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Drive-by-wire DIY

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  • #31
    Re: Drive-by-wire DIY

    Postado originalmente por Netto
    FABIGODE era mais o menos isso, eu até tinha imaginado que o sinal do "TPS" viria do seu circuito mas não tinha certeza, e outra coisa aonde vc arrumou esse seu modulo, ele já é pronto ou vc desenvolveu e o fez pois passei a ter uma outras idéias para melhorar a do meu carro

    Abraço
    Fala Netto! Esse módulo fui eu mesmo que desenvolvi. Essa é a primeira placa desse projeto que eu montei. Já fiz algumas alterações no projeto, algumas melhorias em questões de redundância de hardware, fonte... Assim que o software tiver pronto (ainda faltam algumas coisas) vou montar a placa nova que será definitiva.

    O sinal de TPS vai ser gerado pelo meu módulo, por PWM, pois na verdade eu tenho 4 sensores TPS: 2 para cada TBI. Assim, posso fazer com que o meu módulo gere um sinal "emulado" de TPS que seja uma média "inteligente" desses sinais. Dessa forma também fica mais seguro, pois se eu tiver uma perda de sinal de um desses sensores (de uma das TBIs), não corro o risco de perder o sinal de TPS da injeção.
    A entrada de TPS da mega já tem um passa-baixa, então vou gerar um sinal de TPS por um PWM de alta frequência, pra não ter problema. Essa interação entre mega x meu módulo ainda preciso testar.

    Abraço!

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    • #32
      Re: Drive-by-wire DIY

      Postado originalmente por Chenghir Zarour
      SENHA 1 para piloto de teste!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      A senha 0 é minha!! hehehehe!! Quem pariu Mateus que o embale... HAUHAUHA!

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      • #33
        Re: Drive-by-wire DIY

        Postado originalmente por fabigode
        A senha 0 é minha!! hehehehe!! Quem pariu Mateus que o embale... HAUHAUHA!
        Vou quebrar seu galho ...hehehehe, pilóto depois
        Tente trocar lá em Niteroi o pedal da Strada pelo do Palio já com chicote.
        Abraços
        Eduardo
        Esse Fusquinha 'ta correndo muito !!!
        Liga não, é Fusca by Fusca4ever!!!!

        Comment


        • #34
          Re: Drive-by-wire DIY

          Postado originalmente por Chenghir Zarour
          Vou quebrar seu galho ...hehehehe, pilóto depois
          Tente trocar lá em Niteroi o pedal da Strada pelo do Palio já com chicote.
          Abraços
          Eduardo
          Numa pesquisa rápida, acho que os pedais são iguais. Mas vamos ver... Valeu pelas dicas!

          Abraço!

          Comment


          • #35
            Re: Drive-by-wire DIY

            Postado originalmente por fabigode
            Numa pesquisa rápida, acho que os pedais são iguais. Mas vamos ver... Valeu pelas dicas!

            Abraço!
            Acredito que sejam iguais mesmo, pois dos bancos dianteiros para frente, Pálio, Strada, Siena e Pálio Weekend são tudo a mesma coisa. Não teria motivo de complicaro o projeto, com um pedal específico pra cada carro.

            Abraço.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

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            • #36
              Re: Drive-by-wire DIY

              O que começou a despertar meu interesse por IE foi justamente o Fly by Wire.
              Eu como muitos aqui já tive problemas com o cabo do acelerador quebrando nos piores momentos e lugares possíveis.

              Como larguei momentâneamente o meu Fusca IE não vou poder tocar algo assim agora. No futuro com certeza.
              2276 FK8 .

              Comment


              • #37
                Re: Drive-by-wire DIY

                Postado originalmente por fabigode
                Fala Netto! Esse módulo fui eu mesmo que desenvolvi. Essa é a primeira placa desse projeto que eu montei. Já fiz algumas alterações no projeto, algumas melhorias em questões de redundância de hardware, fonte... Assim que o software tiver pronto (ainda faltam algumas coisas) vou montar a placa nova que será definitiva.

                O sinal de TPS vai ser gerado pelo meu módulo, por PWM, pois na verdade eu tenho 4 sensores TPS: 2 para cada TBI. Assim, posso fazer com que o meu módulo gere um sinal "emulado" de TPS que seja uma média "inteligente" desses sinais. Dessa forma também fica mais seguro, pois se eu tiver uma perda de sinal de um desses sensores (de uma das TBIs), não corro o risco de perder o sinal de TPS da injeção.
                A entrada de TPS da mega já tem um passa-baixa, então vou gerar um sinal de TPS por um PWM de alta frequência, pra não ter problema. Essa interação entre mega x meu módulo ainda preciso testar.

                Abraço!


                Então quando vc vai disponibilizar o esquema da placa para que nós possamos usufluir desse seu sistema

                abraço
                Netto
                Bauru - SP
                Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

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                • #38
                  Re: Drive-by-wire DIY

                  Postado originalmente por Netto
                  Então quando vc vai disponibilizar o esquema da placa para que nós possamos usufluir desse seu sistema

                  abraço
                  Então, Netto, não sei se vou disponibilizar o projeto não. É um negócio de muita responsabilidade. Não há como eu colocar um tutorial de um projeto desses e não me responsabilizar depois se acontecer alguma coisa de errado com quem montar. Ainda vou avaliar isso com muito cuidado.

                  Abraço!

                  Comment


                  • #39
                    Re: Drive-by-wire DIY

                    Pessoal,

                    Durante uma conversa rápida com um professor de eng. mecânica, expliquei pra ele o projeto, mostrei as fotos e o vídeo, e ele me perguntou como estava a relação entre pedal versus abertura das TBIs. Falei pra ele que eu tinha programado todo o controle de forma linear, ou seja, se eu pressionar x do pedal, as borboletas abrirão x, e assim por diante, mas que seria muito simples adicionar uma função de transferência diferente entre pedal e TBI.

                    Isso seria a mesma coisa que usar um came excêntrico no acionamento do carburador ou TBI mecânica. Assim, o feeling do pedal poderia ser mais manso em baixas e mais agressivo (mais crespo) em altas, por exemplo.

                    Algum dos engenheiros mecânicos de plantão (Mestre Vader está por aí?) tem alguma ideia se há uma função de transferência ideal entre pedal e TBI, para nossos motores? Qual seria? Rafael_MO, alguma ideia?
                    A abertura das borboletas nos carburadores e TBIs mecânicas realmente não obedece uma relação linear com o pressionar do pedal?

                    Implantar uma função de transferência diferente seria realmente fácil no meu sistema atual. Só preciso saber qual é ela... ou quais são elas! hehehe!

                    Abraços!

                    Comment


                    • #40
                      Re: Drive-by-wire DIY

                      Postado originalmente por fabigode
                      Pessoal,

                      Durante uma conversa rápida com um professor de eng. mecânica, expliquei pra ele o projeto, mostrei as fotos e o vídeo, e ele me perguntou como estava a relação entre pedal versus abertura das TBIs. Falei pra ele que eu tinha programado todo o controle de forma linear, ou seja, se eu pressionar x do pedal, as borboletas abrirão x, e assim por diante, mas que seria muito simples adicionar uma função de transferência diferente entre pedal e TBI.

                      Isso seria a mesma coisa que usar um came excêntrico no acionamento do carburador ou TBI mecânica. Assim, o feeling do pedal poderia ser mais manso em baixas e mais agressivo (mais crespo) em altas, por exemplo.

                      Algum dos engenheiros mecânicos de plantão (Mestre Vader está por aí?) tem alguma ideia se há uma função de transferência ideal entre pedal e TBI, para nossos motores? Qual seria? Rafael_MO, alguma ideia?
                      A abertura das borboletas nos carburadores e TBIs mecânicas realmente não obedece uma relação linear com o pressionar do pedal?

                      Implantar uma função de transferência diferente seria realmente fácil no meu sistema atual. Só preciso saber qual é ela... ou quais são elas! hehehe!

                      Abraços!
                      Fabigode,

                      É uma questão bem interessnte. Ontem dei uma volta com meu carro(com duas tbis de 40mm de R1). E deu pr notar um aumento na sensibilidade ao toque do pedal.

                      Não me lembro de como é o acionamento do cabo do acelerador no pedal do Fusca. Mas acho que o acionamento é linear mesmo. Mas não tenho certeza...

                      Talvez uma função legal para o acionamento seja uma parábola, de segundo grau(pense só na parte positiva de x, que seria o valor do tps), só que não muito "fechada". Curva exponencial é muito fechada, acho que não ficaria legla, ou ficaria muito "chucro". Tenta com o acionamento linear primeiro. Qualquer coisa ,parta para a parábola e vÊ se ficou melhor.

                      Pode ser uma mistura tambem, começando com uma curva parabólica, e depois linear. Tem que testar e ver o que lhe agrada mais.

                      Uma curva "mais lenta" em baixa, vai facilitar dirigir o carro em baixas rotações, até umas 2500~3000, depois é sangue nos olhos!

                      Forte abraço!
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

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                      • #41
                        Re: Drive-by-wire DIY

                        Postado originalmente por fabigode
                        Então, Netto, não sei se vou disponibilizar o projeto não. É um negócio de muita responsabilidade. Não há como eu colocar um tutorial de um projeto desses e não me responsabilizar depois se acontecer alguma coisa de errado com quem montar. Ainda vou avaliar isso com muito cuidado.

                        Abraço!
                        Eu até entendo isso, mas uma idéia é vc mesmo fazer e vender pra nós desde que não ache que todo mundo aqui é milhonário e ganhe acima de R$ 7.000,00 por mês (que no meu caso ainda falta R$ 6.117,00 pra isso).
                        Sei que é trabalhoso e um pouco caro mas vc pode fazer a placa e vender na forma de um Kit com a placa e os componentes,
                        o cara compra e monta em casa, acho que tem uma injeção que é assim (não me lembro o name agora ).
                        Isso é uma idéia, sei lá o que acha.
                        Netto
                        Bauru - SP
                        Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

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                        • #42
                          Re: Drive-by-wire DIY

                          Sim, Netto! Vou ter que avaliar isso, pois mesmo que eu faça um kit, isso não livra a responsabilidade de quem projetou.
                          Assim, vou fazer os testes e deixar rodando (se deus quiser!) no meu carro durante um bom tempo. Se o equipamento se comprovar seguro, eu penso nos passos seguintes.
                          Por exemplo, a megasquirt, é um projeto de injeção de muitos anos, sendo que a primeira versão foi lançada em 2001. Ou seja, já é muito tempo de debug e muitos usuários utilizando. Isso eu creio ser uma divulgação responsável de um produto de engenharia.

                          Além dessas questões, o meu projeto deveria sofrer algumas modificações pra se tornar mais geral, mais compatível com outras injeções programáveis ou mesmo originais. Eu projetei especificamente baseado na minha aplicação, que usa uma MS2.
                          Mas essas adequações e generalizações não são muito problema não!

                          Futuras pretensões comerciais são pra se pensar sim! hehehe... Sem estuprar o bolso de ninguém, muito menos da família F4ever.

                          Abraços!

                          Comment


                          • #43
                            Re: Drive-by-wire DIY

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Fabigode,

                            É uma questão bem interessnte. Ontem dei uma volta com meu carro(com duas tbis de 40mm de R1). E deu pr notar um aumento na sensibilidade ao toque do pedal.

                            Não me lembro de como é o acionamento do cabo do acelerador no pedal do Fusca. Mas acho que o acionamento é linear mesmo. Mas não tenho certeza...

                            Talvez uma função legal para o acionamento seja uma parábola, de segundo grau(pense só na parte positiva de x, que seria o valor do tps), só que não muito "fechada". Curva exponencial é muito fechada, acho que não ficaria legla, ou ficaria muito "chucro". Tenta com o acionamento linear primeiro. Qualquer coisa ,parta para a parábola e vÊ se ficou melhor.

                            Pode ser uma mistura tambem, começando com uma curva parabólica, e depois linear. Tem que testar e ver o que lhe agrada mais.

                            Uma curva "mais lenta" em baixa, vai facilitar dirigir o carro em baixas rotações, até umas 2500~3000, depois é sangue nos olhos!

                            Forte abraço!
                            Rafael, obrigado pela resposta.
                            É uma questão interessante sim, e realmente acho que vai ser totalmente empírica, porque vai depender principalmente de como meu motor vai respirar com essas bocas.

                            Bom, do jeito que tá já tá linear! E sem delay (ou pelo menos, imperceptível). Se for preciso mudar a função de transferência para melhorar a dirigibilidade daí corro atrás da solução.
                            Aliás, com essa história seria até mesmo possível implementar uma chave pra trocar os modos de resposta. Tipo um manetinno!! hehehehe!!
                            Modo cidade (manso), estrada (mais ou menos) e DARK SIDE RACING MODE!

                            Deixa eu parar por aqui porque os médicos já estão chegando com a camisa de força...

                            Abraço!

                            Comment


                            • #44
                              Re: Drive-by-wire DIY

                              Função de transferência?!
                              Nãããããooooo

                              Já passei em controle, quero esquecer isso!!!
                              HAUEHeauHEUHAUE
                              2100 aspro

                              Comment


                              • #45
                                Re: Drive-by-wire DIY

                                Postado originalmente por fabigode
                                Rafael, obrigado pela resposta.
                                É uma questão interessante sim, e realmente acho que vai ser totalmente empírica, porque vai depender principalmente de como meu motor vai respirar com essas bocas.

                                Bom, do jeito que tá já tá linear! E sem delay (ou pelo menos, imperceptível). Se for preciso mudar a função de transferência para melhorar a dirigibilidade daí corro atrás da solução.
                                Aliás, com essa história seria até mesmo possível implementar uma chave pra trocar os modos de resposta. Tipo um manetinno!! hehehehe!!
                                Modo cidade (manso), estrada (mais ou menos) e DARK SIDE RACING MODE!

                                Deixa eu parar por aqui porque os médicos já estão chegando com a camisa de força...

                                Abraço!
                                Fabigode,
                                Doideira! hahaha

                                Dá pra colocar um perfil de acionamento "super manso". Seria um controle de tração tabajara para situações de baixíssima aderência, onde acelerações muito bruscas signifiquem perigo(ou muita diversão, só que na hora errada ). Interessante isso!

                                Ontem tava andando no meu carro e reparei o quanto mal acelero ele pra ele desenvolver uma velocidade boa pra situação dep ouco transito. O solequinh 30 era amarrado demais! hahaha

                                Forte abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

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                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

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