Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Projeto "F4E Dark Boxer 6"

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

Postado originalmente por fusca_74
    sou a favor de utilizar bloco em chapas de aço e ponto final. As chapas de aço podem ser parafuzadas ou soldadas sem problemas. No bloco do fusca os cabeçotes são presos por prisioneiros, por que não fazer um bloco parafusado?

Sds,

Cristiano.
    Cristiano,

Acho que seja viável a fabricação dessa carcaça em Aço. Contudo, acho que ficaria pesada demais e fugiria do "Original do Fusca". Claro, que essa fuga é o de menos, pq já estamos indo longe! hehehe

Eu sou a favor do bloco em chapas de alumínio, talvez de 1 polegada de espessura soldadas, mas com "jaquetas" de aço, como mostrei mais acima, para poder torquear os prisioneiros com mais torque, sem risco de espanamento.

Mas a idéia da carcaça de aço, é uma boa. Podemos sim fazê-la soldada, com controle do alinhamento das chapas, pós usinagem para deixar tudo em medidas aceitáveis. Pode-se inclusive fazer "nervuras"(triângulos soldados nas junções de chapa em ângulo, na parte interna da carcaça original dá pra ver coisa parecida). A idéia é muito boa sim, e acho que pode ser realizável.

O molde dessa carcaça, podemos fazer em madeira, a partir de um pedaço de tronco de madeira usinado, dá pra ter uma boa idéia gastando pouco!

quanto as galerias de lubrificação, podemos fazer ela externamente as paredes do bloco, passando por dentro dele. Como? Podemos fazer com canos metálicos(como os de tubo de freio), e para levar o óleo para os mancais, com broca pode-se abrir próximo ao mancal furos para que o óleo passe ali por dentro, até chegar nas bronzinas. Que tal?

Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

O bloco original cortado e aumentado, reforçado com jaquetas não me soa muito fora da casinha não. só penso nos dutos de oleo..

Comment

Postado originalmente por realenemy
        O bloco original cortado e aumentado, reforçado com jaquetas não me soa muito fora da casinha não. só penso nos dutos de oleo..
        os dutos de óleo podem ser feitos como em qualquer bloco, com uma furadeira de bancada se pode furar as chapas de aço, e temos os dutos de óleo.

Sobre a carcaça original, só não sei como fazer com os mancais do meio e outro problema dela é a falta de lubrificação dos mancais próximos ao volante.

Sds,

Cristiano.
        Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 74 - O primeiro
        |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
        (o\_!_/o) 68 - Jepo
        PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
        http://fuscami16.blogspot.com
        Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

Comment

Perdão pelo meu sumiço pessoal, tava cheio de coisa na oficina e só passava aqui pra olhar rapidinho!

Bom, como e udisse, peguei um vira de DKW emprestado, ia desmontar ele mas vi uma trinca num dos contra-pesos e nem mexi, vou até avisar o cara dono dele (dono de ferro-velho na verdade). Mas deu pra ter uma boa idéia de como ele é, de tarde posto umas fotos.

Quanto aos cabeçotes, ainda sou da idéia de fazer um mesmo, tipo os Scat ou do Porsche 911, mas com entrada em cima e saída em baixo (é isso que é fluxo cruzado? ), a gente tenta uma fundição. O pessoal que mexe em avião tá sempre tentando coisas assim, nós também podemos!

Pra enqriquecer o tópico, achei um catálogo online do motor do Porsche: http://dcauto.gotdns.com/model/index/3517795

To tentando achar esse livro:

Mas tá difícil, é um livro de um autor português, de 2006, só sobre motores para carros, parece muito bom, mas tá "indisponível" por aqui.

Sobre aquele mini boxer 6 cil. que postei uma foto, não consegui nada até agora.

Comment

Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
            Perdão pelo meu sumiço pessoal, tava cheio de coisa na oficina e só passava aqui pra olhar rapidinho!

Bom, como e udisse, peguei um vira de DKW emprestado, ia desmontar ele mas vi uma trinca num dos contra-pesos e nem mexi, vou até avisar o cara dono dele (dono de ferro-velho na verdade). Mas deu pra ter uma boa idéia de como ele é, de tarde posto umas fotos.

Quanto aos cabeçotes, ainda sou da idéia de fazer um mesmo, tipo os Scat ou do Porsche 911, mas com entrada em cima e saída em baixo (é isso que é fluxo cruzado? ), a gente tenta uma fundição. O pessoal que mexe em avião tá sempre tentando coisas assim, nós também podemos!

Pra enqriquecer o tópico, achei um catálogo online do motor do Porsche: http://dcauto.gotdns.com/model/index/3517795

To tentando achar esse livro:

Mas tá difícil, é um livro de um autor português, de 2006, só sobre motores para carros, parece muito bom, mas tá "indisponível" por aqui.

Sobre aquele mini boxer 6 cil. que postei uma foto, não consegui nada até agora.

Marcelo,
            Cabeçotes de "fluxo cruzado" é isso mesmo, admissão de um lado e escape do outro.

Me passa o autor desse livro, que tento caçar ele para poder te ajudar!

E como é feita a montagem do vira DKW? Em prensa hidráulica, né? Mas como que se arante o perfeito alinhamento nessa montagem?

Abraço!

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Rafael, o nome do livro é Motores de combustão interna - Jorge Martins, parece muito bom e atual, mas esgotado até no Submarino.

O vira do DKW é montado numa prensa sim, acho que deve existir algum tipo de gabarito original pra montar ele, de fábrica, pois são pinos de mais ou menos 1" que ligam um contra-peso ao outro... e nesse pino que é onde vai o rolamento de biela, que pelo que o cara me explicou não é um rolamento em si, mas somete uma "gaiola" com esferas, já nos mancais é rolamento mesmo, e dos grandes.

Abraço!

Comment

Rafael, o nome do livro é Motores de combustão interna - Jorge Martins, parece muito bom e atual, mas esgotado até no Submarino.

O vira do DKW é montado numa prensa sim, acho que deve existir algum tipo de gabarito original pra montar ele, de fábrica, pois são pinos de mais ou menos 1" que ligam um contra-peso ao outro... e nesse pino que é onde vai o rolamento de biela, que pelo que o cara me explicou não é um rolamento em si, mas somete uma "gaiola" com esferas, já nos mancais é rolamento mesmo, e dos grandes.

Abraço!
                Marcelo,

Procurei na Saraiva também. Tá esgotado...Pelo visto é bem procurado mesmo! hehehe

Procurei no 4shared também, e não achei nada..

Megasquirting

284º

Comment

Abraço!
                  marcelo,

não encontrei o livro com esse autor, mas encontrei esses outros que talvez te ajudem, dê uma olhada no link.

abraço.

http://www.estantevirtual.com.br/mod...utor+ou+titulo
                  saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                  miura 1979...................60% loading
                  fusca 1977...................aguardando na fila
                  sp2 1973.....................aguardando na fila
                  Puma 1971...................aguardando na fila
                  bianco 1977.................aguardando na fila
                  projeto gordini boxer.....aguardando na fila

Comment

baita topico heim gurizada! estou so acompanhando! cada ideia bacana!
                    -entao a principio carcaça do motor em chapas de aço!
                    -e o vira! vai ser o da f250.
                    -e os cabeçotes. ja temos alguma ideia mais final!!
                    -e volto a perguntar sobre a lubrificação! como vai funcionar! acho que se usar o sitema parecido com os fusca original vai ser muito fraco a lubrificação perto do volante.

so aumentando a viagem! imaginem esse bixo turbo!! hehehehehe!

Comment

• Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

galera não desanimem!!!

tenho postado pouco nesse topico porque estou sem dinheiro até pra terminar meu fusca e essas ideias me fazem perder o foco!!

resumindo o discutido aqui.

aparentemente prevalescem as idéias de:

bloco: soldado com chapa de aluminio e jaquetas em aço
                      virabrequim: feito desmontável estilo dkw
                      cabeçotes: monocilíndricos fundidos com fluxo cruzado.
                      refrigeração: estilo porsche

pronto acho que é isso.

olhando assim parece fácil né?

Comment

se alguém conseguir fazer os desenhos de todas as partes do motor, e quiser compartilhar como forum, tenho como cotar preço de materiais e mão de obra para termos uma idéia de custo para a fabricação desse motor.

abraços!

Comment

Também não desanimei não, to aqui na área!
                          Charles, acho que essa é a linha mesmo, outro dia tava vendo um cabeçote de Tenéré, das antigas, pode funcionar também, mas custa caro! Tirei as fotos do vira do DKW, mas to sem cabo pra passar p/ pc.
                          As coisas aqui vão sair devagar mesmo, na medida que cada um vai tendo idéias e aprendendo também, tipo eu, até por isso quero aquele livro português.
                          Charles, já tinha olhado o site estante virtual, tem coisa boa lá, até comprei baratinho um livro de motores, de 1952, bem "old school"!

Comment

Também não desanimei não, to aqui na área!
                            Charles, acho que essa é a linha mesmo, outro dia tava vendo um cabeçote de Tenéré, das antigas, pode funcionar também, mas custa caro! Tirei as fotos do vira do DKW, mas to sem cabo pra passar p/ pc.
                            As coisas aqui vão sair devagar mesmo, na medida que cada um vai tendo idéias e aprendendo também, tipo eu, até por isso quero aquele livro português.
                            Charles, já tinha olhado o site estante virtual, tem coisa boa lá, até comprei baratinho um livro de motores, de 1952, bem "old school"!
                            se não me engano a teneré usa pistões de 95 mm
                            Felipe Mori
                            Osasco - SP
                            --------------------------------------------------------

Comment

Postado originalmente por felipedmori
                              se não me engano a teneré usa pistões de 95 mm
                              Tem sim!!!

Ficha do motor da Tenéré:

Tipo: Monocilíndrico; 4 tempos;
                              arrefecido a ar; 4 valvulas; SOHC
                              (comando simples no cabeçote)
                              Modelo: 2VG (2TY)
                              Cilindrada: 595 cm3
                              Diâmetro x Curso do pistão: 95 x 84 mm
                              Taxa de compressão: 8,5 : 1 / Pressão: 11 kg/ cm2
                              Potência máxima declarada: 42 cv @ 6.500 RPM
                              Torque máximo declarado: 5,1 kgf.m @ 5.500 RPM
                              Carburador: Y27PV, Teikei
                              Ignição: Magneto / C.D.I. (Eletronica)
                              Vela de ignição: DP7EA-9 / Folga: 0,8 - 0,9 mm
                              Bateria: 12V - 12Ah
                              Lubrificação: Cárter seco
                              Sistema de Partida: Elétrico (Elétrico + Pedal)

Comment

encontrei essas fotos de motor a ar com comandos no cabeçote, mas não encontrei nenhuma outra informação sobre ele, só as fotos mesmo.

estou anexando as fotos e o site onde encontrei.
                                abraços.

http://www.kustomcoachwerks.com./gal...2_itemId=45687
                                Arquivos Anexos

Comment

Working...
                                X