que a roda fônica do vectra estava empenada e retornamos ao esquema da roda fônica do uno... após algumas conversas com o torneiro, optamos por fazer a junção por solda de novo que dá bem menos trabalho.

A vantagem de utilizar a roda fônica do uno é que ela não esconde as furações de encaixe do saca-polia, daí pode ser por solda mesmo, porque uma vez colocada, ela nunca mais sairá de lá... já a outra... como tinhamos posto loctite nos parafusos dela, deu um baita dum trabalho para retirá-la, tudo bem quem sem loctite daria menos trabalho, mas sempre que precisarmos retirar a polia, tem que tirar ela primeiro.

Sobre o bloco, na verdade não sei se ele é de alumínio, ele é da autolínea para Kombi injetada a ar... deve ser de alumínio sim.

Abraço.
        È realmente daria muito mais trabalho, mas vai ser o que vou fazer..
        Adaptar a fonica com parafusos.

Se é autolinea é de aluminio e não e necessariamente de kombi e sim
        um bloco VW ar universal. O material é mais resistente que magnesio so
        que bem mais pesado.

[]s
        Dum
        Fusca 65
        Fusca 80

Comment

Postado originalmente por fernandost
          to com uma duvida sobre a localização do sensor, se eu uso um modulo de injecao programavel (mega squirt), eu posso colocar o sensor num local mais comodo e não em cima como nas fotos q eu vi???

vlw
          Fernando,

Essa pergunta somente os iniciados podem te responder, mas acho que pode sim... só não sei como...

Vamos esperar a posição de quem entende do assunto.

Abs.

Comment

È realmente daria muito mais trabalho, mas vai ser o que vou fazer..
            Adaptar a fonica com parafusos.

Se é autolinea é de aluminio e não e necessariamente de kombi e sim
            um bloco VW ar universal. O material é mais resistente que magnesio so
            que bem mais pesado.

[]s
            Beleza Marzano,

Dá para fazer perfeitamente, só da um pouco mais de trabalho, mas é completamente viável e se for com a roda fônica do uno, ainda tem a vantagem de se poder retirar a polia sem mexer nela...Além de poder realizaer os ajustes finos de alinhamento muito mais facilmente.

Pensando bem, ambas as técnicas tem vantagens e desvantagens...ao se optar pela solda, ficamos muito dependentes do bom trabalho do torneiro, pois se ele errar... tem que começar tudo de novo do zero, ao passo que fazendo as furações (desde que bem feitas, sem comprometer estrutura da roda fônica), no próprio parafusos consegue-se um bom alinhamento.

Sim, é bloco VW a ar universal...eu disse que era de Kombi, por ser o bloco mais moderno (ou menos antigo), inclusive com a furação para o sensor de temperatura do óleo. Bacana saber que é bem resistente o material dele, taí uma propriedade muito benvinda ao meu projeto...que está ficando bem tenso...

Boa sorte com sua roda fônica.

Abs.
            Last edited by celojr; 02-08-2009, 11:55 PM.

Comment

Postado originalmente por fernandost

vlw
              Fernando,

No uso de Megasquirt, você pode colocar o sensor de posição da roda fônica em qualquer lado, desde que devidamente próximo à roda fônica e você deve saber em qual dente antes ou depois do cilindro de referência(geralmente o um) estar em Ponto Morto Superior(Pistão na posição mais alta). Aí, na hora de você configurar sua mega, você indica em qual dente corresponde ao motor em PMS. O Bugtec detalhou isso bem acho que nesse tópico, ou no do Celojr em Tutoriais. Dê uma procurada nos posts anteriores desse tópico!

Abraço!
              Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

CeloJR, dá uma olhada pra mim quantos cm tem na parte interna da RF Gm que vc postou lá no seu tópico, neste lugar dos dois dentes faltantes.

Penso que esta RF casa-se certinho com a polia EMPI, que está aqui em minhas mãos no momento, nela o diâmetro borda a borda é de 14,5cm. Esta medida que vc citou de 16 cm é na parte externa(dente a dente) né?
                MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                Ignition: COP(Coil On Plug)
                AFR controller: JAW Wideband
                Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
                  CeloJR, dá uma olhada pra mim quantos cm tem na parte interna da RF Gm que vc postou lá no seu tópico, neste lugar dos dois dentes faltantes.

Penso que esta RF casa-se certinho com a polia EMPI, que está aqui em minhas mãos no momento, nela o diâmetro borda a borda é de 14,5cm. Esta medida que vc citou de 16 cm é na parte externa(dente a dente) né?
                  Fala Bugtec...

Não entendi bem a pergunta, vc quer saber a espessura da borda rebatida do dente ou do espaço interno entre o final do dente e o orifício central?

Se a polia empi que tens aí tem 14,5 cm de diâmetro externo, cabe com sobra... o diâmetro de 16 cm que falei é o externo sim...

Abraço

Comment

Comprei uma roda fonica generica.
                    Agora preciso aumentar o furo e fazer 5 furos na fonica e na polia pra parafusar.

[]s
                    Arquivos Anexos
                    Dum
                    Fusca 65
                    Fusca 80

Comment

Comprei uma roda fonica generica.
                      Agora preciso aumentar o furo e fazer 5 furos na fonica e na polia pra parafusar.

[]s
                      Marzano,
                      Onde você conseguiu essa polia? Teria como passar pra gente os contatos e/ou preço? Fazem de qualquer tamanho?

Abraço!
                      Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Celo,
                        quero a medida interna conforme o risco vermelho:

A idéia seria, caso encaixe perfeitamente na borda da polia EMPI, coloca-la por trás, fazendo um visual mais limpo.

Legal este modelo "genérico" que o colega Marzano postou aí, ela até parece um pouco com a dos FIAT e indica ser uma ótima opção, já que fica segura pelo parafuso do vira. Se puder nos passe o preço e onde comprou.
                        Abraço!
                        Last edited by bugtec; 23-08-2009, 08:30 PM. Razão: Foto não abria
                        MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                        Ignition: COP(Coil On Plug)
                        AFR controller: JAW Wideband
                        Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

já tem como instalar e fazer, desde que use uma injeção tipo fuel tech a roda fonica a folego faz é bem simples,já tem para ap; é só comprar agora a ar tem que mandar fazer;
                          Magoo,

monto seu carro,injetado,turbo,ap a ar;

ponto 50;drag race
                          rua: Carlos da cunha mattos,N: 10
                          pirituba Chacará inglesa;SP

fone: 011 9605.47.24
                          ID 11*41569

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                            Marzano,
                            Onde você conseguiu essa polia? Teria como passar pra gente os contatos e/ou preço? Fazem de qualquer tamanho?

Abraço!
                            Essa polia eu importei a uns 4 anos atras, mas é das mais vagabundas
                            que se encontra na gringa. Agora vc encontra por aqui facinho.. no ML eu vejo algumas sendo vendidas.

A roda fonica eu comprei no ebay e é de 6" polegadas.
                            http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ONE-E...=p4506.c0.m245

[]s
                            Dum
                            Fusca 65
                            Fusca 80

Comment

Postado originalmente por bugtec
                              Celo,
                              Legal este modelo "genérico" que o colega Marzano postou aí, ela até parece um pouco com a dos FIAT e indica ser uma ótima opção, já que fica segura pelo parafuso do vira. Se puder nos passe o preço e onde comprou.
                              Olha .... sabe que não tinha pensado em colocar direto no parafuso
                              do vira.
                              Vou ver se é possivel.. ia facilitar muito.

[]s
                              Dum
                              Fusca 65
                              Fusca 80

Comment

Eu também não tinha pensado em ir por esse caminho da rosca do vira, mas certamente é o melhor caminho, pois você fixa o sensor e vai fazendo os ajustes girando a roda fônica conforme a necessidade, pode até deixar ela um pouco emnos apertada no início até achar a melhor posição pra ela, sem contar que é muito mais fácil de acertar o avanço da ignição depois.

Boa sorte

abraço

Comment

Working...
                                X