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Projeto "F4E Dark Boxer 6"

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  • #46
    Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

    Postado originalmente por fusca64
    Gente já andei fazendo um levantamento de algumas imagens dos viras, da ranger e da F-250 lá no trampo, acho que o vira da 250 seria bem legal ele pertence a um 6cc 4.9 gasolina e o preço da peça nova original é 300,00 e uns quebrados, por se tratar de uma peça nova e original é um bom preço fora que eu consigo um disconto legal lá pra gente hehehe tambem eu vendo peça né hehehe
    Opa, mas esse preço tá muito bom! Não esperava que fosse tão barato um novo!
    Tinha me esquecido desse v6 da F-250, com esse preço é uma opção muito interessante.
    Digão, você não conseguiria um pra tirar um rascunho com medidas!? Aí eu já poderia fazer um 3d e juntarmos no nosso (futuro) banco de desenhos 3d!

    Uma pergunta: como a massa do vira influencia no funcionamento do motor? Seria um tipo de "volante", agindo na inércia...?
    Pois o do DKW parece um de caminhão, a massa dele é o dobro de um comum (os contrapesos são quase 3x maiores que num comum).

    To atrás do projetinho daquele 6 cilindros miniatura, mas tá difícil de achar... os caras que fazem isso são bem organizados nos EUA, tem muitos lá, mas acho que eles não são muito ligados em internet, os sites são meio estranhos ... hehehe ... e deve ser tudo aposentado com tempo de sobra, pois tem cada projetinho de motor que dá gosto de tão bem feito!

    Que motor Alfa Romeo é esse? Nunca tinha visto nada sobre ele. Parece interessante.
    Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 31-07-2009, 08:24 AM.

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    • #47
      Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

      esse vira ai da f250 esta realmente muito bom de preço!!
      pessoal uma pergunta!! como vai ser feita a lubrificação desse bixo ai!! vai ser tipo carter seco!! vamos montar com uma bomba mecanica externa!! porque acho que os cilindros traseiros vao sofrer muito se usar um sistema parecido com o fusca! comentem por favor!!
      e aos cabeçotes alguma ideia mais! essa ideia de cabeçote de moto acho bom! mas nao sei se nao vai dar problema quanto ao tamanhos de valvulas balanceiros etc!! que acham!!
      e no caso de um cabeçote unico de outro carro! usariam os comandos no cabeçote! ligado por correias como os subaro!

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      • #48
        Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

        quanto ao cabeçote,

        partindo do ponto de vista de que, embora seja um projeto darkside insane, mas com a intenção de fazer algo relativamente simples e eficiente;

        penso que devemos partir para a utilização de cabeçotes do fusca partidos.

        porque essa sugestão:

        1-pois com três cabeçotes faríamos os seis necessários para o motor F4E Dark;

        2-seriam plug and play com as camisas e pistões do fusca;

        3-não teríamos que usar os comandos de válvula nos cabeçotes.

        4- não tendo que nos preocupar com a "fabricação" de novos cabeçotes, camisas, etc, ,teríamos mais tempo e menos trabalho somente projetando o vira e 01 comando de válvulas.

        5- o custo do projeto cairia, sem falar que cabeçote de fusca todo mundo tem, e se desenvolvermos um modo de fazer a "divisão" dele, todos nós poderemos fazer isso em casa.
        saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
        miura 1979...................60% loading
        fusca 1977...................aguardando na fila
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        bianco 1977.................aguardando na fila
        projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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        • #49
          Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

          Ai galera conforme tinha dito, segue imagens do catalogo que eu uso no trampo e alguns rascunhos no paint hehehe ,da ventuinha e do coletor plenum e buras, no vira da f-250 vocêis vão ver o codigo e o valor, este valor é bruto ainda consigo tirar uns 30% dele na boa vai sair R$232,40 hehehe é nois

          Vira f-250


          Vira Ranger


          Coletor


          Ventuinha


          Ventuinha + coletor + Buras +Filtro
          Arquivos Anexos
          Last edited by fusca64; 02-08-2009, 10:32 PM.
          Digão Osasco S.P

          Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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          • #50
            Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

            Postado originalmente por charles.marchi
            quanto ao cabeçote,

            partindo do ponto de vista de que, embora seja um projeto darkside insane, mas com a intenção de fazer algo relativamente simples e eficiente;

            penso que devemos partir para a utilização de cabeçotes do fusca partidos.

            porque essa sugestão:

            1-pois com três cabeçotes faríamos os seis necessários para o motor F4E Dark;

            2-seriam plug and play com as camisas e pistões do fusca;

            3-não teríamos que usar os comandos de válvula nos cabeçotes.

            4- não tendo que nos preocupar com a "fabricação" de novos cabeçotes, camisas, etc, ,teríamos mais tempo e menos trabalho somente projetando o vira e 01 comando de válvulas.

            5- o custo do projeto cairia, sem falar que cabeçote de fusca todo mundo tem, e se desenvolvermos um modo de fazer a "divisão" dele, todos nós poderemos fazer isso em casa.
            Concordo 100% e ainda vou chutar o balde dá para fazer usando apenas um partido e um normal de cada lado, basta colocar um tubo para unir as saidas de escape entre o cortado e o inteiro, mamão com açucar heheheh
            Digão Osasco S.P

            Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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            • #51
              Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

              Esse motor Alfa eu nunca ouvi falar.
              Em que carro saiu?

              Quanto aos cabeçotes de Fusca cortados e juntados, acho que não seria uma boa.
              Continuo dizendo isso pois, ao se colcoar uma metade de cabeçote grudado no cabeçote original, o duto de escape desse lado (onde ouve a junção) seria obstruído, necessitando de adaptações que provavelmente(digo isso embasado nas fotos do motor Jamaro 8 cilindros) seriam grotescas.

              Para ilustrar, segue em anexo uma imagem feita em pait, de um cabeçote original com uma "metade" de cabeçote ao seu lado. De vermelho, são as saídas dos dutos de escape.

              Nesta foto dá para ver a alteração dos dutos de escape do motor Jamaro, que achei grotesca. Olhem bem no meio do cabeçote, onde te um duto com flange saindo para cima. Lá que saem os gases de escape dos dois cilindros centrais:

              Na junção dos cabeçotes para fazer o do Boxer 6 cilindros, teríamos o mesmo problema desse motor do Jamarro...

              Entenderam o porque de eu ser contra?

              Acho que seria mais produtovi tentarmos ir atrás de cabeçotes de moto monocilíndricas com pistões grandes(aí que tá..não sei se existem motos monocilíndricas de pistões de tamanho decente). Ou tentar abrir um cabeçote desse para um pistão maior...Mas essa alternativa é mais cpomplicada que adaptar os cabeçotes juntados...

              Abraço.
              Arquivos Anexos
              Last edited by Rafael_MO; 01-08-2009, 01:35 AM.
              Aos que não atualizaram ...

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              • #52
                Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                rafael, eu entendi o seu ponto de vista sim;

                quando eu falei em usar cabeçotes cortados a minha intenção não é uní-los de novo para formar somente 01 cabeçote de três cilindros para cada lado.

                eu voto por serem seis cabeçotes para seis cilindros, entendeu?


                dividiríamos três cabeçotes dos fusca em 06 cabeçotes monocilíndricos.

                com isso eu acho que daria pra resolver o problema da obstrução do escape do último cilindro.

                eu entendi sua sugestão de usar cabeçotes de motos monocilindricas e também acho mais viável do usar cabeçotes de outroas carros, porém, mesmo se encontrarmos cabeçotes de motos que seirvam em nosso projeto, teríamos que adaptar nas camisas e comando, e válvulas, etc.
                Arquivos Anexos
                Last edited by charles.marchi; 01-08-2009, 01:18 PM.
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                • #53
                  Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                  Charles,

                  Entendi bem o seu ponto de vista. Mas ainda acho que entre os cabeçotes(um para cada cilindro, como você comentou), teríamos pouco espaço para colocar um coletor de escape, precisando de fazer uma curva não muito suave, gerando bastante obstrução do fluxo. É por isso que não gosto muito dessa idéia.

                  Alguma sugestão? de como usar esses cabeçotes? Pois sem sombra de dúvidas, é a maneira mais fácil de se fazer é utilizando cabeçotes originais(mesmo que cortados).

                  Abraço!
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                  • #54
                    Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                    Postado originalmente por fusca64
                    Ai galera conforme tinha dito, segue imagens do catalogo que eu uso no trampo e alguns rascunhos no paint hehehe ,da ventuinha e do coletor plenum e buras, no vira da f-250 vocêis vão ver o codigo e o valor, este valor é bruto ainda consigo tirar uns 30% dele na boa vai sair R$232,40 hehehe é nois

                    vira F-250 4.2 gasolina v6


                    Vira Ranger 4.0 v6 gas.


                    Coletor


                    Ventuinha dupla


                    Ventuinha + coletor + buras com filtro de ar
                    Digão,

                    Não consegui ver as fotos. Teria como anexá-las denovo?

                    Abraço!
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                    • #55
                      Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                      Rafael, não tinha fotos era só as imagens do catalogo e do paint que estão na citação, vc não as ve? por que aqui para min está aparecendo normal
                      Digão Osasco S.P

                      Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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                      • #56
                        Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                        Postado originalmente por fusca64
                        Rafael, não tinha fotos era só as imagens do catalogo e do paint que estão na citação, vc não as ve? por que aqui para min está aparecendo normal
                        Digão,

                        Infelizmente, não consigo ver aqui não.
                        Teria como anexar normalmente, à mensagem?

                        Abraço!
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                        • #57
                          Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Charles,

                          Entendi bem o seu ponto de vista. Mas ainda acho que entre os cabeçotes(um para cada cilindro, como você comentou), teríamos pouco espaço para colocar um coletor de escape, precisando de fazer uma curva não muito suave, gerando bastante obstrução do fluxo. É por isso que não gosto muito dessa idéia.

                          Alguma sugestão? de como usar esses cabeçotes? Pois sem sombra de dúvidas, é a maneira mais fácil de se fazer é utilizando cabeçotes originais(mesmo que cortados).

                          Abraço!

                          rafael,

                          também já havia pensado no espaço restrito pra fazer um coletor de escape, por isso formulei duas ideias a respeito:

                          1- dependendo do tamanho do bloco e das camisas a serem usadas, o espaço entre as camisas pode ser maior ou menor, desse modo os cabeçotes cortados (monocilindricos) teriam uma distancia maior entre eles, talves o suficiente para acomodar um coletor de escape;

                          2- ao cortarmos três cabeçotes ao meio talvez fosse possível deixá-los todos com a saída de escape para o mesmo lado como na imagem que eu anexei na outra resposta, daí poderíamos ligar a saída de escape de um cabeçote ao outro até o coletor de escape.

                          como eu disse são hipóteses que eu formulei pensando no assunto e me lembrando das peças mentalmente...

                          toda a sugestão é bem vinda.

                          abrraço a todos!!!
                          Last edited by charles.marchi; 02-08-2009, 03:33 AM.
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                          • #58
                            Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                            Bacana Charles,

                            Mas esse espaçamento entre os cabeçotes dependem muito das dimensões do virabrequim(distancia entre um colo e outro).

                            Aí que tá o problema num projeto "salada de peças" como o nosso. Pois o cabeçote não pode ser deixado para pensar por último.

                            Temos que lembrar que o duto de escapamento, no cabeçote, não pode ser muito longo, pois assim, trocaria mais calor dos gases de escape com o cabeçote, gerando sobreaquecimento desse.

                            Ou seja, toda idéia é muito be vinda pra esse projeto! Isso que é legal de um fórum!

                            Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

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                            • #59
                              Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                              Galera descobri um site gringo que tem o catalogo porsche,mas não estou conseguindo baixar o pdf, alguem ai ve se consegue baixa e poem disponivel ai para gente blz, segue o site e uma imagem que consegui:

                              www.design911.co.uk/.../

                              Digão Osasco S.P

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                              • #60
                                Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                Digão,

                                Infelizmente, não consigo ver aqui não.
                                Teria como anexar normalmente, à mensagem?

                                Abraço!
                                O Rafa discupa ae tinha feito kgada heheeh tinha puchado direto do e-mail ai estava aparecendo normal aqui para min,hoje que vi o que vc estava falando e já corrigi, agora vai dar para vc ver BLz
                                Digão Osasco S.P

                                Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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