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Projeto "F4E Dark Boxer 6"

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  • #16
    Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

    Cheguei em hehehe,insanidade total hahahaha

    Então os cabeçostes pode ser cortados sim, basta interligalos tipo:
    =(=)=(=)=(=)=
    / / \ \
    saida frontal saida traseira

    O vira e o comando poderia ser o do fusca mesmo, só que forjados já com dois colos a mas para as 6 bielas,ou se o do opala não tiver que fazer grandes auterações, vai ele mesmo.

    Um piriri para dar nó na cabeça ou não hehehe, a ordem de ignição, séra a mesma do opala?

    E o distribuidor teria que ser do opala com a base do fusca, tava olhando uns de o pala, e o corpo parace ser igual mudando o eixo que é mais longo.

    Alimentação poderia ser duas 40 de opala centrais em um coletor tipo plenum?

    Filtro sportivo com intercoller

    Capela com ventuinha dupla , 2 helices uma na frente no lugar do alternador e outra atras ,com alternador tipo ap deslocado

    Radiador de óleo um pouco maior, filtro de óleo Bomba dupla

    vichiii viajei na maionese kkk
    Digão Osasco S.P

    Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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    • #17
      Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

      Para comparação entre virabrequins...

      VR6:


      Virabrequim Ford Ranger:

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      • #18
        Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

        Insanidade total esse tópico

        Bom, eu estava aqui "matutando" sobre o virabrequim...
        Tava pensando sobre as diferenças entre os dos motores em linha e dos motores em V.

        Os em V são mais parecidos com os boxers, eles são mais curtos. Os colos das bielas são mais próximos. O que tornaria esse um virabrequim ideal para esse projeto.

        Porém... e se nós usasemos um virabrequim de um motor 6 cilindros em linha?!
        Teriamos um motor bem mais comprido. Esse motor teria o comprimento de um motor de opala (por exemplo). Só que, como ele tem apenas 3 cilindro de cada lado, ficariamos com um bom espaço entre um cilindro e outro... (não sei se deu para visualizarem isso...)

        E esse "vazio" entre os cilindros, nos permitiria o uso de cabeçote de motor a ar "dividido" em dois.
        Pois haveria espaço para o coletor de escape sair entre os cilindros!!

        Será que prestava?!

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        • #19
          Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

          Nossa, que repercussão!
          Dá gosto de ver uma coisa assim andando do jeito que está! Fazia tempo que não ficava tão entusiasmado com um fórum! hehe Ainda mais agora que encasquetei com um lance chamado "maker movement"... mas deixa isso pra lá, vamos falar de motor!

          Bom, apareceram excelentes idéias, já que começamos pelo vira, sugiro que esgotemos todas as possibilidades nele, na minha opinião os de v6 seriam mesmo os mais indicados, o de Opala 6 seria muito longo, e acredito que seria interessante projetarmos um motor compacto, que fosse relativamente fácil de enfiar no cofre do Fusca.

          Hoje vou passar num ferro velho grande aqui e ver os preços de um vira de Ranger, que seria o mais "comum" por aí? ...mais fácil de encontrar?
          Vou ver também com os mecânicos que conheço se consigo um vira pra desenhar, pelo menos já faria um 3d no Rhinoceros e disponibilizaria, já que no Solid ainda to no "pré-maternal"!

          A idéia dos cabeçotes dos v6 parece bem coerente também, fazer um cabeçote novo até dá, mas e o custo disso? Fazer independente para cada cilindro? Aqui em Franca o Senai (faço curso lá, de solda e conheço todo mundo) adquiriu um centro de usinagem de 5 eixos de mais 1 milhão de reais, e eles tem também prototipagem rápida (apesar de cara) são boas opções pra pelo menos usinar um modelo pra fundição.

          Refrigeração: boa idéia do Charles, seria tipo do Corvair, mas e aquela correia dobrada? Temos esse tipo de correia por aqui? Pra trabalhar dobrada? Vou verificar também.
          Tive uma idéia também: se usarmos 2 ventuinhas menores, uma de cada lado, mas na vertical... poderia funcionar?

          Alimentação: 6 carburas seria legal, relativamente de custo baixo e muito simples! Injeção também é uma opção.

          Temos que procurar manter tudo simples e relativamente acessível, método americano K.I.S.S. : Keep It Simple Stupid... mantenha simples estúpido... hehhe, ofensivo, mas real!

          Vixe, tem muita coisa pra fazer, o ideal seria fazer uma lista, um tipo de cronograma para depois desse brainstorming que estamos fazendo (que surgiu naturalmente), isso tá muito legal e produtivo, continuem jogando as idéias, sem medo de parecer ridículo ou coisa parecida, é assim que um brainstorming funciona!
          E é assim que cada um aprende o que não sabe ainda, eu sei algumas partes, vou juntando com outras informações e a coisa só cresce! Excelente!

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          • #20
            Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

            Os virabrequins de motos 2 tempos são desmontáveis, inclusive os de mais de 1 cilindro.
            Para manter o motor pequeno, acredito que o ideal seria termos apenas 4 mancais do vira e 3 para as bielas como do VR6, mas as bielas deveriam trabalhar alinhadas, como nos V8. Ele poderia ser todo desmontável. Dá pra fazer no CNC sem grandes dificuldades. Só não seria tããão resistente. Teríamos um vira curtinho, podendo usar as bielas e kit de cilindro originais. Agora o cabeçote...

            Comment


            • #21
              Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

              Vejam isso: http://picasaweb.google.com/cozzare/DKWCandango#
              Tinha até me esquecido, to na lista do Gurgel 800 e lá estavam fazendo um vira desmontável para o Enertron, mas... o Enertron é 2 cilindros...

              Enfim, outro carro que teve vira desmontável foi o DKW, tem fotos nessa galeria, pode mesmo ser uma boa opção pois é até fácil de usinar, creio que nem precise ser em cnc, acho que eu conseguiria fazer um aqui!

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              • #22
                Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                Eita....
                Gostei desse vira de Ranger! Acho que com ele, teremos um melhor espaçamento entre um cilindro e outro(para aletas e refrigeração)

                O complicado de usar cabeçote V6 é que ele não é refrigerado a ar. Não tem aletas, e isso pode gerar um sobreaquecimento fenomenal, gerando batida de pino e uma série de problemas. Uma idéia é refrigerar a óleo. O qu acham???

                Eu acho que o ideal é usarmos vira, bielas e pistões do mesmo motor. Talvez as bielas podem ser especiais, comprimento diferente do original, se precisarmos. Nisso, diminuiríamos muito todo o trabalho. Seria como trocar o bloco do motor por um de geometria mais interessante! hehehe

                Refrigeração eu voto pela estilo Porsche. Não gosto dessas de Corvair, acho essa correia dobrada muito "meia-boca".

                O que acham?

                Abraço.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

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                • #23
                  Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                  Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
                  Vejam isso: http://picasaweb.google.com/cozzare/DKWCandango#
                  Tinha até me esquecido, to na lista do Gurgel 800 e lá estavam fazendo um vira desmontável para o Enertron, mas... o Enertron é 2 cilindros...

                  Enfim, outro carro que teve vira desmontável foi o DKW, tem fotos nessa galeria, pode mesmo ser uma boa opção pois é até fácil de usinar, creio que nem precise ser em cnc, acho que eu conseguiria fazer um aqui!

                  Só pra lembrar,

                  A alemã SPG também fazia antigamente viras roletados(logo, desmontáveis). Eram roletados nos colos de biela(bielas inteiriças, sem prisioneiros), qu eram montada junto com o vira, num sanduíche só. E eram pra motores bem giradores!

                  Acho que bem feito, aguenta sim.

                  Abraço.
                  Aos que não atualizaram ...

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                  • #24
                    Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                    REFRIGERAÇÃO - IDÉIAS

                    quanto a idéia da refrigeração, a minha idéia não é utilizar essa correia deitada como na foto, a foto foi apenas para imaginar a disposição da ventoinha e da capela dentro do cofre do motor.

                    a ventionha seria eletrica, como as de radiadores.

                    o alternador poderia ser o do fusca ou de outro carro se preferirem, porém instalado em suporte separado da ventuinha.

                    o rafael prefere a refrigeração estilo porsche.
                    eu também, porém o preço de uma é R$ 3500,00

                    uma ventoinha nova para adaptação custa 150,00 e a capela em fibra um de nós pode fazer mesmo, sem complicações.

                    é como o marcelo disse, temos que manter as coisas simples, baratas e funcionais.

                    quanto ao fato de colocar duas ventuinhas, ,uma na frente e outrra atrás na vertical mesmo;

                    é possível e vai do consenso da galera, os problemas que podem surgir se for dessa maneira são:

                    1- vai ocupar muito mais espaço dentro do cofre do motor do fusca, atrapalhando inclusive o acionamento dos carburadores ou tbi´s;

                    2- na vertical deverá haver defletores de ar para remeter o fluxo de ar gerado por elas para o motor;

                    3- vai ser necessário muito mais fibra de vidro e mais talento de quem for fazer a capela para acertar o dimensionamento e formato.


                    os pontos fortes em fazer a ventuinha deitada são:

                    1- o fluxo de ar vai direto para o motor e cabeçotes;

                    2- formato simples de se fazer;

                    3- usa pouca fibra de vidro para confecção;

                    4- utiliza pouco espaço do cofre do motor e deixa o visual mais clean, favorecendo o acionamento dos carburadoes e/ou TBI.
                    saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                    miura 1979...................60% loading
                    fusca 1977...................aguardando na fila
                    sp2 1973.....................aguardando na fila
                    Puma 1971...................aguardando na fila
                    bianco 1977.................aguardando na fila
                    projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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                    • #25
                      Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                      VIRABREQUIM - CABEÇOTES - IDÉIAS

                      dividi meu tópico pra não confundir as idéias ;



                      concordo com o marcelo;

                      o bloco deverá ser pouco maior que o do fusca para não atrapalhar na instalação do cofre apertado do fusca.

                      desse modo, sou favorável a usar um vira pequeno como o do vr6.

                      uma idéia que me ocorreu e que poderia ajudar na utilizazção desse vira -vr6 e dos cabeçotes do fusca divididos ao meio, pode ser a utilização de
                      pistóes e camisas do 1300.

                      já que o motor vai ter seis cilindros, eles não teriam a "obrigatoriedade" de ter 88mm ou 94mm.

                      faríamos como os motores v12, aumentar o numero de cilindros e diminuir o diâmetro.

                      são apenas idéias, ,falem aí o que vcs acham.

                      abraço.
                      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
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                      • #26
                        Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                        Charles,
                        Suas idéias são muito boas mesmo!

                        Mas não penso em importar uma refrigeração Porsche, e sim fazer uma! A capela faz-se de fibra de vidro. A ventoinha, podemos pegar uma de radiador, com bastante aleta, tirar o motor elétrico e instalar essa venoitinha na polia do alternador(como nos kits do Rojão Racing) Assim, teríamos boa refrigeração e barata!

                        Refrigeração por ventoinha elétrica é complicado. O motor precisa de um fluxo de ar gigantesco para manter ele frio, e se fosse mandado por ventoinha elétrica, ele puxaria tanta corrente da bateria e alternador, que este "pesaria" bastante po motor. Tem um tópico aqui sobre isso, inclusive com cálculos e tudo mais.

                        Abraço!
                        Aos que não atualizaram ...

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                        • #27
                          Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                          E se fizessemos com refrigeração a água?






















                          É Brincadeira...

                          Comment


                          • #28
                            Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                            E aí? Saiu da vontade esse projeto?
                            2100 aspro

                            Comment


                            • #29
                              Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                              Olha, gente, não sou muito especialista no assunto, mas já li lá no fórum fusca brasil, o Chico Biela, que com certeza maquinaria muitas soluções pra este projeto, comentou que o vira de opala daria certinho pra um motor desse tipo, principalmente em relação às distâncias necessárias entre bielas e vários outros aspectos que nem me lembro. Taí um cara bom pra fazer umas perguntas...

                              Comment


                              • #30
                                Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                Charles,
                                Suas idéias são muito boas mesmo!

                                Mas não penso em importar uma refrigeração Porsche, e sim fazer uma! A capela faz-se de fibra de vidro. A ventoinha, podemos pegar uma de radiador, com bastante aleta, tirar o motor elétrico e instalar essa venoitinha na polia do alternador(como nos kits do Rojão Racing) Assim, teríamos boa refrigeração e barata!

                                Refrigeração por ventoinha elétrica é complicado. O motor precisa de um fluxo de ar gigantesco para manter ele frio, e se fosse mandado por ventoinha elétrica, ele puxaria tanta corrente da bateria e alternador, que este "pesaria" bastante po motor. Tem um tópico aqui sobre isso, inclusive com cálculos e tudo mais.

                                Abraço!


                                Rafael eu já tinha pensado nesse aspecto do consumo da ventoinha eletrica e se ela seria suficiente para refrigerar o motor.

                                bom, mas se der pra fazer o alternador virar uma ventoinha dessas, acho que pode funcionar.

                                se for o caso, poderíamos fazer como o marcelo sugeriu:

                                vamos colocar uma ventoinha dessas com o alternador na "frente" e uma eletrica atrás pra dar uma "força" na refrigeração, se quiserem.
                                saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                                miura 1979...................60% loading
                                fusca 1977...................aguardando na fila
                                sp2 1973.....................aguardando na fila
                                Puma 1971...................aguardando na fila
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