Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

Postado originalmente por realenemy
    O Rafael tá bem pontual na questão. Precisaria fazer uma alojamento bem fixo em algum lugar do cofre/carcaça do motor, pois é ele quem vai aguentar a tensão da correia. Na engrenagem que vai a polia, fazer mancais que aguentem essa tensão. Não sei exatamente como os pro charger são, mas desconfio que sejam fechados e inundado com óleo dentro dessa carcaça. Pra mim, nada menos do que mancais roletados para essas engrenagens. Tem que calcular a relação de multiplicação entre as engrenagens para que dê a pressão certa, mas tb tem que acertar na geometria do rotor, pra que ele funcione bem na maior banda de rotação possivel, sem aquela parada do turbo surge. A construção em si não é tão complicada, o custo tá no desenvolvimento, não é o tipo da coisa que se acerta na 1a vez. Aí, caimos no custo, que provavelmente vai superar pegar o cartão de crédito e encomendar um prontinho da gringa e que funciona...

Você está corretíssimo.
    Disse que é possível fazer um. Quanto ao desenvolvimento, que vai uma grana boa, isso é fato.

Mas acredito que se for bem criterioso e com um bom projeto, dá pra tentar fazer um "copiando" alguns dados de uma turbina comum. Por exemplo, tentar medir a rpm máxima dela com uso de um instrumento óptico(faz-se uma marquinha com tinta numa das pás do rotor e tenta-se medir). Claro, como gira muito, talvez não dê certo isso... Caso dê, dá para evitar a situação de Turbo Surge. Mas claro, isso é apenas um detalhe perto do projeto todo.

Mancais roletados, lubrificação das engrenagens e tudo mais deve ser levado em consideração. Como determinação das folgas, prevencão contra folga axial e tudo mais.

Com certeza sai mais barato comprar um pronto, devidamente projetado e testado. Mas como o negócio aqui é insanidade.... hehehehe

Por isso que gosto muito dessa sessão. É uma bela troca de idéias sobre assuntos interessantes e diversos.

Abraço!
    Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Talvez valesse a pena a busca de uma caixa fria maior, com menor a/r, que dependa de um menor rpm para funcionar perfeitamente (mesmo com uma perda mecanica um pouco maior) tem um bucado de compressores de motor dieesel sucateada por aí.
      A substituição dos mancais a oleo por rolamentos pode ser pensada, entretanto nao tenho experiencia em nada do q falei. heheheh!!!!!!

Comment

Entrem aqui e peçam o catálogo que chega certinho: http://www.procharger.com/catalog.shtml
        E de graça!
        Pedi pra um amigo que tá tentando fazer também, aliás, preciso ver se ele teve algum progresso.

Comment

Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
          Entrem aqui e peçam o catálogo que chega certinho: http://www.procharger.com/catalog.shtml
          E de graça!
          Pedi pra um amigo que tá tentando fazer também, aliás, preciso ver se ele teve algum progresso.
          Bacana!
          Veja com seu amigo e passe o resultado pra gente!

Abraço.
          Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Eu estava lendo o topico aqui e pensei o seguinte..... será que daria para usar as engrenagens e corrente de moto????

Comment

Depende do sentido de rotação das coisas. Eu imagino algo tipo geardrive, que substitui a corrente de comando em motor V8.

Comment

Não é por nada, mais não existe turbina maior que a própria ventuinha do fusca ele é particamente uma comedora de ar hahaha,se desse para usar uma ventuinha em uma caixa dimencionada (capela re-trabalhada) pensa no tamanho do fluxo de ar que teriamos, quando estava com a capela de duas saidas de ar fiz uma experiencia com mangueira e dava uma pressão boa na mão, isso mesmo distribuindo ar para as camisa e não estando bem vedada hem ,e talvez desse até para ficar escondida lá tras ao lado da ventuinha usando uma polia e correia conectada a ela, o proprio lobo em pele de cordeiro heheheh
                Digão Osasco S.P

Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

Comment

Galera tentei traduzir essa pagina mas não consegui se alguem puder agradesso

auto.howstuffworks.com/supercharger3.htm
                  Twin-screw Superchargers

Photo courtesy Superchargers Online
                  Twin-screw supercharger
                  A twin-screw supercharger operates by pulling air through a pair of meshing lobes that resemble a set of worm gears. Like the Roots supercharger, the air inside a twin-screw supercharger is trapped in pockets created by the rotor lobes. But a twin-screw supercharger compresses the air inside the rotor housing. That's because the rotors have a conical taper, which means the air pockets decrease in size as air moves from the fill side to the discharge side. As the air pockets shrink, the air is squeezed into a smaller space.

Twin-screw supercharger

This makes twin-screw superchargers more efficient, but they cost more because the screw-type rotors require more precision in the manufacturing process. Some types of twin-screw superchargers sit above the engine like the Roots supercharger. They also make a lot of noise. The compressed air exiting the discharge outlet creates a whine or whistle that must be subdued with noise suppression techniques.

Previous Page Next Page
                  Digão Osasco S.P

Comment

Postado originalmente por realenemy
                    Depende do sentido de rotação das coisas. Eu imagino algo tipo geardrive, que substitui a corrente de comando em motor V8.

Acho que achei algo neste sentido na mesma sequecia da pagia a traduzir da uma olha

Centrifugal Superchargers

Tem muita coisa sobre ele na pesquisa do google , achei bem legal por ser pequeno, dava ate´para colocar uma para cada carburador
                    http://www.google.com.br/images?hl=p...quisar+imagens
                    Last edited by fusca64; 27-01-2010, 10:58 PM.
                    Digão Osasco S.P

Comment

É isso aí mesmo, simplezinho. Só achar alguem pra usinar agora...

Comment

e que tal um compressor centrífugo elétrico?

http://www.ibram.ind.br/ventilador_centrifugo_vti.php

abraços!!!
                        saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                        miura 1979...................60% loading
                        fusca 1977...................aguardando na fila
                        sp2 1973.....................aguardando na fila
                        Puma 1971...................aguardando na fila
                        bianco 1977.................aguardando na fila
                        projeto gordini boxer.....aguardando na fila

Comment

Postado originalmente por charles.marchi
                          e que tal um compressor centrífugo elétrico?

http://www.ibram.ind.br/ventilador_centrifugo_vti.php

abraços!!!
                          acho que não ia funcionar direito, depende da rpm.

lembrando que nos propulsores centrifugos e outros a rpm varia conforme a rotação do motor.

num eletrico essa rpm é fixa.

Comment

po sera que nao daria pra fazer um pelo principio tesla tipo

o ar entraria pelo meio e sairia pelas laterais por atrito

sera que daria muita pressão?
                            pelo que eu vi e bastante facil de fazer tipo
                            2 rolamentos
                            um cilindro de maior diametros dos discos para coletar o ar
                            vergalhoes e seus respectivos parafusos e etc

Comment

reavivando o tópico.

olhem estes 2 vídeos.

o cara construiu um compressor centrifugo apartir de uma turbina.

http://www.youtube.com/watch?v=Kg-7UVmo8ZU

http://www.youtube.com/watch?v=9aDaJ...eature=related

a primeira vista parece funcionar bem, pena que não consegui descobrir nada sobre o cara que fabricou.

quem sabe esses videos reanimem a discução não parece ser tão insano agora.

abraços

Comment

estou bolando um compressor deste! utilizei a parte fria de uma garret 48 e calculei os dentes do pião (215 dentes) e da coroa (43 dentes) com passo de 1,5mm o pião saio com diametro primario de 141mm o da coroa acho que não passa dos 30mm mais o maior problema aqui em BsB e onde achar uma empresa que forja as engrenagens! alem de fresar os dente helicoidais. depois eu mando os desenhos do projeto! mas a relação e de 5, a cada uma volta do pião a coroa dara 5 voltas mais a polia que liga ao vira sera de 2 volta então o motor em lenta (700 rpm) o eixo da turbina estara a 4900rpm então uma rotação do motor em cruzeiro na faixa de 2500RPM o eixo da turbina estara a
                                17500rpm.

acho bem melhor que aqueles turbos eletricos!!! by Paraguai!!

Comment

Working...
                                X