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Cilindro refrigerado a água

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  • #16
    Postado originalmente por casantosef Ver Post
    Re: Cilindro refrigerado a água

    A vedação das camisas já foi pensada e depois de muito quebrar a cabeça como muitas ideias, peguei as camisas de um motor gurgel que obtive em um desmanche há alguns anos. Levei a um torneiro e pedi que ele fizesse uma espécie de "chanfro" que servisse como "marcação" na base. Depois foi confeccionada uma especie de "camisa" menor por cima da camisa que serve como limitador para que ela não entre demais na carcaça e ainda assim permita uma efetiva vedação. Aliás, as folgas estipuladas foram reduzidas de tal maneira que essa "camisa menor" só se encaixa quando dilatada em óleo quente e a camisa original do gurgel refrigerada. Já são quase 3 anos de estudos envolvendo esta ideia.
    Up! heheh!

    Vamos desenterrar!

    Será que já saiu alguma coisa? Deu certo ou deu errado?! Etc..

    Tô com umas idéias aqui.. sabe como é né.. cabeça vazia.. bora inventar moda! hehe!

    Não me conformo com aircooled só aceitar taxa de compressão baixa pra rodar na gasolina (àlcool eu nunca mexi). Em qualquer carro, se você aumenta a taxa, acaba tendo que reduzir um pouco o avanço final. Mas no fusca é brutal a queda de avanço! Eu rodei com 8.8:1 e ali por volta das 3000 rpms o motor só funcionou com ponto ao redor de 17°. Isso mesmo DEZESSETE GRAUS.. um cabelinho a mais que isso e batia pino! (com pé embaixo)

    Baixei a taxa pra 7.85:1 +ou- e hoje o ponto voltou quase ao normal.. já rodo com uns 22 ou 23 ali na mesma faixa. Isso tudo usando radiador externo (antes e depois), câmaras ap e dutos de escape/admissão sem restrição.

    Penso em refrigerar o cabeçote com água e manter os cilindros a ar, com ventoinha antiga e capela epmi inclinada (aquela que usa sem radiador) e uma polia menor no vira pra não perder muita potência na alta.. o ar vai refrigerar somente os cilindros mesmo!

    A questão dos cilindros é tensa! Gostaria de opiniões e do feedback do camarada ae!!

    Alguém mais doido aí pra trocar idéias?!?!

    Booooora!!

    Abraço!
    Last edited by Delriobr; 05-03-2017, 07:06 PM.

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    • #17
      Hei Delrio já pensou em utilizar tubos de cobre para refrigerar o cabeçote?


      Eu li nao lembro onde de um motor a ar andando com alcool que utilizava uma serpentina de cobre que passava pelo cabeçote antes de ir para o carburador. A ideia era aquecer o combustível para evitar a condensação e ao mesmo tempo refrigerar um pouco o motor.

      Você poderia utilizar uma serpentina de cobre em volta dos cabeçotes para refrigera-los, com a agua sendo movida do radiador por uma bomba eletrica.

      Comment


      • #18
        Fala Profx!!!! E a pandoo, chegou?!??!?!!

        Então cara, para aquecer o combustível até que deve funcionar muito bem!! Mas para chegar a refrigerar o cabeçote, já acho difícil.

        Fechar as aletas com chapa de alumínio é beeeeem mais fácil e acessível! Com maçarico próprio e varetas HTS2000 ou qualquer bom torneiro faz a solda de boa!! Hoje em dia tem até eletrodo de alumínio pra solda elétrica!! :P

        A bomba dágua poderia ser com carcaça e bomba do motor cht por exemplo (vi qui no fórum em outro tópico). Poderia montar ao lado da torre do alternador. Coisa simples, "dois palito" e já era!

        O lance é como refrigerar as camisas!! `Pensei em usinar deixando lisa e prensar uma "sobre camisa" de alumínio de forma que pudesse soldar chapas de alumínio fechando as "câmaras" das camisas.. aquele kit de cilindros da MEC que vem com aletas de alumínio seria perfeito pra isso!! Mas acho que saiu do mercado.

        Ou pensei em fazer mini câmaras de alumínio e prendê-las na camisa.

        Queria saber como o "casantosef" fez ou quais eram as idéias, mas ele já deve ter sumido!

        Se fizer as camisas a água também, dá pra tirar a ventoinha e montar a bomba atrás do alternador, usando o próprio eixo dele pra toca a bomba! Só precisa saber como envolver as camisas com as câmaras! Cabeçote é fácil! :P

        Abraços e vamos debatendo! :P

        PS1: um aircooled hoje em dia pra andar junto com os 1.4 e 1.6 modernos, tem que passar pra álcool, usar uns 12 a 13 de taxa, comando 284, injeção dupla, caixa longa, entre outras. Só assim. Sem falar que viajar com fusca a álcool deve ser arriscado.. baixa autonomia.. será que tem álcool em qualquer posto?! Aqui em MG o álcool não compensa pois é mais caro que a gasosa (os tais 70% do preço em relação à gasosa).. F O D A !!!!

        PS2: a VW é uma merda aqui no brasil mesmo! Lá fora em 1975 já tinha fusca com dianteira mcpherson, traseira irs, injeção... e teve até o tal wassercooled (boxer 1.9 ou 2.1 refrigerado a água) que saiu na vanagon.. e NADA DISSO VEIO PRA CÁ!!!! É de fuder mesmo!!
        Last edited by Delriobr; 05-03-2017, 11:28 PM.

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        • #19
          UP! A camisa do motor BR800 é igual ao que pensava em fazer hehehe! Já tiveram esta idéia!

          Eu devia ser engenheiro!

          http://produto.mercadolivre.com.br/M...-peca-nova-_JM

          http://acessoriosgurgel.com.br/pecas...da-camisa.html

          http://produto.mercadolivre.com.br/M...al-barato--_JM

          http://totalautomotivo.mercadoshops....p-montar-13xJM


          Preciso descolar uma camisa destas pra estudar a parada! :P

          Abraço!

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          • #20
            Galera!! Tenho estudado muito sobre a refrigeração líquida e posso dizer que no papel, já está bem avançado, faltando apenas a execução. Claro, antes preciso conferir algumas coisas pessoalmente para direcionar e dimensionar melhor o projeto.

            Entrei em contato com o usuário casantosef para trocar umas idéias mas ainda não tive retorno. Estou seguindo por conta própria. Já vi que a carcaça + bomba do cht não vai dar. Tem até outras melhores e mais compactas, mas há um problema: a turbina delas (incluindo do cht) gira no sentido anti-horário. Tem que ser alguma turbina que gire no sentido horário. Só achei de uma que atendesse: carcaça + bomba de Focus 2.0 16v.

            http://produto.mercadolivre.com.br/M...ginal-ford-_JM

            http://produto.mercadolivre.com.br/M...ec-an-1385-_JM


            E carcaça da válvula termostática (a princípio podem ser 2 tipos):

            http://produto.mercadolivre.com.br/M...16v-mondeo-_JM

            http://produto.mercadolivre.com.br/M...1820-zetec-_JM

            http://produto.mercadolivre.com.br/M...17-20-flex-_JM


            E a válvula termostática (tem uma versão que abre com 82°C e outra com 88°C):

            http://produto.mercadolivre.com.br/M...n-ecosport-_JM


            Vai dar certinho, podendo montar a bomba no lado direito (preferência) ou lado esquerdo. Teria que trocar a polia original da bomba do focus pela polia do ford ka, para usar com correia poli-v, e assim usa poli-v no vira e no alternador, que inclusive poderá ser de outro carro, visto que poderei fazer outro suporte agregando tudo!!!

            As camisas.. só pegar uma camisa de motor do diâmetro certo (interno e externo) e usinar a camisa do fusca para encaixar dentro dela! Vedação por anel oring, um em cima e outro embaixo. Um furo/niple pra entrar água e outro pra sair. SIMPLES! :P

            A questão é: não estou conseguindo entender a lógica do arrefecimento destes motores. Alguém poderia dar uma luz? Ou alguém que tenha um Focus 2.0 16v de 2000 a 2005, e pudesse tirar algumas fotos do sistema (completo). Preciso entender ponto a ponto pra direcionar corretamente aqui!!!

            ABRAÇOOOOO!!!!


            PS: aceito doações: kit motor 1600 gasolina antigo (pode ter aletas quebradas ,já que vou alisar tudo), virabrequim 1600, volante + platô + embreagem (mesmo fudida), comando de válvulas original ou qualquer modelo até 276°. Já tenho carcaça, cabeçotes, bielas, kit admissão IE, bomba óleo. Enfim, tenho produtos para troca, caso alguém interesse (bobina mi, bobina bosch kw12, bomba gasolina brosol 3 meses uso com flange e pino (novos), módulo ignição eletrônica MTE 7 pinos (caixinha).
            Last edited by Delriobr; 11-03-2017, 12:02 PM.

            Comment


            • #21
              Opaaaaaaaaaaaa!!! :P

              Nem precisa mais de fotos hehe!! Achei!

              http://produto.mercadolivre.com.br/M...018-200005-_JM

              Eu não estava entendendo como a água voltava para a bomba sendo que não tinha nenhuma conexão visível ali. Então imaginei que a mangueira inferior que recebe água fria do radiador pudesse ter alguma conexão nela... e tem hehehe!!

              Persistência, senhores!!! Persistência!!!

              Só me falta a grana! :P

              Ficou apenas um ponto sem entendimento: com a válvula termostática fechada, a água volta ao reservatório de expansão e dali desce pra bomba, entrando pela mangueira inferior (saída de água fria) do radiador. A dúvida é: a água que está dentro do radiador desce para a bomba junto com a água do reservatório? E fica "vácuo" dentro do radiador? Ou a água dentro dele não desce por causa daquele efeito igual do canudo dentro do copo com água, onde vc tampa a entrada e tira o canudo do copo.. ela não cai... e quando abre em cima, a água desce.. seria isso???????

              Uma foto do motor Zetec 1.8/2.0 16V para compreensão:

              http://produto.mercadolivre.com.br/M...-16v-zetec-_JM


              Abraçooooooooooo!!!!
              Last edited by Delriobr; 11-03-2017, 01:51 PM.

              Comment


              • #22
                Bom dia!

                Galera, alguém manja da química?! heheh!

                Explico: tem algum tratamento que eu possa mandar fazer em uma chapa de aço comum para suportar melhor (durabilidade) o trabalho com água + aditivo do radiador (etilenoglicol)?

                Preciso de um tubo de aço inox de 3.7/8" ou mesmo 4", mas como que acha...

                Uma opção seria dobrar chapa de aço INOX mesmo!! Mas, mesmo sendo de inox, a chapa aguenta água + aditivo de radiador?!

                A idéia é dobrar uma chapa (ou usar tubo mesmo) e moldar a camisa externa exatamente como a camisa do gurgel. Sacaram?!

                VALEU!!!



                EDIT: Esquece! hehe! Dá pra fazer com chapa de alumínio 1.5 ou 2 mm! :P :P :P

                E toca o projeto! :p
                Last edited by Delriobr; 13-03-2017, 08:54 AM.

                Comment


                • #23
                  Preciso voltar a trabalhaaaaaarrrr!!!! Tá osso!! Preciso das peçasssss!!

                  Meu conceito sobre a bomba de água estava errado. Pesquisei muito e só achei alguma informação num site gringo. A bomba "empurra" o fluxo com as paletas voltadas para trás, ao contrário da bomba do zetec!! AINDA BEM!! Pois esta carcaça de bomba é caríssima e não se acha pra comprar hehe! Agora ficou mais fácil ajeitar uma bomba e até já achei.. só falta a grana!

                  Bomba dágua do Lancer. :P

                  Foda! $$$$$

                  Abraço!

                  Comment


                  • #24
                    Bom dia!

                    Aceito doações:

                    - kit motor 1600 gasolina ou álcool pré 84, fumando ou com aletas quebradas

                    - virabrequim 1600 de aço ou ferro fundido, mesmo na última medida

                    - volante e platô, mesmo fudidos pois vai servir apenas pra funcionar em bancada, tendo o peso próximo do original montado no carro

                    - comando de válvulas usado em bom estado, preferencialmente 276° ou acima, com engrenagem

                    - varetas de válvulas

                    - bomba água mitsubishi lancer 2.0

                    - carcaça válvula termostática ford zetec 1.8-2.0 (focus e mondeo)

                    Qualquer coisa, dá um toque! Quem anda em oficina e depara com algum item da lista.. chega o rei! :P

                    Forte abraço!!!

                    Vamos "engenheirar" eheheh!

                    Comment


                    • #25
                      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                      UP! A camisa do motor BR800 é igual ao que pensava em fazer hehehe! Já tiveram esta idéia!

                      Eu devia ser engenheiro!

                      http://produto.mercadolivre.com.br/M...-peca-nova-_JM

                      http://acessoriosgurgel.com.br/pecas...da-camisa.html

                      http://produto.mercadolivre.com.br/M...al-barato--_JM

                      http://totalautomotivo.mercadoshops....p-montar-13xJM


                      Preciso descolar uma camisa destas pra estudar a parada! :P

                      Abraço!

                      Pessoal, alguém saberia dizer se é possível dobrar chapa de alumínio de 2 e 3 mm de espessura, copiando o formato das camisas do gurgel?

                      "Descobri" que o conjunto carcaça+bomba d'água do cht é PERFEITO para o projeto.. e o melhor, baratooooooo! :P

                      Se der para dobrar a chapa de alumínio usando uma camisa de gurgel como molde ou o molde que eu fizer... esse sistema vai sair bem mais barato que os 3000 da capela da crestana! :P

                      Gurgel rodava com louvor, com 8,5:1 de taxa.. eu almejo os 9,5:1 com o sistema a água. :P

                      E ae, tem como dobrar a chapa de alumínio à frio ou com maçarico? Com maçarico vai afetar alguma coisa na chapa?

                      Valeu!!

                      Comment


                      • #26
                        Olá Delrio eu acho que dobrar a chapa de alumínio é tranquilo, um pouco mais complicado é encontrar alguém pra soldar ele fechado depois!

                        Comment


                        • #27
                          Fala Profx!!

                          Então.. já acho o contrário hehe! Tem um torneiro lá na cidade que soldou umas trincas num cabeçote que montei para um amigo.. ficou bom! Era eletrodo ou MIG.. Ah, e tem um detalhe: eu mesmo consigo soldar alumínio com uma máquina inversora, com eletrodo próprio de alumínio!!! :P :P :P

                          A idéia e fazer duas chapas/flanges acompanhando a furação dos cilindros e dos prisioneiros, sendo uma para o fundo e outro para o topo do cilindro, e então "cobrir" essas flanges com a chapa de alumínio, fechando tudo com solda. Dá até pra fazer um desenho e jogar no torno CNC fazendo com tarugo bruto.. mas aí o preço vai lá nas nuvens heheh

                          Essa segunda opção eu farei no meu 1.8 caso esse motor cobaia dê certo..

                          Mas até lá eu já devo estar trabalhando e com grana sobrando hehe! Foda.. 2018 pra lá...

                          Abração ae!
                          Last edited by Delriobr; 07-06-2017, 08:38 PM.

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