Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cornowagen

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

projeto ragtop

Salve Rafa!
    desenho de cortes 2D para a gente (digo Borba) medir e por a cota, pra mode nois dobrar as chapas, pelo que vi o teto é cortado e entra uma peça "estampada" soldada, eu irei arrebitar pra evitar deformação e ferrugem, creio que a dificuldade segunda sera moldar os trilhos a forma oval do teto....mas um passo de cada vez....e faltou detalhes nas fotos da parte trazeira, como deve se prender a lona, etc...serviço pro nosso colega Borba!!!!!vou postar um desenho tosco pra ilustrar...
    Arquivos Anexos

Comment

saida

olhem só, poderiamos fazer cortes no teto com serra tico-tico, do menor quadro para o maior, que seria o final; assim já teríamos os trilhos na horizontal e com a mesma curvatura!!!, supondo que as laterais e a trazeira sejam iguais, cortariamos do vemelho para o verde, vide esquema de corte...o q acham:
      abraços a todos!

Comment

esquema de corte...oops!

enviando o esqueminha, da esquerda pra pra direita é a frente pra trazeira...
        Arquivos Anexos

Comment

Eugênio,
          Tudo bem cara?
          Então, tava pensand no que você disse, de cortar o tto de mandeira a tirar(para aproveitar depois) o quadro que é formado pelo contorno vermelho e azul(no ultimo desenho que você postou). A idéia é boa, mas acredito que não irá dar certo, junstamente pela curvatura transversal do teto(de uma lateral a outra to deto) do Fusca.Olhe a segunda imagem que mandei(que representa o teto do fusca, em corte e vista da frente do carro, ou seja, corte OC), repare que as peças 1 e 2(essa 2 poderia ser feita do memso modo que a 1, sendo que a 1 é aquela, referente ao ultimo desenho que você postou) ficam inclinadas. Repare na primeira foto que mandei, que as peças 1 e 2 não ficam inclinadas..
          Então, apra fazer essas chapas(1 e 2) sujiro que utilizem-se chapas tiradas do meio do teto(ambas tiradas de um lado e do outro do segmento AB), para que fiquem menos inclinadas. Ou então, cortar o teto na linha verde do seu ultimo desenho, e daí, vendo o carro em corte AB, fazer um molde(pode ser com um compensao memso, com alguem egurando ele contra uma das bordas do corte recém-feito(o da borda verde memso), e risca com caneta o encontro da madeira com a lata do corte. Daí, sobe-se a madeira uma altura(igual a altura entre a peça 1 e a borda do teto original, e risque denovo a madeira. Daí, pega-se uma chapa de metal, e corte com esse formato desenhado na madeira(fazendo a peça 3 do segundo desenho). E solda-se uma das bordar na borda do corte(do verde) e na outra borda, você peg auma chapa mais maleável, e faça a peça 1 com a curvatura do teto, e sem inclinação nenhuma, e a solde. e faça a memsa coisa pra peça 2(confeccionadno a peça 4 da memsa maneira que a peça 4), e assim por diante..
          Espero que tenha entendido, se não, só falar que tentos er mais claro!
          E desculpe pelos erros de digitação!
          Arquivos Anexos
          Last edited by Rafael_MO; 22-10-2007, 12:44 AM.
          Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

teto!

Tudo blz, Rafa...continuemos a treta...
            realmente nao tem a mesma inclinação do teto, mas pensando bem, nao seria interessante essa inclinação ; afastar a agua do interior do carro, funcionar como calha....
            Um problema tb é que nao to visualizando como a lona fica quando fechada, na frente, logo no rumo do retrovisor interno, tem um buraco que deve ser da tranca, mas e as laterais, como se prende a lona a elas....
            e na trazeira, a lona fica fixa...agora tava na hora de reparar um pronto....(vou ver se recupero o contato que tinha de um)
            quanto aos erros de digitação, numfhffffff proooocupagahshgjhhgg! isso abuahgahvuavjhjhnm.....rtghqh,jrhthhg....mas agente acaba entendendo....hehehe
            abraços e vamo em frente!;)

Comment

Teto fusca

Postado originalmente por Eugenio Morais
              Alguem teria fotos/detalhamento daqueles tetos de lona nos fuscas antigos, nao é o conversivel. Sera que entrava agua...seria uma engenharia perfeita ou uma puta enganação ....fiquei curioso...
              porque não juntamos uns 10 caras que querem um teto desses e compramos um p ninguem ter de se matar p reiventar a roda e usamos ele de gabarito p quem quiser fazer um????? este site é tudo de bom.........www.parisbeetles.co.uk

Comment

Da uma olhada neste site http://www.bfyobsoleteparts.com/Beet...roof-c-43.html e neste tambem e me fala o que achas????? http://www.wolfsburgwest.com/wolfsbu...ug_sunroof.cfm

Comment

Fala Eugênio.
                  Veja denovo aqueles vídeos do KCW que eu postei os links aqui no fórum, nesse tópico. No teto, tem duas chapas, a da frente( que tema tranca) e a de trás(que fica fixa)...
                  Dae, até onde eu imafino, a chapa da frente tem as rodinhas que deslizam nos trilhos e talz, sabe? Dae quando fechado, a parte da frente fica com a curvatura do teto, e a borda da lona, mais pra fora do que aquele "degrau" que tem, pra não deixar água entrar no buraco, sabe?
                  É isso!
                  Eu já penso em fazer um trilho meio diferente, sabe? O que você acha da idéia de desenvolvermos nosos próprios trilhos com um layout novo? Claro, que infezlizmente, não vai ter a cara do original..
                  Ah, uma coisa, como q esse trilho original trava para que a armação não saia para cima?
                  Abraço! E vamos continuar tendo ideias!
                  Abraço!

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

ragtop

salve moçada!
                    essa ideia de comprar um e fazer o gabarito seria boa se morassemos todos perto um do outro(acho dificil);
                    segundo que nosso projeto(apesar de engatinhando) tem a pouca modestia de ser eletrico!!!!hehehehe....isso mesmo, acionamento automatico!!!!
                    Rafa, as unicas exigencias desse projeto é que ele seja do mesmo tamanho e forma do original quando fechado e um acabamento estiloso quando aberto....
                    ou seja, ja tamo querendo por pneu slick em roda quadrada!hehehe....
                    CADE NOSSO COLEGA E INFORMANTE/FOTOGRAFO BORBA....QUEREMOS MAIS FOTOS!!!!PRINCIPALMENTE DA TRAZEIRA....
                    tem um livro que se chama 'das coisas nascem as coisas'....muito bom!recomendo.
                    abraços e avante!!

Comment

Fala Eugênio,
                      Então, se fosse fazer uma armação igual a do teto original, o bacana seria fazer em aço estampado(ficaria rápido de fazer, dava pra produzir em série). O foda seria o preço gasto pra fabricar uma "estampadeira" de chapa dessa estirpe...
                      Tive a idéia de fazer o trilho no perfil da figura anexada. No caso, seria com chapas cortadas e dobradas, pra acompanhar a curvatura do teto, sabe? Daí, usaria tipo aquelas rodinhas de polímero que tem nas mesas de computador, naquela tábua deslizante que suporta o teclado. São umas rodinhas de polímero, logo, não enferrujam, e caso sejam de teflon, tem baixo atrito.
                      Quanto ao acionamento elétrico, eu estava pensando em fazer tipo um eixo que vai de um lado ao outro do teto(fixado na chapa dianteira, a que fica presa a tranca, do teto solar) que é girado pelo motor elétrico. Daí, em cada extremidade desse eixo, colocaria uma engrenagenzinha. Então, na armação que a gente fabricar, colocaríamos um caminho(que ia da frente do corte do teto até na parte traseira do corte, ao lado dos trilhos) em que a engrenhagem do eixo, ao rolar, fosse puxando a armação do tento para trás...Que tal?
                      Em anexo, segue os esquemas.
                      Abraço.
                      Arquivos Anexos
                      Last edited by Rafael_MO; 25-10-2007, 01:31 AM.

Megasquirting

284º

Comment

Ah, Eugênio, Dê umas olhadas nos kinks que nosos amigo Luiz Crosara nos enviou, muito bons! Obrigado Luiz!
                        Tem umas peças que eu nunca tinha imaginado...Enfim...
                        Ah, Repare nesa foto anexa. É um Ragtop pra Kombi. epare nesse "friso" metálico que tem na borda do corte. Acho que serve para acabamento, pra segurar o trilho e tambem segurar o tecido do teto.O que voc~e acha?
                        Abraço.
                        Arquivos Anexos

Megasquirting

284º

Comment

teto

Primeiramente, seria essencial foto/detalhe do trilho de tras, pelo que to entendendo, a lona ficaria rente ao teto, dentro do primeiro degrau, ou sede, logo a agua passa entre a lona e o teto e teriamos uma calha interna....e so a foto da traseira pra ajudar....
                          Quanto ao acionamento, imagino a teoria do mostrador de radio analogico ou "dial", o botao de sintonia seria o comando/motor e o ponteirinho seria o inicio da lona, a parte de tras da lona seria fixa, um cabo de aço (comunicante em posição com a outra lateral )correria dentro dos trilhos pra frente e pra tras, sendo um ponto(o ponteirinho)em cada lado fixo as extremidades da lona....tipo acionamento de vidro de fiat 147, saca...imagino assim pra que o cabo corra dentro de uma calha e quando fechada, a lona vede puxada pela força do cabo, deu pra entender...
                          duvidas....questionamentos...progresso!!!!
                          abraços

Comment

Postado originalmente por Eugenio Morais
                            Primeiramente, seria essencial foto/detalhe do trilho de tras, pelo que to entendendo, a lona ficaria rente ao teto, dentro do primeiro degrau, ou sede, logo a agua passa entre a lona e o teto e teriamos uma calha interna....e so a foto da traseira pra ajudar....
                            Quanto ao acionamento, imagino a teoria do mostrador de radio analogico ou "dial", o botao de sintonia seria o comando/motor e o ponteirinho seria o inicio da lona, a parte de tras da lona seria fixa, um cabo de aço (comunicante em posição com a outra lateral )correria dentro dos trilhos pra frente e pra tras, sendo um ponto(o ponteirinho)em cada lado fixo as extremidades da lona....tipo acionamento de vidro de fiat 147, saca...imagino assim pra que o cabo corra dentro de uma calha e quando fechada, a lona vede puxada pela força do cabo, deu pra entender...
                            duvidas....questionamentos...progresso!!!!
                            abraços
                            Fala Eugênio!
                            Deu pra intender sim! E é até melhor que o sistema de engrenagens, pois são menos coisas a se fazer, logo menos coisas pra quebrar tb! :p
                            Quanto a vedaão do teto, fiz um desenho pra mostrar como eu imagino que seja. Como visto nas fotos que nosso amigo Borba tirou, aqueles degraus são existentes no kit original. Como a lona passa por cima dele, e fica rente à carroceria, a pouca água que entra na fresta entre a lona e a carroceria encontra esse degrau como barreira. Caso seja mais água, ela passa essa barreira, e cái na calha, que vista pelo laod do carro, é curva, o que leva a água que caiu nela para as extremidades da calha que estão na frente e na traseira do teto. Aí, basta-se fazer um escquema, com tubinhos de plástico mesmo, que tire a água de lá, e a leve para fora do carro, evitanto ferrugem e que se emposse mais água lá, o que faria água vir para dentro do carro.
                            É isso. o que pensam sobre o assunto?
                            Abraço!
                            Arquivos Anexos

Megasquirting

284º

Comment

Fala Eugênio!
                              no site www.fuscanet.com , no protudo referente ao kit do Ragtop, tem um link para um arquivo em pdf, que é o manual de instalação do teto. Tem bastante foto. Dê uma olhada, é interesante.
                              Segue o link do produto: http://www.fuscanet.com/techo-corred...eto-p-170.html
                              Link do manual: http://www.fuscanet.com/manual_techo.pdf
                              Abraço.

Megasquirting

284º

Comment

Estava lendo esse tópico e achei esse anuncio no Fuscanet:

http://www.fuscanet.com/techo-corred...eto-p-170.html

Tem um associado nosso aqui que é representante do Fuscanet e consegue coisas a um bom preço(é o mesmo que estão vendendo pistões da Mahle por R$800,00)
                                Poderia se cotar esse teto com ele.
                                2276 FK8 .

Comment

Working...
                                X