Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insanidades, além da TBI monoponto...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

    Postado originalmente por celojr
    Bug,

    Não deu ainda para ver o diâmetro interno da RF, o pessoal lá na oficina está dando uma arrumada geral nela e está tudo de cabeça para baixo, um emaranhado de peças que só vendo, etremos que esperar um cadinho até eles arrumarem tudo, mas dessa vez não esqueci não viu?

    abraço.
    Tranquilo!
    Tive olhando esta RF no Vectra vai dentro do óleo né?
    Não sei se vc presenciou a retirada.
    Abraço!
    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
    Ignition: COP(Coil On Plug)
    AFR controller: JAW Wideband
    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

    Comment


    • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

      Senhores,

      Segui o conselho de nosso mestre e avancei a ignição em 5º, o que deu para perceber foi que a lenta estabilizou que foi uma beleza, ficou até com rotação mais baixa... mas a final continua em 130 estourando 140 Km, o que já está bom, considerando tudo, mas não houve mudanças tão significativas de desempenho.

      O bom é que de uma forma ou de outra, ficou melhor... aconteceu uma coisa estranha, após o avanço da ignição fui pra pista verificar o desempenho, aquele mesmo trajeto do vídeo, atingimos a máxima em 130 Km com a sola da botina furando o assoalho, manobramos e retornamos, eu estava dirigindo... resolví então esperimentar uma tocada mais puxada, com trocas em giros mais altos... deu uma engasgada danada, tipo falta mesmo, na mudança da primeira para a segunda e da segunda para a terceira marcha, aí bateu cagaço e aliviei um pouco a botina, mas será que é isso o tal corte de giros?

      Para calcular o avanço, fiz a seguinte conta: 360º dividivos por 60 dentes perfaz um resultado 6 graus por dente, dessa forma, avançando o sensor em um dente eu consigo um avanço na ignição seis graus. É esse o raciocínio ou viajei feio?

      Abraços.
      Last edited by celojr; 25-08-2009, 10:41 PM.

      Comment


      • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

        Postado originalmente por bugtec
        Tranquilo!
        Tive olhando esta RF no Vectra vai dentro do óleo né?
        Não sei se vc presenciou a retirada.
        Abraço!
        No vectra ela fica acoplada diretamente no virabrequim, fixada por três parafusos, vou tentar achar uma montada que tinhamos por lá para te mostrar o que quero dizer.

        Não sei se fica direto no óleo não, mas acredito que fique sim, já que fica praticamente dentro do motor.

        Abraço.

        Comment


        • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

          Agora, amigos,

          Quanto a autonomia... não tenho como mensurar em Km rodados por litro pois estou temporariamente sem odometro... mas posso garantir que está sensivelmente diferente do que era antes, esse é o quesito que mais me chamou a atenção, quando enche o tanque, demora pra burro para o ponteiro começar a se mexer... tudo bem que vou ter que trocar a bóia de combustível, pois está com a marcação errada, mas mesmo assim, esse fusca roda diariamente, tá certo que não são trajetos longos (mas são vários trajetos curtos)e estou enchendo o tanque praticamente de 15 em 15 dias, tá bom neh mesmo? Era semanalmente antes...

          Abraços.

          Comment


          • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

            Celo,

            A rda fônica 60-2 tem 58 dentes e a parte banguela se equivale a dois dentes. Logo, mudar o sensor de um dente para o outro, seria o equivalente a 6 graus.

            Talvez possa ser corte de giro sim. Mas só ouvindo, ou sei lá o que pra saber. Mas de ouvido, você acha que na rotação que deu isso era maior que as rotações que você tinha chegado anteriormente com ele?

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Celo,

              A rda fônica 60-2 tem 58 dentes e a parte banguela se equivale a dois dentes. Logo, mudar o sensor de um dente para o outro, seria o equivalente a 6 graus.

              Talvez possa ser corte de giro sim. Mas só ouvindo, ou sei lá o que pra saber. Mas de ouvido, você acha que na rotação que deu isso era maior que as rotações que você tinha chegado anteriormente com ele?

              Abraço!
              Fala Rafael,

              Então acertei no raciocínio, é por essas e por outras que o Master /vader é venerado por aqui... tirando a final, o carro melhororu em tudo, inclusive engasga menos no para e anda do trânsito.

              Quanto ao corte de giros, não sei bem explicar o que ocorreu, só que me deu um susto danado, cheguei a perguntar pro meu mecânico na hora se era aquilo a tal flutuação de molas que se fala muito por aqui e ele me respondeu que se as molas tivessem flutuado, tinha esbagaçado tudo... O caso é o seguinte, tenta imaginar um carro quase sem combustível, andando no bafo, foi o que ocorreu, como se o carro fosse apagar pouco antes da troca de marcha daprimeira pra segunda e depois que o giro desceu, voltou a funcionar, continuei tochando a botina com farinha grossa e de novo, na hora da troca da segunda pra terceira marcha se repetiu a mesma coisa, daí, como meu pai dizia, "quem tem cú tem medo", vaselinei o pé e fui mais tranquilo dali pra frente e tudo voltou a transcorrer normalmente... Não precisa nem ser de ouvido, enfiei a botina sem dó nem piedade, como se fosse carro de arrancada... com toda certeza fui no limite de giros do motor (se é que não o ultrapassei).

              Mas depois continuei rodando normalmente (só que mais pianinho) com ele e não houve nenhuma outra intercorrência com o motor, mas que foi estranho, foi...

              Abraço.

              Comment


              • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                Postado originalmente por celojr
                Fala Rafael,

                Então acertei no raciocínio, é por essas e por outras que o Master /vader é venerado por aqui... tirando a final, o carro melhororu em tudo, inclusive engasga menos no para e anda do trânsito.

                Quanto ao corte de giros, não sei bem explicar o que ocorreu, só que me deu um susto danado, cheguei a perguntar pro meu mecânico na hora se era aquilo a tal flutuação de molas que se fala muito por aqui e ele me respondeu que se as molas tivessem flutuado, tinha esbagaçado tudo... O caso é o seguinte, tenta imaginar um carro quase sem combustível, andando no bafo, foi o que ocorreu, como se o carro fosse apagar pouco antes da troca de marcha daprimeira pra segunda e depois que o giro desceu, voltou a funcionar, continuei tochando a botina com farinha grossa e de novo, na hora da troca da segunda pra terceira marcha se repetiu a mesma coisa, daí, como meu pai dizia, "quem tem cú tem medo", vaselinei o pé e fui mais tranquilo dali pra frente e tudo voltou a transcorrer normalmente... Não precisa nem ser de ouvido, enfiei a botina sem dó nem piedade, como se fosse carro de arrancada... com toda certeza fui no limite de giros do motor (se é que não o ultrapassei).

                Mas depois continuei rodando normalmente (só que mais pianinho) com ele e não houve nenhuma outra intercorrência com o motor, mas que foi estranho, foi...

                Abraço.
                Celo,

                Pela descrição, acho que deve ser corte de giro mesmo, mas não dá pra ter certeza. Bacana que isso é uma "vitamina C" no seu motor, protegendo ele contra males maiores!

                Na dúvida, tente ver com o mecânico especialista em injeção que passou o scaner no sue motor daquela vez.
                Ou pode tentar fazer o teste acelerando o carro parado...sei lá..

                Abraço!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celo,

                  Pela descrição, acho que deve ser corte de giro mesmo, mas não dá pra ter certeza. Bacana que isso é uma "vitamina C" no seu motor, protegendo ele contra males maiores!

                  Na dúvida, tente ver com o mecânico especialista em injeção que passou o scaner no sue motor daquela vez.
                  Ou pode tentar fazer o teste acelerando o carro parado...sei lá..

                  Abraço!
                  É, Rafael, eu também não sei direito o que ocorreu, mas também não sei se quero tentar repetir ou simular a situação, mesmo com o carro parado... sei lá né? seguro morreu de velho e desconfiado ainda está vivo...

                  Mas vou passar a injeção na máquina de diagnóstico novamente pra ver o que acontece...

                  Agora que estou tentado a avançar mais 6 grauzinhos na ignição, isso eu estou...

                  Ah sim, corrigí o post dos 62 dentes, não sei daonde tirei essa informação, deve ser essa nomenclatura de roda fônica que é bem confusa pra minha pobre cabeça.

                  Abraço.

                  Comment


                  • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                    Meu caro,com certeza é corte d giro q ocorre entre 6000 ou 6500 rpm,não me lembro do valor exato.Com um contagiros vai ver q ocorre nesse intervalo d rotação.

                    Abraço

                    Comment


                    • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                      Qual bomba de combustível você está usando? Se ela for pequena ou tá indo pro vinagre ela sofre com regimes mais pontentes e acaba te decepcionando.

                      Outra coisa. Já experimentou diminuir a abertura das velas? Como tá o aterramento do teu motor, da centralina e das bobinas? Tem que garantir um retorno bom para a centelha, senão, vai faltar força para ela.

                      Abs,

                      Cristiano.
                      Cristiano A. C. Zank

                      (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                      |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                      (o\_!_/o) 68 - Jepo
                      PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                      http://fuscami16.blogspot.com
                      Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                      Comment


                      • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                        volte o ponto pra como estava antes e acelere parado, pra descobrir a rotação de corte...

                        pode ser excesso de ponto (muito excesso por sinal), e isso é muito perigoso, pode ate empenar uma biela, pq qdo está muito adiantado, a centelha empurra o pistão em sentido contrário da sua subida...
                        Last edited by Gump-GTI; 26-08-2009, 03:26 PM.
                        1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                        Comment


                        • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                          1º coisa: já olhou o ponto com a pistola?
                          MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                          Ignition: COP(Coil On Plug)
                          AFR controller: JAW Wideband
                          Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                          Comment


                          • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                            Postado originalmente por Fabricio do Nascimento
                            Meu caro,com certeza é corte d giro q ocorre entre 6000 ou 6500 rpm,não me lembro do valor exato.Com um contagiros vai ver q ocorre nesse intervalo d rotação.

                            Abraço
                            Ainda bem... foi um baita susto, mas cortou com gosto, tenho que providenciar um contagiros quanto antes...

                            Gde abs.

                            Comment


                            • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                              Postado originalmente por fusca_74
                              Qual bomba de combustível você está usando? Se ela for pequena ou tá indo pro vinagre ela sofre com regimes mais pontentes e acaba te decepcionando.

                              Outra coisa. Já experimentou diminuir a abertura das velas? Como tá o aterramento do teu motor, da centralina e das bobinas? Tem que garantir um retorno bom para a centelha, senão, vai faltar força para ela.

                              Abs,

                              Cristiano.
                              Então Cristiano,

                              A bomba é de monza, e foi comprada zero bala, na autopeças, aparentemente ela está funcionando beleza...

                              Já as velas, posso ver com meu mcânico, não tentamos isso não, pra ser sincero, nem sei como se faz isso. O aterramento da central e das bobinas está Ok, inclusive com todo sistema protegido por fusíveis e tal, o pessoal tomou todos os cuidados necessários nesse campo, eles sabem do meu imenso amor e carinho pelo Verruga e não quiseram arriscar perder o escalpo...

                              Já os cabos de vela... esse é um capítulo a parte... está muito mal enjendrado, como as bobinas ficaram fixadas na carroceria e os cabos dos cilindros 3 e 4 tem que cruzar todo o cofre, a turma daqui fez uma arte para conseguir dois cabos de vela bem longos, naão sei o que foi, tiveram que utilizar cabos usados, mesclando dois jogos diferentes, por exemplo, somente um cabo da Kombi injetada perfaz todo o trajeto para cruzar o cofre, sendo necessários dois jogos de cabos para conseguir fechar todo o conjunto de cabos e velas, o eletricista que fez essa adaptação é muito meu amigo e me disse para eu não me preocupar pos ele estava com viagem marcada para SP e traria rolos de cabos de vea para confeccionarmos as minhas sob medida... isso naquela época da montagem, o problema é que ele não foi...

                              Então, amanhã já está marcada a mudança de local das bobinas para que eu consiga utilizar cabso de vela standard para carros injetados... estou achando que parte do problema passa por aí...

                              VAmos ver, amanhã conto.

                              Abraço

                              Comment


                              • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                                Postado originalmente por Gump-GTI
                                volte o ponto pra como estava antes e acelere parado, pra descobrir a rotação de corte...

                                pode ser excesso de ponto (muito excesso por sinal), e isso é muito perigoso, pode ate empenar uma biela, pq qdo está muito adiantado, a centelha empurra o pistão em sentido contrário da sua subida...
                                Postado originalmente por bugtec
                                1º coisa: já olhou o ponto com a pistola?
                                Fala rapaziada...

                                Então, Gump, acho que não é isso não, com o avanço de 6º que foi feito, a lenta me pareceu bem mais estabilizada e lisa do que antes, mesmo com o volante aliviado em 3Kg e ainda não tenho contagiros pra saber certinho o corte, assim que folgar algum... comprarei um.

                                FAla Bug, ainda não chequei o ponto com a pistola não, sei que não da pra falar sobre avanço de ponto sem nem ao menos saber onde ele está, o caso é que a pistola de ponto do meu mecânico quebrou quando pisaram nela por acidente e teremos que arrumar uma emprestada amanhã, já está na agenda.

                                Abraços.
                                Last edited by celojr; 26-08-2009, 11:12 PM.

                                Comment

                                Working...
                                X