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Projeto "F4E Dark Boxer 6"

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  • #61
    Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

    Olha sei que é uma imagem de uma oficina em miniatura mas alem de ser legal inlustra bem o motor

    Segue link para ver o resto da oficina de brinquedo,PS vale apena ver é muito loka mesmo, www.garagejournal.com/.../showthread.php? t = 39035

    Digão Osasco S.P

    Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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    • #62
      Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

      Mais uma essa é real





      Last edited by fusca64; 02-08-2009, 11:21 PM.
      Digão Osasco S.P

      Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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      • #63
        Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

        Não sou nenhum profundo conhecedor de mecânica de automóveis, longe disso, diga-se de passagem... mas mesmo assim vou deixar minha sugestão... se for muito louco ou muita bobagem o que vou sugerir... peço encarecidamente que me perdoem e relevem...

        O caso é o seguinte... no cabeçote original do fusca, os coletores do escape estão postos um na frente e outro atras...confere? Então, e se ao invés de cortarmos apenas um cabeçote para utilizá-lo como complemento ao cabeçote original, cortassemos todos eles ao meio os dois originais ais o sobressalente), perfazendo três câmaras individuais, perfilando-os de forma que a saída de cada coletor de escape fique para baixo e a área cortada para cima e os unindo por cima com uma placa de alumínio soldada para fechar o imenso rombo gerado pelo corte.

        Lógico que teria que se elaborar uma fixação nova para eles, mais aí, imagino que seja mais fácil, pois estaremos lidando com pequenas furações e prisioneiros... além de um coletor de escape com três saídas, mas isso seria bem mais fácil né? dá pra utilizar até as próprias bengalas do escapamento para isso.

        Dessa forma poderiamos adaptá-los a distância ente colos de qualquer virabrequim que optarmos por utilizar.

        Pow, se falei muita merda... vão descurpando aí hein...

        abs.

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        • #64
          Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

          Postado originalmente por celojr
          Não sou nenhum profundo conhecedor de mecânica de automóveis, longe disso, diga-se de passagem... mas mesmo assim vou deixar minha sugestão... se for muito louco ou muita bobagem o que vou sugerir... peço encarecidamente que me perdoem e relevem...

          O caso é o seguinte... no cabeçote original do fusca, os coletores do escape estão postos um na frente e outro atras...confere? Então, e se ao invés de cortarmos apenas um cabeçote para utilizá-lo como complemento ao cabeçote original, cortassemos todos eles ao meio os dois originais ais o sobressalente), perfazendo três câmaras individuais, perfilando-os de forma que a saída de cada coletor de escape fique para baixo e a área cortada para cima e os unindo por cima com uma placa de alumínio soldada para fechar o imenso rombo gerado pelo corte.

          Lógico que teria que se elaborar uma fixação nova para eles, mais aí, imagino que seja mais fácil, pois estaremos lidando com pequenas furações e prisioneiros... além de um coletor de escape com três saídas, mas isso seria bem mais fácil né? dá pra utilizar até as próprias bengalas do escapamento para isso.

          Dessa forma poderiamos adaptá-los a distância ente colos de qualquer virabrequim que optarmos por utilizar.

          Pow, se falei muita merda... vão descurpando aí hein...

          abs.
          Celão,

          Essa é uma boa idéia. mas aí que surge o problema do acionamento de válvulas.

          Se formos manter o sistema como o original(varetas tocando o balancim), não daria para adaptar com os cabeçotes nessa posição que você sugeriu(com as saídas de escape para baixo), pois ao "rotacionar" eles(como você propôs) a posição do eixo de balancim seria rotacionada também, enquanto as varetas continuariam nos locais originais, por baixo dos cabeçotes(pois o comando fica alí em baixo, dentro do bloco).

          Ou seja, essa idéia sua é válida caso possa ser feit auma adaptação nos cabeçotes para usar comandos de válvula no cabeçote. Aí sim, ficaria coisa fina.

          Quanto a separar os cabeçotes originais, acho que não preciaria de placa soldada por baixo depois. Ou seja, ficariam como os mostrados pelo colega, os SCAT individuais.

          O que acham?

          Abraço.
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

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          284º

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          • #65
            Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

            eu acho que se os colos do virabrequim permitirem, daria pra gente usar os cabeçotes partidos no esquema do anexo.
            Arquivos Anexos
            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
            miura 1979...................60% loading
            fusca 1977...................aguardando na fila
            sp2 1973.....................aguardando na fila
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            bianco 1977.................aguardando na fila
            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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            • #66
              Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

              Postado originalmente por charles.marchi
              eu acho que se os colos do virabrequim permitirem, daria pra gente usar os cabeçotes partidos no esquema do anexo.
              Como citaram anteriormente, o escape teria uma curva muito acentuada, e ficaria muito próximo do outro cabeçote, causando aquecimento do mesmo...
              Mas, e se invertessemos o funcionamento do motor (tem um tópico em insanidade sobre isso)?
              O escape seria no duto de admissão, e a admissão no duto que era de escape...
              Poderiamos também usar o cabeçote "deitado". Para que o "novo" duto de escapamento fique para baixo. Ai o comando de válvulas ficaria em cima do virabrequim, assim como os tuchos, varetas....

              Ao meu ver, seria melhor "espremer" os coletores de admissão entre os cabeçotes, do que o coletor de escape...

              Não sei se deu pra endender. Talvez eu tenha viajado demais...

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              • #67
                Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                Guga,

                Se girarmos o cabeçote, como o Celojr tinha comentado, para deixar os dutos de escape voltados para baixo, teríamos o seguinte problema: olhando a fot em anexo que mandei, a parte de cima corresponde ao cabeçote na posição original, com o comando embaixo do vira. Os pontos vermelhos são onde vão as varetas de acionamento dos balancims.

                Agora, ao invertermos eles, repare que esses pontos ficam na "vertical", em três colunas. E não em linha, como no original. Quando está em linha, o comando seria apenas um eixo.

                Ou seja, ao girarmos como proposto, teríamos que fazer o comando em três eixos verticais...

                Sugiro que façamos esse giro, apenas se a inteção for modificar o cabeçote para termos comando de válvula no cabeçote. Dessa forma, não teríamos a complicação que citei acima.

                O que acham?

                Abraço!
                Aos que não atualizaram ...

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                • #68
                  Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                  Não Rafa, o que eu proponho é o seguinte:

                  -Usar "meio" cabeçote de fusca para cada cilndro, como Charles mostrou na foto.
                  Assim:


                  Mas, como já foi dito, o problema é que o coletor de escape faz uma curva muito brusca, e fica "espremido" entre os cabeçotes, fazendo com que eles sobreaqueçam.

                  -Ai no invertermos o funcionamento do motor!
                  Como foi discutido nesse tópico: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5312.
                  Assim, o coletor de escapamento ficará no duto que era de admissão. E o coletor de admissão no duto que era de escape (que fica de lado).


                  Em vermelho são os coletores de escape, e em azul os de admissão. Estes agora ficarão entre os cabeçotes...

                  -Agora, para que os coletores de escapamento fiquem em baixo do motor, e os de admissão em cima... nos iremos girar o motor 180 graus no eixo do virabrequim.
                  O comando de válvulas, os tuchos, varetas... irá ficar em cima do virabrequim, e os cabeçotes ficaram nessa posição:



                  Será que dava certo?... ou eu to ficando insano hehehehehehe

                  Comment


                  • #69
                    Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                    virao motor 180 graus eu acho que não dá....o carter vai ficar de ponta cabeça...

                    infelizmente galera, o bicho tá pegando é nesse escape....

                    a porsche resolveu isso porcausa do motor tipo 4.

                    a gente pra resolver isso, só se arrumar um jeito de usinar uma saída de escape por baixo do cabeçote do fusca.
                    saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
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                    • #70
                      Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                      Postado originalmente por charles.marchi
                      virao motor 180 graus eu acho que não dá....o carter vai ficar de ponta cabeça...

                      infelizmente galera, o bicho tá pegando é nesse escape....

                      a porsche resolveu isso porcausa do motor tipo 4.

                      a gente pra resolver isso, só se arrumar um jeito de usinar uma saída de escape por baixo do cabeçote do fusca.
                      Charles,

                      Acho que o que o Guga quis dizer foi inverter a rotação do virabrequim e inverter a rotação do motor.

                      Agora, usinar a saída do escape por baixo do cabeçote não deixa de ser uma boa idéia, daí é só isoalr a saída original, sem precisar mexer muito neles. Vamos esperar para ver o que o pessoal diz.

                      Abs.

                      Comment


                      • #71
                        Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"



                        Eu acho que o Rafael devia projetar um cabeçote totalmente do zero como trabalho de conclusão de curso dele, aí usinar um modelo no CNC da faculdade dele e tirar os moldes para fundir em alumínio
                        Felipe Mori
                        Osasco - SP
                        --------------------------------------------------------

                        Comment


                        • #72
                          Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                          Postado originalmente por felipedmori


                          Eu acho que o Rafael devia projetar um cabeçote totalmente do zero como trabalho de conclusão de curso dele, aí usinar um modelo no CNC da faculdade dele e tirar os moldes para fundir em alumínio
                          É uma hein?

                          Seria uma monografia nunca dantes tentada...

                          Comment


                          • #73
                            Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                            Postado originalmente por celojr
                            Charles,

                            Acho que o que o Guga quis dizer foi inverter a rotação do virabrequim e inverter a rotação do motor.

                            Agora, usinar a saída do escape por baixo do cabeçote não deixa de ser uma boa idéia, daí é só isoalr a saída original, sem precisar mexer muito neles. Vamos esperar para ver o que o pessoal diz.

                            Abs.
                            se não for possivel usinar a parte debaixo do cabeçote para a saída do escape, ,poderia-se deixá-la pelo menos inclinada num angulo de 45 graus, assim aliviaria o angulo do coletor de escape.
                            Arquivos Anexos
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                            Puma 1971...................aguardando na fila
                            bianco 1977.................aguardando na fila
                            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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                            • #74
                              Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                              Postado originalmente por charles.marchi
                              se não for possivel usinar a parte debaixo do cabeçote para a saída do escape, ,poderia-se deixá-la pelo menos inclinada num angulo de 45 graus, assim aliviaria o angulo do coletor de escape.
                              SEm contar que ficaria um tubo de escapamento invocado pra burro, tipo esse aqui ó:



                              Só que um pouco mais inclinado...

                              Abs.

                              Comment


                              • #75
                                Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                                Postado originalmente por felipedmori


                                Eu acho que o Rafael devia projetar um cabeçote totalmente do zero como trabalho de conclusão de curso dele, aí usinar um modelo no CNC da faculdade dele e tirar os moldes para fundir em alumínio
                                Felipe,

                                Só cabeçotes? Tava pensando em uma série de upgrades insanos e plug'n'play para melhorar a performance geral de nossos belos Besouros! hehehehe

                                Mas é uma idéia!

                                Dá pra se basear, e muito nos cabeçotes de Porshce para esse projeto. Os 911 usam cabeçotes individuais, comando no cabeçote e muito mais coisa. Fundir um que é o problema.. Fundir é bem dispendioso, e para cabeçote, precisamos ter um belo controle(qualidade do material e a sua solidificação) para termos boa qualidade.

                                A idéia de inverter a rotação do motor, segundo o Guga comentou, acho que pode dar certo, mas acho que assim, contudo, a restrição fica na admissão....

                                Os cabeçotes de 911 são de fluxo cruzado. Os do motor Typo 4 são quase isso. Os de moto são quase todos fluxo cruzado também. Aí a minha idéia, como sugerido por outro amigo anteriormente de modificar esses cabeçotes para receberem comando de válvula no cabeçote(alguns já tem essa arquitetura).

                                Enfim.... eh.... O buraco é mais embaixo!

                                Abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

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