Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Drive-by-wire DIY

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Drive-by-wire DIY

Pessoal,

De noite posto um novo vídeo e fotos com os add-ons implementados ao projeto durante esse fim de semana. Nada mudou em relação à funcionalidade, mas agora consigo ver (literalmente) que as duas borboletas estão sincronizadas e que o tempo de resposta tá bem rápido!

Já programei a maioria das situações de recovery em caso de emergência:
    - perda de um dos sensores de pedal: se baseia pelo outro sensor de pedal para movimentar as borboletas. Porém, elas abrirão com um curso limitado.
    - perda dos dois sensores de pedal ("disaster recovery"): deixa as borboletas em condição de marcha lenta alta (1500rpm)
    - perda de um dos sensores de uma das TBIs: situação análoga à perda de um sensor do pedal, ou seja, a abertura das duas borboletas será limitada.
    - perda de 2 sensores de qualquer uma das TBIs ("disaster recovery" também): desliga os motores de acionamento das TBIs, o que as leva à situação de marcha lenta alta também.

Tudo funcionou conforme o esperado. Testei todos os sensores, curto-circuitando com fonte e terra, simulando rompimento de fios e etc...

Falta programar ainda as seguintes situações:
    - Travamento de borboleta (falha mecânica da TBI)
    - Falha nos drivers de acionamento dos motores das TBIs

Essas duas situações exigem mudanças no hardware e só vão ser implementadas na segunda versão da placa. Mas ela já tá desenhada.
    Aliás, essa segunda placa vai ter um adicional importante: estou pra receber umas amostras grátis de sensores de pressão da freescale. Vou colocar um sensor diferencial de pressão nessa placa, pra eu poder fazer a calibração e equalização de abertura das borboletas. Ainda não sei muito bem se vai dar certo, mas vou tentar. A ideia é somente usar esse MAP duplo para equalizar, não pra colocar ele na malha de controle.

Tá ficando bem interessante...

Abraços!!

Comment

Conforme prometido, segue o link do vídeo:
      http://www.youtube.com/watch?v=0e9jdDXGapQ
      Perdão pela qualidade do vídeo que não é das melhores, principalmente pela falta de luz no ambiente.
      Essa segunda etapa do desenvolvimento foi a criação de um software pra facilitar a leitura de todos os sinais vindos do módulo, ou seja, os 2 sinais de pedal, e mais 2 sinais de cada TBI, totalizando 6 sinais de sensores. Nesse software coloquei vários gráficos em tempo real, mostrando a relação entre os sensores. No vídeo, só é mostrado o gráfico com um sinal de cada (pedal, TBI 1 e TBI 2) na mesma base de tempo. Por esse gráfico dá pra perceber que a resposta das TBIs está extremamente rápida em relação a posição do pedal e que as TBIs seguem com precisão os movimentos do "piloto"! hehe! Além disso, dá pra ver que as duas TBIs se movimentam de forma realmente sincronizada e equalizada.

Essas questões da sincronização e tempo de latência (demora entre o sinal de pedal e a resposta das TBIs) eram desconfianças que agora foram limadas...

Bom, também dá pra ver que a TBI 2 (linha verde, no gráfico) tá oscilando um pouco além do que deveria, durante os transientes mais rápidos. Esse software com os gráficos vai ajudar a afinar a malha de controle e zerar essas pendengas.

Na próxima versão da placa (espero que seja a definitiva) vou incluir um sensor diferencial de pressão, como já tinha dito. Se funcionar, vou incluir nesse software um guia de equalização das TBIs baseado na leitura dos MAPs. Pode até mesmo ser um auto-setup...

4ever...

Abraço!

Comment

Fabigode,

Muito legal cara! Meus parabéns!

Esse senso de pressão diferencial fazendo auto-setup junto ao circuito de acionamento dos pedais é muito interessante. Seria um "closed loop" de acionamento das borboletas.

Abraço e mais uma vez, meus parabéns!
        Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
          Fabigode,

Muito legal cara! Meus parabéns!

Esse senso de pressão diferencial fazendo auto-setup junto ao circuito de acionamento dos pedais é muito interessante. Seria um "closed loop" de acionamento das borboletas.

Abraço e mais uma vez, meus parabéns!
          Rafael, na verdade o sensor de pressão não será usado em closed-loop durante o acionamento das borboletas, ou seja, ele só será lido durante um modo de setup (equalização), e não durante o funcionamento normal. Pelo menos é isso que eu planejo por agora.

Vou colocar um menu (ou janela) de equalização, nesse software. Assim, quando eu chamar esse modo ele já começa a ler o sensor e pelo próprio programa eu já consigo alterar o balanceamento das TBIs.
          Hoje, pela minha placa (sem o software) já dá alterar essa equalização usando dois botões. O sistema entra no modo de setup/equalização se eu segurar o pedal totalmente pressionado por 5 segundos assim que ligar o módulo.

Abraço!

Comment

Segue um vídeo mostrando o novo software de controle... Fiz alguns avanços gráficos no programa!! hehehe....
            http://www.youtube.com/watch?v=B6-SzO0JS8s

Ainda não consegui implementar o sistema de equalização, mas a parte já tá reservada no programa.

Abraço!

Comment

Postado originalmente por fabigode
              Segue um vídeo mostrando o novo software de controle... Fiz alguns avanços gráficos no programa!! hehehe....
              http://www.youtube.com/watch?v=B6-SzO0JS8s

Ainda não consegui implementar o sistema de equalização, mas a parte já tá reservada no programa.

Abraço!
              Fabigode,

Muito legal cara! Gostei da parte de equalização. Com certeza iráfacilitar bastante o serviço! Show de bola!

Abraço e parabéns!

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                Fabigode,

Muito legal cara! Gostei da parte de equalização. Com certeza iráfacilitar bastante o serviço! Show de bola!

Abraço e parabéns!
                Valeu Rafael! Segue um screencap da parte de equalização:

(Detalhe para as bocas famintas simbolizando as TBIs!! ) Hehehehe!

Abraço!
                Arquivos Anexos
                Last edited by fabigode; 21-01-2011, 09:32 AM.

Comment

O programinha do video anterior parece com o trocinho de resposta do simulink que o professor usava!
                  Velho...vc é INSANO!
                  2100 aspro

Comment

Postado originalmente por FILIPE A
                    O programinha do video anterior parece com o trocinho de resposta do simulink que o professor usava!
                    Velho...vc é INSANO!
                    Hehe, Filipe! Faculdade é tudo muito teórico... Aqui é na PRÁTICA e na RAÇA! hehehe!

É nóis! O tópico não poderia estar em outra seção...

Abraço!

Comment

Pessoal,

Finalizei tudo o que tinha proposto a fazer. A parte do hardware já está toda testada (vou construir a versão 2 da placa agora, que será a definitiva), o firmware também já tá entregue, e agora finalizei o software também.

Aquela parte de equalização que faltava programar no software já tá testada. Segue um videozinho atualizando o status do projeto:
                      http://www.youtube.com/watch?v=Mm9vZWXvoVM

Perdão pela qualidade do vídeo... Dá até vergonha pra quem sabe q eu trabalho em tv... hehe!

Como essa versão atual da minha placa ainda não está com o sensor de pressão, testei a funcionalidade dele usando um potenciômetro no lugar.

Nesse vídeo eu também mostro como se coloca o módulo no estado de configuração/setup.

A única coisa que não foi testada, e que na verdade depende de um outro módulo que eu pretendo projetar mais pra frente, é o cruise control. A minha ideia é fazer um modulozinho de controle do painel de instrumentos, como se fosse um computador de bordo. Nesse módulo eu teria um sinal de um sensor de velocidade do carro e teria o controle do cruise control (+,-, velocidade de cruzeiro). Ele já faria a malha de controle para a velocidade (compensando aclive e declive, na medida do possível) e enviaria um sinal de abertura de borboleta para o meu módulo de acelerador eletrônico. Isso ainda é viagem, mas a parte da recepção desse sinal no módulo do acelerador também já tá pronta!! hehehe!

Vamo que vamo! Pretendo roncar esse motor até o carnaval...

Comentem aí pessoal!

Abraços!

Comment

Postado originalmente por fabigode
                        Pessoal,

Finalizei tudo o que tinha proposto a fazer. A parte do hardware já está toda testada (vou construir a versão 2 da placa agora, que será a definitiva), o firmware também já tá entregue, e agora finalizei o software também.

Aquela parte de equalização que faltava programar no software já tá testada. Segue um videozinho atualizando o status do projeto:
                        http://www.youtube.com/watch?v=Mm9vZWXvoVM

Perdão pela qualidade do vídeo... Dá até vergonha pra quem sabe q eu trabalho em tv... hehe!

Como essa versão atual da minha placa ainda não está com o sensor de pressão, testei a funcionalidade dele usando um potenciômetro no lugar.

Nesse vídeo eu também mostro como se coloca o módulo no estado de configuração/setup.

A única coisa que não foi testada, e que na verdade depende de um outro módulo que eu pretendo projetar mais pra frente, é o cruise control. A minha ideia é fazer um modulozinho de controle do painel de instrumentos, como se fosse um computador de bordo. Nesse módulo eu teria um sinal de um sensor de velocidade do carro e teria o controle do cruise control (+,-, velocidade de cruzeiro). Ele já faria a malha de controle para a velocidade (compensando aclive e declive, na medida do possível) e enviaria um sinal de abertura de borboleta para o meu módulo de acelerador eletrônico. Isso ainda é viagem, mas a parte da recepção desse sinal no módulo do acelerador também já tá pronta!! hehehe!

Vamo que vamo! Pretendo roncar esse motor até o carnaval...

Comentem aí pessoal!

Abraços!
                        fabigode,

Show de bola!Insanidade total!

estou muito curioso pra ver o motor funcionando com essas tbis. Ficará muigo legal, com certeza.

Parabéns mais uma vez pelo projeto!

Abraço.

Megasquirting

284º

Comment

show de bola cara, muito loko , parabens , ta muito insano ....
                          1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE

Comment

Pessoal,

Metendo a pá aqui no tópico, gostaria de uma ajuda de vocês: estou querendo botar um sensor de velocidade pra começar a implementar a ideia do cruise control.
                            Já pesquisei algumas ideias, no ffb por exemplo, e o pessoal adapta um sensor de velocidade no próprio cabo do velocímetro. Mas eu acho que não deve dar muita precisão não.

Vocês tem alguma ideia (ou já viram alguma implementação) em relação a botar um sensor em alguma roda, por exemplo, tipo nos sistemas de ABS?

Abraço!

Comment

Amigo, nas novas kombis o sensor de velocidade mudou para o cambio, da uma pesquisada
                              Fusca 85 1600 Alcool Original

Comment

Postado originalmente por julio.g5
                                Amigo, nas novas kombis o sensor de velocidade mudou para o cambio, da uma pesquisada
                                Carro dele não tem homocineticas. Não é compativel.

Desenvolva algo usando um sensor indutivo ou capacitivo colado internamente no disco traseiro. Se colocar dos dois lados, pode inclusive virar controle de tração.
                                CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                                GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Working...
                                X