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Vi na net um motor a ar para aviãçao. Acho que seria possivel sua adapatacao no nosso Fusca. Deem uma olhada.
O grande problema destes motores é a faixa de rotação que trabalham.
Como em geral são de acoplamento direto do virabrequim na hélice, sua rotação não ultrapassa as 3000rpms, por problemas de fluxo na mesma.
Assim são sempre motores de pot~encia abaixo de 3000rpm e portanto devem ser grandes para terem potência razoável.
Vejam as caraterísticas técncicas deles, e verão que não vale a pena, pelo menos se forem originais.
o mestre tem razao amigo, estive conversando com um amigo que é aficcionado por avioes ( vive disso) ele ja leu sobre esse motor , trabalha em baixa rotação mesmo. pra nos seria inviavel , a nao ser que abrisse o motor e mudasse inumeras coisas, o mestre pode explicar melhor .
abraço
1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE
o mestre tem razao amigo, estive conversando com um amigo que é aficcionado por avioes ( vive disso) ele ja leu sobre esse motor , trabalha em baixa rotação mesmo. pra nos seria inviavel , a nao ser que abrisse o motor e mudasse inumeras coisas, o mestre pode explicar melhor .
abraço
Eles tem um grande potencial, afinal são motores de alta cilindrada, o que já é um belo caminho para potência.
Porém existe um fator comprometedor.
Como são originalmente projetados para rpms baixas (2500rpm em média), precisaríamos praticamente dobrar esta rotação para alcançarmos valores de potência coerentes com as cilindradas envolvidas para uso automotivo.
O mais forte de 4 cilindros, modelo IO 240B por exemplo é um 240pol3 ou 3932cm3 (3.9litros!!!!) e possui 125 hp @ 2800rpm.
125hp num 3.9!!! é bem baixo, porém se conseguirmos expandir a rotação a pelo menos 6000rpm (abaixo de 20m/s de VMP), poderíamos teoricamnete chegar a 267cv! Mesmo assim não é nenhum absurdo para um 3.9, pois teríamos 68,7cv/l uma potência específica razoável e dentro dos padrões atuais em motores não muito modernos.
de qualquer forma seria um motor confiável e com muito torque, pois o torque deste motor com certeza seria de pelo menos 31kgf.m
Aí sim teríamos um desempenho fantástico.
Tudo em função da cilindrada grande.
Um verdadeiro Big Block de 4 cilindros.
Os de 6 cilindros então nem se falla, mas aí faltaria espaço no compartimento... a não ser que se montasse invertido com o cambio na traseira.
Aí já poderíamos sonhar com o IO550R que original tem 550pol3 = 9012cm3 (9 litros!!!!!!!!!!!!!!!) e potência original de 310hp a 2700rpm
Neste motor a rotação máxima recomendável é aoi redor de 5500rpm para não ultrapassar 20m/s de VMP, aí a potência estimada seria de 632cv@5500rpm!
Aí sim o Fusca voaria!
Enfim estamosna seção Viagem na maionese certo?
hehehe!!!
MAs tudo que disse na teoria é verdade.
O problema são os valores envolvidos e a complexidade para fazer a adaptação.
Contudo o céu é o limite, principalmente com motores de aviação.
Aí já poderíamos sonhar com o IO550R que original tem 550pol3 = 9012cm3 (9 litros!!!!!!!!!!!!!!!) e potência original de 310hp a 2700rpm
Neste motor a rotação máxima recomendável é aoi redor de 5500rpm para não ultrapassar 20m/s de VMP, aí a potência estimada seria de 632cv@5500rpm!
Aí sim o Fusca voaria!
Isso sim que é insanidade
Vader, o que impede esses motores (originais) atingirem essas rotações mais altas? É o comando de válvulas?
Eu fabriquei peças para ultraleve durantes 2 anos
e para quem conhece ou ja andou sabe que e motor boxer purinho isso mesmo e o motor do fusca modificado....
E tambem presenciei motor a ar do fusca cortado ao meio feito bicilindros
Mais o ponto alto desses motores era justamenteisso torque...
para girar a aelice que normalmente era de madeira com malha de ferro por dentro.
motor que em seu pico de decolagem e de 3500 rpm e depois esses valores abaixa para 2500 a 3000 motoores muito bem acertados balanciados e tudo mais dupla carburaçao chegava perto de 85cv e sobra motor ...
ele levanta voou sem muita dificuldade ...
por fim... acho que o mtoor de aviao nao e uma boa pegada para nosso fusca.
creio que voce mexer no motor original seria um grande pulo do gato onde sua maior deficiencia nao e o tamanho do pistao e sim o cabeçote que e muito mal feito e tem que ser retrabalhado taxa e camera
Vader, o que impede esses motores (originais) atingirem essas rotações mais altas? É o comando de válvulas?
Na verdade ele tem esta faixa de rotações pois é o valor ideal para aviões, afinal a hélice tem problemas em rotações superiores a esta (não sou expert em aviônica), com rotações mais altas, acaba existindo um efeito como se fosse vácuo na região das pontas das hélices, fazendo a mesma subir de rotação, e diminuindo o fluxo de ar (empuxo) gerado pela mesma.
Nesta situação o avião perde imediatamete performance e o motor pode até sair de giro.
Para manter o motor nesta faixa de rotações com o máximo de eficiência, sem dúvida que o comando é bem manso, para manter as rotações de potência máxima nesta faixa.
A idéia de usar um motor de avião como este é interessante, porém insana, o que a coloca corretamente neste tópico, pois o número de alterações necessárias neste motor seria bem grande.
Comando, arrefecimento, volante, etc... Tudo diferente na aplicação automotiva.
Na verdade ele tem esta faixa de rotações pois é o valor ideal para aviões, afinal a hélice tem problemas em rotações superiores a esta (não sou expert em aviônica), com rotações mais altas, acaba existindo um efeito como se fosse vácuo na região das pontas das hélices, fazendo a mesma subir de rotação, e diminuindo o fluxo de ar (empuxo) gerado pela mesma.
Nesta situação o avião perde imediatamete performance e o motor pode até sair de giro.
Para manter o motor nesta faixa de rotações com o máximo de eficiência, sem dúvida que o comando é bem manso, para manter as rotações de potência máxima nesta faixa.
A idéia de usar um motor de avião como este é interessante, porém insana, o que a coloca corretamente neste tópico, pois o número de alterações necessárias neste motor seria bem grande.
Comando, arrefecimento, volante, etc... Tudo diferente na aplicação automotiva.
Normalmente ultraleve possui comando 2ag muito usado nas Variant II e kombi nova.
eles sao muito bem balanciado, tanto bielas igualando pesos, volante hehe nao existe volante ne na verdade e apenas uma gremalheira perfurada para fazer virar o arranque, e a aelice
respondendo a pergunta do amigo o motor de ultraleve gira normalmente ate 4500 mais nao tem necessidade disso tudo mesmo porque o limite maximo la em cima nao tem necessidade pois a grande barreira do vento ta na aelice que tende a freiar a mesma entao e necessario um motor de torque e nao de giro.
so para vc ter ideia funcionamos um ultraleve sem aelice ele vai ate 6000 mil giros voce poe a aelice ele gira no maximo 4500 pois e bem pesada aquela aelice e muito bem balanciada tambem para nao ficar mancando
um dos grandes motivos de quebra dos motores a ar e justamente desbalanciamento das partes moveis.
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