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Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

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  • #16
    Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

    Postado originalmente por Carlossjc
    Fala Samuel,entra neste site,http://www.bergmannvw.net/ e de uma olhada garanto q você vai gostar,abs
    Carlossjc Fusca 69 motor 1600 alcool cambio preparado.
    pô carlos.........sem palavras as capelas hein!! unicas parte ruin é o preço hehehhe
    IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

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    • #17
      Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

      Um detalhe importante: caso coloque a capela do BX coloque um radiador de oleo externo ..........pois o original do BX não vai dar conta da refrigeração, de resto creio que seja colocar e ver o resultado .
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

      Rio de Janeiro - RJ

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      • #18
        Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

        A capela do Gol BX montada atrás refrigerará menos que qualquer original. Já cansaram de testar, aqui e lá fora. Ela tem menos pás e mais espaçadas exatamente para receber melhor a indução de ar pela frente.
        Com um hélice de mais pás o resultado pode ser diferente (quando montado na traseira, na dianteira o efeito seria inverso)(não tenho dados para partilhar) . Os modelos Bergman são baseados nos Porsche, e são bonitas. Mas existe um sujeito chamado Jake Rabe (da DTM) que andou testando e desenvolvendo esses modelos de capela, e diz que eles sem os defletores internos (os modelos de fibra imitação dos Porsche, inclusive os Bergmans) acaba não distribuindo o fluxo de ar corretamente e o resultado final é inferior as capelas originais. O desenvolvimento inicial dessas capelas foram para os motores Tipo IV, e as adaptações nos Tipo I (nossos motores no Brasil) acabava não dando um resultado eficiente. O Jake Rabe foi desenvolvendo os defletores internos e medindo o resultado, e postando nos foruns gringos, por isso o produto dele é bem conceituado lá.
        Outra coisa que é senso comum, é que não se deve resolver o problema de refrigeração deficiente dos motores a ar com refrigeração do óleo. São duas coisas distintas, embora estejam ligadas. O óleo ajuda a refrigerar, cilindros, pistões, etc mas não substitui o ar nem de longe! que refrigera os cabeçotes, onde ocorre a combustão, a principal fonte geradora do calor. Um bom cano de descarga pouco restritivo faz um trabalho melhor que o óleo nesse objetivo de "resfriar" o motor a ar.
        Abraços!
        No final tudo dá certo!
        Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

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        • #19
          Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

          Uso a capela do bx no meu 86. Detalhe, trabalha com turbina kkk 16 com 0,5kg de pressao.
          Retirei o radiador interno e coloquei dois radiadores externos com ventoinha.
          Nao tive nenhum problema com temperatura. Tanta gente me falou que iria fritar o motor, mas nunca vi a temperatura do motor chegar em 100 graus.
          Cheguei a colocar um termopar no 3 cilindro e comparar a temperatura com os outros cilindros.

          Pelo menos, rodo a 2 anos e nunca fritei o motor como falaram que iria acontecer.
          Cheguei a testar a ventoinha com o dobro de pás, mas a eficiencia diminuiu.
          Nao estou incentivando ninguem a fazer o mesmo, mas nao vi meu motor fundir como tantos falaram que iria acontecer.

          Ventoinha com o dobro de pas

          motor com ventoinha normal

          video do motor funcionando
          http://www.youtube.com/watch?v=jS9TGGBuGBM

          sds

          Odair
          Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
          VW Fusca 1986 2.2
          Megasquirt V2.2
          Radiador de oleo Flex´o´Lite
          Modulo Iginição MSD
          Discos Powerbrakes

          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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          • #20
            Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

            Com ventuinha elétrica acho que fica bom mesmo, mas apenas com radiador frontal acredito não ser uma boa pois o radiador interno da capela do fusca é bem maior que o do Gol e a ventuinha idem, melhorando em baixas rotações a dissipação de calor. Em altas rotações, se o ponto estiver correto vai ficar bom também. Uso no meu Gol, dois radiadores de parachoque de 400ml + o interno do Gol e só por usar a polia graduada um pouco menor quase que me gerou problemas com temperatura e olha que o motor é dianteiro e os radiadores ficam bem dizer expostos. Quase que comprei um par desses radiadores com ventuinha elétrica para resolver meu problema, mas a termotape no escape + um grauzinho no ponto e esta tudo em ordem.
            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

            VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
            Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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            • #21
              Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

              Odair, o importante é fazer do jeito que você fêz, experimenta, mas monitora. 100 graus é uma ótima temperatura! Qual fator lambda que você está usando? (vi que é injetado).
              abraços,
              No final tudo dá certo!
              Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

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              • #22
                Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                Postado originalmente por RickRock
                Odair, o importante é fazer do jeito que você fêz, experimenta, mas monitora. 100 graus é uma ótima temperatura! Qual fator lambda que você está usando? (vi que é injetado).
                abraços,
                Rick, a injeção é controlada pela Megasquirt.. O fator oscila de 0,8 até 1. As vezes passa um pouquinho Se deixar a mistura empobrecer muito, a temperatura sobe depressa..Mas isto a mega controla

                Eu tenho um hallmeter que nunca instalei e que talvez vá instarar agora, já que desmontei o motor para um upgrade, e a MegaSquirt vai ganhar uma Wideband, aí posso usar a outra sonda lambda para o hallmeter separadamente.

                Sds

                Odair
                Last edited by Odair Teixeira; 21-01-2011, 08:01 PM.
                Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                VW Fusca 1986 2.2
                Megasquirt V2.2
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                Modulo Iginição MSD
                Discos Powerbrakes

                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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                • #23
                  Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                  Eu tinha postado uma vez aqui, um estudo de uma oficina de preparação dos USA que demonstrava que a capela do Gol BX era melhor que muitas que eram utilizadas para os motores vw a ar.

                  Ela era basicamente a capela usada nos Porsche VW 914 se nao me engano. Mudavam umas aletas internas para direcionar o ar para os cilindros do fundo e a area das aletas da ventoinha era maior. Mas essencialmente eram bem parecidas.

                  Se achar este artigo, posto aqui novamente.

                  Acredito que o fato da VW ter colocado esta capela no GOL, deve-se ao fato de ela ja ter sido utilizada e aprovada bem antes e era uma configuração diferente da capela do fusca, que aspira o ar voltado para a parede do cofre. No gol bx a capela do fusca nao faria sentido, ja que o ar viria de frente. Mas usando a do Porsche 914 se dimensionassem com a mesma ventoinha do Porsche VW 914, ficaria um fluxo de ar intenso e talvez demasiado e poderia fazer o motor trabalhar abaixo da temperatura ideal em determinadas condições ( inverno regiao sul) e baixar o rendimento do motor. Talvez por isso, a ventoinha do Gol BX tem uma area de aletas bem menor, com os raios de polias alterados para terem menor rotação.

                  Eu fiz uma gambiarra tremenda para tirar esta duvida da cabeça. Montei a capela e vedei todas as saídas, e montei um manometro hidraulico em U para medir a pressao interna, com uma rotação fixa. Destruí duas ventoinhas do Gol BX para isto, pq queria saber se aumentar a qtidade de aletas resolveria o problema de gerar mais fluxo de ar. Na verdade, qdo dobrei a qtidade de aletas, a pressao interna caiu qdo subia para rotações altas.

                  Avaliando com cuidado, percebi que com rotações altas , a qtidade de aletas exageradas, fazia com que "cavitasse" e a aleta da frente não deixava "ar" para que viria atrás e que o espaço entre aletas é muito importante.

                  Nao parei para estudar a fundo este assunto, mas é esta a percepção que tive antes de migrar a capela do meu fusca para a capela do gol bx.

                  Queria estar na faculdade de engenharia de novo para colocar estas variaveis no computador e simular a situação. No computador de casa não tem a menor condição.

                  Claro que queria colocar uma capela e ventoinha de um porsche, mas não vale o investimento.

                  Prefiro quebrar a cuca e achar uma solução engenheirada

                  Sds

                  Odair
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                  VW Fusca 1986 2.2
                  Megasquirt V2.2
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                  Modulo Iginição MSD
                  Discos Powerbrakes

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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                  • #24
                    Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                    Postado originalmente por Odair Teixeira
                    Eu tinha postado uma vez aqui, um estudo de uma oficina de preparação dos USA que demonstrava que a capela do Gol BX era melhor que muitas que eram utilizadas para os motores vw a ar.

                    Ela era basicamente a capela usada nos Porsche VW 914 se nao me engano. Mudavam umas aletas internas para direcionar o ar para os cilindros do fundo e a area das aletas da ventoinha era maior. Mas essencialmente eram bem parecidas.

                    Se achar este artigo, posto aqui novamente.

                    Acredito que o fato da VW ter colocado esta capela no GOL, deve-se ao fato de ela ja ter sido utilizada e aprovada bem antes e era uma configuração diferente da capela do fusca, que aspira o ar voltado para a parede do cofre. No gol bx a capela do fusca nao faria sentido, ja que o ar viria de frente. Mas usando a do Porsche 914 se dimensionassem com a mesma ventoinha do Porsche VW 914, ficaria um fluxo de ar intenso e talvez demasiado e poderia fazer o motor trabalhar abaixo da temperatura ideal em determinadas condições ( inverno regiao sul) e baixar o rendimento do motor. Talvez por isso, a ventoinha do Gol BX tem uma area de aletas bem menor, com os raios de polias alterados para terem menor rotação.

                    Eu fiz uma gambiarra tremenda para tirar esta duvida da cabeça. Montei a capela e vedei todas as saídas, e montei um manometro hidraulico em U para medir a pressao interna, com uma rotação fixa. Destruí duas ventoinhas do Gol BX para isto, pq queria saber se aumentar a qtidade de aletas resolveria o problema de gerar mais fluxo de ar. Na verdade, qdo dobrei a qtidade de aletas, a pressao interna caiu qdo subia para rotações altas.

                    Avaliando com cuidado, percebi que com rotações altas , a qtidade de aletas exageradas, fazia com que "cavitasse" e a aleta da frente não deixava "ar" para que viria atrás e que o espaço entre aletas é muito importante.

                    Nao parei para estudar a fundo este assunto, mas é esta a percepção que tive antes de migrar a capela do meu fusca para a capela do gol bx.

                    Queria estar na faculdade de engenharia de novo para colocar estas variaveis no computador e simular a situação. No computador de casa não tem a menor condição.

                    Claro que queria colocar uma capela e ventoinha de um porsche, mas não vale o investimento.

                    Prefiro quebrar a cuca e achar uma solução engenheirada

                    Sds

                    Odair

                    se tiver calma, procurar sempre no ebay consegue uma original de porsche com preço bom, perdi a conta de qtos leilões perdi até conseguir comprar a minha
                    Felipe Mori
                    Osasco - SP
                    --------------------------------------------------------

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                    • #25
                      Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                      O fator oscila de 0,8 até 1. As vezes passa um poquinho Se deixar a mistura enriquecer muito, a temperatura sobe depressa
                      Oi Odair, você quiz dizer ao contrário, certo? De 1 para cima a mistura empobrece, e aí a temperatura sobe, confere?
                      Tenho uma teoria, que a influência da mistura na temperatura de nossos motores é absurdamente maior que em motores refrigerados à àgua.
                      abraços,
                      No final tudo dá certo!
                      Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

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                      • #26
                        Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                        Postado originalmente por RickRock
                        Oi Odair, você quiz dizer ao contrário, certo? De 1 para cima a mistura empobrece, e aí a temperatura sobe, confere?
                        Tenho uma teoria, que a influência da mistura na temperatura de nossos motores é absurdamente maior que em motores refrigerados à àgua.
                        abraços,
                        Rick, desculpe vc esta certo. Inverti a relação.

                        Com relação a influencia da mistura, nao tenho duvida disto. Experimente deixar a mistura pobre e em breve um maçarico vai redesenhar a cabeça de algum pistao.

                        Com relação ao artigo segue abaixo, encontrei ele


                        http://www.aircooled.ro/fol809430/fol002952/Tech16PorscheCoolingSystem.pdf

                        Se pedirem pro google traduzir, perde um pouco da qualidade do texto original, mas ainda sim dá pra entender o conceito..

                        Felipe
                        Ja perdi a conta de qtas vezes vigiei o Ebay tentando pegar uma galinha morta . Vc estava no lugar certo na hora certa. E aí ? Vai rolar ou nao umas replicas em aluminio fundido? Te perguntei isto a meses atras..
                        Se for, cota uma para mim...

                        sds

                        Odair
                        Last edited by Odair Teixeira; 21-01-2011, 08:03 PM.
                        Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
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                        Discos Powerbrakes

                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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                        • #27
                          Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                          Postado originalmente por Odair Teixeira
                          Rick, desculpe vc esta certo. Inverti a relação.

                          Com relação a influencia da mistura, nao tenho duvida disto. Experimente deixar a mistura pobre e em breve um maçarico vai redesenhar a cabeça de algum pistao.

                          Com relação ao artigo segue abaixo, encontrei ele


                          http://www.aircooled.ro/fol809430/fol002952/Tech16PorscheCoolingSystem.pdf

                          Se pedirem pro google traduzir, perde um pouco da qualidade do texto original, mas ainda sim dá pra entender o conceito..

                          Felipe
                          Ja perdi a conta de qtas vezes vigiei o Ebay tentando pegar uma galinha morta . Vc estava no lugar certo na hora certa. E aí ? Vai rolar ou nao umas replicas em aluminio fundido? Te perguntei isto a meses atras..
                          Se for, cota uma para mim...

                          sds

                          Odair

                          eu não estou em condiçoes de fazer agora, mas emprestei para um amigo, talvez em breve tenha novidades
                          Felipe Mori
                          Osasco - SP
                          --------------------------------------------------------

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                          • #28
                            Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                            VW GOL (VW T1, only in Brazil) -> 80% (Has extra piece in front of the Axial fan to get optimal airflow into the fan)
                            Note que a eficiência falada se refere ao modelo montado na frente, no gol, e devido a uma "peça extra para otimizar o fluxo de ar no ventilador".

                            Muito bom o artigo, Odair, e vai bem de encontro ao que postei antes.

                            A lição é: se formos inventar, modificar, adaptar, temos que testar e medir resultados.

                            A 411 mencionada no artigo é o similar ao nosso variant 2 (salvo engano), que tem a configuração do tipo 3, ventoinha no eixo e capela plana.
                            No final tudo dá certo!
                            Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

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                            • #29
                              Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                              Rick

                              Esta "extra piece" que ele fala, acho que é uma arruela que parece um spinner , que de acordo com o que me lembro de mecanica dos fluidos, melhora o fluxo e evita turbulencias na entrada da ventoinha...

                              Mas qdo olho pra ventoinha, vejo a metade da polia com aresta para fora criando um arrasto tremendo.. Nao entendo

                              Sds

                              Odair
                              Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                              VW Fusca 1986 2.2
                              Megasquirt V2.2
                              Radiador de oleo Flex´o´Lite
                              Modulo Iginição MSD
                              Discos Powerbrakes

                              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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                              • #30
                                Re: Capela Ou Carenagem Do Gol Bx No Fusca!!!!

                                Saquei,
                                Você acaba de me dar uma inspiração...referente a calotinha de acabamento que tapa o centro da polia/ventoinha do tipo 3.
                                No final tudo dá certo!
                                Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

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                                Working...
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