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eu posso dizer um pouco sobre alivio, no gol tirei cerca de 2 kg (chutometro) foi tirado bastante perto da cremalheira e foi faceado, o fusca foi tirado somente perto da cremalheira cerca de 1 kg, o fusca 1300 tem volante original. o gol para arrancar fica excelente, levanta a frente pra arrancar e deixa muito carro potente para trás, anda até os 110 junto com os ap 1.8 original e com bom motorista, só que passa um quebra molas e larga uma terceira não vai apanha bastante, sinto que é falta de peso de volante para armazenar energia, com ele carregado se andar sempre com motor cheio ele anda muito bem mas se deixar morrer a quarta e larga terceira e pisa fundo ele se caga. o fusca com 1 kg pra cidade é muito bom, torcudo e se precisar reduzir na estrada ele reage bem, arrancar em subida forte e larga segunda no gol ele se peida um pouco até levantar giro, apesar da caixa ser mais longa que o fusca, mesmo esguelando o gol a segunda apanha, o fusca 1300 com volante pesadão a marcha que larga ele aceita quando passa um quebra molas essa que é a vantagem. então para uso misto aliviar cerca de 1 kg, para quem quer arrancada forte pode tirar mais que fica muito bom, para quem quer torque e economia mantenha original e aguenta aquela subida de gira que nem tartaruga.
outro ponto é economia, tendo volante pesado ele funciona como acumulador de energia, vc acaba usando menos a força motor para fazer o mesmo serviço, com volante leve acumula pouco e vc sempre precisa usar mais a força motor para andar. ao passar um quebra molas e largar segunda o aliviado exige mais que o motor trabalhe para empurrar, com volante pesado não precisa tanto.
tem outra questão que é sobre mancal, um volante leve judia muito menos do mancal. o atrito no momento da partida é muito maior com volante pesado.
Eu sempre usei volantes aliviados em todos os meus fuscas que preparei,
e nunca percebi nenhuma desvantagem, só ganhos. No que estou usando agora tirei 2kg, na próxima montagem que eu fizer vou testar com 2,5kg.
em motores preparados a reação é diferente, nomalmente com comandão se perde torque em baixa ai é dificil saber até que ponto essa perda foi afetada pelo comando ou pelo volante, em motor original ou com preparo leve como é o caso do meu fusca e que tem torque predominante em baixa ai sim é bem sensivel as diferenteças, com motor em alta o volante leve só traz ganhos.
em motores preparados a reação é diferente, nomalmente com comandão se perde torque em baixa ai é dificil saber até que ponto essa perda foi afetada pelo comando ou pelo volante, em motor original ou com preparo leve como é o caso do meu fusca e que tem torque predominante em baixa ai sim é bem sensivel as diferenteças, com motor em alta o volante leve só traz ganhos.
Usando comandos de até 284º ao contrário do que muitos acham
o torque em baixa se mantém, e dependendo do resto do acerto até aumenta.
O volante aliviado só traz vantagens em qualquer situação.
desculpem a ignorancia mais como é feito o balanceamento do volante com o vira?
se voce fatiar o volante por igual talves nem precise de balanciamento
mais o ideal e fazer o balanciamento novamente
tem uma empresa que to querendo comprar um com 1,2kg a menos e ja balanceiao tambem porem o alivio dele e furando e nao fatiando.
tenho medo de aliviar d+ por isso to pensando em usar primeiro 1,2 kg se for o caso futuramente alivio mais
logico que a preparaçao que vou usar totalmente aspirada com mais taxa e dimencionado e um perfeita igniçao de alta potencia de 63 mil volts que ja possuo no carro.
desculpem a ignorancia mais como é feito o balanceamento do volante com o vira?
O conjunto virabrequim/volante/platô é colocado numa máquina que o faz
girar numa determinada rotação, sensores especiais indicam o quanto
o conjunto está desequilibrado e mostram os locais onde se deve retirar
material para equilibrar o conjunto. Então, o operador da máquina retira
com uma furadeira, material destes pontos para corrigir o desbalanceamento.
O conjunto virabrequim/volante/platô é colocado numa máquina que o faz
girar numa determinada rotação, sensores especiais indicam o quanto
o conjunto está desequilibrado e mostram os locais onde se deve retirar
material para equilibrar o conjunto. Então, o operador da máquina retira
com uma furadeira, material destes pontos para corrigir o desbalanceamento.
Fala aí Professor ,blz??? Onde no Rio tem essa empresa que faça este serviço de balanceamento????
Forte abraço e boas festas!
SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!
Sempre andei com um 1.6 a gasolina comandinho de kombi e trabalho nos cabeçotes. O carro sempre andou bem com um torque considerável somente perdendo na retomada mas eu acho que é mais por causa da diferença grande entre 3ª e 4ª. O volante sempre foi aliviado e muito coisa de mais de 3 kilos.
Quando montei o 1.8 resolvi deixar o volante porque montei o motor pensando em torque então aumentei o vira e usei um comando VZ.
O carro ficou uma delicia (quando anda) porque ele ficou com uma força cavalar e o motor parado sobe de giro igual moto.
Fazendo uma análise dos 1.0 que já tive, acho que todos eles devem ser montados com o volante o mais leve possível, a maioria não tem torque nenhum e na retomada geralemnte é aquele martirio.
Para um 1300 original acho que vc deve ter um certo comedimento, mas em outros casos, aproveite e alivie o volante sim.
Sempre andei com um 1.6 a gasolina comandinho de kombi e trabalho nos cabeçotes. O carro sempre andou bem com um torque considerável somente perdendo na retomada mas eu acho que é mais por causa da diferença grande entre 3ª e 4ª. O volante sempre foi aliviado e muito coisa de mais de 3 kilos.
Quando montei o 1.8 resolvi deixar o volante porque montei o motor pensando em torque então aumentei o vira e usei um comando VZ.
O carro ficou uma delicia (quando anda) porque ele ficou com uma força cavalar e o motor parado sobe de giro igual moto.
Fazendo uma análise dos 1.0 que já tive, acho que todos eles devem ser montados com o volante o mais leve possível, a maioria não tem torque nenhum e na retomada geralemnte é aquele martirio.
Para um 1300 original acho que vc deve ter um certo comedimento, mas em outros casos, aproveite e alivie o volante sim.
Exatamente, o volante aliviado só traz vantagens, quem usa percebe logo.
Eu sou conservador, uso um VZ15 mas dá um torque muito bom.
Esse comando dá um lift de valvula muito alto .435" e é usado em off-road.
Uso um vira de 78,4 da Lepe, bielas I-beam que eu comprei na CIP1.
Estava usando uma megasquirt, mas devido a problemas de tempo resolvi abondonar por enquanto e partir para os carburadores.
Antes da minha Mega queimar, eu andei uns 300 kilometros com o carro e ficou sensacional a receita.
eu sinto um pouco de falta de toque no gol, mas o motor com volante mto aliviado fica mais aspero, é dificil andar com ele devagar em terceira bem na lentinha quado vc pisa ele não reage nessa rotação, quando pega motor mais cheio ai o bicho puxa mesmo e se ve que o volante aliviado é bom. mas pra dar rolê é muito ruim mesmo com motor original.
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