Senhores,
Estou a postar este projeto básico de regulador de válvulas noise-less, somente peço as seguintes condições:
1 - que se respeite o direito de criação, a solução é compartilhada, mas devemos respeitar o mérito de todos;
2- este post não sai do fórum. Temos que cuidar muito com as coisas que serão comerciais no futuro próximo;
3- que colaborem achando os defeitos e soluções.
Agora vamos ao texto onde tento descrever o funcionamento.
Senhores,
Ontem estava sem sono e de repente martelou na minha mente como fazer o tal regulador noiseles (pode ser o nome comercial eheheheheh, aportuguesado de noise less - sem ruído), ou uma imitação de tucho hidraúlico. Pois bem, criei este modelo tipo hidro-pneumático, por enquanto não inmagino colocar molas dentro, e não calculei as dimensões. Mas do jeito que está postado, é para ser de fácil fabricação, porém o problema é a calibração.
O trabalho, básicamente é um amortecedor viscoso na ponta do ajustador de válvula. Ele se baseia na compressão do óleo no momento em que a válvula começa abrir e quanto ela já abriu e está fechando ele volta a pressão normal, pois estara descomprimido. A idéia seria realizar o ajuste sem folgas.
Ai vai o desenho do mesmo:
As partes:
Em preto na parte superior, temos o parafuso do regulador original;
Em vermelho a câmara de óleo do sistema, que é responsável por absorver o impacto e reduzir o ruido, bem como manter o regulador encostado, mesmo em repouso, na válvula. Ainda preciso calcular as dimensões, mas preciso, para isso, das dimensões do parafuso. Acho que dá para utilziar tubos mecânicos para projetar a câmara;
A parte em amarelo é deslizante, e conforme o regulador vai tocando o tucho, vai comprimindo a mistura óleo ar até chegar no fim de curso e depois volta.
Como podem ver, a diferença de folga entre a parte amarela e cinza tem a finalidade de servir de uma fina parte onde o óleo somente irá penetrar com pressão, e no, momento que a pressão é aliviada, ele voltaria a câmara superior. Desta forma se evita a batida, e acho que o motor trabalharia como se estivesse com as válvulas reguladas.
O objetivo com isto é:
1- Facilitar as regulagens: Não seria mais necesario calibre de lâminas;
2- Instalar um sistema de redução de ruído sem necessidade de alterações na carcaça, podendo ser instalado inclusivem em casa sem tirar o balanceiro nem o motor, ou seja, na hora de se torcar os parafusos de regulagem, se coloca o noiseles;
3 - Continua a possibilidade de realizar os ajustes das válvulas. Creio que o ajuste deverá ser feito de tempos em tempos, porém, não tão constantemente e de forma mais prática.
Se for para utilizar uma móla na câmara de óleo, teria que ser uma deste tipo.
http://www.nissimetal.com.br/molaconvexa.html
E aqui um exemplo de tucho hidraúlico de mazda e subaru, a diferença é que eles tem muito óleo no balanceiro, ao contrário do nosso VW:
http://cr01.info/mazda/lifters.html
Mas acho que a câmara será pequena demais para uma mola.
É isso,
E lembrem-se do voto de confiança para com a comunidade fusca4ever. É um dos poucos fóruns que tem áreas restritas a membros seniores ou fica limitando a entrada de novos membros.
Sds,
Cristiano
Estou a postar este projeto básico de regulador de válvulas noise-less, somente peço as seguintes condições:
1 - que se respeite o direito de criação, a solução é compartilhada, mas devemos respeitar o mérito de todos;
2- este post não sai do fórum. Temos que cuidar muito com as coisas que serão comerciais no futuro próximo;
3- que colaborem achando os defeitos e soluções.
Agora vamos ao texto onde tento descrever o funcionamento.
Senhores,
Ontem estava sem sono e de repente martelou na minha mente como fazer o tal regulador noiseles (pode ser o nome comercial eheheheheh, aportuguesado de noise less - sem ruído), ou uma imitação de tucho hidraúlico. Pois bem, criei este modelo tipo hidro-pneumático, por enquanto não inmagino colocar molas dentro, e não calculei as dimensões. Mas do jeito que está postado, é para ser de fácil fabricação, porém o problema é a calibração.
O trabalho, básicamente é um amortecedor viscoso na ponta do ajustador de válvula. Ele se baseia na compressão do óleo no momento em que a válvula começa abrir e quanto ela já abriu e está fechando ele volta a pressão normal, pois estara descomprimido. A idéia seria realizar o ajuste sem folgas.
Ai vai o desenho do mesmo:
As partes:
Em preto na parte superior, temos o parafuso do regulador original;
Em vermelho a câmara de óleo do sistema, que é responsável por absorver o impacto e reduzir o ruido, bem como manter o regulador encostado, mesmo em repouso, na válvula. Ainda preciso calcular as dimensões, mas preciso, para isso, das dimensões do parafuso. Acho que dá para utilziar tubos mecânicos para projetar a câmara;
A parte em amarelo é deslizante, e conforme o regulador vai tocando o tucho, vai comprimindo a mistura óleo ar até chegar no fim de curso e depois volta.
Como podem ver, a diferença de folga entre a parte amarela e cinza tem a finalidade de servir de uma fina parte onde o óleo somente irá penetrar com pressão, e no, momento que a pressão é aliviada, ele voltaria a câmara superior. Desta forma se evita a batida, e acho que o motor trabalharia como se estivesse com as válvulas reguladas.
O objetivo com isto é:
1- Facilitar as regulagens: Não seria mais necesario calibre de lâminas;
2- Instalar um sistema de redução de ruído sem necessidade de alterações na carcaça, podendo ser instalado inclusivem em casa sem tirar o balanceiro nem o motor, ou seja, na hora de se torcar os parafusos de regulagem, se coloca o noiseles;
3 - Continua a possibilidade de realizar os ajustes das válvulas. Creio que o ajuste deverá ser feito de tempos em tempos, porém, não tão constantemente e de forma mais prática.
Se for para utilizar uma móla na câmara de óleo, teria que ser uma deste tipo.
http://www.nissimetal.com.br/molaconvexa.html
E aqui um exemplo de tucho hidraúlico de mazda e subaru, a diferença é que eles tem muito óleo no balanceiro, ao contrário do nosso VW:
http://cr01.info/mazda/lifters.html
Mas acho que a câmara será pequena demais para uma mola.
É isso,
E lembrem-se do voto de confiança para com a comunidade fusca4ever. É um dos poucos fóruns que tem áreas restritas a membros seniores ou fica limitando a entrada de novos membros.
Sds,
Cristiano
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