Senhores,
Alguns dos amigos devem lembrar ainda do 1300 que preparei e com o qual consegui alcançar meus objetivos, massss...
Meu outro Briquedo, o "maiorzinho", foi roubado no dia 07 de Setembro e destruido por um maldito infeliz (depenado e incendiado).
Até agora não me recuperei do trauma.
Para falar a verdade, o fusca não é meu, o "azeitona" foi feito como presente para minha esposa e esta foi um dos motivos de eu ter insistido tanto em construi-lo 1300 e não 1600, 1800 ou maior.
Algo por volta dos 70 CV já fica de bom tamanho para uma motorista não muito experiente e eu acho que consegui até mais um pouco que isto com o projeto.
Minha esposa se encantou com o Honda Fit de uma amiga e achou que necessitava de um carro zero kilômetro para ter mais conforto, optando pela 1ª opção do mercado, o Gol 1. nada pé de boi.
Eu, que sou um pouco mais "experiente", levei-a para ver um Gol G IV 0 Km na concessionária e fui mostrando tudo que o carro NÃO tem, sendo o golpe de misericórdia a hora em que perguntei (de propósito) a cor do tapete de borracha que vinha no carro e o vendedor disse:
- O carro por este valor que passei é básico, o valor dos acessórios é a parte!
A patroa ficou triste em ver que não basta um carro ser zero para propiciar conforto.
No momento em que ela estava desolada eu a peguei pela mão e levei até a concessionária Honda, onde lhe mostrei seu sonho, um Fit.
Óbvio que não era um New Fit, mas um LX 2004 (1.4, 80 Hp, ar, direção, trio elétrico...).
Consegui ainda um sensor de estacionamento instalado como brinde e juros de 0 Km! Excelente negócio, posto que custou o mesmo que o gozinho custaria!
A compra do Fit se deu antes do roubo do meu carro e nem em sonho eu pensei de algum diabo querer roubar um Passat 1986, independente do estado de conservação.
Então ficamos com dois carros com a mesma relação peso/potência, porém com um financiamento.
O Fit é um excelente carro, mas fora a aura de "carro de mulher" tem um custo para modificações elevado.
O fusca é da minha esposa também, mas ela prefere dirigir o Honda (ar, direção, o escambau...)
Veio a idéia de comprar um Vira importado, um Kit com pistões 87 ou 88 mm e montar na outra carcaça de motor para brincar nos finais de semana, mas isso implica em gastos para construir outro motor inteiro e o trabalho de trocar o motor na sexta e no domingo a noite.
Um Virabrequim CB performance custa menos de R$ 400,00, mas com os impostos e frete pula para os R$ 1000,00.
então um jovem soprou a idéia...
POR QUE NÃO TURBINAR O AZEITONA???
O motor está com menos de 6000 Km, tem tudo do bom e do melhor em termos de lubrificação (bomba de 30mm, casquilhos refurados, vira de 1600), vira e bielas 1980 (não tork), refrigeração de motor Tork (capela com radiador deslocado)...
Entrei com os dados na planilha do Master Vader de sacanagem e eis a surpresa!
Com 0,4 Bar de sobrealimentação o motor pulou dos 80 para os 103 CV e subindo a pressão para 0,75 Bar vieram 127!
A idéia seria rodar justamente com 0,4 "no pé" e 0,75 no booster, obtendo um motor durável, econômico (penso em uma Fueltech mais a diante...) e com potência de sobra.
Segundo a planilha elaborada pelo Vader, com 0,6 de pressão eu já teria o mesmo torque máximo que um 1800 a 3800 RPM.
Se eu trocasse o Comando W-100 por um TCS-10 aí mesmo que a coisa ficaria interessante, mas não pretendo fazê-lo (...por enquanto!)
Posto que o coletor de descarga para um fusca turbo e a pressurização são relativamente longos, haveria bastante turbo leg, porém, eu preferiria uma configuração em que só viesse pressão após os 3000 RPM, propiciando um motor econômico em velocidades de até 90 Km/h.
Então vem as questões...
Estou meio desatualizado, quais seriam as melhores opções de turbina para minha proposta de preparo?
Intercooler, tudo de bom, porém, onde instalar em um fusca para obter o melhor aproveitamento sem cortar o carro ou mudar significativamente seu aspecto externo?
Turbina no cofre ou sobre o câmbio?
Vamos sonhar amigos! Isso ainda não custa nada! (e se o preparo couber no orçamento...)
Alguns dos amigos devem lembrar ainda do 1300 que preparei e com o qual consegui alcançar meus objetivos, massss...
Meu outro Briquedo, o "maiorzinho", foi roubado no dia 07 de Setembro e destruido por um maldito infeliz (depenado e incendiado).
Até agora não me recuperei do trauma.
Para falar a verdade, o fusca não é meu, o "azeitona" foi feito como presente para minha esposa e esta foi um dos motivos de eu ter insistido tanto em construi-lo 1300 e não 1600, 1800 ou maior.
Algo por volta dos 70 CV já fica de bom tamanho para uma motorista não muito experiente e eu acho que consegui até mais um pouco que isto com o projeto.
Minha esposa se encantou com o Honda Fit de uma amiga e achou que necessitava de um carro zero kilômetro para ter mais conforto, optando pela 1ª opção do mercado, o Gol 1. nada pé de boi.
Eu, que sou um pouco mais "experiente", levei-a para ver um Gol G IV 0 Km na concessionária e fui mostrando tudo que o carro NÃO tem, sendo o golpe de misericórdia a hora em que perguntei (de propósito) a cor do tapete de borracha que vinha no carro e o vendedor disse:
- O carro por este valor que passei é básico, o valor dos acessórios é a parte!
A patroa ficou triste em ver que não basta um carro ser zero para propiciar conforto.
No momento em que ela estava desolada eu a peguei pela mão e levei até a concessionária Honda, onde lhe mostrei seu sonho, um Fit.
Óbvio que não era um New Fit, mas um LX 2004 (1.4, 80 Hp, ar, direção, trio elétrico...).
Consegui ainda um sensor de estacionamento instalado como brinde e juros de 0 Km! Excelente negócio, posto que custou o mesmo que o gozinho custaria!
A compra do Fit se deu antes do roubo do meu carro e nem em sonho eu pensei de algum diabo querer roubar um Passat 1986, independente do estado de conservação.
Então ficamos com dois carros com a mesma relação peso/potência, porém com um financiamento.
O Fit é um excelente carro, mas fora a aura de "carro de mulher" tem um custo para modificações elevado.
O fusca é da minha esposa também, mas ela prefere dirigir o Honda (ar, direção, o escambau...)
Veio a idéia de comprar um Vira importado, um Kit com pistões 87 ou 88 mm e montar na outra carcaça de motor para brincar nos finais de semana, mas isso implica em gastos para construir outro motor inteiro e o trabalho de trocar o motor na sexta e no domingo a noite.
Um Virabrequim CB performance custa menos de R$ 400,00, mas com os impostos e frete pula para os R$ 1000,00.
então um jovem soprou a idéia...
POR QUE NÃO TURBINAR O AZEITONA???
O motor está com menos de 6000 Km, tem tudo do bom e do melhor em termos de lubrificação (bomba de 30mm, casquilhos refurados, vira de 1600), vira e bielas 1980 (não tork), refrigeração de motor Tork (capela com radiador deslocado)...
Entrei com os dados na planilha do Master Vader de sacanagem e eis a surpresa!
Com 0,4 Bar de sobrealimentação o motor pulou dos 80 para os 103 CV e subindo a pressão para 0,75 Bar vieram 127!
A idéia seria rodar justamente com 0,4 "no pé" e 0,75 no booster, obtendo um motor durável, econômico (penso em uma Fueltech mais a diante...) e com potência de sobra.
Segundo a planilha elaborada pelo Vader, com 0,6 de pressão eu já teria o mesmo torque máximo que um 1800 a 3800 RPM.
Se eu trocasse o Comando W-100 por um TCS-10 aí mesmo que a coisa ficaria interessante, mas não pretendo fazê-lo (...por enquanto!)
Posto que o coletor de descarga para um fusca turbo e a pressurização são relativamente longos, haveria bastante turbo leg, porém, eu preferiria uma configuração em que só viesse pressão após os 3000 RPM, propiciando um motor econômico em velocidades de até 90 Km/h.
Então vem as questões...
Estou meio desatualizado, quais seriam as melhores opções de turbina para minha proposta de preparo?
Intercooler, tudo de bom, porém, onde instalar em um fusca para obter o melhor aproveitamento sem cortar o carro ou mudar significativamente seu aspecto externo?
Turbina no cofre ou sobre o câmbio?
Vamos sonhar amigos! Isso ainda não custa nada! (e se o preparo couber no orçamento...)
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