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Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

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  • #16
    Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

    e ai amigos!
    achei o esquema do cambio das amazonas! quem tiver conhecimento melhor dele explique se possivel!

    nao consegui postar os esquemas! se alguem puder me ajudar! eu mando por mail e vçs veem como da pra colocar no site.
    retirei as fotos desse camarada aqui!
    http://muidoido.multiply.com/photos/album/1/Motos
    Arquivos Anexos
    Last edited by kafinski; 22-08-2009, 02:08 PM.

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    • #17
      Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

      Haaa!! Adoro as idéias desse fórum!
      Acho que usar embreagem hidráulica é uma boa solução. Pode-se usar os mesmos esquemas de atuadores e válvulas dos sistemas ABS. Vou ver se consigo um esquema de sistema de freio ABS e posto aqui. Pelo menos pra ver como ele é composto e se seria possível adaptar alguma coisa. É óbvio que pra transmissão funcionar bem (o acionamento da embreagem sincronizado com a mudança no câmbio) teria que bolar algum controle, por microcontrolador, pra manejar o sistema hidráulico da embreagem e os solenóides de acionamento do câmbio.
      Abraço!

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      • #18
        Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

        Felipedmori,

        É, usar embreagem hidráulica é um hipotese boa! hehehe
        Mas teríamos que ter bomba hidrualica pro acionamento da embreagem e tudo mais..Não acho tão viável. Mas é possível de se fazer sim.
        Tô imaginando o Fusca fazendo trocas de marcha igual daquele vídeo do Porsche GT3 em Interlagos...aff!

        Edu,
        Teria o site do cara que fabrica esses trambulhadores?

        Kafinski,
        Nesse site que vocÊ mandou, tem o preço de um Trambulhador TMA(que fabrica eles hoje em dia). Simplesmente R$3000,00..... Caro demais! putz!

        Acho que estudando bem o movimento feito dentro do trambulhador para acionar cada uma das marchas, dá pra bolar algo interessante sim.
        Last edited by Rafael_MO; 22-08-2009, 04:44 PM.
        Aos que não atualizaram ...

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        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

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        • #19
          Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

          Postado originalmente por Guga Pedrosa
          Vader, para que serveria esse venturi?
          Criar mais vácuo para "puxar" C.G. mais para baixo??
          Este efeito de venturi, gera baixa pressão na região que a garganta for criada, gerando uma força vertical para baixo e aumentando assim o down force.
          Quem usa isto por exemplo são as Ferraris de 8 cilindros como as 355,360 e 430.
          Trata-se de uma forma de obter efeito solo!
          Se fizermos isto na região do CG, abaixamos o carro por igual, mantendo a dinâmica de distribuição de peso identica à do veículo parado.
          Outra possibilidade, é colocar este ponto de sucção mais àfrente, deixando o Fusca em altas velocidades com distribuiçaõ de peso mais próxima a 50 - 50%, melhorando ainda mais as tomadas de curva.

          O céu é o limite...
          E o bolso também...hehehe!!
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

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          • #20
            Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

            Alguns fragmentos de texto sobre o câmbio da Amazonas:

            ...O câmbio, inicialmente de Brasília, seria mais tarde trocado pelo do Gol, com relações de marcha mais adequadas. Mas a embreagem era própria, monodisco e comandada a cabo, assim como o trambulador, desenvolvido para uso no lado esquerdo da moto. O par final do câmbio era o do esportivo SP2, de relação 3,875:1 (31 x 8 dentes), mais longa que a dos outros VW. A transmissão final utilizava corrente, mais simples de fabricar que um cardã, empregado pela maioria das motos estradeiras acima de 1.000 cm3..."

            "...
            O câmbio de VW foi o que recebeu maior número de modificações: foi necessário colocar um novo sistema de mudança de marchas, externo, bastante elaborado, para passar o sistema de manual por alavanca, para o pedal esquerdo. Foi praticamente eliminada a caixa satélite, e fechada com uma tampa especial, a saída do semi-eixo direito. Uma alavanca colocada à esquerda do câmbio aciona a marcha ré..."

            "...A embreagem, dura de acionar (foi mantido o sistema do VW, com "chapéu chinês"), já tem uma soução pronta: terá acionamento hidráulico.."

            "...
            O câmbio teve seu acionamento modificado, com novo trambulador do lado esquerdo e a corrente de transmissão do lado direito. As marchas estão mais fáceis de engatar, mas o acionamento do pedal ainda é um pouco duro..."

            Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/mp/amazonas-1.htm e http://www.motosclassicas70.com.br/motovolks.htm

            Quem sabe não inpira alguem a tentar bolar algo.

            Abraço

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            • #21
              Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

              pois é rafael! acho que da pra dar uma estudada naquele esquema das amazonas e dar uma atualizada e melhorada nele!
              tambem ouvi! que tem gente fazendo um sistema sequencial pra usar nas gaiola no veloterra! se alguem tiver mais informações!!

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              • #22
                Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Felipedmori,

                É, usar embreagem hidráulica é um hipotese boa! hehehe
                Mas teríamos que ter bomba hidrualica pro acionamento da embreagem e tudo mais..Não acho tão viável. Mas é possível de se fazer sim.
                Tô imaginando o Fusca fazendo trocas de marcha igual daquele vídeo do Porsche GT3 em Interlagos...aff!

                Edu,
                Teria o site do cara que fabrica esses trambulhadores?

                Kafinski,
                Nesse site que vocÊ mandou, tem o preço de um Trambulhador TMA(que fabrica eles hoje em dia). Simplesmente R$3000,00..... Caro demais! putz!

                Acho que estudando bem o movimento feito dentro do trambulhador para acionar cada uma das marchas, dá pra bolar algo interessante sim.

                não sai caro não ...
                dá uma olhada no sistema dessas pedaleira (que inclusive eu venho namorando a um tempo)

                o caro é o pedal, o sistema é bem simples, usa um burrinho, semelhante ao de freio, que no caso deles é igual.

                que manda pressão para o "Slave Cylinder"
                que é essa peça que puxa como se fosse o cabo da embreagem

                http://www.cncbrakes.com/images/114.jpg



                ele custa na faixa de U$ 50,00
                http://www.jamarperformance.com/Stor...p?ProductID=54

                é bem possivel comprar um desses para acionar a embreagem e usar um burrinho de freio sendo empurrado por uma solenoide

                tá aí a embreagem acionada pela borboleta no volante, falta mudar a marcha
                Felipe Mori
                Osasco - SP
                --------------------------------------------------------

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                • #23
                  Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                  Postado originalmente por felipedmori
                  não sai caro não ...
                  dá uma olhada no sistema dessas pedaleira (que inclusive eu venho namorando a um tempo)

                  o caro é o pedal, o sistema é bem simples, usa um burrinho, semelhante ao de freio, que no caso deles é igual.

                  que manda pressão para o "Slave Cylinder"
                  que é essa peça que puxa como se fosse o cabo da embreagem

                  http://www.cncbrakes.com/images/114.jpg



                  ele custa na faixa de U$ 50,00
                  http://www.jamarperformance.com/Stor...p?ProductID=54

                  é bem possivel comprar um desses para acionar a embreagem e usar um burrinho de freio sendo empurrado por uma solenoide

                  tá aí a embreagem acionada pela borboleta no volante, falta mudar a marcha
                  Felipe,

                  Beleza, essa peça realmente sai em conta.
                  Agora, vamos pensar nos nossos carros.
                  Lembra do peso de embreagem do Fusca? É bem longe da maciez de um carro novo(não que eu reclame, até gosto muito disso!). Logo, para acionar a embreagem do carro, precisaríamos de uma pressão razoável do fluido de embreagem para dar conta do recado. E como aumentar essa pressão?

                  Vou ser sincero, só conheço por "solenóide" válvulas do tipo "liga-desliga"(ou libera/interrompe fluxo de algum fluido). Se eu estiver errado, por favor, me corrijam! Pois se eu estiver errado, melhor, pois facilitaremos o controle da embreagem! Com um controladorzinho simples da slenoide(para acionar a embreagem rápido e soltá-la vagarozamente, pensando na rotação do motor e do eixo primário do cambio) para o devido controle, teremos um cambio com engates sequenciais sem necessidade de embreagem.....

                  Por isso digo, me mostrem essa solenóide, para eu dar uma olhada mais de perto nela....Quem sabe chegamos em algo "factível"

                  Abraço!
                  Aos que não atualizaram ...

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                  • #24
                    Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Felipe,

                    Beleza, essa peça realmente sai em conta.
                    Agora, vamos pensar nos nossos carros.
                    Lembra do peso de embreagem do Fusca? É bem longe da maciez de um carro novo(não que eu reclame, até gosto muito disso!). Logo, para acionar a embreagem do carro, precisaríamos de uma pressão razoável do fluido de embreagem para dar conta do recado. E como aumentar essa pressão?

                    Vou ser sincero, só conheço por "solenóide" válvulas do tipo "liga-desliga"(ou libera/interrompe fluxo de algum fluido). Se eu estiver errado, por favor, me corrijam! Pois se eu estiver errado, melhor, pois facilitaremos o controle da embreagem! Com um controladorzinho simples da slenoide(para acionar a embreagem rápido e soltá-la vagarozamente, pensando na rotação do motor e do eixo primário do cambio) para o devido controle, teremos um cambio com engates sequenciais sem necessidade de embreagem.....

                    Por isso digo, me mostrem essa solenóide, para eu dar uma olhada mais de perto nela....Quem sabe chegamos em algo "factível"

                    Abraço!
                    É, Rafael, deve existir algum tipo de "solenóide-pistão", mas eu também nunca vi. Agora, pra dar pressão no acionamento, e usando solenóides de controle de fluxo, no caso da embreagem hidráulica, agente teria que usar um sisteminha desse tipo:

                    No caso da embreagem solta, a bomba poderia ficar ligada o tempo todo, com somente a válvula de isolamento acionada. É como um bypass no fluído, que volta pro reservatório.
                    Pra acionar a embreagem, energiza-se somente a válvula de aplicação, que aciona a embreagem pelo cilindro escravo (slave cilinder, do Felipe).
                    Pra soltar a embreagem acionada, liga-se a solenóide de alívio.
                    As linhas pontilhadas são da eletrônica de controle.
                    Controlando as válvulas, principalmente a de alívio, por PWM (modulação por largura de pulso) consegue-se o efeito de "soltar vagarosamente", como você comentou.
                    Não sei se daria certo, principalmente pela pressão necessária para o acionamento.
                    Esse mesmo sistema é usado para controle de piloto automático (cruise control), quando é preciso acionamento de freios.

                    Esse esqueminha é meio matar mosca com canhão, mas esse fórum é da INSANIDADE, hehehe!

                    Abraços!!
                    Arquivos Anexos

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                    • #25
                      Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                      já tinhavisto o sistemade embreagem hidraulica,mas depois que conheci o alongamento do garfo,optei por ele pois além de prático fica beeem mais barato e com o mesmo resultado.abraços
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                      • #26
                        Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                        Pessoal...

                        Acho que estamos decolando alto demais....

                        Embreagem hidrúlica? Pra quê???

                        A embreagem original não é a cabo? Motor de vidro elétrico também não opera um sistema de cabos? âhn..âhn......

                        SAHSUAHSUAHSAHUHSHUSUASHU

                        Aí que tá, o motor elétrico consegue puxar um garfo de embreagem? Será que ele tem força suficiente pra isso. Eu sinceramente desconheço, nunca brinquei com um motorzinho desses. Mas com esse sistema, simplificaríamos muito o sistema.

                        Onde o bixo pega:
                        ** Acionamento rápido da embreagem

                        Digo isso pois, no momento em que a embreagem for acionada, ela tem que trabalhar de maneira quase instantânea, o tempo de dar curso na alavanca é o tempo que o sistema terá para acionar a embreagem e engatar a marcha! Se a embreagem demorar demais para ser acionada, engrenagem fica banguela.... E motor de vidro elétrico não é nenhuma proeza em velocidade...
                        Conhecem algum que possa substituí-lo, e claro, que seja utilizável nessa aplicação?

                        Quanto a "força" do motor, podemos prolongar o garfo, para que a embreagem fique leve para ele acionar. O problema é que aumenta o tanto de cabo a ser puxado pelo motor, dificultando o acionamento rápido... Canseira, não?

                        Dá pra pensar num acionamento por ar comprimido....Mas a idéia de "calibrar a embreagem" no posto não é agradável! hehehehe

                        Abraço!

                        PS: Como diria um grande amigo meu: "Gambiarra não, Otimização da Criatividade!"
                        Last edited by Rafael_MO; 24-08-2009, 12:53 PM.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



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                        • #27
                          Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Pessoal...

                          Acho que estamos decolando alto demais....

                          Embreagem hidrúlica? Pra quê???

                          A embreagem original não é a cabo? Motor de vidro elétrico também não opera um sistema de cabos? âhn..âhn......

                          SAHSUAHSUAHSAHUHSHUSUASHU

                          Aí que tá, o motor elétrico consegue puxar um garfo de embreagem? Será que ele tem força suficiente pra isso. Eu sinceramente desconheço, nunca brinquei com um motorzinho desses. Mas com esse sistema, simplificaríamos muito o sistema.

                          Onde o bixo pega:
                          ** Acionamento rápido da embreagem

                          Digo isso pois, no momento em que a embreagem for acionada, ela tem que trabalhar de maneira quase instantânea, o tempo de dar curso na alavanca é o tempo que o sistema terá para acionar a embreagem e engatar a marcha! Se a embreagem demorar demais para ser acionada, engrenagem fica banguela.... E motor de vidro elétrico não é nenhuma proeza em velocidade...
                          Conhecem algum que possa substituí-lo, e claro, que seja utilizável nessa aplicação?

                          Quanto a "força" do motor, podemos prolongar o garfo, para que a embreagem fique leve para ele acionar. O problema é que aumenta o tanto de cabo a ser puxado pelo motor, dificultando o acionamento rápido... Canseira, não?

                          Dá pra pensar num acionamento por ar comprimido....Mas a idéia de "calibrar a embreagem" no posto não é agradável! hehehehe

                          Abraço!

                          PS: Como diria um grande amigo meu: "Gambiarra não, Otimização da Criatividade!"
                          velocidadede acionamento,muito importante na arrancada.Idéia que vem logo nacabeça é um acionamento eletrico/pneumático.Abraços
                          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                          • #28
                            Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                            Postado originalmente por Antonio carlos
                            velocidadede acionamento,muito importante na arrancada.Idéia que vem logo nacabeça é um acionamento eletrico/pneumático.Abraços
                            Antonio,
                            Digo mais, é importante entre cada marcha também. Pois no tempo do piloto começar a mexer na alavanca de cambio, a embreagem já tme que estar acionada para a marcha conseguir entrar.

                            Concordo, sistema elétrico-pneumático é o que dará, acredito eu maior velocidade....

                            Daí a idéia de usar um sistema pneumático para acionar, e o motor elétrico pra cuidar do momento de soltar a embreagem, que tem que ser mais cuidadoso....

                            Doidera esse negócio!

                            Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

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                            • #29
                              Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Antonio,
                              Digo mais, é importante entre cada marcha também. Pois no tempo do piloto começar a mexer na alavanca de cambio, a embreagem já tme que estar acionada para a marcha conseguir entrar.

                              Concordo, sistema elétrico-pneumático é o que dará, acredito eu maior velocidade....

                              Daí a idéia de usar um sistema pneumático para acionar, e o motor elétrico pra cuidar do momento de soltar a embreagem, que tem que ser mais cuidadoso....

                              Doidera esse negócio!

                              Abraço!
                              Hehehe!! Doidera mesmo!
                              Não sei se o motor do vidro elétrico rola. Com o garfo alongado, pode até ser que ele acione a embreagem, mas a velocidade é lenta, justamente pela presença da caixa de redução.
                              Para o "soltar da embreagem" o motor pode ser útil, mas será que não é possível fazer isso com válvulas, conforme eu tinha viajado no meu post anterior? Já que o acionamento seria pneumático, não há como controlar a pressão no "desacionar"? Com sistema hidráulico dá.
                              A concepção do sistema pneumático e hidráulico é bem parecida, não é não?

                              Haa! Viagem... Mas quem sabe alguém não tenta!! hehe...

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                              • #30
                                Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                                Postado originalmente por azeitona
                                O problema sera a potência elétrica demandada para as ações, em especial o acionamento da embreagem.
                                Vamos pensando gente! Derrepente a coisa deslancha...
                                motor.

                                Fiquei "ruminando" umas idéias e me veio uma...
                                Solenóide potente e compatível com o sistema 12v disponível tem as de automático de arranque (que eu creio serem suficientes para cursar e girar o varão...) e a potência que falta para acionar o cilindro mestre da embreagem hidráulica pode ser gerada pelo vácuo do motor.
                                Sistemas pneumáticos com linhas muito longas e volumosas gerariam histerese. Já sistemas hidráulicos com fluidos de baixa viscosidade, como os sistemas de freio automotivo, geram respostas sigelas e prescisas (mais compatíveis com a necessidade em questão)
                                todos os comandos nesta proposta seriam por solenódes de automatico de arranque, mas o retorno poderia ser por molas associadas a retens/ gatilhos acionadas por solenóides pequenas (pequenas e de baixa potência!).
                                O acionamento controlado da embreagem para as largadas, digo saídas , poderia ser feito por outro cilindro mestre montado no pedal original de embreagem e alimentado pelo mesmo reservatório de fluido.
                                Para cargas de platôs amenas, o hidrovácuo no cilindro mestre do pedal pode ser dispensado, reduzindo custos.
                                Para embreagens muito pesadas a proposta acima fica comprometida para não dizer inviável.
                                Arquivos Anexos
                                Last edited by azeitona; 24-08-2009, 04:01 PM.

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