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800 reaus... é o q eu gastei até agora (só com peças) e meu motor é pra ficar com uns 75 a 80 cv... isso sem a turbina... só o motor... ehhehe agora pagar 750 paus pra ter 7cv a mais.... eu pego o secador de cabelo da patroa coloco em cima do bura e fogo.... tah ae meus 7cv por apenas 49reais! uhuhaeuheauheauheuhe
eu achei um outro ontem de noite, no ML tmbem, que o cara vendia por 300 pila, só q ele gera 90CMF só.... ele não sabe qntos cv da pq nunca usou! :P
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Concordo com o Pipo, vamos pegar os secadores de cabelo... hehehehe, agora falando séro, acho que podería-se fazer um compressor elétrico que variasse o fluxo de ar em função da rotação do motor... apenas teríamos que ver o fluxo de ar.... quantos CFM´s serão necessários para algo interessante, a partir daí podemos dimensionar diametro do "ventilador" e a velocidade que ele deve trabalhar para fornecer potência.... a partir daí para controla-lo é tranquilo....
[]s
Fernando.
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__________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
________"Em condições normais corro para vencer e venço;
______Em condições adversas, também posso vencer;
____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
__Airton Senna
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Eu fiz uma turbina elétrica utilizando um rotor de aeromodelo (chama-se jet fan), que parece um rotor de aspirador de pó, só que menor. Para girar a turbina usei um motor de sirene de ambulância, que dava entre 7 e 8 mil rpm.
O troço soprava com vontade. Mas vamos aos problemas:
1 - Ele drenava mais de 30 A do sistema elétrico, até os faróis enfraqueciam.
2 - Não achei reostato que agüentasse essa corrente, então o motor funcionava só no RPM máximo.
3 - Para fazer algum efeito, tinha que enriquecer um monte a mistura. Ficava aquele fedor de gasolina por onde passava.
4 - Não dava regulagem, só fazia estourar.
5 - Pegou fogo quando uma das mangueiras de aspirador de pó escapou do carburador e fez uma núvem de vapor de gasolina no cofre.
6 - Encheu de bolhas a pintura do capô do meu puma.
No fim eu desmontei aquela tralha, tirei os carburadores para consertar os vazamentos revelados pelo "turbo-bomba" (foi a única coisa boa da experiência) e montei de volta a sirene escondida debaixo do tanque, onde ela é muito mais divertida.
Depois do sufoco pensei o seguinte:
É possível, desde que se utilize um motor potente, como o da sirene, alta rotação mesmo, deve haver até motores elétricos mais rápidos. Outra coisa é que deve ser usado um caracol de turbina, só a parte fria, pois já é dimendionada para a sobrealimentação de motores. Tem que montar um sistema para a rotação do bicho crescer com a rotação do motor, senão não tem cristão que regule a bomba.
É necessário ainda montar um alternador de ômega só para ele, pq o de 36A não dá nem para o cheiro. Eu tenho que escolher, usar a sirene ou usar o resto do sistema elétrico do carro. Pesa tanto o alternador que se o carro estiver na lenta morre.
Assim como o compressor rooter (blower), este iria roubar um pouco de energia do motor para poder fornecer um monte a mais. Para motores pequenos, como o do fusca, não creio ser a melhor opção, até pq só vemos os compressores em carros com motores enormes.
O turbo compressor aproveita uma energia que seria disperdiçada, assim, para motores pequenos, vem mais a acalhar.
Só uma retificação: aquela parte de arrumar os carburadores não foi a única parte boa. Os vizinhos achando que vc é ainda mais louco do que já achavam foi outra coisa boa. Teve um piá que perguntou se eu tava fazendo uma máquina do tempo. HAHAHAHA
Abraços
Last edited by paulofornari; 13-12-2006, 10:02 AM.
--->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>
Para medir a vazão de ar de um motor qualquer coloca-se uma mangueira de silicone (essas de nivel) com agua na saida de ar do ventilador (ou o que seja) e mede-se a altura do deslocamento da coluna de agua. Assim achamos a velocidade do ar e com as medidas do bocal de saida mais a densidade do ar, achamos a vazão.
Tah ae povo... temos 1 pessoa q fez a experiência! heheheheh eu tava com uma idéia parecida... jah vou abandonar ela... vou recorrer pros 300 pila de coletor pra turbina de verdade q vale mais a pena! ueaueauheauheauheheahuea
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Tah ae povo... temos 1 pessoa q fez a experiência! heheheheh eu tava com uma idéia parecida... jah vou abandonar ela... vou recorrer pros 300 pila de coletor pra turbina de verdade q vale mais a pena! ueaueauheauheauheheahuea
pipo na onde vc consegue coletor de turbo por 300???
pipo na onde vc consegue coletor de turbo por 300???
vlwww...
eu acho q tá no preço.... pq o kit saí por uns 1000 ou 1200 reais... então só o coletor deve ser isso... um coletor dimensionado 4x1 sai 500 conto... e o cara tem um baita trampo pra fazer..
"Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
Juan Manoel Fangio.
Nah.... eu naum vou fazer aqueles coletor 4x1 bunitinho q sobe os 4 tubos e entram na turbina... nos fuca itamar (como eles tem o catalizador) já vem um "dito" 4x1 (que é uma mer#$ realmente), o q eu vou fazer é conectar um tubo só subindo para a turbina e outro descendo para o abafador (pq andar sem escape... heheheh... chega semana passada andei muito de carro turbo sem escape)... bem simples e prático... alguns mecânicos q eu conversei me falaram para não usar a aranha do puma... e sim manter o meu, claro se eu quiser fazer aqueles 4x1 certinho problema meu (como disse o mecânico) ele falou q daria pouca diferença... eu chutei... mas hj (19/12) revirando as sucatas de escapementos da oficina... achei um coletor do caracol quente da T2... ai jah fiquei mais feliz.... menos algum $$ pra gastar...só meio metro de tubo a menos! eaueahuehea
Mas é maomenos assim... se eu ver q o rendimento não ficou tão bom... eu mando montar um coletor 4x1 de verdade... mas aqui em curitiba tem um cara chamado Andrézinho q fez pra um camarada meu, pra ele por no buggy, o 4x1 por uns 350 pila mesmo...
Bele
Abraços galera... e Feliz Natal para todos!
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