Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insanidades, além da TBI monoponto...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Uai Celão,

    O carro ficou tão bom que você sumiu nas estradas do litoral da Bahia?? hehehe

    Dá noticia pros parceiros, poxa! hehehe

    Abraço!
    Opa, Rafael...foi maus aí, brow...

    Na verdade, não, quem me dera poder sair pelo litoral baiano, rodovia do sol... E trem bão seria... foi trabalho mesmo... deu uma abafada, faz parte, não posso reclamar não... hehehe

    Bem, novidades... ontem fui ao eletricista para resolver a questão da cebolinha de óleo e sensor de temperatura... retirei aquela adaptação com os dois juntos e ajeitamos tudo de forma a ficar original. Giramos o motor, sem vazamentos, tudo normal.

    Mas isso nem é o mais importante, a melhor novidade é que, enquanto eu esperava liberarem a passagempara que eu saísse com o carro, o Verruga simplesmente se tornou atração turística da autoelétrica, primeiro pelo ronco quando entrei com o carro na garagem, depois quando abrimos a tampa do motor... rapaz, foi juntando gente, juntando gente... uns diziam "tem algo errado nesse motor, não está faltando nada?" outros perguntava que motor era aquele, pois não parecia com nenhum que eles tinham visto antes.... Eu respondia "esses caras... não reconhecem mais motor de fusca?!?" ... hehehe...

    Mas a melhor mesmo foi quando eu foi tomar um cafezinho na sala de espera da autoeletrica... daí a pouco comecei a ouvir um ronco de motor familiar... pensei: "peraí, esse ronco é do Verruga..." fui ver o que estava acontecendo... Meu eletricista me pediu mil desculpas, mas teve que dar partida no motor e umas giradas mais fortes pro pessoal ver e ouvir o ronco do menino... senão eles não iam dar sossego.

    Está muito divertido e bacana por aqui, só faltam vocês para a alegria e diversão ser completa.

    Ah, em tempo, o bico do monza álcool 2.0 ficou excelente , ainda não tive como testar a máxima, mas dei umas esticadinhas (na medida do possível) e já deu pra perceber que chega a 100, 110 Km/h com muita sobra de motor ainda, subindo giro, sem esgoelar nada...

    Ainda dá umas engasgadinhas em lenta, meu mecânico disse que são por conta dos cabos de velas que não são ideais... mas tá valendo...

    Abração pra ti.

    Comment


    • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

      Celão,

      Show de bola! Cidade pequena e novidade são duas coisas que quando juntas, fazem platéia! hehehe

      Bacana o Verruga estar fazendo sucesso aí! Fico feliz por você!

      Bom saber que ele melhorou com o bico maior!

      Ah, vai usar o sensor de temperatura de óleo da kombi mesmo? ou o do Logus?

      Abraço e mantenha-nos informados!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

        Então, Rafael...

        O sensor de temperatura é o da Kombi mesmo... por conta da bitola da rosca que é menor, mas não creio que isso afete de maneira importante a leitura ou o funcionamento do carro... até agora, pelo menos está funcionando bem...

        Mais pra frente colocarei um consolezinho com alguns relógios: hallmeter, temperatura do óleo, voltímetro e pressão do óleo... estou esquecendo de algum importante?

        O contagiros será a parte, fora desse console, ainda não estou muito certo a respeito do diâmetro dele, meu eletricista quer por aquele de 100 mm, com break light e tudo, mas eu estou na dúvida, acho esse muito grande...

        Alguma sugestão?

        Abraço.

        Comment


        • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

          Postado originalmente por celojr
          Então, Rafael...

          O sensor de temperatura é o da Kombi mesmo... por conta da bitola da rosca que é menor, mas não creio que isso afete de maneira importante a leitura ou o funcionamento do carro... até agora, pelo menos está funcionando bem...

          Mais pra frente colocarei um consolezinho com alguns relógios: hallmeter, temperatura do óleo, voltímetro e pressão do óleo... estou esquecendo de algum importante?

          O contagiros será a parte, fora desse console, ainda não estou muito certo a respeito do diâmetro dele, meu eletricista quer por aquele de 100 mm, com break light e tudo, mas eu estou na dúvida, acho esse muito grande...

          Alguma sugestão?

          Abraço.
          Celão,

          Acho que esses são os relogios mais vitias para monitorar um motor de rua mesmo!

          Quanto ao contagiros, é questão de gosto! Os com shift light são massa! Mas cabe ao dono escolher o tamanho e tudo mais.

          Abaço!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Celão,

            Acho que esses são os relogios mais vitias para monitorar um motor de rua mesmo!

            Quanto ao contagiros, é questão de gosto! Os com shift light são massa! Mas cabe ao dono escolher o tamanho e tudo mais.

            Abaço!
            Beleza, Rafa...

            Vou estudar a qeustão com carinho, quero um painel de classe, a altura do Verruga...

            Abraço

            Comment


            • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

              Agora Senhores...

              Sei que é muito precoce fazer qualquer análise de consumo ainda, mas está parecendo que ficou muito econômico, mas vejam...

              Em primeiro lugar, meu odômetro não está funcionando... então não tenho como estimar de forma mais precisa, mas o caso é que enchemos o tanque na segunda-feira, e o carro ficou com meu mecânico para o seu dia de glória, tirando sarro da cara dos outros que falaram que não funcionaria... abrindo o ronco pra que eles vissem nossa bra de arte, rodou o dia inteiro, a cidade toda praticamente, depois fizemos aquele teset de velocidade, onde chapou em 120 Km/h e por ali ficou, em seguida foi o meu dia de glória, rodando e roncando alto pelos ouvidos mais desavisados da cidade, o dia no eletricista, puxando uns roncos mais altos e cantando um pneuzinho de leve na saída...resumindo, rodamos, e não foi pouco não, ao longo da semana...

              Pois é, somente hoje foi que o ponteiro da gasolina deu sinal de vida e se moveu do tanque cheio para o meio entre o tanque cheio o a marcação de 3/4 de tanque...

              Chegamos a pensar que a bóia do tanque estava travada... não é o caso, ela está funcionando perfeitamente, checamos isso hj a tarde...

              Será?!?

              Abraços.

              Comment


              • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                Postado originalmente por celojr
                Agora Senhores...

                Sei que é muito precoce fazer qualquer análise de consumo ainda, mas está parecendo que ficou muito econômico, mas vejam...

                Em primeiro lugar, meu odômetro não está funcionando... então não tenho como estimar de forma mais precisa, mas o caso é que enchemos o tanque na segunda-feira, e o carro ficou com meu mecânico para o seu dia de glória, tirando sarro da cara dos outros que falaram que não funcionaria... abrindo o ronco pra que eles vissem nossa bra de arte, rodou o dia inteiro, a cidade toda praticamente, depois fizemos aquele teset de velocidade, onde chapou em 120 Km/h e por ali ficou, em seguida foi o meu dia de glória, rodando e roncando alto pelos ouvidos mais desavisados da cidade, o dia no eletricista, puxando uns roncos mais altos e cantando um pneuzinho de leve na saída...resumindo, rodamos, e não foi pouco não, ao longo da semana...

                Pois é, somente hoje foi que o ponteiro da gasolina deu sinal de vida e se moveu do tanque cheio para o meio entre o tanque cheio o a marcação de 3/4 de tanque...

                Chegamos a pensar que a bóia do tanque estava travada... não é o caso, ela está funcionando perfeitamente, checamos isso hj a tarde...

                Será?!?

                Abraços.
                Fala celão!

                O meu tb tava assim, mas foi depois de eu ter trocado o conjunto de pescado + boia do meu carro! Só que eu esqueci de regular marcador depois da troca...
                Daí fiquei na rua, bem do lado de um posto. Alí mesmo regulei ele, e tá supimpa agora!

                Na dúvida, fica de olho dentro d otanque. levante o conjunto pescador+boia e veja, com ajuda de uma lanterna lá dentro.

                Mas com injeção eletrônica, é pra ter ficado mais economico sim!

                Abraço!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                  Ter uma poha dessas feita aqui na bahia, ainda mais no interior...putz! Moh orgulho!
                  Eh quase uma gambitech! Sensacional! Pelo visto o bichinho tah abalando corações por aí, hein?!?!

                  ehehehe

                  sucesso!
                  2100 aspro

                  Comment


                  • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Fala celão!

                    O meu tb tava assim, mas foi depois de eu ter trocado o conjunto de pescado + boia do meu carro! Só que eu esqueci de regular marcador depois da troca...
                    Daí fiquei na rua, bem do lado de um posto. Alí mesmo regulei ele, e tá supimpa agora!

                    Na dúvida, fica de olho dentro d otanque. levante o conjunto pescador+boia e veja, com ajuda de uma lanterna lá dentro.

                    Mas com injeção eletrônica, é pra ter ficado mais economico sim!

                    Abraço!
                    Diga aí, Rafael!

                    Então, não mexemos nessa parte de pescador e bóia de gasolina, chegamos até a cogitar essa hipótese e checamos o conjunto, está tudo correto, ficou mais econômico mesmo, mas está sem velocidade final.

                    Explico, ontem, não resistí e mesmo com o rolamento do alternador chumbado, caí na estrada para ver até onde ia o Verruga, lembra daquele primeiro vídeo onde a velocidade final estacionou em 120 Km/h? Pois é, foi no mesmo trecho, nas mesmas condições, só que agora com bico injetor de monza 2.0 álcool, como seu irmão orientou, realmente melhorou, mas muito pouco, bateu 140 Km/h e por ali ficou, o que é pouco, considerando que tem um comando w120 e um volante aliviado em 3 Kg no setup do motor. mesmo assim o cara da S10 que eu ultrapassei não deve ter entendido nada... mas essa é outra hstória...

                    Minhas suspeitas recaem sobre a ECU, devemos lembrar que ela foi programada para um uno 1.0, carro históricamente projetado para ser econômico. Isso deve estar influenciando sobremaneira a performance. Não sei qual é o esquema de corte de giros dela, mas considerando que ela gerencia um motor mais fraco, acredito que deva possuir um mapa razoavelmente conservador e por esse motivo esteja interferindo negativamente quando se tenta uma performance um pouco mais esportiva.

                    Mas fora isso, que, considerando o uso diário do carro, talvez seja até um ponto positivo, o carro está muito bom, tem um bom torque em baixas chegando a ser até dífícil segurá-lo em tocadas mais lentas, anda bem em velocidades de cruzeiro de 110 Km/h, está forte nas subidas (tem que dar uas reduzidas, mais é por conta do volante do motor leve), deixando muito carro teoricamente mais moderno pra tras, a lenta, apesar de estar bem lisa, ainda é irregular, mas também é por causa do violante do motor e, alem disso tudo, está, aparentemente, mais econômico.

                    Como seu uso é praticamente urbano, 95% do tempo diria eu, acho que por enquanto não vou esquentar muito a cabeça com isso não, fora que ele deve ser o carro mais comentado da cidade no momento... então melhor deixar quieto... hehehe...

                    Vamo que vamo...

                    Abração pra ti...

                    Comment


                    • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                      Postado originalmente por FILIPE A
                      Ter uma poha dessas feita aqui na bahia, ainda mais no interior...putz! Moh orgulho!
                      Eh quase uma gambitech! Sensacional! Pelo visto o bichinho tah abalando corações por aí, hein?!?!

                      ehehehe

                      sucesso!
                      Pois é Filipe, é nós da Bahia na finta...

                      Realmente, gambitech define bem o projeto, mas sabe ... olhando ninguem diz isso... ficou bonito o cofre do motor... tá abalando mesmo, os boy olha... olha... olha... e não entendem o que foi feito... eu, de minha parte, fico caladinho, caladinho, no máximo digo que está injetado...

                      E sabe do que mais... hehehe... quando eu encosto com o Verruga na traseira dos outros carros, muitos deles estão dando passagem e até me comprimentando quando eu passo...Rapaz, o Fusquinha está impondo respeito por aqui...

                      Abração pra ti...

                      Comment


                      • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                        Postado originalmente por celojr
                        mesmo assim o cara da S10 que eu ultrapassei não deve ter entendido nada... mas essa é outra hstória...
                        ehhehehehehehehehehee

                        Quanto a essa falta de velocidade final, deve ser culpa da ECU mesmo. Mas como já disseram, fique de olho na mistura!
                        Confere a cor das velas, ou então coloca uma sonda lambda... fica ligado pra não ferrar o motor novo.

                        Comment


                        • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                          Postado originalmente por Guga Pedrosa
                          ehhehehehehehehehehee

                          Quanto a essa falta de velocidade final, deve ser culpa da ECU mesmo. Mas como já disseram, fique de olho na mistura!
                          Confere a cor das velas, ou então coloca uma sonda lambda... fica ligado pra não ferrar o motor novo.
                          Deixa comigo, Guga...

                          Vou trocar os cabos de vela por esses dias, daí aproveito e vejo as velas... Ele já tem sonda lambda, ela está posicionada um pouco longe do ideal, mas está lá.

                          Vou aproveitar e passar a máquina de diagnóstico no motor para ver se dá alguma alteração.

                          gde abraço.

                          Comment


                          • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                            Postado originalmente por celojr
                            Deixa comigo, Guga...

                            Vou trocar os cabos de vela por esses dias, daí aproveito e vejo as velas... Ele já tem sonda lambda, ela está posicionada um pouco longe do ideal, mas está lá.

                            Vou aproveitar e passar a máquina de diagnóstico no motor para ver se dá alguma alteração.

                            gde abraço.
                            Celo,

                            Bacana a história da S10! hehehehe
                            Seguinte, seu carro tá com hallmeter? Se tiver, bom, pois você pode ficar de olho na mistura, e talvez identificar o problema que está amarrando o motor. Mas quase certeza que é o módulo mesmo.

                            Um dia, no futuro, parta para uma injeção programável. Com certeza a diferença será muita!

                            Ah, uma pergunta, quais bobinas você está usando? E se não for indiscrição demais, quanto custou cada?... Gostei dessa idéia de roda fônia... hehehehe

                            Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Celo,

                              Bacana a história da S10! hehehehe
                              Seguinte, seu carro tá com hallmeter? Se tiver, bom, pois você pode ficar de olho na mistura, e talvez identificar o problema que está amarrando o motor. Mas quase certeza que é o módulo mesmo.

                              Um dia, no futuro, parta para uma injeção programável. Com certeza a diferença será muita!

                              Ah, uma pergunta, quais bobinas você está usando? E se não for indiscrição demais, quanto custou cada?... Gostei dessa idéia de roda fônia... hehehehe

                              Abraço!
                              Pois é Rafael,

                              Não está com hallmeter não...

                              Sem dúvida, mais pra frente entra uma ECU programável... provavelmente uma mega... aí vai ficar satânico, pois terá também duas TBI's... dará para tirar tudo do w120... ... o caso é que estou com umas outras idéias no forno... sei não...

                              Estou usando duas bobinas duplas originais de uno mesmo, sem driver de ignição, já que no setup atual quem controla isso é a central. Fica tranquilo que não é indiscrição não, saber o preço das bobinas, o problema é que eu também não sei, por incrível que pareça, ainda não sei, e a essa altura estou até com medo de perguntar... mas não ficará caro não, são peças de desmanche, estavam jogadas em um canto, talvez nem sirvam de parâmetro para custos, nem as bobinas, nem a TBI (que também não sei o preço ainda...)

                              As fotos:



                              Só que assim, aproveitando o gancho da sua pergunta, vou te falar em primeira mão das minhas outras idéias, estou muito tentado a fazer outra insanidade, uma dupla TBI com injeção semisequencial de série da GM, acho que em breve sai, já até abri um outro tópico para não perder a idéia original e as informações que já foram coletadas de conversas com Master Vader.

                              Esse módulo semisequencial funciona utilizando o mesmo princípio da bobina wasted spark e alimenta dois bicos por vez, dessa forma, penso que bastará isolar dois fios da injeção e casar o funcionamento (talvez por tentativa e erro mesmo) da alimentação com o das bobinas, que estará feita a injeção, só que escolherei um módulo de algum veículo com corte de giros mais altinho...

                              Daí partirei para uma bobina dessas daqui, a que ficar mais bonita e harmoniosa com o conjunto...


                              Abraço

                              Comment


                              • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                                Celo,

                                Valeu pelas dicas!
                                Só para confirmar, uma dúvida sobre a ligação da sbobinas. A bobila do lado direito do carro(olhando ele de trás) é ligado nas duas velas dos cilindros desse mesmo lado, certo?

                                Quanto ao seu outro projeto,inusitado, mas coisas para outro tópico!

                                Abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X