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Injeção dupla comTBI's Monoponto

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  • #16
    Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Bem,
    eu vejo graus de liberdade desnecessários nesse acionamento bonitão aí! hehehe
    Explico: A haste que vai de um lado ao outro tem um "came", que faz o circulo no plano longitudinal no carro. O acionamento da tbi faz circulos no plano transversal do carro. Quem tem que se virar são as junções do tipo esféricas nas pontas das varetas de ligação... Funciona e muito bem, mas acho desnecessário.

    Bem, denovo, é apenas minha humilde opinião!

    Mas que esse acionamento é lindo, isso é!

    Abraço!
    Concordo plenamente Rafael,

    Seria uma questão puramente estética mesmo.

    Abraço

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    • #17
      Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

      E aí celão?
      Novidades?

      Quero muito ver mais essa insanidade rodando nas ruas da Bahia!

      Abraço!
      Aos que não atualizaram ...

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      • #18
        Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

        Pois é, Fafael,

        Também estou muito curioso de ver como vai ficar... mas por agora,sem novidades, estou aguardando o repetidor de pulso chegar pelo correio...e até agora nada, mas como vem por PAC, ainda tá no prazo.

        Não adiantei nada ainda porque quero para o carro muito pouco tempo dessa vez, então pretendo montar tudo fora do carro, ver as medidas certinho, prever os tropeços que podem ocorrer e tal para somente depois montar tudo a vera no motor real. Acho que assim pouparei algumas aporrinhações.

        Me deram uma sugestão por aqui, trocar os pistões originais do motor por pistões da Kombi a álcool, mas rodar na gasolina mesmo, comentei que achava que dessa forma aumentaria muito a taxa de compressão do motor e provavelmente diminuiria sua vida útil, mas na verdade nem sei se é assim, o que vc acha dessa idéia?

        Um outro problema que me deparei é a adaptação da roldana na torre de acionamento porque o acionamento das TBI's é feito na parte baixa da torre, daí, adaptar a roldana envolverá muitos cortes e acabará por ser melhor projetar uma torre nova do zero. Uma forma que encontrei para solucionar isso é soldar (ou parafusar) 1/4's de círculo abaixo da chapa de acionamento de forma a atuar como roldana, mas por enquento está somente na minha cabeça, ainda não pus nada em prática.

        Mas é isso aí, se fosse fácil... hehehe

        Abração parceiro

        Vamo que vamo...

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        • #19
          Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

          Postado originalmente por celojr
          Pois é, Fafael,

          Também estou muito curioso de ver como vai ficar... mas por agora,sem novidades, estou aguardando o repetidor de pulso chegar pelo correio...e até agora nada, mas como vem por PAC, ainda tá no prazo.

          Não adiantei nada ainda porque quero para o carro muito pouco tempo dessa vez, então pretendo montar tudo fora do carro, ver as medidas certinho, prever os tropeços que podem ocorrer e tal para somente depois montar tudo a vera no motor real. Acho que assim pouparei algumas aporrinhações.

          Me deram uma sugestão por aqui, trocar os pistões originais do motor por pistões da Kombi a álcool, mas rodar na gasolina mesmo, comentei que achava que dessa forma aumentaria muito a taxa de compressão do motor e provavelmente diminuiria sua vida útil, mas na verdade nem sei se é assim, o que vc acha dessa idéia?

          Um outro problema que me deparei é a adaptação da roldana na torre de acionamento porque o acionamento das TBI's é feito na parte baixa da torre, daí, adaptar a roldana envolverá muitos cortes e acabará por ser melhor projetar uma torre nova do zero. Uma forma que encontrei para solucionar isso é soldar (ou parafusar) 1/4's de círculo abaixo da chapa de acionamento de forma a atuar como roldana, mas por enquento está somente na minha cabeça, ainda não pus nada em prática.

          Mas é isso aí, se fosse fácil... hehehe

          Abração parceiro

          Vamo que vamo...
          Celão,

          Sei cmo é... Meu projeto das tbis tambéme stá assim tô deixando pra montar tudo fora do carro pra só depois instalar nele, evitando ficar sem carro por muito tempo. Só ir com calma que udo vai dar certo!

          Quanto a taxa, depende de muita coisa. Seu cabeçote é de quantas aletas(6 ou 8 )? Esses pistões da kombi álcool são do modelo antigo ou no? Seu cabeçote foi rebaixado? Enfim, depende de muita coisa.
          Lembro do Vader comentar no fórum que, usando os pistões à alcool(os com aquele abaulado em cima) nos cabeçotes antigos(8 aletas) à gasolina, daria uma taixa de aproximadamente 8,5:1(vide o tópico do Edu_Käfer, que fez isso no dele, se não me engano). Essa taxa tá boa pra rodar bem na gasolina. Mas que isso, acho que é exagero.

          Quanto a roldana, tem que ver o tamanho que ela vai ficar. Mas não vejo grandes cortes na torre não(claro qu depende do tamanho da roldana....). Tem como você ver o tamanho do came de acionamento da sua tbi e nos falar? Compare essa medida com o vão entre as duas "pernas" da torre. Pode ser que nescessite de pouca usinagem!

          Abração aí e vamo que vamo!
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          • #20
            Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Celão,

            Sei cmo é... Meu projeto das tbis tambéme stá assim tô deixando pra montar tudo fora do carro pra só depois instalar nele, evitando ficar sem carro por muito tempo. Só ir com calma que udo vai dar certo!

            Quanto a taxa, depende de muita coisa. Seu cabeçote é de quantas aletas(6 ou 8 )? Esses pistões da kombi álcool são do modelo antigo ou no? Seu cabeçote foi rebaixado? Enfim, depende de muita coisa.
            Lembro do Vader comentar no fórum que, usando os pistões à alcool(os com aquele abaulado em cima) nos cabeçotes antigos(8 aletas) à gasolina, daria uma taixa de aproximadamente 8,5:1(vide o tópico do Edu_Käfer, que fez isso no dele, se não me engano). Essa taxa tá boa pra rodar bem na gasolina. Mas que isso, acho que é exagero.

            Quanto a roldana, tem que ver o tamanho que ela vai ficar. Mas não vejo grandes cortes na torre não(claro qu depende do tamanho da roldana....). Tem como você ver o tamanho do came de acionamento da sua tbi e nos falar? Compare essa medida com o vão entre as duas "pernas" da torre. Pode ser que nescessite de pouca usinagem!

            Abração aí e vamo que vamo!
            Então Rafa...

            Meus cabeçotes são de seis aletas, não são rebaixados e provavelmente seriam pistões da Kombi moderna, tô achando que não rola não.

            Vou dar uma checada nessas medidas que vc falou, as peças estão todas na oficina, a não ser pela TBI que está em uso no motor, e depois te falo, vou tentar tirar umas fotinhas também.

            Abraço Brow

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            • #21
              Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

              Postado originalmente por celojr
              Então Rafa...

              Meus cabeçotes são de seis aletas, não são rebaixados e provavelmente seriam pistões da Kombi moderna, tô achando que não rola não.

              Vou dar uma checada nessas medidas que vc falou, as peças estão todas na oficina, a não ser pela TBI que está em uso no motor, e depois te falo, vou tentar tirar umas fotinhas também.

              Abraço Brow
              Celão,

              Pois é. Acho que pistões modernos(p/ motores à alcool) come sses cabeçotes seus, não daria muito certo pra usar na gasolina. A taxa iria subir demais.
              Nos motores antigos, acho que a principal mudança entre um motor à alcool e um à gasolina, era no cabeçote. A taxa era aumentada diminuindo o tamanho da câmara de combustão. Nos motores modernos(os de cabeçote 6 aletas), se não me engano, os cabeçotes são iguais e o que muda é o pistão. Pelo menos acho que é assim. Alguem pode me confirmar essas informações?

              Quanto as peças, quando der, tire medidas dim, e mande fotos, fica mais fácil pra galera te dar uma mão!

              Abraço!
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              • #22
                Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                Bem Rafael, Vamos as fotos...

                Coletores:


                TBI, aqui eu tenho até a impressão de poder trocar o lado do acionamento, ja que não será utilizado nenhum sensor nela:


                Acionamentos, avaliando bem, a usinagem é mínima e nem é preciso retirar a haste, a roldana pode ir por baixo (soldada ou parafusada):


                Por enquanto é o que tenho, ainda esperando pela chegada do repetidor de pulso...

                Vamo que vamo...

                Abração
                Arquivos Anexos

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                • #23
                  Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                  Celão,

                  Bacana suas peças! O projeto vai ficar bacana.

                  Seguinte, me tira umas dúvidas sobre o came dessa tbi...Ela é fixana na parte do eixo(ponta) na qual as laterais foram aplainadas(criando duas partes chatas no perfil do eixo, que antes era circular)? Pode medir pramim o diâmetro do eixo e a largura dessa parte aplainada(colocando cada face de referencia do paquímetro em uma ds faces planas da ponta do eixo)? E se possível, o raio da parte do came na qual o cabo se enrola....

                  Desculpa ser pidão, mas talvez isso já quebre meu galho com minha tbi! hehehe

                  Será que não dá pra adiantar o acionamento por cabos, enquanto o repetidor não chega??

                  Abraço!
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                  • #24
                    Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Celão,

                    Bacana suas peças! O projeto vai ficar bacana.

                    Seguinte, me tira umas dúvidas sobre o came dessa tbi...Ela é fixana na parte do eixo(ponta) na qual as laterais foram aplainadas(criando duas partes chatas no perfil do eixo, que antes era circular)? Pode medir pramim o diâmetro do eixo e a largura dessa parte aplainada(colocando cada face de referencia do paquímetro em uma ds faces planas da ponta do eixo)? E se possível, o raio da parte do came na qual o cabo se enrola....

                    Desculpa ser pidão, mas talvez isso já quebre meu galho com minha tbi! hehehe

                    Será que não dá pra adiantar o acionamento por cabos, enquanto o repetidor não chega??

                    Abraço!
                    Deixa comigo,

                    Vou tentar tirar as medidas amanhã mesmo (só não posso garantir que conseguirei) também estou louco para ver seu projeto concluído...hehehe... só que pelo desenho da came cai ficar meio complicado achar o diâmetro, ela é meio ovalada... faz um negócio, marca para mim, na imagem, quais as distâncias pertinentes.

                    Bem, a came é fixada pelo centro, onde tem uma porca sextavada aparecendo, os dois cravos que aparecem nas partes aplainadas são para fixar a peça de plástico preto (roldana) na de metal e o conjunto gira por inteiro.

                    Nenhuma parte foi aplainada por aqui, ela vem de fábrica nesse desenho, se foi aplainada isso ocorreu na fábrica mesmo.

                    Agora, você tem rzão, vou ver o que dá para fazer por aqui para adiantar os acionamentos... o danado é que os cabeçotes antigos, aqueles que foram trocados e estavam trincados, sumiram... se brincar já foram até derretidos e reciclados...... mas vou ver se os acho ou arrumo outros para junto com o bloco velho servirem de gabarito para a montagem do conjunto.

                    Vamo que vamo...

                    Abração pra ti, parceiro!

                    P.S.: você saberia me dizer qual spray de tinta pode ser uzado nessas peças, apenas para dar um trato nelas e deixá-las mais ou menos da mesma cor do bloco do motor?

                    Comment


                    • #25
                      Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                      Celão,

                      Minhas explicações foram meio vagas mesmo, me desculpe! hehehe

                      Na figura em anexo tem as medidas que preciso. A medida "A" mede de uma face plana do eixo(serviço feito na fábrica do eixo). E "D" é o diâmetro da parte de seção circular do eixo.

                      Não havia notado que onde o cabo é acionado é na verdade uma elipse(ou algo parecido). Não precisa dessa medida não.

                      A peça metálica, que liga o came ao eixo é presa por cravos na parte plástica? Bacana! Então é praticamente uma peça só.

                      Se essas medidas dos eixos baterem com as do eixo da minha tbi(acho difícil, mas porque não sonhar com uma feliz coincidencia?), resolveu grande parte do meu perrengue! hehehe

                      Você precisa de spray pra peças tipo coletor e tbi? Bem, acho que qualquer normal, da cor que você queira tá bom. Não coloque os de alta temperatura( menos que você aqueça muito bem as peças pra aplicar) pq senão não vai secar direito. Pelo menos é o que aconteceu comigo, que insisti mesmo depois do Edu_Käfer ter me avisado! hehehe

                      Espero que ache as peças que lhe faltam, meu caro!

                      Abraço e vamo que vamo!
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                      • #26
                        Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Celão,

                        Minhas explicações foram meio vagas mesmo, me desculpe! hehehe

                        Na figura em anexo tem as medidas que preciso. A medida "A" mede de uma face plana do eixo(serviço feito na fábrica do eixo). E "D" é o diâmetro da parte de seção circular do eixo.

                        Não havia notado que onde o cabo é acionado é na verdade uma elipse(ou algo parecido). Não precisa dessa medida não.

                        A peça metálica, que liga o came ao eixo é presa por cravos na parte plástica? Bacana! Então é praticamente uma peça só.

                        Se essas medidas dos eixos baterem com as do eixo da minha tbi(acho difícil, mas porque não sonhar com uma feliz coincidencia?), resolveu grande parte do meu perrengue! hehehe

                        Você precisa de spray pra peças tipo coletor e tbi? Bem, acho que qualquer normal, da cor que você queira tá bom. Não coloque os de alta temperatura( menos que você aqueça muito bem as peças pra aplicar) pq senão não vai secar direito. Pelo menos é o que aconteceu comigo, que insisti mesmo depois do Edu_Käfer ter me avisado! hehehe

                        Espero que ache as peças que lhe faltam, meu caro!

                        Abraço e vamo que vamo!
                        Então,

                        Agora entendí, vc precisa das dimensões do eixo de acionamento da borboleta (altura e espessura), só não o comprimento do mesmo, bom, agora ficou bem fácil, esse eixo sai do outro lado da TBI, vou tentar checar dos dois lados (talvez o lado do acionamento não dê muita profundidade para o paquímetro):


                        Estou começando a adivinhar sua intenção com esse eixo, tomara que as medidas casem... agora veja, me parece que não são cravos na peça metálica e sim parafusos de cabeça chata, usei o termo cravo apenas para facilitar a visualização da peça. Falo porque na TBI em uso no Verruga, a peça plastica foi retirada para a colocação de um prolongador e não me lembro de terem tido alguma dificuldade para retirá-la.

                        Valeu pela dica do spray, pretendo pintar os coletores de admissão e a torre de acionamento da mesma cor do bloco (meio prata), acho que ficará mais uniforme e bonito (bom, pelo menos o motor né? Que o resto está no mais puro estilo Trash Look).

                        Abração

                        Comment


                        • #27
                          Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Celão,

                          Minhas explicações foram meio vagas mesmo, me desculpe! hehehe

                          Na figura em anexo tem as medidas que preciso. A medida "A" mede de uma face plana do eixo(serviço feito na fábrica do eixo). E "D" é o diâmetro da parte de seção circular do eixo.

                          Não havia notado que onde o cabo é acionado é na verdade uma elipse(ou algo parecido). Não precisa dessa medida não.

                          A peça metálica, que liga o came ao eixo é presa por cravos na parte plástica? Bacana! Então é praticamente uma peça só.

                          Se essas medidas dos eixos baterem com as do eixo da minha tbi(acho difícil, mas porque não sonhar com uma feliz coincidencia?), resolveu grande parte do meu perrengue! hehehe

                          Você precisa de spray pra peças tipo coletor e tbi? Bem, acho que qualquer normal, da cor que você queira tá bom. Não coloque os de alta temperatura( menos que você aqueça muito bem as peças pra aplicar) pq senão não vai secar direito. Pelo menos é o que aconteceu comigo, que insisti mesmo depois do Edu_Käfer ter me avisado! hehehe

                          Espero que ache as peças que lhe faltam, meu caro!

                          Abraço e vamo que vamo!
                          Vamo nós!!!

                          Seguinte, o eixo não é uma peça inteiriça de fora a fora, são dois eixos separados, um do lado do acionamento e outro do lado da TPS, as medidas que vc me pediu são:
                          A= 5mm e D= 6,5mm



                          Tirei umas fotos com as medidas, mas o paquímetro ofuscou tudo por causa do flash.

                          Esquecí de verificar como é o encaixe da roldana de plástico na peça de metal, mas tenho quase certeza que é por rosca.

                          Qualquer coisa me diz se vai dar para usar esse eixo em seu projeto.

                          Abraço

                          Comment


                          • #28
                            Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                            Fala Celão!

                            Acho que vai dar pra usar sim. Queria essas medidas pra saber se essa peça metálica(com o came de plástico) casam com as pontas dos eixos das minhas tbis de R1!

                            Se não der, já que o miolo dessa "came" é metálico, posso furá-lo, furar a flangezinha que tem no eixo das minhas tbis, e mandar parafusos com rosca mesmo e pronto. mato o problema de acionamento! hehehehe

                            Valeu mesmo mais uma vez, parceiro! Obrigado mesmo!

                            Forte abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

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                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

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                            • #29
                              Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Fala Celão!

                              Acho que vai dar pra usar sim. Queria essas medidas pra saber se essa peça metálica(com o came de plástico) casam com as pontas dos eixos das minhas tbis de R1!

                              Se não der, já que o miolo dessa "came" é metálico, posso furá-lo, furar a flangezinha que tem no eixo das minhas tbis, e mandar parafusos com rosca mesmo e pronto. mato o problema de acionamento! hehehehe

                              Valeu mesmo mais uma vez, parceiro! Obrigado mesmo!

                              Forte abraço!
                              Ara, quéisso Brother??? tamo em casa...

                              Desde a hora que entendí quais eram as medidas já sabia o objetivo, tô aqui na torcida, a não ser que vc precise de mais alguma coisa... daí é só chamar no batfone... ou mandar sinal de fumaça...

                              Vamo que vamo...

                              Abração pra tí

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                              • #30
                                Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                                Pois bem, os cabeçotes antigos já eram... foram reciclados...vamos ver se arrumamos outros que estejam trincados, o bloco ainda está lá na oficina, servindo de preguiça, é aquilo, motor boxer, nil e uma utilidades.

                                Quando tudo estiver ajeitado, montamos meia boca para as medidas.

                                Enquanto isso... nos correios... minha encomenda continua em trânsito, fzer o quê né? só me resta esperar.

                                Abraço

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