Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção dupla comTBI's Monoponto

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

    Postado originalmente por celojr
    Pois bem, os cabeçotes antigos já eram... foram reciclados...vamos ver se arrumamos outros que estejam trincados, o bloco ainda está lá na oficina, servindo de preguiça, é aquilo, motor boxer, nil e uma utilidades.

    Quando tudo estiver ajeitado, montamos meia boca para as medidas.

    Enquanto isso... nos correios... minha encomenda continua em trânsito, fzer o quê né? só me resta esperar.

    Abraço
    Pois é meu caro,

    Uma pena terem reciclado seus cabeçotes antigos....
    Mas bola pra frente, que você consegue outros aí!

    Abraço!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #32
      Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

      Bom, ainda esperando pelo repetidor de pulsos, nada ainda...

      Não tá muito fácil achar cabeçotes não, na pior das hipóteses, vai como tem sido até agora, desbravando na peixeira mesmo, soco tudo no meu motor, na bruta mesmo, e depois vejo no que que vai dar..

      Vamo que vamo...

      Agora uma coisa que pensei, para outro tópico mais tarde... tô pensando em adaptar um alternador de outro carro no Verruga, ainda não sei bem qual... lí em algum lugar que dependendo do caso, o motor vai pesar mais... não sei... o problema é ventuinha da capela, que é acionada pelo eixo do alternador... mas aí é que vem o pulo, pensei em prolongar o eixo desse alternador adaptado para que ele consiga acionar a ventuinha e outra, se sua polia for menor qie a do fusca, o acionamento da ventuinha será ainda melhor... bem, é algo para ser estudado mais tarde...

      Voltemos ao foco... assim que o danado do repetidor chegar posto fotos, inclusive da instalação.

      Por agora, só nos resta esperar...esperar...esperar...

      abraços.

      Comment


      • #33
        Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

        Celão, tubo bem?

        Então, vai desenvolver as flanges das tbis monoponto com os coletores montadso no carro né?

        Começarma a trabalhar no acionamento por cabos? Acho que dá pra adintar o serviço, só projetar com calma o sistema que não haverá sustos!

        Quanto a idéia do alternador, assunto par um outro tópico.... VC gosta de inventar mesmo hein? hehehehe

        Forte abraço e vamo que vamo!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #34
          Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Celão, tubo bem?

          Então, vai desenvolver as flanges das tbis monoponto com os coletores montadso no carro né?

          Começarma a trabalhar no acionamento por cabos? Acho que dá pra adintar o serviço, só projetar com calma o sistema que não haverá sustos!

          Quanto a idéia do alternador, assunto par um outro tópico.... VC gosta de inventar mesmo hein? hehehehe

          Forte abraço e vamo que vamo!
          Fala Rafael!!

          Essa parte das flanges não tem muito a ser desenvolvido não, é voltar lá no tiozinho e encomendar outra no mesmo modelo da que eu já tenho, apesar de uma das TBI's ser de logus e a outra de uno EP, o desenho do encaixe de ambas é o mesmo. Então isso não chega a ser uma preocupação.

          Já os acionamentos por cabos, também acredito que não tenha muito mistério não, primeiro tentarei utilizando a placa original da torre para agilizar a coisa, depois, se faltar curso, adapto a roldana, soldando-a na própria plaquinha, galho fraco essa parte.

          Não tem jeito de projetar tudo fora, a turma vive abafada de tempo e geralmente não tem como sair a cata de peças condenadas para termos idéia das distâncias.

          Pois é, o alternador... é para outro tópico realmente, mas tô achando bem viável... a inspiração veio daquele tópico que o colega está destrinchando um alternador... como não tenho categoria para tanto... o jeito é me virar por outros caminhos... hehehe... vamo ver no que vai dar.

          Abraço

          Comment


          • #35
            Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

            Bem,

            Pra não dizer que não fiz nada, dei uma bela geral hoje nas admissões e na torre de acionamento, tão prontas para a pintura.

            Amanhã comprarei a tinta e, se der, amanha mesmo estarão devidamene pintadas.

            Abraço

            Comment


            • #36
              Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

              me interessei pelo topico , to acompanhando tudo , torço pelos produtos prontos, o seu e o do RAfael MO..
              de repente coloco em pratica tbem no Negao..


              abraço
              1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





              Comment


              • #37
                Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                Postado originalmente por Rodrigho
                me interessei pelo topico , to acompanhando tudo , torço pelos produtos prontos, o seu e o do RAfael MO..
                de repente coloco em pratica tbem no Negao..


                abraço
                É isso aí, Rodrigho...

                A idéia é essa, e se vc tiver bala na agulah para uma ECU programável tipo MS e conhecimento para configurá-la, a brincadeira fica mais legal ainda.

                Abs.

                Comment


                • #38
                  Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                  Tive outra idéia para o acionamento das TBI's por cabo e roldana...

                  Reparem na foto:

                  É o meu acionamento original da dupla carburação,

                  Agora, reparem que a haste central é fixada a torre por porca e rosca...

                  Então, a idéia é desmontar a torre, retirar a haste central, ou caso não seja possível, substituí-la por um parafuso de bitola e comprimento compatíveis e adaptar a roldana por cima, acima da haste de acionamento que se liga ao cabo do acelerador, isso evitará uma série de cortes desnecessários,fora que diminuirá drasticamente o grau de dificuldade do processo e ainda por cima garantirá um acionamento mais efetivo. Que tal?

                  Outra idéia seria inverter o eixo central, colocando a haste de acionamento das TBI's acima da haste do cabo do acelerador, mais fácil ainda...hehehe... tô começando a gostar da coisa...

                  Abraços.

                  Comment


                  • #39
                    Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                    Fala Celão, blz?

                    Injetar usando MS nem tá tão difícil...Com uma sonda Lambda wideband e o novo "tuner" dela, ela fa quase tudo sozinha! Só perguntar pro bugtec e pro Museu. mas bem, isso é coisa pra outro tópico.

                    Quanto a colocar a roldana na parte de cima, facilita em alguns quesitos, mas pode atrapalhar em outros. Lembre-se de que você terá que prender as pontas dos conduítes dos cabos(aquela "mangueirinha" por onde o cabo passa, por dentro). Colocando roldana parte inferior, tem-se os "pés" da torre para bolar algum método de prender as pontas dos conduítes. Colocando em cima, vai ter que fazer algo mais complexo pra segurar esses conduítes. Repare em bicicletas, os conduites dos cabos de freio e marcha são todos fixos. Vale a pena dar uma olhadinha!

                    Abraço!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #40
                      Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Fala Celão, blz?

                      Injetar usando MS nem tá tão difícil...Com uma sonda Lambda wideband e o novo "tuner" dela, ela fa quase tudo sozinha! Só perguntar pro bugtec e pro Museu. mas bem, isso é coisa pra outro tópico.

                      Quanto a colocar a roldana na parte de cima, facilita em alguns quesitos, mas pode atrapalhar em outros. Lembre-se de que você terá que prender as pontas dos conduítes dos cabos(aquela "mangueirinha" por onde o cabo passa, por dentro). Colocando roldana parte inferior, tem-se os "pés" da torre para bolar algum método de prender as pontas dos conduítes. Colocando em cima, vai ter que fazer algo mais complexo pra segurar esses conduítes. Repare em bicicletas, os conduites dos cabos de freio e marcha são todos fixos. Vale a pena dar uma olhadinha!

                      Abraço!
                      Eita, que ter um engenheiro mecânico por perto nessas horas é muito bom,

                      Valeu Rafa!!! Nem tinha pensado em fixar os conduítes dos cabos na torre... excelente idéia!

                      De volta pra prancheta...



                      Farei o seguinte então, mandarei serrar a parte rebatida do suporte da direita (o do orifício redondo), dessa forma, a haste ou roldana que será adaptada, terá curso livre de 360°, nada mal né? Não será difícil também de providenciar...

                      E, poderemos manter a sua idéia de fixação dos conduítes na própria torre, que é muito boa.

                      Antes de partir para a roldana, tentarei ver como ficará com a haste original, se der curso... aí beleza... se não, parto para a roldana.

                      Bom saber que a MS está ficando mais amigável..., quem sabe mais a frente...

                      Vamo que vamo...

                      Abração pra ti

                      Comment


                      • #41
                        Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                        Celão,

                        Eng. Mecânico não. Ainda não me formei, mas estou estudando pra isso

                        seguinte, talvez nem precise que a haste da torre gire 360º. Lembre-se que as borboletas das TBis só giram 90º. Logo, dependendo do tamanho da roldana que vai na haste da torre, ela deve girar aproximadamente isso. Lembre-se que pelo acionamento original da torre, ela não deve girar mais de 90º. ok?

                        Abraço e vamo qu vamo com esse projeto!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #42
                          Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Celão,

                          Eng. Mecânico não. Ainda não me formei, mas estou estudando pra isso

                          seguinte, talvez nem precise que a haste da torre gire 360º. Lembre-se que as borboletas das TBis só giram 90º. Logo, dependendo do tamanho da roldana que vai na haste da torre, ela deve girar aproximadamente isso. Lembre-se que pelo acionamento original da torre, ela não deve girar mais de 90º. ok?

                          Abraço e vamo qu vamo com esse projeto!
                          Exato!!!

                          Exatamente pelo fato do acionamento da torre não gerar uma volta de 90° nos acionamentos da TBI é que pensei em fazer com que ele gire livremente chegando a voltas de 360°, dessa forma, com regulagens em relação a sua inclinação no plano horizontal e com regulagens, também no plano horizontal do acionador do acelerador se atinja os 90° dos acionadoes das TBI's de forma a que não seja necessário acrescentar mais nada ao conjunto. Estou pensndo nisso porque essa retirada de material da torre não leva 30' na serra circular e para acrescentar a roldana terei que envolver mais gente, e, com isso, depender dos horários livres de mais pessoas e isso sempre atrasa o serviço e nos faz passar raiva. Melhor depender dos horários de um, no máximo dois colaboradores.

                          Pensei em algo para a regulagem da marcha lenta em conjunto pela torre de acionamento para o seu conjunto, mas deixa eu amadurecer mais a idéia que te falo.

                          Ah sim! Para mim, você, meu caro amigo, alem de moderador desse forum, é meu consultor especial de engenharia mecânica, o diploma é apenas uma questão de tempo, e chegará, com louvores, tenha certeza.

                          Gde abraço pra ti, brow!
                          Last edited by celojr; 28-04-2010, 04:31 PM.

                          Comment


                          • #43
                            Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                            Ola Celo!

                            Cara qto ja foi de investimento? Pq um jogo de tbi de 40 mm simples completo custa 710 reais.... sei lá, as vezes né ser adepto do "se tem pronto, pra que bater cabeça".

                            Fabrico muita coisa tb, mas tem hr que se vendesse na padaria eu agradeceria de paixao.....

                            Os tbi's vao ser usados desmiolados? pq ali vai tps, saida de map, regulador de pressao, corretor de lenta. tem trabalho pra caramba pela frente.

                            Abs

                            Fabiano
                            Fabiano
                            VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
                            Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

                            Comment


                            • #44
                              Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                              Postado originalmente por fabianor
                              Ola Celo!

                              Cara qto ja foi de investimento? Pq um jogo de tbi de 40 mm simples completo custa 710 reais.... sei lá, as vezes né ser adepto do "se tem pronto, pra que bater cabeça".

                              Fabrico muita coisa tb, mas tem hr que se vendesse na padaria eu agradeceria de paixao.....

                              Os tbi's vao ser usados desmiolados? pq ali vai tps, saida de map, regulador de pressao, corretor de lenta. tem trabalho pra caramba pela frente.

                              Abs

                              Fabiano
                              Então, Fabiano...

                              Por enquanto, algo em torno de 50 pratas pelo repetidor de pulso, os coletores da dupla eu ganhei de presente, uma das TBI's já está no meu carro em funcionamento, juntamente com todos os sensores necessários e a respectiva ECU, a outa eu já tinha, a torre de acionamento também foi doação, a roda fônica já está instalada, e por aí vai... garanto a vc que se fosse para ficar caro, nem tinha começado, mas vamos dizer que vc vai começar do zero, o custro total, incluindo tudo, menos a mão de obra, ficaria em torno desse das TBI' de 40mm, fora a centralina e os sensores que terão que ser adquiridos a parte.

                              De uma forma ou de outra, acaba por ficar mais barato fazer do jeito que estou fazendo, lógico que ficaria bem melhor com as TBI's de 40mm, sensores zero bala e Megasquirt e tal... mas e a diversão de quebrar a cabeça criando tudo isso aí? Ficaria muito fácil... e aí, não seria DarK.

                              Um TBI vai completo (com todos os sensores de controle), inclusive é o que já existe funcionando no Verruga, ele fará todas as leituras necessárias, o outro TBI é de uno EP e usa o sistema alfa-N de IE, na verdade, neste outro TBI irá apenas o bico injetor e a borboleta, seu bico será acoplado ao repetidor de pulso e fará exatamente igual tudo que o primeiro bico fizer.

                              Ah sim, talvez ainda tenha um gastozinho com a confecção das flanges para os TBI's nos coletores, mas é galho fraco.

                              abraço.

                              Comment


                              • #45
                                Re: Injeção dupla comTBI's Monoponto

                                Celão,

                                Consultor? Tá longe disso. Dou meus pitacos pq gosto de uma "invencionice" DarkSide!

                                Só uma coisa, a segunda tbi, de Uno, que você via usar no seu carro tem borboleta de mesmo diâmetro da que está usando atualmente? Ou melhor, elas tem a parte interna("garganta" e borboletas) toda igual?

                                Só pra ter certeza!

                                Abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X