Anúncio

Collapse
No announcement yet.

motor 3.500 by Vader

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Os tubos seriam parecidos com os utilizados em freios de automóveis, e poderiam ser direciondados para onde for mais conveniente.

    As chapas onde seriam os mancais poderiam ser em chapas de aço 4030 ou mais poderoso eheheheheh. Seria um bloco de construção simples. Quem sabe o mancal do volante ao invés de ter abraçadeira, poderia simplesmente ser uma chapa perfurada e o virabrequim entrar como se fosse um eixo em uma roda, evitando assim problemas com rachaduras nesta parte do bloco e torsões devido a parafusos, principalmente por neste ponto, devido a ação da embreagem de 1500 LBS se teria grande quantidade de força axial atuando no eixo.

    Outra solução seria diponibilizar o acionamento dos periféricos do motor por meio de uma engrenagem acoplada ao eixo, e no local que é a polia do atual motor VW fazer um mancal que aborva os esforços axiais.

    Quanto a ventoinha, se o carro fosse só para arrancada, não seria necessária.

    Outra coisa interessante, poderiamos utilizar os cabeçotes vw com refrigeração a óleo, e somente as camisas refrigeradas a ar, o que nos garintiria uma taxa de compressão maior para o motor, visto que poderimos manter as câmaras de combustão mais frias.

    ABS,

    Cristiano.
    Cristiano A. C. Zank

    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
    (o\_!_/o) 68 - Jepo
    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
    http://fuscami16.blogspot.com
    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por felipedmori
      e usaria que virabrequin ???

      existe algum com 115mm que dá pra usar ???
      Vira pronto de 114,3 mm (ou mais) ainda não tem, mas... só isto é só mais um desafio a ser superado.
      Graças a Deus não sou americano para ter que esperar as peças chegarem milagrosamente às lojas para que eu possa usá-las.. hehehe!!!
      Que é caro, não tenho dúvidas, mas que dá pra fazer também não tenho.

      []s,

      Master Vader.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #18
        Eu tinha postado uma vez um link para um centro de usinagem CNC
        http://forum.fusca4ever.com.br/showt...light=usinagem

        era um site de leilões o leilão foi finalizado por R$ 90.000,00


        Algumas fotos da produção da SCAT











        Last edited by felipedmori; 29-12-2006, 05:00 PM.
        Felipe Mori
        Osasco - SP
        --------------------------------------------------------

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por fusca_74
          Os tubos seriam parecidos com os utilizados em freios de automóveis, e poderiam ser direciondados para onde for mais conveniente.

          As chapas onde seriam os mancais poderiam ser em chapas de aço 4030 ou mais poderoso eheheheheh. Seria um bloco de construção simples. Quem sabe o mancal do volante ao invés de ter abraçadeira, poderia simplesmente ser uma chapa perfurada e o virabrequim entrar como se fosse um eixo em uma roda, evitando assim problemas com rachaduras nesta parte do bloco e torsões devido a parafusos, principalmente por neste ponto, devido a ação da embreagem de 1500 LBS se teria grande quantidade de força axial atuando no eixo.

          Outra solução seria diponibilizar o acionamento dos periféricos do motor por meio de uma engrenagem acoplada ao eixo, e no local que é a polia do atual motor VW fazer um mancal que aborva os esforços axiais.

          Quanto a ventoinha, se o carro fosse só para arrancada, não seria necessária.

          Outra coisa interessante, poderiamos utilizar os cabeçotes vw com refrigeração a óleo, e somente as camisas refrigeradas a ar, o que nos garintiria uma taxa de compressão maior para o motor, visto que poderimos manter as câmaras de combustão mais frias.

          ABS,

          Cristiano.
          Eu já fundi um bloco de alumínio que era na realidade a junção de placas. usava camisas removíveis e tinha cara de um Cubo. Justamente com algumas das idéias que você comentou. Concordo com a utilização dos mancais de aço, porém fixados numa carcaça de alumínio para tentar aliviar o peso.
          Quanto ao mancal traseiro, eu manteria uma bronzina convencional (somente para cargas radiais em todos os colos do virabrequim (3 como no Fusca + "1" na região da polia))e um rolamento de contato axial para o esforço da embreagem, que realmente deveria ser monstruosa quanto à carga de placa.
          Mas também poderia ser utilizado um volante raso ( o que já auxilia na ventilação do conjunto, com diâmetro efetivo maior, por exemplo uma embreagem de uns 215, ou 220 mm de diÂmetro e carga de placa bem menor (disco cerâmico é claro), pois não precisamos nos manter com embreagens específicas para o Tipo I, e nem dá...
          A refrigeração eu pensei em duas alternativas, uma estilo Porsche 911 (para não falar semelhante ao Gol a ar), para o Fusca, e outra semelhante à do Porsche 917 para Brasílias e Pumas e outros modelos vejam foto. Já havia pensado em fazer alguma refrigeração diferenciada nos cabeçotes, por exemplo com óleo como você comentou, semelhante ao que se usava no Porsche 959 acho uma boa idéia, e sinceramente minha idéia não é somente para carros de arrancada, mas para carros de provas de Endurance, onde posso conseguir altas potências com durabilidade compátível num motor superdimensionado para uma prova de 12, ou até 24 horas. Daí deve-se prever uma refrigeração adequada.
          Lubrificação com carter seco para poder trabalhar com o motor o mais baixo possível e não piorar tanto o CG do carro, sistema de filtragem e refrigeração do fluxo total, quem sabe com radiador de óleo com ventoinha e termostato.

          Insanidade, este é o tema.

          OS sistemas de acionamento de válvulas, balancins, etc eu utilizaria dos motores Big Block GM, porém com arquitetura de câmaras similar aos Hemy da Mopar. Não sou partidário de utilizar comando no cabeçote, apesar de suas vantagens, pelo fato de querer colocar um "monstrinho" deste num Fusca na sua poisção original, e teria dificuldade em não deixar que batesse nas rodas,hehehehe!!

          []s,

          Master Vader
          Arquivos Anexos
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por felipedmori
            Eu tinha postado uma vez um link para um centro de usinagem CNC
            http://forum.fusca4ever.com.br/showt...light=usinagem

            era um site de leilões o leilão foi finalizado por R$ 90.000,00


            Tá vendo...
            Fácil, fácil... hehehe!!!

            []s,

            Master Vader.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #21
              Vader,
              Que medo é esse de comando no cabeçote? Com mdo de que o motor fique como o da foto(priemria dos anexos)?
              Quem sabe se usasse comando por correntes, poderia ficar menos pior...

              A idéia da refrigeração de Porsche 917 em Brasilia é genial. Achei bacana pois casa perfeitamente com o uso de ventoinha elétrica disparada por termostato, mantendo o motor sempre numa temperatura perfeita!

              Mais uma coisa, os comandos do Porshc e917 eram no cabeçote, certo?(vide segunda foto anexa)
              Abraço moçada.
              Arquivos Anexos
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #22
                Opa,
                Acabei de achar uam ocisa interessante na net, o "raio X", vista frontal do motor Porsche 917... Muito interessante! Pode serveir de base de ideias futuras, qeum sabe...
                Ah galer,a esqeuci de perguntar, essas engrenagens que acionam os comandos ão as famosas "engrenagens conicas" que acionavma comandos de alguns Porsches?
                Abraço.
                Arquivos Anexos
                Last edited by Rafael_MO; 29-12-2006, 06:52 PM.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Vader,
                  Que medo é esse de comando no cabeçote? Com mdo de que o motor fique como o da foto(priemria dos anexos)?
                  Quem sabe se usasse comando por correntes, poderia ficar menos pior...

                  A idéia da refrigeração de Porsche 917 em Brasilia é genial. Achei bacana pois casa perfeitamente com o uso de ventoinha elétrica disparada por termostato, mantendo o motor sempre numa temperatura perfeita!

                  Mais uma coisa, os comandos do Porshc e917 eram no cabeçote, certo?(vide segunda foto anexa)
                  Abraço moçada.
                  Tá vendo, ocupa um espaço legal a mais que a largura que só os cabeçotes ocupariam, além de que o motor já vai ser bem mais largo pelo curso do vira ser mostruoso. não descarto de vez os 4 comandos, mas acho que teria problema de espaço para o acionamento direto por comandos.
                  A propósito, lindo o motor do 917 né...
                  É o mais lindo na minha opinião 3 de fusca grudados (hehehehe!!!), vejam que ele tem um detalhe interessante, possui bielas gêmeas duasconecatadas a cada moente no estilo dos motores em V. Muitos chamam este motor de V12 a 180 graus, parece estranho , mas é em função das bielas serem gêmeas.
                  Nocaso do Fusca, ele é um boxer mesmo (bielas independentes).

                  []s,

                  Master Vader.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

                  Comment


                  • #24
                    Vader,
                    Não vou negar, esse motor do 917 me deu uma ideia bacana, de caso eu faça aquela loucura de montar dois motores grudados, no meio deles botar uma engrenagem, para usar comando no cabeçote, DOHC 2 valvulas por cilindro, e copiar um cabeçote semelhante aos desse motor, e com câmeras hemisféricas.... Mas é coisa de outro tópico.
                    Ah, ahcei tb as fotos de um motor 804(8 cilindros), dêem uma olhada:
                    http://www.pbase.com/917carl/804_display_motor
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #25
                      Já que é um tópico insano, deixa eu quebrar um pouco o raciocínio.....
                      Por que não fazer um bloco de motor disposto em V ou W?! mas com 6, 8 ou 10 camisas originais mesmo..... teríamos uma idéia interessante de fazer um bloco tentando usar as bielas originais (se der) teria que se fazer um vira novo pra comportar isso, até que se possa usar algo já existente...., mas seria interessante, não pensei em nada de especial mas se poderia manter o sistema de varetas com balancins com a diferença que eles ficariam na parte de cima das camisas, facilitando a regulagem, poderia-se ter mais comandos e até quem sabe implementar algum tipo de alteração no comando pra aumentar o angulo de permanencia e a abertura da valvula em alta e diminuir em alta a fim de melhorar consumo.... a partir daí já estamos competindo com os motores de ponta tipo o VVTI da toyota....
                      Ah outra coisa eu partiria para comando de valvula controlado eletronicamente, de forma que pudessemos alterar os diagramas de aberturas das valvulas da melhor forma possivel, produzindo um motor bem elastico e potente e até econômico....
                      Hummmmmmmmmm... bem insano mesmo algo a ser pensado....hehehe
                      []s
                      Fernando.
                      Last edited by fmcwb; 29-12-2006, 09:50 PM.
                      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                      __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
                      ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
                      ______Em condições adversas, também posso vencer;
                      ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
                      __Airton Senna
                      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                      Comment


                      • #26
                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Vader,
                        Não vou negar, esse motor do 917 me deu uma ideia bacana, de caso eu faça aquela loucura de montar dois motores grudados, no meio deles botar uma engrenagem, para usar comando no cabeçote, DOHC 2 valvulas por cilindro, e copiar um cabeçote semelhante aos desse motor, e com câmeras hemisféricas.... Mas é coisa de outro tópico.
                        Ah, ahcei tb as fotos de um motor 804(8 cilindros), dêem uma olhada:
                        http://www.pbase.com/917carl/804_display_motor
                        Lindão...
                        Ainda com carburação hein!!

                        []s,

                        Master Vader.
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW
                        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                        My email -> vaderthemaster@gmail.com

                        Comment


                        • #27
                          Os motores poderiam utilizar o sistema de varetas, porque o motor precisa de comando no bloco. Os novos corvetes por acaso tem comando no cabeçote, creio que não, os motores Hemi tem comando no cabeçote, creio que não, são todos no bloco, então, creio que o comando no cabeçote não é um limitante, o que limita o motor é a dimensão que ele vai ter com um comando no cabeçote e não caber mais no berço de um fusca.

                          ABS,

                          Cristiano.
                          Cristiano A. C. Zank

                          (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                          |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                          (o\_!_/o) 68 - Jepo
                          PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                          http://fuscami16.blogspot.com
                          Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                          Comment


                          • #28
                            Comando eletrônico

                            Aproveitando a menção do nosso colega sobre o volume dos comandos de válvula no cabeçote do motor, gostaria de discutir um assunto que atiça minha curiosidade há tempos. Por que ainda não existe comando de válvulas eletrônico.

                            Não é possível montar um sistema hidráulico, comandado eletrônicamente, para organizar o abre e fecha das válvulas?

                            Pessoal da engenharia mecânica, alguém já tentou? Eu sou engenheiro civil e no meu campo a aplicação da hidráulica já substituiu quase todos os sistemas que eram mecânicos.

                            Já pensaram um comando eletrônico regulável? Com variação de duração programada para buscar a melhor configuração de torque e permitir rotações máximas de estourar os tímpanos?

                            Sobre o motor de 3500cc, será que não vale mais arrumar um bloco de motor de avião (cesna ou piper)? Os teco-tecos tem motores de até 3200 cc, se não me engano, e são blocos leves.

                            Abraços
                            --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

                            Comment


                            • #29
                              Creio que o maior problema neste caso é o custo elevado de um sistema deste tipo. Outro problema seria a inérica das válvulas, o que não garantiria um controle preciso e demandaria uma potência grande para o acionamento em altas rotações, logo, a solução seriam se utilizar válvulas o mais leve possíveis, mas de material magnético. Creio que as maiores limitações sejam essas.

                              Babem neste link, onde mostra a montagem de um bichinho lindo de se ver.

                              http://www.pbase.com/917carl/917_12_cyl_engine

                              ABS,

                              Cristiano.
                              Last edited by fusca_74; 02-01-2007, 02:01 PM.
                              Cristiano A. C. Zank

                              (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                              |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                              (o\_!_/o) 68 - Jepo
                              PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                              http://fuscami16.blogspot.com
                              Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                              Comment


                              • #30
                                Eu penso nisso...

                                Paulo eu to querendo tentar montar e testar um comando eletrônico bem desse jeito que vc mencionou, sou técnico eletrônico e tecnólogo em automação até já andei tendo umas idéas mas tem alguns problemas como a potência e o tempo de resposta do solenóide que irá acionar a valvula... outra coisa que eu estava vendo em casa com 1 cabeçote desmontado é a pressão das molas da valvula original, uma vez que utilizaria o solenoide somente para a abertura da valvula e regularia o tempo de abertura fazendo com que a mola fizesse o retorno natural e mantesse ela vedada... aí vem o problema de o solenóide ter força soficiente para acionar... imagine se trocar por molas do opala para não flutuar acima de 6000RPM...!
                                Teria que montar 8 solenoides um para cada valvula, e sendo assim se a corrente de consumo de cada solenoide for muito alto haja alternador e bateria para almentar isso... pois se for montar um comando desse eu montaria um injeção eletronica também para controlar as valvulas... mas com certeza a idéia seria a de ter um motor bem elastico e econômico...
                                Outra coisa to pensando em enrolar 1 solenoide pra testar, mas há o problema que os imãs ao serem aquecidos perdem a caracteristica magnética e podem deixar de funcionar...
                                É uma grande idéia, mas precisa de mais estudos para ser concretizada...
                                []s
                                Fernando.

                                Postado originalmente por paulofornari
                                Aproveitando a menção do nosso colega sobre o volume dos comandos de válvula no cabeçote do motor, gostaria de discutir um assunto que atiça minha curiosidade há tempos. Por que ainda não existe comando de válvulas eletrônico.

                                Não é possível montar um sistema hidráulico, comandado eletrônicamente, para organizar o abre e fecha das válvulas?

                                Pessoal da engenharia mecânica, alguém já tentou? Eu sou engenheiro civil e no meu campo a aplicação da hidráulica já substituiu quase todos os sistemas que eram mecânicos.

                                Já pensaram um comando eletrônico regulável? Com variação de duração programada para buscar a melhor configuração de torque e permitir rotações máximas de estourar os tímpanos?

                                Sobre o motor de 3500cc, será que não vale mais arrumar um bloco de motor de avião (cesna ou piper)? Os teco-tecos tem motores de até 3200 cc, se não me engano, e são blocos leves.

                                Abraços
                                - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                                __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
                                ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
                                ______Em condições adversas, também posso vencer;
                                ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
                                __Airton Senna
                                - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                                Comment

                                Working...
                                X