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Projeto "F4E Dark Boxer 6"

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  • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

    acho interessante voces convidarem o chico biela lah no forumfuscabrasil pra vir dar pitacos aqui no debate, tenho quase certeza que ele ta montando um 6 cil pra colocar na replica porsche dele!
    Breve rodando: 2276 cm³, w130, 48 IDA.

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    • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Pelo que ví, é da admissão.

      A idéia de juntar carcaças e fazer o 6 cilindros tem que ser bem pensada. A união por solda das carcaças é resistente o suficiente? E tem que ter extremo cuidado n hora da solda, para os mancais ficarem alinhados...

      O motor do "Jamaro" é com carcaça soldada. Mas como é um caso a parte, não sabemos do quão confiável é essa solução.

      O que acham?
      Na minha opinião, um bloco soldado seria útil como "matriz" para a confecção de um novo bloco, pois era só soldar as partes, realizar os ajustes necessários (montando o vira, comando, etc.) e depois, encaminhá-lo para uma boa fundição.

      PS: Alguém já pensou no comando de válvulas?

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      • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

        Postado originalmente por _NandoO_
        acho interessante voces convidarem o chico biela lah no forumfuscabrasil pra vir dar pitacos aqui no debate, tenho quase certeza que ele ta montando um 6 cil pra colocar na replica porsche dele!
        Nossa, faz uns dias que não entro aqui... e por acaso ontem achei o blog de fotos dele, e olha que coisa linda:





        Por essa eu não esperava... simplesmente soldar um bloco original! Simples demais... mas e pra cortar os dois pra unir..? Aqui de vez em quando usamos eletroerosão a fio, o corte fica perfeito, absolutamente perfeito e praticamente sem retirada de material. E acho que dá pra fazer isso nos cabeçotes também.
        Essas fotos me deram uma esperança! Bem que a gente podia chamar ele aqui mesmo, to dando uma olhada lá no Fusca Brasil, nas respostas dele.
        Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 19-12-2009, 08:01 AM.

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        • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

          O lance será fazer um virabrequim que se adeque...
          2100 aspro

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          • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

            E cabeçote também...

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            • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

              Galera,
              Quanto ao virabrequim, podemos experimentar o "montado" tdo roletado! hehehhe (O tópico é Insano, então vamos mandar ver! hehehe)
              Quanto ao cabeçote, aí sim vejo problemas, justamente no encontro dos tubos de escape do cilindro que ficará no meio. O ideal é tentar reposicionar ele para baixo...sei lá...Mas solda desse tipo de porte num cabeçote? Complicado....

              Ou podemos sonhar ainda mais alto e fazer-mos nossos cabeçotes! Quem sabe com comando de válvula posicionado neles mesmos! hehehehe

              Abraço a todos!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

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              • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Galera,
                Quanto ao virabrequim, podemos experimentar o "montado" tdo roletado! hehehhe (O tópico é Insano, então vamos mandar ver! hehehe)
                Quanto ao cabeçote, aí sim vejo problemas, justamente no encontro dos tubos de escape do cilindro que ficará no meio. O ideal é tentar reposicionar ele para baixo...sei lá...Mas solda desse tipo de porte num cabeçote? Complicado....

                Ou podemos sonhar ainda mais alto e fazer-mos nossos cabeçotes! Quem sabe com comando de válvula posicionado neles mesmos! hehehehe

                Abraço a todos!
                é rafael, o impasse desse projeto é somente os cabeçotes.

                acho que a melhor solução é copiar os cabeçotes do 911-porsche.

                eles tem a saída do escape por baixo e comando nos cabeçotes.

                só não faço ideia do custo disso.
                saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                miura 1979...................60% loading
                fusca 1977...................aguardando na fila
                sp2 1973.....................aguardando na fila
                Puma 1971...................aguardando na fila
                bianco 1977.................aguardando na fila
                projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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                • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                  Realmente, o grande problema está sendo o cabeçote, e precisamos de uma solução menos cara, talvez seguir o caminho que o Chico Biela está seguindo, pelo que li num tópico a palavra principal é viabilidade.
                  Vou ver se escrevo pra ele falando sobre nós aqui, e sinceramente, to pensando em tentar fazer um... mas o cabeçote está sendo um problema e tanto, e tudo que penso é caro e difícil.

                  Quanto ao vira, neste tópico ele diz que pretende fazer o vira de aço 4340, "billet" como dizem os americanos, usinado de um tarugão, por um lado seria bom, pois pode-se fazer do jeito que quiser, mas vai sair bem cara essa brincadeira.
                  Eu acho ainda que a melhor solução é um desmontável, como os DKW, mas fácil de conseguir material, mais econômico pra se usinar... e anos depois, as fotos que prometi do vira de DKW que peguei um dia:



                  Como se vê, são peças prensadas uma na outra (com certeza usa-se algum dispositivo pra deixar tudo alinhado), numa das fotos, se reparar bem, dá pra ver, e com rolamentos... segundo o cara que me emprestou, são rolamentos bem simples, parece até de bicicleta, aqueles sem capa, a própria parede interna da biela é a capa.
                  Interessante que não tem furos pra lubrificação nele.
                  É uma peça muito robusta. Acredito que seja uma boa solução pra nós.

                  Mas e o cabeçote... continua sendo problema...

                  Pensemos!
                  Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 21-12-2009, 08:05 AM.

                  Comment


                  • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                    E se fizermos o seguinte no cabeçote: cortarmos um normal bem no meio e usarmos esse cortado... cada um numa extremidade, e no meio usarmos um de Ténéré?
                    Mas a parede da entrada ficaria muito fina... é... não tem jeito, o negócio é fazer um próprio mesmo. Copiar os do Porsche.

                    Viagem total... mas lembrem-se, faz parte do brain storming!
                    Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 21-12-2009, 05:02 PM.

                    Comment


                    • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                      Boas fotos aqui: http://forums.pelicanparts.com/porsc...ve-engine.html

                      Comment


                      • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                        Marcelão,
                        Já que é Brain Storming, lá vai um "pé d'água":

                        Vamos fundir os nossos!
                        Pegamos cabeçotes originais, fundimos, injetamos sob pressão dentro de um molde metálico (com os dutos em areia) e pronto!
                        Entrem no site da Metan, lá tem umas fotos do processo de fabricação dos cabeçotes deles, tipo original.

                        Dá pra ente inverntar os nossos, talvez fazendo com comando no cabeçote e cabeçotes individuais. Assim, fica fácil de fazer um motor de "n" cilindros... hehehehe

                        O que acham? Podemos "reciclar" nossos cabeçotes trincados e condenados em super cabeçotes Dark Six! E salvar o meio ambiente

                        Abraço a todos!
                        Last edited by Rafael_MO; 21-12-2009, 05:21 PM.
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                        • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                          E ai Pessoal!!!

                          Bom, venho acompanhando o tópico e vasculhando pela internet achei esses cabeçotes da Scat, eles são "individuais". Não sou engenheiro mecânico, mas olhando pensei que poderiam ser mais fáceis de adaptar, será?

                          Não é o melhor custoXbenefício com certeza, mas derepente pode ajudar a dar alguma idéia pra vocês...

                          segue o link -> http://www.scatvw.com/CH_Split.htm

                          []s
                          (o\ ! /o) => Itamar Prata 94 Aspro 1915cc EFI+RF

                          BAURU/SÃO PAULO - SP

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                          • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                            Postado originalmente por waidreas
                            E ai Pessoal!!!

                            Bom, venho acompanhando o tópico e vasculhando pela internet achei esses cabeçotes da Scat, eles são "individuais". Não sou engenheiro mecânico, mas olhando pensei que poderiam ser mais fáceis de adaptar, será?

                            Não é o melhor custoXbenefício com certeza, mas derepente pode ajudar a dar alguma idéia pra vocês...

                            segue o link -> http://www.scatvw.com/CH_Split.htm

                            []s
                            Waidreas,

                            Acredito que não daria certo com esses cabeçotes pois os dutos de escape saem para as laterais. Então, o cabeçote central, que ficará entre os dois laterais, ficará sem espaço pra saída dos gases de escape.

                            Por isso estamos pensando em cabeçotes com admissão por cima e escape por baixo, tipo porsche 911.

                            Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

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                            • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                              Entendi,

                              Realmente esses não seriam uma boa escolha...

                              Valeu a tentativa.....hehehe

                              []s
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                              • Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                                Postado originalmente por waidreas
                                Entendi,

                                Realmente esses não seriam uma boa escolha...

                                Valeu a tentativa.....hehehe

                                []s
                                Claro,
                                Idéias de quem está disposto a ajudar, são sempre muito bem vindas!

                                Tendo mais, não exite em escrevê-las!

                                Abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

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