Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...
Existem 5 tipos de injeção:
Monoponto -1 só bico;
Full group - injeta os 4 bicos de uma vez, como na Fueltech;
Semi sequencial ou banco a banco - de 2 em 2 bicos, 3 em 3 ou 4 em 4 bicos, dependendo do número de cilindros do motor;
Sequencial "SFI- Sequencial Fuel injection" -1 injetor por vez, necessitando de sensor de fase do comando;
"FSI- Fuel Stratified Injection" - Injeção direta de gasolina na cabeça do cilindro, requer uma construção diferente no motor pois a quatidade de ar e combustível é controlada. Pressão de linha de combustível na casa dos 110 Bar. Existia uma discussão em um fórum gringo que participo sobre implementar esta injeção no VW a ar e os caras acabaram desistindo pelo do alto custo e dificuldade de implementação do sistema, isto lá fora imaginem aqui pra nós.
A escolha do tipo de injeção depende de muitos fatores, principalmente a construção do cabeçote. Um clássico exemplo é o do Opala 6cyl com seus dutos siameses o que impede um bom funcionamento de injeção multiponto.
No caso do CeloJR ele fará uma Full group usando 2 bicos monoponto. E a roda fônica apenas para pegar o sinal de rotação e controlar a ignição com centelha perdida. Neste caso o combustível não entra na câmara enquanto a válvula de admissão não abrir, então não tem problema de jogar combustível fora. Claro que há um pequeno desperdício de combustível comparando-se a uma injeção sequencial, mas em um motor 4 cilindros é uma quantidade que não preocupa frente ao custo de implementação de um sistema multiponto.
Abraço!
Postado originalmente por kafinski
Monoponto -1 só bico;
Full group - injeta os 4 bicos de uma vez, como na Fueltech;
Semi sequencial ou banco a banco - de 2 em 2 bicos, 3 em 3 ou 4 em 4 bicos, dependendo do número de cilindros do motor;
Sequencial "SFI- Sequencial Fuel injection" -1 injetor por vez, necessitando de sensor de fase do comando;
"FSI- Fuel Stratified Injection" - Injeção direta de gasolina na cabeça do cilindro, requer uma construção diferente no motor pois a quatidade de ar e combustível é controlada. Pressão de linha de combustível na casa dos 110 Bar. Existia uma discussão em um fórum gringo que participo sobre implementar esta injeção no VW a ar e os caras acabaram desistindo pelo do alto custo e dificuldade de implementação do sistema, isto lá fora imaginem aqui pra nós.
A escolha do tipo de injeção depende de muitos fatores, principalmente a construção do cabeçote. Um clássico exemplo é o do Opala 6cyl com seus dutos siameses o que impede um bom funcionamento de injeção multiponto.
No caso do CeloJR ele fará uma Full group usando 2 bicos monoponto. E a roda fônica apenas para pegar o sinal de rotação e controlar a ignição com centelha perdida. Neste caso o combustível não entra na câmara enquanto a válvula de admissão não abrir, então não tem problema de jogar combustível fora. Claro que há um pequeno desperdício de combustível comparando-se a uma injeção sequencial, mas em um motor 4 cilindros é uma quantidade que não preocupa frente ao custo de implementação de um sistema multiponto.
Abraço!
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