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Fusca motor central

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  • #16
    Re: Fusca motor central

    eu ja vi uma vez a adaptação de um chassis de fusca em um bug, e oque eu acho que voce poderia pensar em faser é encurtar o chassis de tal maneira que o motor fose até a posição nescessaria invertendo a posição do motor, realmente igual a de um gol bx e colocando por tras um cambio ap 5 marchas, claro que fazendo isso voce tem ainda que resolver o problema da suspensão traseira,o bom disso é que o numero do chassi permanece intaquito, tanterei falar com o dono desse bug para ver mais detalhes, como por exemplo a suspensão.
    Edwin Andrade

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    • #17
      Re: Fusca motor central

      Postado originalmente por edwin
      eu ja vi uma vez a adaptação de um chassis de fusca em um bug, e oque eu acho que voce poderia pensar em faser é encurtar o chassis de tal maneira que o motor fose até a posição nescessaria invertendo a posição do motor, realmente igual a de um gol bx e colocando por tras um cambio ap 5 marchas, claro que fazendo isso voce tem ainda que resolver o problema da suspensão traseira,o bom disso é que o numero do chassi permanece intaquito, tanterei falar com o dono desse bug para ver mais detalhes, como por exemplo a suspensão.
      ... ou põe outro tubo de suspensão atrás do original ou alonga os facões se necessário.



      Olhei alguns desenhos do conjunto motor/ cambio acoplados e percebi que a distância da polia do virabrequim ao centro do diferencial é estimados 30% maior que do ponto de fixação do calço de fundo da caixa ao centro do diferencial.
      Julgo 30% muita coisa para alongar os facões...
      Mais sensato me parece a opção de um tubo ou dois pontos para fixação dos facões recuados, preservando a numeração original do chassi (...numeração que seria puxada para frente, se aproximando dos bancos dianteiros).
      Nesta proposta a barra de torção daria lugar a molas espirais, semelhante a alguns modelos de Bugre, onde os amortecedores são mantidos originais e são criados pratos para fixação das molas.

      Last edited by azeitona; 07-09-2009, 02:23 PM.

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      • #18
        Re: Fusca motor central

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Leonardo,

        A idéia de usar toda a suspensão da Variant II é muito boa. Vai praticamente "fazer" o seu Fusca 1303(os do modelo gringo). Se for fazer, mande muitas fotos pra gente!

        Isso de inverter a trazeira que vocÊ fala é só motor e cambio né? Pq se inverter a suspensão, acredito que não ficará bom.

        De AP, acho que você precisa só do cambio e no máximo os semi-eixos com homocinéticas. E mais nada, o resto deve dar pra pegar de uam Variant. Talvez os semi-eixos de Variant dêm certo no cambio AP.

        Para passar a suspensão da Variant pro Fusca, é interessante fazer um gabarito bem travado, antes de cortar a Variantola pra colocar na carroceria do Fusca. Assim, se tme certeza da perfeita geometria, na hora de soldar no Fusca!

        A idéia é insana e muito boa! Show de bola!

        Eu cheguei a pensar em inverter a suspensão, mas nao dá certo, mesmo. Ainda vou ter q ver o q encontro, porque, na verdade, o motor fica solto, o que fica apoiado é o câmbio, então ainda tenho que ver o q vai rolar no sentido de descolar as coisas, talvez fique com o câmbio 4 marchas mesmo

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        • #19
          Re: Fusca motor central

          Postado originalmente por edwin
          eu ja vi uma vez a adaptação de um chassis de fusca em um bug, e oque eu acho que voce poderia pensar em faser é encurtar o chassis de tal maneira que o motor fose até a posição nescessaria invertendo a posição do motor, realmente igual a de um gol bx e colocando por tras um cambio ap 5 marchas, claro que fazendo isso voce tem ainda que resolver o problema da suspensão traseira,o bom disso é que o numero do chassi permanece intaquito, tanterei falar com o dono desse bug para ver mais detalhes, como por exemplo a suspensão.
          Veja se consegue detalhes, o problema é apoiar o câmbio, já que o motor só vai preso nele

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          • #20
            Re: Fusca motor central

            Postado originalmente por Leonardo Goulart
            Veja se consegue detalhes, o problema é apoiar o câmbio, já que o motor só vai preso nele
            Olhei alguns desenhos do conjunto motor/ cambio acoplados e percebi que a distância da polia do virabrequim ao centro do diferencial é estimados 30% maior que do ponto de fixação do calço de fundo da caixa ao centro do diferencial.
            Julgo 30% muita coisa para alongar os facões...
            Mais sensato me parece a opção de um tubo ou dois pontos para fixação dos facões recuados, preservando a numeração original do chassi (...numeração que seria puxada para frente, se aproximando dos bancos dianteiros).
            Nesta proposta a barra de torção daria lugar a molas espirais, semelhante a alguns modelos de Bugre, onde os amortecedores são mantidos originais e são criados pratos para fixação das molas.
            Uma fixação semelhante a dos Gol a ar resolveria a questão, mas a forquilha traseira do chassi de fusca deverá dar lugar a uma estrutura mais larga e com arcos para permitir a movimentação dos semi-eixos.
            A distância entre tais longarinas deverá ser tal que emcampe o motor sem bater nos cabeçotes.
            Poderiam ter um desenho semelhante as longarinas dos monoblocos de Gol também, aquelas onde o agregado é fixado.
            A diante dos arcos, na alturado flange do câmbio, uma travessa inferior ligaria as duas longarinas, suportando os calços "canoinha" da caixa.
            Poderia se fazer uma combinação entre os elementos estruturais da suspensão original do fusca e estrutura tubular, gerando um conjunto com bastante resistência aos esforços de torção.
            Seguindo esta hipótese, não seriam usados homocinéticas ou suspensão IRS.
            Alias, não vejo como usar IRS posto que os braços de suportação iriam interfirir com o motor na posição central (bateriam nos cabeçotes)
            Arquivos Anexos
            Last edited by azeitona; 07-09-2009, 03:27 PM.

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            • #21
              Re: Fusca motor central

              Postado originalmente por Leonardo Goulart
              Veja se consegue detalhes, o problema é apoiar o câmbio, já que o motor só vai preso nele
              Outro ponto importante é que invertendo o posicionamento do motor mudam os esforços atuantes nos calços e aí as "canoinhas" seriam tracionadas a maior parte do tempo ao invés de comprimidas, fatalmente rompendo.
              Um calço deverá ser adaptado na direção da polia do virabrequim para garantir a fixação do motor, absorvendo estas cargas, evitando o tracionamento das "canoinhas".

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              • #22
                Re: Fusca motor central

                Bom, gente, parece que o variantão tá confirmado. Eu só estou esperando ela chegar para sacar a carroceria fora e estudar a questão do "xaxis". Mas, estou achando que vai ser difícil fazer o motor central, porque os apoios da irs ficam bem junto ao túnel central, bem aonde ficaria o motor...Eu vi umas réplicas de porsche com motor no meio, mas com facão atrás, não é tão do outro mundo, mas eu prefiro usar a suspa completa da variant2, com motor atrás, do que suspa facão com motor no meio... Daqui uns dias eu posto novidades...

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                • #23
                  Re: Fusca motor central

                  ja que vai fazer toda a parte traseira do chassis novo! é de se pensar em fazer uma suspensao em duplo A! acho que seria melhor que a da variante!
                  quem sabe ate o chassis todo tubular! e ja fazendo asuspensao dianteira macpersom ou duplo A tambem! ficaria muito show!

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                  • #24
                    Re: Fusca motor central

                    Ah, com certeza seria bem legal! Mas daí vai subir muito o custo pra mim. No momento, eu estou inclinado a usar o chassi da variant, apenas encurtado para o fusca, aproveitando a suspansão dianteira e traseira da variola, seria como um fusca 1303(é isso?) independente nas 4.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Fusca motor central

                      Postado originalmente por Leonardo Goulart
                      Ah, com certeza seria bem legal! Mas daí vai subir muito o custo pra mim. No momento, eu estou inclinado a usar o chassi da variant, apenas encurtado para o fusca, aproveitando a suspansão dianteira e traseira da variola, seria como um fusca 1303(é isso?) independente nas 4.
                      Isso aí,
                      Faria um 1303 brasuca!!!

                      Tava vendo num ferro velho por aqui..Tinha duas Variant II desmontadas. Só que estavam sem a suspensão trazeira. Dei uma olhada no chassis e tudo mais. Estavam com a suspensão dianteira montada. Fotos em anexo.

                      Mas a idéia é ótima! mande ver nela!

                      Abraço!

                      PS: Em anexo fotos da suspensão dianteira e da trazeira da Variant II
                      Arquivos Anexos
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                      • #26
                        Re: Fusca motor central

                        Ô Rafael, valeu pelas fotos! Então, já fica legaliznho, né? Eu pretendo usar essa caixa de direção tb! E ainda dá pra retrabalhar o porta malas e caber alguma coisa ali! Vc viu como o suporte da irs fica grudado no garfo que sustenta o câmbio? Era ali que o motor central deveria ficar... mas como prender os braços desse jeito? Por isso que estou partindo pro motor ficar atrás mesmo... A não ser que apareça uma inspiração divina para esse problema.

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                        • #27
                          Re: Fusca motor central

                          Não sei se ajuda...

                          Comment


                          • #28
                            Re: Fusca motor central

                            Leonardo,

                            Essa foto do 914 é bem instrutiva. O problema é copiar a suspensão do 914. Se tivessem um disponível, para fazer gabaritos e tudo mais, o que acredito não ser o caso...

                            Monte um 1303 brazuca mesmo, que com certeza, ficará ótimo!
                            Tente se basear nos gringos, usando o estepe em baixo, igual na Variant II mesmo. Ficará muito lindo! Acredito que cabe em outro tópico, pois já fugiu d aidéia do motor central..quem sabe numa proxima né?

                            O que inviabiliza o projeto do motor central, é ter que desenvolver uma suspensão nova, ou ficar refém dos "facões"...

                            Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

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                            • #29
                              Re: Fusca motor central

                              É, acho que vai ser assim mesmo... deixa chegar o variantão (deve demorar uns dias ainda), eu vou começar a bater umas fotos, e então abrimos um tópico novo...

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                              • #30
                                Re: Fusca motor central

                                Pessoal, boa noite! É minha primeira participação ( Ativa) no fórum e gostaria de contribuir com uma idéia. Faço parte do Fórum do Planeta Buggy e às vezes dou uma passada por aki por razões óbvias...
                                Bom em relação ao motor central acho que seria possível sim. No fusca perderia o assento traseiro, mas daria certo. olhem esta foto. Se virar o motor (AP ou CHT) transversal no sentido convencional (pra frente) com suporte de coxim, suspensão e freios originais do modelo "pai" do motor seria possível essa adaptação. Segue uma foto para se ter noção de o quê eu estou falando:

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